Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida Código da Estrada vs Utilização de Óculos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Código da Estrada] Duvida Código da Estrada vs Utilização de Óculos

    Testamento ON

    Desde que inicei a tirar a carta, que utilizo óculos, pois tenho uma miopia de baixo valor (0.75 num olho e 0.5 no outro). Apenas utilizo óculos para a condução. Na minha futura carta (sim, porque o IMTT, três meses depois de fazer o exame, ainda não se lembrou de a enviar) ficou averbado a utilização de óculos (apenas para prevenir chatices no exame de condução)

    Nota: eu vejo bem mesmo sem óculos, apercebo-me de todos os sinais e pessoas , apenas a vista começa a ficar cansada se não os usar (já conduzi sem óculos )

    Fizeram-me logo questão de referir se fosse apanhado a conduzir sem óculos (ou alegava que estava a usar lentes de contacto), podia ser autuado.

    Agora durante o verão, estava a pensar investir nuns óculos de sol, mas o preço é algo exorbitante para óculos de lentes escuras + graduação. Pediram-me 140€ por cada lente + armação a rondar entre 100 a 150€. Mais ou menos 400€ no total.

    Então o que é que pensei:
    É possível utilizar óculos escuros normais, alegando que os mesmos tem graduação, caso seja mandado parar

    Ou esse averbamento apenas permite a utilização de lentes brancas os de contacto

    Testamento OFF

    #2
    O averbamento refere-se a lente graduadas, a cor é indiferente.

    A utilização de óculos com lentes não graduadas, depende apenas da boa vontade do agente, multar ou não.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LM Ver Post
      A utilização de óculos com lentes não graduadas, depende apenas da boa vontade do agente, multar ou não.
      pois, mas como é que um agente saberá ou não se são graduadas?

      Comentário


        #4
        e já agora, no futuro como é que posso retirar esse averbamento?

        Mediante atestado médico ou basta algum papel prescrito por um oftalmologista?

        Comentário


          #5
          Isto é daquelas leis que quanto a mim, como disse o LM, depende essencialmente da autoridade que te aparecer pela frente.

          Eu uso óculos para conduzir à noite e não estão averbados na carta. Se for apanhado com óculos, simplesmente digo que só os uso à noite. Se o agente me quiser multar, pago sem protestar porque reconheço que tem razão.

          Comentário


            #6
            Pergunta parva: Se vês bem sem eles, porque é que vai vir mencionado na carta....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rjmoura Ver Post
              pois, mas como é que um agente saberá ou não se são graduadas?
              Se ele for picuinhas e te pedir para ver os óculos é fácil ver se têm graduação.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por allskin Ver Post
                Isto é daquelas leis que quanto a mim, como disse o LM, depende essencialmente da autoridade que te aparecer pela frente.

                Eu uso óculos para conduzir à noite e não estão averbados na carta. Se for apanhado com óculos, simplesmente digo que só os uso à noite. Se o agente me quiser multar, pago sem protestar porque reconheço que tem razão.
                Posso estar errada mas tenho ideia de que só te chateiam com o uso ou não de óculos caso esteja mencionado na carta. Se nada disser eles também nada dizem. Tirei a carta aos 19, comecei a usar óculos aos 26, nunca alterei a carta e nunca me chatearam por isso.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                  Posso estar errada mas tenho ideia de que só te chateiam com o uso ou não de óculos caso esteja mencionado na carta. Se nada disser eles também nada dizem. Tirei a carta aos 19, comecei a usar óculos aos 26, nunca alterei a carta e nunca me chatearam por isso.
                  O Código da Estrada:


                  Artigo 86.º
                  Prescrições especiais
                  1 - O condutor a quem tenha sido averbado no seu título de condução o uso de lentes, próteses ou outros
                  aparelhos deve usá-los durante a condução.

                  2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de
                  60 a 300
                  Obviamente terá que estar mencionado na carta, só assim o agente, pode aferir da obrigatoriedade de uso.
                  A lei estará pensada para os casos em que o uso dos óculos é essencial para garantir a segurança na estrada, o autor do tópico refere que usa "apenas" para conduzir, ou seja, para ele é mesmo essencial e devia usar sempre que conduz, mesmo nos de sol.

                  Se o agente vai autuar ou não... no máximo autua e vais tu provar que são graduados e foste mal autuado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JFernandes Ver Post
                    Pergunta parva: Se vês bem sem eles, porque é que vai vir mencionado na carta....
                    No caso de condução, quando focalizo demasiado tempo sem óculos noto que a vista começa a ficar cansada e "lagriminchar".
                    Para ler ao longe, tipo palestras e afins, utilizo consoante o tamanho de letra e o ambiente da sala.

                    O que me levou mais a ficar averbado na carta, foi mesmo por causa do exame de condução. Foi conselho da escola, visto a uma das alunas, já terem recusado fazer o exame de condução, por esta se apresentar de óculos (tinha começado a usar à uma semana) e mesmo sem as lentes, não a deixaram fazer o exame.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      Se o agente vai autuar ou não... no máximo autua e vais tu provar que são graduados e foste mal autuado.
                      Claro que aqui ficava logo arrumado. Tinha que recorrer a receita e a factura de compra.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                        só te chateiam com o uso ou não de óculos caso esteja mencionado na carta.
                        No meu caso vem mencionado. Mas posso alegar o uso de lentes de contacto, mas provar que as tenho é que não sei... posso talvez arranjar complicações para o meu lado.

                        O mais estranho é que na licença de condução não vem mencionado nada, por isso é que já conduzi sem lentes.

                        Comentário


                          #13
                          A razão do meu post, era para não ter a eventualidade de gastar 400€ num par de óculos.

                          Na óptica, usei uns, salvo erro, são lentes bipolares sem qualquer graduação e nota-se bem a diferença.

                          É que pedir 140€ por cada lente, é um valor exorbitante. Tenho que me informar nas grandes ópticas vê-se o preço praticado é o mesmo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rjmoura Ver Post
                            No meu caso vem mencionado.
                            ...

                            O mais estranho é que na licença de condução não vem mencionado nada, por isso é que já conduzi sem lentes.
                            Mas está mencionado ou não?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                              Mas está mencionado ou não?
                              Na carta julgo que virá...(ainda não a tenho, foi em maio que fiz o exame) pelo menos as fotos foram com óculos

                              na licença de condução nada referido.

                              Comentário


                                #16
                                Ok, já percebi.
                                Se vier na carta terás que usar, caso não venha é ao teu critério.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rjmoura Ver Post
                                  No caso de condução, quando focalizo demasiado tempo sem óculos noto que a vista começa a ficar cansada e "lagriminchar".
                                  Para ler ao longe, tipo palestras e afins, utilizo consoante o tamanho de letra e o ambiente da sala.

                                  O que me levou mais a ficar averbado na carta, foi mesmo por causa do exame de condução. Foi conselho da escola, visto a uma das alunas, já terem recusado fazer o exame de condução, por esta se apresentar de óculos (tinha começado a usar à uma semana) e mesmo sem as lentes, não a deixaram fazer o exame.
                                  A mim nunca me colocaram qualquer problema...mesmo nos averbamentos em que na carta antiga não tinha óculos na foto e fui fazer os exames com eles, e no meu caso nota-se logo que tenho uma graduação já bem acentuada...comigo o conselho da escola foi ao contrário do teu...aconselharam-me a não tirar fotos com óculos...até agora nunca me disseram nada nas várias operações stop...

                                  Comentário


                                    #18
                                    preciso deste esclarecimento.

                                    Originalmente Colocado por rjmoura Ver Post
                                    e já agora, no futuro como é que posso retirar esse averbamento?

                                    Mediante atestado médico ou basta algum papel prescrito por um oftalmologista?

                                    Comentário


                                      #19
                                      É sempre uma ideia excelente mentir às autoridades, especialmente achando que eles são burros. Peço desculpa se o meu sarcasmo parecer agressivo - que não é com essa intenção - mas faz-me um bocado de confusão estar a planear mentiras para usar na eventualidade de sermos confrontados com a autoridade.
                                      Se alegares que usas lentes de contacto o polícia vai-te olhar para os olhos e o mais provável é ires ter de meter o dedo no olho para mover a lente para lhe provar que as tens colocadas. Se lhe disseres que os óculos são graduados, ele pede-te os óculos e depois coloca-os ele. Se ele ficar a ver mal estás a dizer a verdade, se ficar a ver bem vai duvidar de ti e vai verificar o que for necessário.

                                      Pelo que sei, para retirares esse averbamento precisas de deixar de ter o problema (se for operável, por exemplo) e depois terás de ter uma declaração de entidade de saúde competente que ateste que não tens limitação ao acto de condução.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                        Se lhe disseres que os óculos são graduados, ele pede-te os óculos e depois coloca-os ele. Se ele ficar a ver mal estás a dizer a verdade, se ficar a ver bem vai duvidar de ti e vai verificar o que for necessário.
                                        Não sei se alguma vez usaste óculos, mas talvez não saberás que a armação está ajustada a um tipo de pessoa, e não é para andar assim a ser experimentada por qualquer um (já "coloquei" os meus óculos a um amigo meu, foi o suficiente para causar um pequeno desafinamento num apoio, resultado, tive que ir á optica.

                                        Além do mais, isso não passa na cabeça de ninguém, só iriam fazer isso naquelas megas operações STOP'S

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rjmoura Ver Post
                                          Não sei se alguma vez usaste óculos, mas talvez não saberás que a armação está ajustada a um tipo de pessoa, e não é para andar assim a ser experimentada por qualquer um (já "coloquei" os meus óculos a um amigo meu, foi o suficiente para causar um pequeno desafinamento num apoio, resultado, tive que ir á optica.

                                          Além do mais, isso não passa na cabeça de ninguém, só iriam fazer isso naquelas megas operações STOP'S
                                          Uso óculos desde os 6 anos
                                          E já usei lentes de contacto. Basta colocares os oculos à frente dos olhos para conseguires ver se são graduados ou não
                                          Tal como tu tenho uma indicação de que uso na minha carta, mesmo não tendo óculos na foto. Já fui mandado parar, não era nenhuma mega operação STOP e a primeira coisa que o polícia me perguntou foi "os seus oculos?". Eu estava de lentes, por isso foi dedo no olho e mexer a lente para o lado. Volto-te a dizer, eles não são parvos e mentir é a pior coisa que se pode fazer.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                            (...)Eu estava de lentes, por isso foi dedo no olho e mexer a lente para o lado. (...)
                                            Estava bem lixada se tivesse que fazer isso! Já é um suplício colocá-la, quanto mais mexer-lhe! Deixá-la estar quietinha e só sai ao fim do dia!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Há alternativas a isso, caso não querias gastar num óculos de sol graduados e não tenhas as lentes de contacto.

                                              Tens óculos que permitem colocar uma lente escurecida por cima da lente, com apoios próprios, óculos que são colocados por cima dos óculos normais (estes de aspecto duvidoso).

                                              Só tens que ver a melhor solução para resolver o teu problema ou arriscar a coima.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                Já fui mandado parar, não era nenhuma mega operação STOP e a primeira coisa que o polícia me perguntou foi "os seus oculos?".
                                                Imagina que por algum motivo necessitas de colocar os teus óculos a arranjar, mesmo que seja por apenas um dia, e não tens alternativa em usar outro tipo de "lentes". Não te fazes acompanhar dos óculos, será que aí não há uma certa compreensão? Ou vais deixar de conduzir (por exemplo, um profissional que depende de um automóvel) até teres os óculos.


                                                Se soubesse o que sei hoje, de certeza que não punha esse averbamento....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rjmoura Ver Post
                                                  Imagina que por algum motivo necessitas de colocar os teus óculos a arranjar, mesmo que seja por apenas um dia, e não tens alternativa em usar outro tipo de "lentes". Não te fazes acompanhar dos óculos, será que aí não há uma certa compreensão? Ou vais deixar de conduzir (por exemplo, um profissional que depende de um automóvel) até teres os óculos.


                                                  Se soubesse o que sei hoje, de certeza que não punha esse averbamento....
                                                  Se precisas de óculos para conduzir e não tens óculos nem lentes, é simples! Não conduzes!

                                                  Se é um profissional que necessita do automóvel para conduzir nada como ter acautelada essa situação de antemão. Não é lembrarem-se de Santa Bárbara quando troveja.

                                                  Quando é que vais interiorizar que não é apenas uma questão de averbamentos ou leis, mas sim de segurança, tua e dos outros condutores?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    eu uso óculos desde pequenino... e na minha carta não tem esse averbamento.

                                                    uma vez, danifiquei a carta (ainda era rosa) e fui tirar fotos com óculos. A fulana que me atendeu, disse-me que para ter a fotografia com óculos, tinha que levar um atestado médico . Optei pelo mais simples, tirar fotos sem óculos.

                                                    até hoje nunca tive problemas!!!

                                                    Sb

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                      ...

                                                      Quando é que vais interiorizar que não é apenas uma questão de averbamentos ou leis, mas sim de segurança, tua e dos outros condutores?
                                                      "Olha uma moeda de 1€, afinal é de 2€, afinal é um tampão de uma roda"

                                                      (Tentativa - falhada - de imitar uma rábula (antes dos sketch) do Herman).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                        Estava bem lixada se tivesse que fazer isso! Já é um suplício colocá-la, quanto mais mexer-lhe! Deixá-la estar quietinha e só sai ao fim do dia!
                                                        Não custa nada, é só um ligeiro toque para mover. Mas de dia nem isso é preciso, porque se vê bem se há lente nos olhos ou não.

                                                        Originalmente Colocado por rjmoura Ver Post
                                                        Imagina que por algum motivo necessitas de colocar os teus óculos a arranjar, mesmo que seja por apenas um dia, e não tens alternativa em usar outro tipo de "lentes". Não te fazes acompanhar dos óculos, será que aí não há uma certa compreensão? Ou vais deixar de conduzir (por exemplo, um profissional que depende de um automóvel) até teres os óculos.


                                                        Se soubesse o que sei hoje, de certeza que não punha esse averbamento....
                                                        Tenho dois pares de óculos.
                                                        Se só tivesse um, tinha duas hipóteses, ou conduzia sem óculos, e arriscava-me por estar a desrespeitar a lei ou não conduzia. Não é diferente de outras situações que interfiram com a condução. Percebo que no teu caso, uma vez que não sentes grande diferença entre ter os óculos ou não pareça mais absurdo, mas é pá, são as regras.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                          Não custa nada, é só um ligeiro toque para mover. Mas de dia nem isso é preciso, porque se vê bem se há lente nos olhos ou não.
                                                          Para isso tinha que olhar directamente nos olhos do Xôr agente e bom... estes olhinhos podem ser irresistíveis, estava safa de qualquer multa!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                            Para isso tinha que olhar directamente nos olhos do Xôr agente e bom... estes olhinhos podem ser irresistíveis, estava safa de qualquer multa!

                                                            A menos que o agente goste de olhinhos de macho...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X