Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ainda é obrigatório dar os piscas?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ainda é obrigatório dar os piscas?

    A pergunta é mesmo essa. Já lá vão mais de 20 anos que tirei a carta e na altura era importante. Hoje em dia quase ninguém dá pisca para nada. Vira-se, muda-se de faixa etc..

    Onde acabo por ver mais piscas é aqueles tipos irritantes que se encostam a nós na AE. Mas essa situação não é para sinalizar uma mudança de direcção.

    Resumindo a sensação que tenho é que hoje é algo que apesar de estar na lei é de certa forma desvalorizado, um bocado como falar ao telemóvel.

    Devo dizer que continuo a dar sempre pisca porque acho importante sinalizar as minhas manobras.

    #2
    Originalmente Colocado por Two Ver Post
    (...)
    Devo dizer que continuo a dar sempre pisca porque acho importante sinalizar as minhas manobras.
    Isso é um GRANDE erro... porque depois os outros ficam a saber para onde queres ir.

    Comentário


      #3
      hoje em dia ninguém dá piscas, depois queixam-se quando teem um toque e lhes é atribuída a culpa ou fica 50-50

      Comentário


        #4
        Eu nunca dou os meus piscas pois fazem-me falta!


        Tão ou mais irritante do que não fazer/dar pisca é travarem, reduzirem, reduzirem, reduzirem, e quando estão parados fazem pisca!!! Mas esses energumenos não sabem que o sinal de pisca deve ser feito com antecedência para informar os outros utentes da via que vão reduzir a velocidade, parar, mudar de direcção????

        Quanto a mim, não sou perfeito, mas raramente falho um pisca.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
          Eu nunca dou os meus piscas pois fazem-me falta!


          Tão ou mais irritante do que não fazer/dar pisca é travarem, reduzirem, reduzirem, reduzirem, e quando estão parados fazem pisca!!! Mas esses energumenos não sabem que o sinal de pisca deve ser feito com antecedência para informar os outros utentes da via que vão reduzir a velocidade, parar, mudar de direcção????

          Quanto a mim, não sou perfeito, mas raramente falho um pisca.
          Bateste no ponto certo!

          O que acabaste de descrever chateia mais do que qualquer outra situação. Dass...

          Comentário


            #6
            Mais engraçados são aqueles que vão a pisar ovos à procura de um lugar e depois quando encontram um, estancam o carro e estacionam sem pisca, quem vem atrás que tenha cuidado, se bater é porque não tem olhos na cara

            Comentário


              #7
              Epá, dar o pisca é obrigatório mas ninguém dá... Cá em casa, até em locais onde só se pode virar para a direita temos todo o hábito de dar pisca. Ou seja, falhar um pisca é muito raro... Mas tal como o Nuno156 disse, é um grande erro porque assim mostramos aos outros condutores para onde queremos ir...

              Comentário


                #8
                pior que usar piscas, são aquelas artistas que andam os minimos ligados em vez dos medios

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Banusinho Ver Post
                  pior que usar piscas, são aquelas artistas que andam os minimos ligados em vez dos medios
                  E ainda piores que esses são os que andam no meio do nevoeiro ou com luminosidade reduzida sem uma única luz acessa...


                  Quanto aos meus piscas também não os dou que ainda são caros!

                  Eu utilizo os piscas 90% das vezes (sim, não sou perfeito). Se tivesse os piscas do novo DS4 com aqueles toques polifónicos se calhar usava um pouquinho mais. Ou então não...
                  Editado pela última vez por Strider; 13 September 2011, 06:52.

                  Comentário


                    #10
                    Vejo muita gente que não sinaliza, mas não sei se são a maioria. Nas rotundas é que tenho notado que cada vez fazem menos. Deve ser da dificuldade de rodar o volante e tal...

                    Comentário


                      #11
                      É das coisas que mais faz confusão pelo perigo que pode representar...em conjunto com a falta de atenção/cagança para o que está a fazer - 2 boas receitas para acidentes e não aquelas que se "dizem por aí".

                      Tento sempre sinalizar, e com tempo. Fazer pisca depois de já travar de pouco serve. Não digo que faço sempre, mas tenho normalmente essa preocupação...não se gastam

                      Comentário


                        #12
                        [Ironic Mode]A partir do ano 2000, os piscas passaram a ser vendidos como opcionais para se reduzir o preço do carro [/Ironic Mode]

                        Onde noto mais este comportamento é em carros de alta gama. E no gozo até costumo dizer o que disse em cima
                        Editado pela última vez por nomade; 13 September 2011, 09:10.

                        Comentário


                          #13
                          Tenho quase a certeza que o novo código deve proibir a utilização de piscas, pois os mesmos (lâmpadas, plásticos e metais) contribuem para poluir o meio ambiente e o seu fabrico lança para a atmosfera grandes quantidades de CO2.
                          Portanto a maior parte das pessoas não utilizam os piscas por preocupação ambiental.

                          Eu infelizmente esqueço-me disso, e tenho o mau hábito de utilizar os piscas...

                          Comentário


                            #14
                            Além das situações que já descreveram, outra bastante "cómica" é usarem os quatro piscas para deixar o carro mal estacionado e, quando vão numa via rápida, nacional ou auto-estrada e há redução súbita da velocidade, não os usam.

                            ou também não os usarem em caso de acidente ou avaria e, além disso, quando colocam o triângulo, deixam-no a dois palmos do carro ou de costas para o trânsito.
                            Editado pela última vez por LuisMiguel; 13 September 2011, 09:17.

                            Comentário


                              #15
                              Mas vocês é que estão mal. O condutor que não deu o pisca mora ou trabalha naquele local e é óbvio que ia virar ali ou parar. Vocês é que não sabem... Para quê os piscas????

                              Comentário


                                #16
                                Normalmente, noite dentro em que ninguém me vê a fazer o dito pisca, não o costumo usar, por mera preguiça simplesmente. De resto costumo usar e como todos os outros seres humanos por vezes também me esqueço, mas quando vejo que o pisca é importante para o trânsito continuar a andar (como numa rotunda ou cruzamento) e eu me apercebo que me esqueci dele faço-o logo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mais do que em cidade, que não deixa de ser perigoso e chato, incomoda-me (para não dizer algo pior) quando na AE, por algum motivo se vai na esquerda a ultrapassar e o gajo que circula na direita, para ultrapassar o que vai à sua frente a pisar ovos, muda para a esquerda sem sinalizar a manobra. É que pior do que um toque a cidade a 30 ou 40 km/h é alguém ir a ultrapassar a uns 150 e enfiar-se na traseira de um que se muda a 110 sem sinalizar a manobra.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                    Mais do que em cidade, que não deixa de ser perigoso e chato, incomoda-me (para não dizer algo pior) quando na AE, por algum motivo se vai na esquerda a ultrapassar e o gajo que circula na direita, para ultrapassar o que vai à sua frente a pisar ovos, muda para a esquerda sem sinalizar a manobra. É que pior do que um toque a cidade a 30 ou 40 km/h é alguém ir a ultrapassar a uns 150 e enfiar-se na traseira de um que se muda a 110 sem sinalizar a manobra.
                                    Ou quando vamos numa estrada com 3 vias e, estando na mais à direita a querer ir para a do meio, vem alguem da mais à esquerda para a do meio sem fazer pisca direito. Ou vice-versa, quando estamos na da esquerda a querer regressar à do meio e "salta" alguém da via da direita para a do meio sem o pisca esquerdo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Há que poupar energia...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nunca ouviram falar de poluição luminosa???


                                        [[Modo Ironia Desactivado]]

                                        Antes também não dava piscas quando não via ninguém na estrada, mas agora dou quase sempre piscas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu nunca dou piscas.

                                          Para evitar gastar corrente do alternador e assim consigo poupar cerca de 0,5 L de combustível / 100 Km.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                            Eu nunca dou piscas.

                                            Para evitar gastar corrente do alternador e assim consigo poupar cerca de 0,5 L de combustível / 100 Km.
                                            E poupas a lampada.

                                            Eu as poucas vezes que não dou é quando vejo que estou sozinho, mas regra geral dou sempre.

                                            E quando me dão passagem ou assim agradeço sempre com os 4 piscas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Os carros novos trazem vários gadget's como equipamento de série, mas os indicadores de mudança de direcção, vulgo piscas, e retrovisores vêm como extras.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Cambada de cuscos neste tópico, só a querem saber para onde vão as pessoas...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                  Cambada de cuscos neste tópico, só a querem saber para onde vão as pessoas...
                                                  Podes crer.
                                                  Vou ter de começar a enganar o pessoal... vou passar a fazer pisca para a direita quando
                                                  quiser ir para a esquerda, e vice-versa. Ninguém vai poder alegar que não faço o pisca.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                    Podes crer.
                                                    Vou ter de começar a enganar o pessoal... vou passar a fazer pisca para a direita quando
                                                    quiser ir para a esquerda, e vice-versa. Ninguém vai poder alegar que não faço o pisca.
                                                    Liga os 4...ainda baralhas mais a malta!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O pior é nas rotundas, quando vão sair delas não dão pisca.E eu à espera para entrar, " olha este ainda vem para aqui" e eles saiem e eu "f0d**** já perdi a oportunidade".

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Aparentemente usar os indicadores de mudança de direcção parece ser cada vez mais uma raridade entre o condutor tuga...em Lisboa até me dava impressão, eram mesmo raros os que faziam...até fico admirado como é que não há mais acidentes...e cada vez assisto a familiares e amigos a fazer o mesmo...e quando vou com eles no carro deles, os advirto, alguns até se sentem ofendidos e dão mil e uma justificações para o que fazem e as vezes deturpam o que está no CE para terem razão e que já têm carta e não são meus alunos...um gajo é amigo, dá conselhos para o bem deles e ainda reclamam como se fossem os donos da verdade...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          http://forum.autohoje.com/road-book/...situacoes.html

                                                          http://forum.autohoje.com/road-book/...ui-piscas.html

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu gosto especialmente daqueles em que na AE, em vez de colocarem o pisca, dão a bela da guinada e metem-se à nossa frente como se nada fosse.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X