Pessoal, vou expor a minha situação, porque há por aqui muita gente e várias ideias que podem ser partilhadas. E eu não quero avançar para uma opção de palas sem verificar opções, que eventualmente ainda não me lembrei.
Tenho um Ibiza 1.2 de 2005, que é usado quase exclusivamente para as voltas na cidade (>95% na cidade Lisboa).
Acontece que começou a fazer muito fumo quando em aceleração. Nas oficinas indicaram problemas no bloco, nas câmaras, segmentos, etc.
Para substituir por um motor usado não me deram orçamentos muito abaixo dos 2.000€.
Por isto, estamos a ponderar um elétrico, nomeadamente um Dacia Spring.
Por ser o mais barato, porque não queremos gastar (a irmos para esta hipótese) mais do que 9.000€ para substituir o carro.
Porque parece ser o suficiente para o uso que damos diariamente. Não é preciso um carro grande, facilita manobras, a autonomia parece impecável para o que é, etc.
O Ibiza tem feito cerca de 5.000Km por ano (em baixo vou colocar uma imagem dos custos e da diferença entre o uso do Ibiza e do Spring, que fui pesquisando pela NET e relatos), o que faz com que o custo de uso por ano não seja uma diferença assim tão grande para um eléctrico.
Bem sei que ainda é uma diferença de cerca de 7.000€ entre uma opção e outra, mas faz sentido estar a gastar 2000€ agora num motor usado?
Poderia arranjar uma alternativa até cerca de 4000€ (um Honda jazz seria boa alternativa, por ex.?) mas será que faz sentido já por esse valor?
Um dos pontos é que ele é usado literalmente para voltinhas aqui na cidade, ir e voltar da escola, supermercado, algumas deslocações extra na cidade, etc.
Bicicletas, trotinetes e afins eléctricas, a respectiva não está muito virada para aí.
O orçamento é o que temos, por isso não existem muitas alternativas para eléctrico, do que pesquisei.
Qual a vossa opinião se fosse com vocês?
Outras possibilidades?
Temos um Grandland a gasóleo que ainda não está de parte ser vendido, para ter algum orçamento para ter um eléctrico equivalente, mas do que ando a ver exigiria um investimento maior neste momento (maior que os 9.000€) para ter um carro semelhante (e ficar apenas um, mas a questão do orçamento e autonomias deixa a senhora de pé atrás para se ter apenas um eléctrico).
Outra questão, o parqueamento é em garagem mas em espaço aberto (sem box ou electricidade dedicada da fração), pelo que os carregamentos neste momento seriam em postos públicos, Lidl's, etc.
No entanto tenho casa na zona de Santarém, que também usarei para carregamento, porque estou a pensar fazer essa viagem e gastar menos em termos de preço do kWh.
O quadro com a estimativa de diferença de custos, que fiz muito rapidamente (ainda não usei a ia para me fazer isto

):
PS: estou no telemóvel, não estou a conseguir por a imagem na mensagem, apenas como anexo.