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LNEC - Ponte do IP3 no Chamadouro em risco de ruir

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    LNEC - Ponte do IP3 no Chamadouro em risco de ruir

    O Governo reconhece que a ponte do Chamadouro, na foz do rio Dão, no IP3, corre o risco de ruir.

    A ponte foi alvo de recente requalificação, mas o LNEC fez uma vistoria depois das obras e admite que a qualquer momento a ponte, situada entre os concelhos de Santa Comba Dão e Mortágua, pode cair.

    "Verifica-se um risco considerável de a ponte existente ruir, atendendo a que o estado de degradação dos pilares é evolutivo, porquanto a degradação identificada no relatório do LNEC é constante e gradual, não sendo possível determinar, em termos precisos, quando deverá a ponte ser encerrada”, pode ler-se numa portaria publicada em Diário da República.

    Para o Ministério das Obras Públicas a única solução passa pela construção de uma nova ponte.

    “A urgência da intervenção face ao risco para a segurança de pessoas e bens que representa a continuação da circulação de tráfego na atual ponte, sem que com a maior rapidez possível se iniciem os trabalhos de execução da nova ponte, justifica a impreterível necessidade do recurso à dispensa total do procedimento de Agência Portuguesa do Ambiente, para o licenciamento do projeto”, refere ainda o mesmo documento.

    No sentido de ser reforçada a urgência do projeto, o governo deixa claro que se trata de “um verdadeiro caso de emergência civil”.

    O presidente da câmara de Santa Comba Dão que há muito tem reivindicado a requalificação das pontes do IPC confirma ter informações no sentido que aquela ponte é um risco para os veículos que nela passam diariamente, principalmente os pesados.

    No entanto, João Lourenço diz ao DIÁRIO AS BEIRAS que tem confiança nos técnicos das Estradas de Portugal que “já teriam encerrado a ponte ao trânsito pesado, mas a realidade é que a cada dia que passa a situação vai-se degradando”.

    O autarca espera que as obras para a construção da nova ponte avancem rapidamente para que não ocorra nenhuma tragédia.
    Ponte do IP3 no Chamadouro em risco de ruir | Diário As Beiras

    #2
    Alguém me explique, por favor,

    Como é que uma ponte com um risco considerável de ruir continua aberta à circulação?

    Como é que essa ponte nem sequer tem o tráfego condicionado a veículos pesados?

    Como é que essa ponte nem sequer está a ser intervencionada, como acontece com todas as pontes ali à volta da aguieira?

    Comentário


      #3
      E mais! Como é que uma ponte que foi requalificada só agora chegam a esta conclusão?!? As vezes que já lá passei...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
        E mais! Como é que uma ponte que foi requalificada só agora chegam a esta conclusão?!? As vezes que já lá passei...
        Era mesmo isso que ia destacar!

        Então, andaram em obras mas afinal não resolveu grande coisa...

        Comentário


          #5
          Já ouço falar no mau estado dessa ponte há uns aninhos, nunca foi feito é nada jeito para resolver a situação, o deixa andar habitual.

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            #6
            É até cair...natural, uma vez que não há culpados nestas situações.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
              E mais! Como é que uma ponte que foi requalificada só agora chegam a esta conclusão?!? As vezes que já lá passei...
              Eu sinceramente acho que isso é assunto para outras núpcias (apesar de dever ser apurada a responsabilidade), agora se a ponte não está em condições só têm é que tomar medidas urgentes de mitigação.

              Até porque essa ponte continua sem qualquer tipo de restrição...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                É até cair...natural, uma vez que não há culpados nestas situações.


                Jorge Coelho, chamado à recepção. Premio do desastre de Entre-Rios: Vice-Presidente Mota-Engil, um verdadeiro entendido em Pontes.

                Comentário


                  #9
                  O meu problema não é as vezes que já lá passei.... é as que ainda lá vou ter que passar

                  Comentário


                    #10
                    Já agora indicações para uma pessoa se desviar da ponte!? Alguém sabe?

                    Comentário


                      #11
                      Se bem me lembro essas pontes devem ter à volta de 20 anos. Como é que em apenas 20 anos estão nesse estado?
                      Alguém andou a roubar na qualidade do material, foi mal executado, ou isto é normal?

                      Comentário


                        #12
                        Tinha aberto um tópico v o mesmo assunto noutro sítio e logo me disseram q este já estava aqui. Então, pedi p o juntarem a este. Ora, como isso n aconteceu e penso ter info útil, segue-se o copy-paste c algumas alterações:



                        Vale a pena ler tudo. Trata-se de uma ponte alta (pilar c 90m) e comprida, numa via com bastante trânsito.

                        INDICAÇÕES:

                        Para quem vai de Viseu, pensei q o melhor fosse ir por dentro de Sta Comba Dão e retornar ao IP3 antes de Mortágua, evitando-se a maldita ponte. Metia por Sta Comba, pela nacional, em direcção a Mortágua e saía antes de lá chegar, cortando para uma estrada à esquerda q vai na direcção da barragem, mas q desemboca no IP3 depois do "lagoa Azul", ou seja depois da tal ponte. No regresso a Viseu, seria sair p Mortágua e vir até Sta Comba Dão, onde se apanharia de novo o IP3.

                        Onyem fui a Coimbra e segui o IP3 pq n havia fila em Sta Comba (e pq n sabia q a situação estava tão feia, até pq levava a família comigo), mas vim pela alternativa das auto-estradas, q me indicaram noutro tópico (uma vez q também fui à Figueira da Foz), p tb conhecer... Até chegar à A25, aquilo dá p andar verdadeiramente depressa (n há trânsito, é plano...), mas é 1 pouco mais longe e paga-se... O trajeto foi A14-»A17-»A25. É mais longe, mas sempre a andar... e n passamos por cima de pilares de 90m podres..

                        No entanto, uma amiga q mora na zona indicou-me uma alternativa bastante mais credível. Indo de Viseu, é assim:
                        santa comba dão - mortágua - barragem da aguieira - travanca do mondego - IC6 - IP3 (sai-se depois do porto da raiva)
                        evita as pontes todas e gasta apenas mais 10 min e 10 kms

                        Será qq coisa assim:

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                            Já agora indicações para uma pessoa se desviar da ponte!? Alguém sabe?
                            Segue as indicações do hifi, que servem tanto para essa ponte como para se desviar das restantes obras.

                            Comentário


                              #15
                              Ainda no domingo vim de Viseu para Lisboa pela A25/A17/A8 para fugir a essas obras e respectivas filas nos semáforos. Resultado? praticamente 20€ em portagens (o mesmo que Porto-Lisboa pela A1). E ainda não implementaram as portagens nas SCUT porque nessa altura a alternativa deve ir para os 25€ só em portagens...

                              As alternativas que mencionaram são boas, mas muitos camionistas já as conhecem e nas alturas de maior trânsito (sextas, domingos e horas de ponta) demora-se muito atrás dos camiões.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                Ainda no domingo vim de Viseu para Lisboa pela A25/A17/A8 para fugir a essas obras e respectivas filas nos semáforos. Resultado? praticamente 20€ em portagens (o mesmo que Porto-Lisboa pela A1). E ainda não implementaram as portagens nas SCUT porque nessa altura a alternativa deve ir para os 25€ só em portagens...
                                Mais vale entrar na A1 e pagas "só" +/-16,30€

                                As alternativas que mencionaram são boas, mas muitos camionistas já as conhecem e nas alturas de maior trânsito (sextas, domingos e horas de ponta) demora-se muito atrás dos camiões.
                                Depende. Olha que muitos ainda gostam de ficar por lá parados.

                                Eu já faço esse trajecto pricipalmente ao domingo à tarde e não tenho qq problema, principalmente para fugir ao trânsito na ponte de Sta. Comba.

                                E junto à Barragem da Aguieira, vira-se à direita em Direcção a Oliveira do Mondego e reentra-se logo a seguir às obras. 20min bem ganhos, num piso de fazer inveja ao próprio IP3...

                                Caso tenha mais tempo, vou em direcção ao Luso e entro na A1 na Mealhada. A estrada está boa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Quem é do meio...ao teeeeeeeempo que se sabe do estado desta ponte. Que não é a única nesse estado nessa zona.

                                  Acontece que...
                                  Governo admite que EP está a falhar obrigações por falta de recursos | Económico

                                  Mais do mesmo. É rezar...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Falta saber se estradas com portagens são menos propícias a casos destes...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                      As alternativas que mencionaram são boas, mas muitos camionistas já as conhecem e nas alturas de maior trânsito (sextas, domingos e horas de ponta) demora-se muito atrás dos camiões.
                                      No desvio de Santa Comba para Mortágua não ha grande risco de isso acontecer, as pontes desse trajecto penso que ainda estão interditas a pesados, apesar de terem andado uns anos de volta delas a tentar repara-las

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por hifi Ver Post
                                        Tinha aberto um tópico v o mesmo assunto noutro sítio e logo me disseram q este já estava aqui. Então, pedi p o juntarem a este. Ora, como isso n aconteceu e penso ter info útil, segue-se o copy-paste c algumas alterações:



                                        Vale a pena ler tudo. Trata-se de uma ponte alta (pilar c 90m) e comprida, numa via com bastante trânsito.

                                        INDICAÇÕES:

                                        Para quem vai de Viseu, pensei q o melhor fosse ir por dentro de Sta Comba Dão e retornar ao IP3 antes de Mortágua, evitando-se a maldita ponte. Metia por Sta Comba, pela nacional, em direcção a Mortágua e saía antes de lá chegar, cortando para uma estrada à esquerda q vai na direcção da barragem, mas q desemboca no IP3 depois do "lagoa Azul", ou seja depois da tal ponte. No regresso a Viseu, seria sair p Mortágua e vir até Sta Comba Dão, onde se apanharia de novo o IP3.

                                        Onyem fui a Coimbra e segui o IP3 pq n havia fila em Sta Comba (e pq n sabia q a situação estava tão feia, até pq levava a família comigo), mas vim pela alternativa das auto-estradas, q me indicaram noutro tópico (uma vez q também fui à Figueira da Foz), p tb conhecer... Até chegar à A25, aquilo dá p andar verdadeiramente depressa (n há trânsito, é plano...), mas é 1 pouco mais longe e paga-se... O trajeto foi A14-»A17-»A25. É mais longe, mas sempre a andar... e n passamos por cima de pilares de 90m podres..

                                        No entanto, uma amiga q mora na zona indicou-me uma alternativa bastante mais credível. Indo de Viseu, é assim:
                                        santa comba dão - mortágua - barragem da aguieira - travanca do mondego - IC6 - IP3 (sai-se depois do porto da raiva)
                                        evita as pontes todas e gasta apenas mais 10 min e 10 kms

                                        Será qq coisa assim:

                                        Fiz um caminho quase igual recentemente para evitar a fila na ponte de SCD. Não é preciso ires ao IC6, se reparares bem na tua imagem já consegues entrar na IP3 antes. Podes ver aqui.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nova ponte não terá pilares demasiado submersos

                                          Construção já estava prevista, mas foi acelerada após análise do LNEC. Suportes da actual travessia estão submersos a 70 metros, o que inviabiliza reparações definitivas

                                          A construção de uma nova ponte no IP3, na foz do rio Dão, zona de fronteira entre os concelhos de Mortágua e Santa Comba Dão, era uma decisão já tomada pela Estradas de Portugal (EP), mas cujo projecto passou a ter carácter de urgência após um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
                                          Por outro lado, a nova travessia, já projectada e cujo concurso será lançado em breve, terá em consideração a origem dos problemas actuais, nomeadamente o facto de os pilares da actual ponte estarem submersos cerca de 70 metros, o que inviabiliza qualquer tipo de reabilitação.
                                          Diário de Coimbra


                                          Nova ponte do Chamadouro avança em outubro

                                          A Estradas de Portugal (EP) vai lançar a empreitada para o desmantelamento da ponte do Chamadouro e construção de uma nova no próximo mês de outubro. O custo das obras está estimado em 18 milhões de euros e deverão prolongar-se durante cerca de dois anos.

                                          Depois de o DIÁRIO AS BEIRAS ter divulgado, no passado sábado, a informação, publicada em Diário da República, do relatório do LNEC, de que existia “um risco considerável de a ponte existente ruir”, a Estradas de Portugal confirma que já no próximo mês a ponte será fechada ao trânsito.

                                          Diário As Beiras

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                                            #22
                                            No próximo mês. Ri um bocado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Fiodor Ver Post
                                              No desvio de Santa Comba para Mortágua não ha grande risco de isso acontecer, as pontes desse trajecto penso que ainda estão interditas a pesados, apesar de terem andado uns anos de volta delas a tentar repara-las
                                              errado. desde o inicio do ano que não há qq restrição à circulação de pesados nessa estrada

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                                No próximo mês. Ri um bocado.
                                                eu tb.
                                                Quero ver o que irá fazer o dono da AServiço e do restaurante A Lampreia durante os dois anos do fecho da estrada...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Betão do bom e de qualidade material que tem de durar no mínimo 50 anos dura 20 engraçado todas as pontes do ip3 estarem com mesmo mal embora essa estar pior
                                                  Sempre se confirma os rumores que ouvi a uns tempos enfim palhaçada

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Aimless Ver Post
                                                    Betão do bom e de qualidade material que tem de durar no mínimo 50 anos dura 20 engraçado todas as pontes do ip3 estarem com mesmo mal embora essa estar pior
                                                    Sempre se confirma os rumores que ouvi a uns tempos enfim palhaçada
                                                    E só fazer a recente A25, olhar com atenção para o estado do piso e reflectir...daqui a 5 anos vai estar bonita. Poucas são as infra-estruturas rodoviárias portuguesas com uma durabilidade razoável.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      E o troço da A4 na zona de Amarante que abriu o ano passado, quando abriu já tinha buracos e piso irregular. Buracos de origem, espectáculo...

                                                      Comentário


                                                        #28

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E, já agora, na IC6 (que também se vê nas imagens/mapas desta página), há zona em que o piso não está bem nivelado, o carro anda aos "saltinhos", entre Arganil e Tábua. Foi inaugurado em 2010, lembro-me de a estrada acabar antes de chegar a essa zona.

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                                                            #30
                                                            A descida em direcção à saída para Tábua Este? Nessa descida também há uma curva à direita em que a estrada abateu um bocado no interior da curva, aqui.

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