Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sugestão para criação de secção "Notas que os users atribuem aos seus carros"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sugestão para criação de secção "Notas que os users atribuem aos seus carros"

    A ideia não é absolutamente nova aqui, já tem sido falada aqui ou ali de forma esporádica em diferentes tópicos, mas nunca foi verdadeiramente avante, talvez por falta de uma discussão mais profunda e organizada em torno deste tema.

    Assim, e após ver uma secção criada recentemente pelo maior fórum alemão dedicado aos automóveis, de cuja apresentação gráfica e ideia-base subjacente gostei muito, e ainda porque me parece que neste fórum existe potencial mais do que suficiente para fazer algo do género, gostaria de deixar à discussão que se fizesse aqui algo como isto, ou seja, uma secção, organizada por marcas e modelos, em que cada user que fosse efectivamente dono ou que andasse regularmente num carro específico, deixasse as suas impressões de condução e de fiabilidade, comportamento, qualidades e defeitos desse carro.

    Para simplificar ao máximo, como podem ver, a avaliação é composta por 5 capítulos específicos (carroçaria, motor/transmissão, comportamento, conforto, factor emoção) e uma nota global ao carro, em que se tem de atribuir de 1 a 5 estrelas a cada capítulo e como nota global. Para além disso, existe a possibilidade de se deixar comentários por escrito e de cada um fazer uma ficha individual com os principais dados do seu carro (potência, cilindrada, idade, kms, tipo de utilização, tipo de carroçaria, etc.).

    Dêem uma vista de olhos, mesmo quem não perceba alemão, que deve ser a maioria (), pois tudo está organizado de forma muito clara e intuitiva.

    Acho que seria uma enorme mais-valia para este fórum, pois será uma forma de organizar facilmente muita da informação extremamente valiosa que se encontrar espalhada por aí, sendo também uma óptima base de dados para consulta de todos os interessados. E, definitivamente, acho que temos matéria humana mais do que suficiente para tornar isto em algo com pernas para andar!

    #2
    Portanto, se bem entendi, pretendes uma secção onde sejam elaboradas reviews acerca de carros utilizados pelos users?

    Se assim for, apoio a ideia, bem pensado!

    Comentário


      #3
      Apesar de não ser a mesma coisa, isso acaba por acontecer um pouco nos DB, há uns que tentam abranger todo o grupo, tipo o do GPL ou dos Corsa.

      Não sei até que ponto aqui o pessoal é organizado para apenas responder e pontuar, quem tenha o carro ou ande regularmente.

      Comentário


        #4
        A ideia é para falar do carro que cada um usa habitualmente e com um mínimo de regularidade, e por um período minimamente alargado, a fim de poder dar uma opinião o mais completa e credível possível. E cada um deve apenas poder falar de 1 ou 2 carros no máximo. Se andar de vez em quando com o carro da mãe ou do pai, ou da namorada, em pequenos percursos e não de forma regular e continuada, não deve dar a sua opinião.

        A grande vantagem deste formato é que a informação está toda ali, condensada, dividida por marcas e modelos por ordem alfabética, em que cada carro tem a sua ficha individual, evitando-se a "poluição" por parte de outros membros com outros comentários e opiniões, por vezes ao longo de milhares de posts. Assim a informação perde-se e exige por vezes horas de pesquisa, o que se torna desmotivante e leva as pessoas a desisitir de procurar a informação de que precisam. Assim, tem-se uma informação concisa, acessível, mas ao mesmo tempo detalhada. Acho que tem uma grande utilidade prática. O próprio formato já "obriga" as pessoas a serem concisas e directas, já que a sua acção está, de certa forma, limitada àquilo.

        Comentário


          #5
          Como é que controlas isso, que ainda não percebi.

          Comentário


            #6
            Não é para isso que servem os diários de bordo?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
              Como é que controlas isso, que ainda não percebi.
              Não sou eu que controlo, pois não sou admin do fórum, remember?

              Isso poderia talvez funcionar (e apenas como exemplo para ajudar a perceber melhor) como uma extensão da actual funcionalidade "A minha garagem", em que cada um poderia complementar apenas as fotos com as tais informações e uma avaliação sucinta, mediante os parâmetros previamente estabelecidos e já mencionados acima. Eu estou apenas a dar a sugestão, os aspectos técnicos, obviamente, não me cabem a mim definir ou resolver.

              E em relação aos DBs, já aqui disse qual a desvantagem destes por comparação com as vantagens deste modelo que apresentei. A esta altura do campeonato estarem outra vez a perguntar-me isso só pode revelar que ou não leram o que escrevi antes ou que nem sequer clicaram no link que lá deixei. Se não for esse o caso, ainda não entendi o porquê de continuarem a referir os DBs.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                Não sou eu que controlo, pois não sou admin do fórum, remember?

                Isso poderia talvez funcionar (e apenas como exemplo para ajudar a perceber melhor) como uma extensão da actual funcionalidade "A minha garagem", em que cada um poderia complementar apenas as fotos com as tais informações e uma avaliação sucinta, mediante os parâmetros previamente estabelecidos e já mencionados acima. Eu estou apenas a dar a sugestão, os aspectos técnicos, obviamente, não me cabem a mim definir ou resolver.

                E em relação aos DBs, já aqui disse qual a desvantagem destes por comparação com as vantagens deste modelo que apresentei. A esta altura do campeonato estarem outra vez a perguntar-me isso só pode revelar que ou não leram o que escrevi antes ou que nem sequer clicaram no link que lá deixei. Se não for esse o caso, ainda não entendi o porquê de continuarem a referir os DBs.
                A questão do controle estava feita de forma genérica.

                Também não sei se é possível fazer algo parecido com esta estrutura.

                Tens que perceber que nem todas as pessoas podem logo conseguir aceder ao link que colocaste. E se as pessoas quiserem continuar a referir os DBs como local apropriado para o efeito, estão no seu direito...

                Comentário


                  #9
                  Perfeitamente. Escusam é de repetir questões a que já repondi 2 ou 3 posts acima!

                  Comentário


                    #10
                    Acho que ficariamos com uma secção interessante.

                    Obviamente que haverá sempre quem queira brincar com a ferramenta como tão bem se viu no início da secção "Garagem" mas com algum controle e, acima de tudo, alguma consciência de quem colaborar, penso que será uma mais valia do fórum.

                    Comentário


                      #11
                      Se percebi bem, é uma espécie de quadro de avaliação sucinto com espaço para breves observações, certo?

                      Parece interessante.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                        Se percebi bem, é uma espécie de quadro de avaliação sucinto com espaço para breves observações, certo?

                        Parece interessante.

                        Excelente definição! É isso mesmo!

                        Comentário


                          #13
                          É uma boa ideia, mas a subjectividade e acima de tudo a tendenciosidade dos proprietários dos veículos não permite ter análises isentas e reais.

                          Basta ver no site alemão, onde por exemplo no item da "Emoção" são dadas 5 estrelas num clio 1.5 dci. A avaliação variará sempre da experiência e objectividade/isenção dos avaliadores, e para se obterem resultados fiáveis é necessária uma amostra considerável (o que é sempre complicado).

                          Comentário


                            #14
                            Acho a ideia bastante interessante e também faria com que não nos repetíssemos tantas vezes em diversos tópicos que abrem no Geral, a perguntar sobre o carro X ou Y.

                            O único problema que vejo é precisamente o que o Maraki acabou de referir, o fanatismo que como toda a gente sabe, está bem presente aqui no forum.

                            Para isso é que acho que seria importante todos contribuírem, de forma a ter diversas opiniões disponíveis, mas que pode levar a mais dúvidas.

                            A questão que coloco é como serão controlados os comentários. Do tipo, "Isso é falso", "Fan Boy" etc etc, acho que me faço entender, são totalmente dispensáveis, bem como guerras e discussões como vemos por aqui.

                            Outro aspecto, porque é que uma pessoa só pode falar de dois carros?

                            Eu, por exemplo, ando regularmente em diversos carros, fora os que já utilizei durante um período considerável e me recordo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                              Acho a ideia bastante interessante e também faria com que não nos repetíssemos tantas vezes em diversos tópicos que abrem no Geral, a perguntar sobre o carro X ou Y.

                              O único problema que vejo é precisamente o que o Maraki acabou de referir, o fanatismo que como toda a gente sabe, está bem presente aqui no forum.

                              Para isso é que acho que seria importante todos contribuírem, de forma a ter diversas opiniões disponíveis, mas que pode levar a mais dúvidas.

                              A questão que coloco é como serão controlados os comentários. Do tipo, "Isso é falso", "Fan Boy" etc etc, acho que me faço entender, são totalmente dispensáveis, bem como guerras e discussões como vemos por aqui.

                              Outro aspecto, porque é que uma pessoa só pode falar de dois carros?

                              Eu, por exemplo, ando regularmente em diversos carros, fora os que já utilizei durante um período considerável e me recordo
                              .
                              Pois, eu também estou de acordo com esta parte!

                              Comentário


                                #16
                                Porque a ideia é falar dos carros com que se desenvolve uma relação de vários anos e pelos quais se é responsável a nível de manutenção, pois esse é um dos pontos fundamentais deste sistema. É muito mais do que as simples impressões de condução, sobre as quais até existe "informação" a mais, mas as impressões que só aparecem após uma convivência diária e continuada durante bastante tempo.

                                É nisso que este sistema se distingue fundamentalmente de outros!

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso não é um Diário de Bordo?

                                  PS: Oh Lino que raio andaste tu a fazer para teres um aviso e uma infração ?!?!?
                                  Agora deste em rebelde ou quê ???
                                  Quem é que te deu esses numerozinhos ????
                                  Editado pela última vez por Omega; 23 November 2011, 18:40.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                    Isso não é um Diário de Bordo?

                                    PS: Oh Lino que raio andaste tu a fazer para teres um aviso e uma infração ?!?!?
                                    Agora deste em rebelde ou quê ???
                                    Quem é que te deu esses numerozinhos ????
                                    Isto quando um gajo começa a ficar velho e a começar a perder a paciência para aturar crianças dá nisto - dizem-se coisas que não se devem e pimba!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      Porque a ideia é falar dos carros com que se desenvolve uma relação de vários anos e pelos quais se é responsável a nível de manutenção, pois esse é um dos pontos fundamentais deste sistema. É muito mais do que as simples impressões de condução, sobre as quais até existe "informação" a mais, mas as impressões que só aparecem após uma convivência diária e continuada durante bastante tempo.

                                      É nisso que este sistema se distingue fundamentalmente de outros!
                                      Pois, por isso mesmo... Eu ando mais com carros que não o que é meu por assim dizer, por exemplo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sendo assim, mesmo que andes com 100 carros diferentes, acabarias por não ser "elegível" para falar de nenhum!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          Sendo assim, mesmo que andes com 100 carros diferentes, acabarias por não ser "elegível" para falar de nenhum!
                                          E tendo eu X carros cá em casa, em que todos eles sei perfeitamente o que se gasta em manutenção e os conduzo regularmente, não poderei então falar deles porque cada utilizador só poderá falar de 2, faz sentido não achas?

                                          Outro exemplo igual, o user PRAP que todos sabem que carros ele tem, só poderá falar de 1 ou 2?

                                          Comentário


                                            #22
                                            É como digo, isso depois caberia à administração decidir. Eu apenas estou a propor a implementação de um modelo que me pareceu bastante interessante do ponto de vista da apresentação gráfica e do tipo de informação apresentada - concisa, directa e sem "poluição".

                                            Se tu e outros estiverem na posse de todos os dados requeridos, talvez até possam pôr mais de 2, não sei.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Então e se ao fim de todo o trabalho de provar que estás na posse de todos os dados requeridos, para confirmar que estás apto a poder comentar o carro, onde fica a vontade de partilhar?

                                              Comentário


                                                #24
                                                A verdade é que ninguém vai controlar se estás a dizer a verdade (isto não é um tribunal! ) mas depois caberá à honestidade de cada um saber se vale a pena dar-se ao trabalho de estar a preencher as informações com dados inventados - é que não faz sentido nenhum! Digo eu...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Quanto a mim, não faz sentido.

                                                  Se todos os DB's seguissem a regra de serem isso mesmo, Diários de Bordo, poderíamos seguir tudo o que o determinado veículo, do respectivo, DB sofreu.

                                                  O problema está é na quantidade de off-topic, como vejo no tópico daquele Giu QV, que muito sinceramente perdi a vontade de ler, com tamanha dor de coto e comentários idiotas (aliás, DBs de máquinas normalmente acabam nisto, lol).

                                                  Não vejo sentido de estar a criar uma secção algo parecida..

                                                  BTW, para provar os dados, pic com papelinho a dizer: "Olá AHO"

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DIG Ver Post
                                                    Quanto a mim, não faz sentido.

                                                    Se todos os DB's seguissem a regra de serem isso mesmo, Diários de Bordo, poderíamos seguir tudo o que o determinado veículo, do respectivo, DB sofreu.

                                                    O problema está é na quantidade de off-topic, como vejo no tópico daquele Giu QV, que muito sinceramente perdi a vontade de ler, com tamanha dor de coto e comentários idiotas (aliás, DBs de máquinas normalmente acabam nisto, lol).

                                                    Não vejo sentido de estar a criar uma secção algo parecida..

                                                    BTW, para provar os dados, pic com papelinho a dizer: "Olá AHO"
                                                    A questão está mesmo aqui - é que não é parecida! E é precisamente por isso que proponho essa nova página, pois se não fosse para ser diferente nem estaria aqui a perder o meu tempo, não acham?? A ideia é mesmo ser um complemento aos DBs, os quais, após algum tempo, das duas uma: a) ou ficam cheio de "lixo" com conversas que nada interessam para o tema, ou b) começam a ficar com muitos posts e a informação relevante perde-se, tornando-se desmotivante procurar por ela. Com o sistema que proponho adoptarmos, a informação está sempre compacta e concisa, sempre à mão de semear, sem ser preciso andar à procura.

                                                    Eu tenho a forte sensação que ninguém clicou no link que lá pus, senão nem estariam a fazer os comentários que estão!

                                                    Para vos poupar a esse enorme trabalho, deixo aqui 3 print screens, para verem como é muito diferente dos DBs e muito fácil de consultar a informação verdadeiramente relevante:



                                                    Começa com uma listagem geral das marcas...





                                                    Depois escolhe-se o modelo pretendido...





                                                    E por fim aparecem os testes todos ordenados por data...



                                                    Mais simples, rápido e intuitivo é difícil - está ali tudo, e com 3 cliques chega-se ao modelo pretendido. Querem melhor?
                                                    Editado pela última vez por LinoMarques; 26 November 2011, 14:53.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pah... Poderiam adaptar isso à garagem lá de cima.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Foi uma das coisas que falei mais acima...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A coisa não é assim tão simples e linear. O site supracitado, tecnicamente, nada tem que ver com o nosso. Que eu saiba, o vbulletin não permite nada do género.

                                                          Depois, o universo deste fórum é relativamente pequeno, não havendo assim tantos v7 a fazer test-drives. Não me parece que haja matéria para preencher.

                                                          Há ainda a questão das pessoas terem dificuldade em lidarem com opiniões diferentes, por isso haveria sempre confusão.

                                                          Mas basta ver quantos tópicos há sobre estes temas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ok, obrigado pelo feed-back!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X