O que virá na Wallbox tesla será um diferencial tipo B, o recomendado é o tipo A , que instalei no meu apartamento (interruptor diferencial + disjuntor) pois o QE não tinha (presumo que em 2000 não fosse obrigatório .....) . Em predios mais recentes o que vejo são diferenciais tipo ACO EVSe não precisa de ter essas proteções, o EVSE só serve para manuseares a ficha sempre sem tensão nos bornes, e mesmo assim têm montes de proteções, o meu Chinês no trabalho por vezes dá "power leak" a terra não é grande coisa, imagina se tivesse a corrente da bateria a vir para trás, até me batia.
O carro tem todas as proteções, pergunta á tua IA se os EVs não protegem a ficha de carregamento AC contra o que dizes.
O carro tem barreiras eletronicas, eletricas, mecânicas e até pirotecnicas para que não aconteçam falhas catastróficas dessas, mesmo no caso de um carro se incendiar o que tens mais são proteções dentro do proprio carro e da propria bateria.
Felizmente não sendo necessário como referes no sentido DC ->AC , não me choca colocar-se o máximo de proteções . Por ex, morando na AML onde os cabos elétricos são subterrâneos, mesmo assim instalei também um limitador de sobretensão. Gastei uns euros a mais quiçá desnecessariamente mas mal não faz