Tópico dos carros eléctricos

Pessoal, tenho uma ideia para um negócio.

Vocês emprestam-me todos 2.000 € cada um para um projeto. Eu pego nesse dinheiro, aplico-o e fico com o rendimento que ele gerar.

Passado um ano digo que afinal, o projeto não vai avançar e devolvo os mesmos 2.000 € a cada um, mas fico com tudo o que o dinheiro rendeu entretanto.

Genial, não é?

Não é à toa que o Musk é o mais rico do mundo.
Estudasses.

Tens toda a razão, uma empresa aceitar depósitos dos clientes para reservar um produto é um conceito verdadeiramente revolucionário.

Imagino que, quando reservas um hotel e deixas um sinal, também concluas que o dono do hotel está com dificuldades de tesouraria e precisa do teu hard earned cash para pagar aos empregados, a água, etc.

Essa tua vontade de transformar absolutamente tudo o que envolve a Tesla numa vigarice começa a exigir alguma criatividade, mas acaba por não surpreender.
Estava desgraçado se tinha de reservar hoteis com 10 anos de antecedência.

Engraçado como mencionar situações e dados CONCRETOS é criatividade para transformar a tesla em vigarice, mas por outro lado, se acha normal pagar adiantado por promessas que não se materializam, como carros, fsd, etc.

Última edição:
Revolucionário é aceitar o depósito, ficar anos com o dinheiro, cancelar o produto e devolver exatamente o mesmo valor ao cliente.
Por exemplo, os milhares de milhões que ele recebeu ao vender package fsd em cada carro, contabilisticamente, não foram considerados como lucros desses períodos, mas sim como receitas a diferir, consoante a tecnologia fosse sendo desenvolvida e 'entregue'. Este influxo massivo de $ possibilitou expandir/valorizar a empresa, e contribuiu para uma reação em cadeia financeira que permitiu que o elmo pudesse zelar pelos interesses dos seus clientes, tomando decisões importantes como a compra do twitter ou desenvolver o cyberflop.

O problema é que esse bolo, que representa uma divida/obrigação sob forma de passivo, atingiu uma nova dimensão a partir do momento em que o elmo assume, há pouco tempo, que o hw3 não tem capacidade de processamento para lidar com o avanço do fsd.

Este constrangimento tem sido mascarado com versões de FSD lite, mas só poderá ser verdadeiramente ultrapassado com retrofit de melhor hardware, o que será uma dor de cab€ça tremenda. A tesla não mostrou para já vontade de novo retrofit pela complexidade do mesmo, e devolver o dinheiro parece estar fora de questão.

Quem vai perdendo a paciência já se vai juntando para reclamar, inclusivamente na europa:

Última edição:
é meter acções colectivas/populares, se acham que têm esse direito e se sentem defraudados.

Nada de novo.

FSD é great e aguardo ansiosamente a sua disponibilização em PT.

E quem me dera ter a disponibilidade financeira para um roadster!

Vocês emprestam-me todos 2.000 € cada um para um projeto. Eu pego nesse dinheiro, aplico-o e fico com o rendimento que ele gerar.

Passado um ano digo que afinal, o projeto não vai avançar e devolvo os mesmos 2.000 € a cada um, mas fico com tudo o que o dinheiro rendeu entretanto.

Genial, não é?

lol... mas n foi com esquemas desses que ele enriqueceu

é meter acções colectivas/populares, se acham que têm esse direito e se sentem defraudados.

Nada de novo.

FSD é great e aguardo ansiosamente a sua disponibilização em PT.

E quem me dera ter a disponibilidade financeira para um roadster!

É o chamado 'Survivorship bias'.

A Arábia Saudita a querer mudar o seu próprio paradigma e a tentar lucrar de outra forma...

Parece um projeto epnsadoz falta é saber se um dia chegará aos padrões europeus.

É capaz de fazer sucesso por cá ... isto e o Cybertruck!

1790110542021.png

:rolleyes:

E acho que vai ter 300cv mas em cada roda… mais a força das turbinas ou seja lá o que for.
Duvido que custe menos de uns 300k
Sim claro, e os chineses a rirem-se desse preço. Para os americanos é que podem comprar, mas no resto do mundo este modelo não será particularmente relevante. Tal como o Semi chega muitos anos atrasado e depois da concorrência.

Sim claro, e os chineses a rirem-se desse preço. Para os americanos é que podem comprar, mas no resto do mundo este modelo não será particularmente relevante. Tal como o Semi chega muitos anos atrasado e depois da concorrência.
Se calhar nem é possível de homologar em alguns países, como de resto aconteceu com a cybertruck, … aquilo o que interessa é a América, é a sobre valorização da empresa,…

Simpático: Volvo faz do EX30 um ‘powerbank’ sobre rodas - LusoMotores

Volvo faz do EX30 um ‘powerbank’ sobre rodas​

• 21 Setembro, 2026
Graças a uma atualização de software, o veículo pode alimentar uma máquina de café, um frigorífico ou equipamentos até 3 kW. A atualização é gratuita.

A Volvo Cars anuncia que começa agora a disponibilizar uma nova atualização de software over-the-air (OTA) que introduz no EX30 a tecnologia Vehicle-to-Load (V2L), permitindo utilizar a bateria do automóvel como fonte de energia para dispositivos externos. Seja “uma máquina de café junto a um campo de futebol, um frigorífico durante uma falha de eletricidade, ferramentas para um trabalho no exterior ou equipamento de cozinha num fim de semana de campismo.
[...]

Isso não é só com software que vai lá, o hardware já tinha de estar preparado para isso.
e penso que estava, na plataforma em causa.

O #1 também tem V2L, sendo que para os mais antigos tiveram uma OTA para isso, mas em 2024; a Volvo demorou mais 2 anos

Isso não é só com software que vai lá, o hardware já tinha de estar preparado para isso.
Não deverá ser muito dificil, tens sempre a conversão de AC para DC, o que fazer o inverso não é dificil, o hardware que precisas é o proprio adaptador para colocares um limite. ;)

Pessoal, vou expor a minha situação, porque há por aqui muita gente e várias ideias que podem ser partilhadas. E eu não quero avançar para uma opção de palas sem verificar opções, que eventualmente ainda não me lembrei.

Tenho um Ibiza 1.2 de 2005, que é usado quase exclusivamente para as voltas na cidade (>95% na cidade Lisboa).
Acontece que começou a fazer muito fumo quando em aceleração. Nas oficinas indicaram problemas no bloco, nas câmaras, segmentos, etc.
Para substituir por um motor usado não me deram orçamentos muito abaixo dos 2.000€.

Por isto, estamos a ponderar um elétrico, nomeadamente um Dacia Spring.
Por ser o mais barato, porque não queremos gastar (a irmos para esta hipótese) mais do que 9.000€ para substituir o carro.
Porque parece ser o suficiente para o uso que damos diariamente. Não é preciso um carro grande, facilita manobras, a autonomia parece impecável para o que é, etc.

O Ibiza tem feito cerca de 5.000Km por ano (em baixo vou colocar uma imagem dos custos e da diferença entre o uso do Ibiza e do Spring, que fui pesquisando pela NET e relatos), o que faz com que o custo de uso por ano não seja uma diferença assim tão grande para um eléctrico.

Bem sei que ainda é uma diferença de cerca de 7.000€ entre uma opção e outra, mas faz sentido estar a gastar 2000€ agora num motor usado?
Poderia arranjar uma alternativa até cerca de 4000€ (um Honda jazz seria boa alternativa, por ex.?) mas será que faz sentido já por esse valor?

Um dos pontos é que ele é usado literalmente para voltinhas aqui na cidade, ir e voltar da escola, supermercado, algumas deslocações extra na cidade, etc.

Bicicletas, trotinetes e afins eléctricas, a respectiva não está muito virada para aí.

O orçamento é o que temos, por isso não existem muitas alternativas para eléctrico, do que pesquisei.

Qual a vossa opinião se fosse com vocês?
Outras possibilidades?

Temos um Grandland a gasóleo que ainda não está de parte ser vendido, para ter algum orçamento para ter um eléctrico equivalente, mas do que ando a ver exigiria um investimento maior neste momento (maior que os 9.000€) para ter um carro semelhante (e ficar apenas um, mas a questão do orçamento e autonomias deixa a senhora de pé atrás para se ter apenas um eléctrico).

Outra questão, o parqueamento é em garagem mas em espaço aberto (sem box ou electricidade dedicada da fração), pelo que os carregamentos neste momento seriam em postos públicos, Lidl's, etc.
No entanto tenho casa na zona de Santarém, que também usarei para carregamento, porque estou a pensar fazer essa viagem e gastar menos em termos de preço do kWh.

O quadro com a estimativa de diferença de custos, que fiz muito rapidamente (ainda não usei a ia para me fazer isto :D ):

PS: estou no telemóvel, não estou a conseguir por a imagem na mensagem, apenas como anexo.

Anexos

• Screenshot_20260923_190125_Excel.jpg
    Screenshot_20260923_190125_Excel.jpg
    117,8KB · Visualizações: 16
Pois, se não anda, podes fazer as contas que quiseres que pouco poupas… Ainda por cima iuc barato…

Um carro que já estragou o motor tb já não deve estar num estado brutal, daí o relativo desinteresse na reparação. Se estiver bom era de caras reparar…

Creio que talvez um VE de baixo custo se for para investir os tais euros, ou um a gasolina velhote e investir menos, são alternativas perfeitamente plausíveis…

Mas acho que o VE faz sentido é para passar o máximo de uso para ele… começar a deixar o outro na garagem por muito confortável que seja!

Genial, não é?

lol... mas n foi com esquemas desses que ele enriqueceu

Voltar
Superior