Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trânsito circular = rotunda? Duvidas, cedência de passagem...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Trânsito circular = rotunda? Duvidas, cedência de passagem...

    Bom dia pessoal.

    A minha duvida é a seguinte:

    Numa "terriola", que tem uma mini-rotunda (tem o sinal vertical azul a indicar transito circular), mas na entrada da rotunda nenhuma "rua" tem o sinal de cedência de passagem, quem é que tem prioridade? É quem está dentro da rotunda, por ser uma rotunda, ou é quem vem de fora por se encontrar á direita de quem está dentro da rotunda?

    Resumindo:

    O único sinal que há é o de transito circular.

    A duvida:
    Quem é que tem prioridade?
    Quem vai dentro da rotunda ou quem vai entrar na rotunda visto não ter nenhum sinal de cedência de passagem e se encontrar pela direita de quem está a circular dentro da rotunda?

    Aguardo respostas, opinioes.

    Cumps

    #2
    Tenho como regra que quem circula nas rotundas tem sempre prioridade sobre quem entra.

    Comentário


      #3
      Se o sinal que lá está é o D4 (rotunda), quem trem prioridade é quem circula na rotunda, independentemente de ter ou não o sinal B1 (cedência de prioridade) nas entradas da rotunda.

      Se o sinal fosse o D1a (sentido obrigatório para a direita) como muitas vezes se vê, quem tinha prioridade seria quem se apresentasse pela direita (entrasse na rotunda) pois, embora fosse uma placa central circular, não estava sinalizada como rotunda.

      Comentário


        #4
        O sinal que lá está é este:



        Então, trata-se de uma rotunda em que quem circula la dentro tem sempre prioridade independentemente de haver sinais de cedência de passagem ou não, certo?

        Comentário


          #5
          O sinal de cedência de passagem acaba por ser uma redundância, pois existe uma regra (31º 1 c) do CE) que diz que quem entra tem que ceder passagem.

          Logo como disso o Vanquish, estando o local identificado com o sinal próprio, já deve ceder passagem.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
            Se o sinal que lá está é o D4 (rotunda), quem trem prioridade é quem circula na rotunda, independentemente de ter ou não o sinal B1 (cedência de prioridade) nas entradas da rotunda.
            Se o sinal fosse o D1a (sentido obrigatório para a direita) como muitas vezes se vê, quem tinha prioridade seria quem se apresentasse pela direita (entrasse na rotunda) pois, embora fosse uma placa central circular, não estava sinalizada como rotunda.
            O meu instrutor de teoria diz que normalmente esse sinal está é para redobrar os avisos. Porque havendo pessoas que não identifiquem logo o sinal "rotunda" sempre vêem o de cedência de passagem que os obriga a ceder.
            Mas lá está, quem circula dentro da rotunda tem prioridade excepto se apresente algum veículo prioritário, ou haja desrespeito pelos sinais e cause então perigo.

            Como ele costuma dizer:
            "A prioridade é um direito relativo"

            Comentário


              #7
              O que acho e que nas rotundas , como alias no transito em geral , o que falta e bom censo e respeito , eu tenho alguma experiencia de estrada e de quase todo o tipo de carros , mercadorias e passageiros ,Europa fora,20 e muitos anos, fala-se aqui nas rotundas , que deite a primera pedra , quem o nao faz , se eu for a entrar numa qualquer rotunda , ja tenho ate a frente do carro dentro da rotunda , e vem uma fila com 100 m , de automoveis por ex. (pilotos de ocasiao faltas de ar etc.) a entrar, na maior parte os casos o ultimo da fila ja tem prioridade sobre mim a 100m da rotunda ,e ai de mim que entre ainda levo com apitos se for so isso, faço-me entender? ja agora nao contando que para eles a rotunda nao e redonda e a direito, Amigos o respeito ,e isso que falta, e quem nao sabe andar na estrada , ande de taxi , comboio etc.Ja agora quem esta aqui no forum que cumpre por ex. os piscas nas rotundas ? e que quando se controrna ou seja quando se anda a volta o pisca da esquerda tem de ir ligado , e quando se pretende sair ligar o da direita , e que nao vejo quase niguem fazer isso ou seja tenho de adivinhar o que vao fazer , estou certo ou errado? Uns nao sabem outros nao tem respeito estao a borrifar-se para o proximo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por sailor Ver Post
                O que acho e que nas rotundas , como alias no transito em geral , o que falta e bom censo e respeito , eu tenho alguma experiencia de estrada e de quase todo o tipo de carros , mercadorias e passageiros ,Europa fora,20 e muitos anos, fala-se aqui nas rotundas , que deite a primera pedra , quem o nao faz , se eu for a entrar numa qualquer rotunda , ja tenho ate a frente do carro dentro da rotunda , e vem uma fila com 100 m , de automoveis por ex. (pilotos de ocasiao faltas de ar etc.) a entrar, na maior parte os casos o ultimo da fila ja tem prioridade sobre mim a 100m da rotunda ,e ai de mim que entre ainda levo com apitos se for so isso, faço-me entender? ja agora nao contando que para eles a rotunda nao e redonda e a direito, Amigos o respeito ,e isso que falta, e quem nao sabe andar na estrada , ande de taxi , comboio etc.Ja agora quem esta aqui no forum que cumpre por ex. os piscas nas rotundas ? e que quando se controrna ou seja quando se anda a volta o pisca da esquerda tem de ir ligado , e quando se pretende sair ligar o da direita , e que nao vejo quase niguem fazer isso ou seja tenho de adivinhar o que vao fazer , estou certo ou errado? Uns nao sabem outros nao tem respeito estao a borrifar-se para o proximo.
                Nem mais, faço sempre. detesto ficar montes de tempo ha espera que um carro faça a rotunda, depois como não usa piscas segue em frente e eu fiquei ali parado para nada, parece que fui gozado!

                Comentário


                  #9
                  Tenho ideia de que à uns anos, a regra era que quem circulava dentro de uma rotunda tinha prioridade.

                  No entanto, penso que recentemente essa regra foi alterada, sendo que actualmente a regra de prioridade numa rotunda é exactamente igual a outra situação qualquer (quem vem pela direita tem prioridade, a não ser que tenha um sinal de cedencia de prioridade). No entanto, normalmente todas as rotundas tem esse dito sinal, pelo que na maioria dos casos quem tem prioridade é quem circula na rotunda.

                  Atenção que não tenho a certeza do que estou a dizer (mas por acaso gostava de confirmar).

                  Abraços

                  Comentário


                    #10
                    Veritati, tens carta de condução?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                      Tenho ideia de que à uns anos, a regra era que quem circulava dentro de uma rotunda tinha prioridade.
                      No entanto, penso que recentemente essa regra foi alterada, sendo que actualmente a regra de prioridade numa rotunda é exactamente igual a outra situação qualquer (quem vem pela direita tem prioridade, a não ser que tenha um sinal de cedencia de prioridade). No entanto, normalmente todas as rotundas tem esse dito sinal, pelo que na maioria dos casos quem tem prioridade é quem circula na rotunda.
                      Atenção que não tenho a certeza do que estou a dizer (mas por acaso gostava de confirmar).
                      Abraços
                      Isso faria com que um automóvel que esteja a circular numa rotunda tenha que desacelarar para entrar outro criando embaraço para quem segue atrás do 1o.

                      Um dos ensinamentos é que:
                      O trânsito quer-se em segurança e fluidez

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                        Tenho ideia de que à uns anos, a regra era que quem circulava dentro de uma rotunda tinha prioridade.

                        No entanto, penso que recentemente essa regra foi alterada, sendo que actualmente a regra de prioridade numa rotunda é exactamente igual a outra situação qualquer (quem vem pela direita tem prioridade, a não ser que tenha um sinal de cedencia de prioridade). No entanto, normalmente todas as rotundas tem esse dito sinal, pelo que na maioria dos casos quem tem prioridade é quem circula na rotunda.

                        Atenção que não tenho a certeza do que estou a dizer (mas por acaso gostava de confirmar).

                        Abraços
                        Aconselho a ler o Código da Estrada, nomeadamento o artigo que mencionei: 31º

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                          Veritati, tens carta de condução?
                          Por acso até tenho e no limite, até ao dia de hoje, tive o mesmo número de acidentes que tu!

                          Comentário


                            #14
                            Entre mais um tópico de rotundas e um filme do Jackie Chan num domingo à tarde: prefiro o filme.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                              Aconselho a ler o Código da Estrada, nomeadamento o artigo que mencionei: 31º
                              Tens razão... No entanto conforme disseste e bem, na maior parte dos casos torna-se redundante!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                                Por acso até tenho e no limite, até ao dia de hoje, tive o mesmo número de acidentes que tu!
                                O que, per se, não significa nada de nada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  O que, per se, não significa nada de nada.
                                  Pois não!

                                  Bottom line: estava enganado e esclareci uma dúvida que tinha!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                                    Tens razão... No entanto conforme disseste e bem, na maior parte dos casos torna-se redundante!
                                    Não é necessáriamente redundante. É mais, um reforço da ideia. Para o pessoal não entrar nas rotundas em 3a ou 4a a fundo

                                    BTW realmente já andava aí pelo menos um tópico semelhante

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      Entre mais um tópico de rotundas e um filme do Jackie Chan num domingo à tarde: prefiro o filme.
                                      Nem que o filme fosse do Manoel de Oliveira!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                                        Tens razão... No entanto conforme disseste e bem, na maior parte dos casos torna-se redundante!
                                        Não é redundante, é apenas para que as pessoas que pensam que actualmente (nas rotundas) se tem que dar prioridade á direita se lembrem de parar!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                                          Tenho ideia de que à uns anos, a regra era que quem circulava dentro de uma rotunda tinha prioridade.

                                          No entanto, penso que recentemente essa regra foi alterada, sendo que actualmente a regra de prioridade numa rotunda é exactamente igual a outra situação qualquer (quem vem pela direita tem prioridade, a não ser que tenha um sinal de cedencia de prioridade). No entanto, normalmente todas as rotundas tem esse dito sinal, pelo que na maioria dos casos quem tem prioridade é quem circula na rotunda.

                                          Atenção que não tenho a certeza do que estou a dizer (mas por acaso gostava de confirmar).

                                          Abraços
                                          Isso é em França

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                            O sinal que lá está é este:



                                            Então, trata-se de uma rotunda em que quem circula la dentro tem sempre prioridade independentemente de haver sinais de cedência de passagem ou não, certo?
                                            Agora vejo muitas rotundas com esta sinalização...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                              Agora vejo muitas rotundas com esta sinalização...
                                              Isso é o (são dois) D1a, ou seja, é uma placa central redonda apenas e só e não uma rotunda.

                                              Caso não exista sinalização á entrada da rotunda, a prioridade é de quem entra (se apresenta pela direita).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                                Agora vejo muitas rotundas com esta sinalização...
                                                Em relação a esta " rotunda" trata-se de uma placa ou obstáculo na via e como tal tem de ser dar a esquerda à mesma , quem vai a entrar tem sempre prioridade ( embora seja relativa uma vez que tal não existe).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                  Isso é o (são dois) D1a, ou seja, é uma placa central redonda apenas e só e não uma rotunda.

                                                  Caso não exista sinalização á entrada da rotunda, a prioridade é de quem entra (se apresenta pela direita).
                                                  Foste mais rápido do que eu .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Coloquei esta imagem a título exemplificativo, pois passo diariamente por várias rotundas com a mesma sinalização, mas que são antecedidas pelo sinal de cedência de prioridade.

                                                    Reparem nesta imagem:
                                                    Editado pela última vez por Braz; 05 October 2011, 13:58.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Deviam ter excedente de sinais....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                                        Foste mais rápido do que eu .


                                                        Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                                        Coloquei esta imagem a título exemplificativo, pois passo diariamente por várias rotundas com a mesma sinalização, mas que são antecedidas pelo sinal de cedência de prioridade.

                                                        Reparem nesta imagem:
                                                        Essa é uma rotunda, sem qualquer duvida.

                                                        Mas tenho visto algumas (mais do que seria desejável) sem sinalização é entrada, e o pior é que muita gente não sabe que, nesses casos, mesmo dentro da rotunda, tem que dar prioridade a quem entra.

                                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                        Deviam ter excedente de sinais....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ainda relativamente a este tema ha uma situação que me levanta duvidas e que gera confusão: rotundas com varias faixas de rodagem.

                                                          Em regra nestas rotundas o pessoal que nelas circula acha que tem prioridade sobre todos os que entram independentemente da faixa que ocupem, inclusivamente quando circulam na mais interior. Ao actuar desta forma "reduzem" a rotunda a condição de faixa unica.

                                                          Nestas rotundas a faixa da direita deve servir apenas para entrar e sair. Nalgumas rotundas inclusivamente a marcação no piso "atira" o veiculo para fora na proxima saida caso circule na faixa da direita. Deste modo quem chega à rotunda tem muito mais facilidade em entrar pois tem sempre uma faixa livre para o efeito. Logicamente quando entra na rotunda deve ceder a passagem a quem nela circula e pretende passar para a faixa da direita, para sair. Creio que falta alguma formação aos condutores neste tipo de situações.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Fazer rotundas como diz o código da estrada, pelo que eu vejo todos os dias na estrada, deve ser "rocket science".

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X