Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lisboa-Viseu - A1+IP3 ou A1+A25?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Estradas] Lisboa-Viseu - A1+IP3 ou A1+A25?

    Ora boas! Vou precisar de fazer Lisboa-Viseu-Lisboa no mesmo dia. Em princípio, queria apanhar a A1 e, na zona de Coimbra, apanhar o IP3. No entanto, a última vez que fiz o IP3 foi há coisa de um ano e foi só até à Sta. Comba Dão. A estrada está em condições para se fazer a um ritmo normal? Ou recomendam ir dar a volta pela A25? Obrigado!

    #2
    É preferivel fazer LX-Viseu, pela A1 e depois continuar pela A25.
    O IP3 penso que ainda esta a sofrer obras de melhoria na zona da barragem da Agueira e em mais uma ou duas pontes, o que acarreta desvios de transito e congestionamentos, para ja nao falar naquela ponte, que pelos vistos, estao a espera que caia para só depois iniciarem as obras...

    O piso do IP3 em certas zonas é mau e o percurso sinuoso e estreito(derivado ao separador central em parte do seu percurso, desencoraja-me a escolher esta hipotese.
    Quando escolhi utilizar o Ip3 foi apenas para nao fazer os 65 km da A1 desde Coimbra ate Albergaria para apanhar a A25.

    Resumindo:

    A1 Lisboa-Albergaria

    Sai da A1 aqui

    km 247
    16Aveiro (norte)
    Albergaria / Viseu A 25
    Após a portagem é seguir a indicação Vilar Formoso ou Viseu /não sei bem qual das placas e que esta colocada no cruzamento apos a portagem) e entrar na A25.
    Viseu fica a cerca de 1 hora de viagem da saida da A1 de Albergaria.

    A25

    Pórtico de Portagem de Sobreiro - € ainda por definir/aplicar €
    830Alb.Velha, O.Azeméis
    Porto / ÁguedaN 1
    932Soutelo(Macinhata do Vouga)
    CarvoeiroM 575
    Pórtico de Portagem de Talhadas - € ainda por definir/aplicar €
    1045Talhadas
    Sever do VougaN 328
    1151ReigosoM 517
    1257Campia
    Oliveira de FradesN 333-3
    1363Vouzela
    São Pedro do Sul(N 333)
    14
    (sentido Viseu)64Serra da Penoitaantigo IP 5
    1571Ventosa

    1676Boa Aldeia / Tondela
    Viseu (norte)N 228
    antigo IP 5

    1786Coimbra / Fail
    Vila Real / Castro Daire IP 3
    A 24

    1888Viseu (sul)
    NelasN 231

    1996Viseu (norte)
    Sátãoantigo IP 5

    2098
    Viseu (este)
    Caçador


    N 16


    Atenção ao nevoeiro, na zona a seguir a Albergaria-a-Velha (Talhadas, Reigoso, Sever Do Vouga)

    Comentário


      #3
      Já desisti de fazer a IP3 há uns bons pares de anos.

      Não me apanham mais a demorar 2 horas para fazer uma distância de nem 100 km, como aconteceu algumas vezes fruto de obras, acidentes, trânsito compacto, etc.

      A1 + A25 sempre.

      Ganhas em tempo, segurança, previsibilidade, etc.

      Comentário


        #4
        Hmmm. Ora bolas. Lá se vai a poupança. Alguém já sabe o preço da portagem na A25? É que, pelo que sei, começam este fim-de-semana e, no site da Ascendi, ainda não aparecem.

        Comentário


          #5
          A1 + A25.

          Fica-te mais caro mas sai-te mais barato....

          No Ip3 há obras em todo o lado, gastas combustível e material esperas e demoras muitooooooooooooo tempo.

          Eu sei do que falo pois passo lá semanalmente.

          Se não fossem as obras, aconselhava-te a ires por lá.
          Devo ser o único Português que gosta do IP3...
          A A25 é uma AE com um traçado e paisagem muito bonitos.

          Mas tal como o IP3, são estradas sinuosas com muitos "acidentes geográficos" e não convém ir distraído.

          Cumps!

          Comentário


            #6
            Se é para ir a andar bem, com bom ritmo, então esquece o MP3.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
              Hmmm. Ora bolas. Lá se vai a poupança. Alguém já sabe o preço da portagem na A25? É que, pelo que sei, começam este fim-de-semana e, no site da Ascendi, ainda não aparecem.
              Mais um que recomenda A1 + A25.

              Quanto ao pagamento na A25 e restantes SCUTS (A22, A23 e A24), a informação que existe, é que o objectivo do executivo seria que começasse a ser pago, no dia 15 de outubro.

              Para tal, é preciso que o Presidente da República promulgue o diploma.
              Editado pela última vez por nto; 12 October 2011, 13:07.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                A1 + A25.

                Fica-te mais caro mas sai-te mais barato....

                No Ip3 há obras em todo o lado, gastas combustível e material esperas e demoras muitooooooooooooo tempo.

                Eu sei do que falo pois passo lá semanalmente.

                Se não fossem as obras, aconselhava-te a ires por lá.
                Devo ser o único Português que gosta do IP3...
                A A25 é uma AE com um traçado e paisagem muito bonitos.

                Mas tal como o IP3, são estradas sinuosas com muitos "acidentes geográficos" e não convém ir distraído.

                Cumps!
                A A25 eu conheço bastante bem, pois durante uns dois ou três meses, tive que a fazer todas as semanas por motivos profissionais (tinha que fazer Braga-Fundão-Lisboa, cerca de 580km porta-a-porta. A sra. do restaurante da área de serviço de Vouzela já me conhecia e tudo. Era o gajo do portátil que via os mails enquanto almoçava e se sentava numa das poucas mesas com tomada ao pé ).
                Sim, é uma AE sinuosa e perigosa, que requer bastante atenção e cuidado, mas estou de acordo com a descrição da paisagem. Em termos de paisagem em AE, acho que só é superada pelo troço da A3 entre Ponte de Lima e Valença.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                  Sim, é uma AE sinuosa e perigosa, que requer bastante atenção e cuidado, mas estou de acordo com a descrição da paisagem. Em termos de paisagem em AE, acho que só é superada pelo troço da A3 entre Ponte de Lima e Valença.
                  Talvez devessemos também incluir a A24, no que diz respeito a paisagens...

                  Cumps!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                    Ora boas! Vou precisar de fazer Lisboa-Viseu-Lisboa no mesmo dia. Em princípio, queria apanhar a A1 e, na zona de Coimbra, apanhar o IP3. No entanto, a última vez que fiz o IP3 foi há coisa de um ano e foi só até à Sta. Comba Dão. A estrada está em condições para se fazer a um ritmo normal? Ou recomendam ir dar a volta pela A25? Obrigado!
                    É muito simples, tens duas situações:
                    - ou vais com tempo e paciência e vais pelo IP3, e poupas uns trocos em portagens e combustível
                    - ou vais com o tempo contado, e vais pela A25, e gastas mais uns €€

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                      É muito simples, tens duas situações:
                      - ou vais com tempo e paciência e vais pelo IP3, e poupas uns trocos em portagens e combustível
                      - ou vais com o tempo contado, e vais pela A25, e gastas mais uns €€
                      Pois, na ida devo ir pela A25 e, na volta, se não estiver muito cansado, IP3. Obrigado pelos conselhos.


                      Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                      Talvez devessemos também incluir a A24, no que diz respeito a paisagens...

                      Cumps!
                      Pois, a A24 não conheço. Só fiz uma vez, no banco mais para trás de uma carrinha de 9 lugares, numa altura em que as áreas de serviço ainda não estavam a funcionar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                        A1 + A25.

                        Fica-te mais caro mas sai-te mais barato....

                        No Ip3 há obras em todo o lado, gastas combustível e material esperas e demoras muitooooooooooooo tempo.

                        Eu sei do que falo pois passo lá semanalmente.

                        Se não fossem as obras, aconselhava-te a ires por lá.
                        Devo ser o único Português que gosta do IP3...
                        A A25 é uma AE com um traçado e paisagem muito bonitos.

                        Mas tal como o IP3, são estradas sinuosas com muitos "acidentes geográficos" e não convém ir distraído.

                        Cumps!
                        Já há muito que não vou com frequência a Viseu, mas sempre fui fã do IP3 e ou é das horas a que vou mas há muito que não apanho grandes condicionamentos devido a obras que me façam "abrandar o passo" ou trânsito lento.

                        Comentário


                          #13
                          Pode sempre saír na mealhada, daí para o luso, depois Mortágua, depois Santa Comba Dão e daí para Viseu pelo IP3 já sem as obras, o passeio é bonito, a estrada não é má, embora com algumas curvas e não paga portagem, se bem que na A25 de Albergaria até Viseu só com muita rapidez se vai pagar a partir deste fim de semana, os paineis ainda nem têm o custo afixado.

                          Comentário


                            #14
                            Por acaso, também gosto e prefiro o IP3, principalmente na ida
                            Na volta, onde regra geral já é de noite e estou cansado, já se torna chato...

                            Onde é que se apanha a A25 para Viseu?

                            Comentário


                              #15
                              Apesar de fazer todas as semanas Leiria - Viseu - Leiria pela A1 e IP3, aconselho que vás pela A25.

                              O IP3 tem duas pontes com trânsito alternado, normalmente perde-se cerca de 20 minutos em cada uma, algumas zonas tem o piso em mau estado, algumas partes são estreitas e traiçoeiras.

                              Como já lá passo várias vezes, acabei por descobrir alguns desvios que me fazem fugir às pontes, além de que é divertido fazer o IP3 :P

                              Comentário


                                #16
                                No ano passado, durante o Verão, fiz o percurso Palmela - Lamego usando a A12 + A1 + IP3 + A24 ida e volta.
                                Fui durante o dia e não apanhei transito na IP3, mas agora não sei como está, e pelo que o pessoal descreve, é um itinerário complicado a nível de obras
                                Não sabem até quando duram as obras do IP3?

                                Comentário


                                  #17
                                  Desde maio deste ano que não voltei a fazer esse caminho, mas fi-lo muitas vezes nos últimos anos. Desde que a a A24 ficou concluída (2007?) até sul de Viseu, fiz sempre pelo IP3. Costumava fazer sempre à mesma hora. Saía em Coimbra norte aí pelas 9h10 e não apanhava grande trânsito. Era tão rápido como ir pela A1/A25 a cerca de 140 km/h. No IP3, fazia, sempre que o caminho "estava livre" 15 a 20 km/h acima do limite para o local (por isso fazia muitos km a 120).

                                  Mas parece-me que agora há mais obras que podem atrasar o percurso. Mas se não houver grande constrangimento de obras, a não ser que vás a muita velocidade na AE (bem acima de 140), a diferença de tempo deve ser residual.

                                  Depois há os outros fatores: segurança, custo, desgaste do carro, cansaço provocado, ...

                                  Quanto ao cansaço até gostava de ir pelo IP3. Se fizesse (e fiz, poucas vezes, mas fiz) A1/A25/A24 de Leiria-Vila Real, seriam quase 270 km seguidos de AE. Quando ia sozinho, chateava-me. Com o IP3, fazia
                                  70 km de A1, mais 75 km no IP3 e 90 km de A24. Aquele troço no meio (com uma paragem na área de serviço perto da agueira) sabia muito bem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                    Por acaso, também gosto e prefiro o IP3, principalmente na ida
                                    Na volta, onde regra geral já é de noite e estou cansado, já se torna chato...

                                    Onde é que se apanha a A25 para Viseu?
                                    Indo pela A1, é na saída para Aveiro, em que o nó das portagens, faz directamente ligação à A25, podendo ír para Aveiro ou Viseu.
                                    Editado pela última vez por nto; 12 October 2011, 17:01.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                      Onde é que se apanha a A25 para Viseu?
                                      Em Aveiro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu tenho casa em tondela e faço todos os meses esse trajecto e para mim A1 até Coimbra e IP3 até Viseu neste caso e nas pontes em obras tens sempre as alternativas além de ficar mais barato nas portagens

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                          Desde maio deste ano que não voltei a fazer esse caminho, mas fi-lo muitas vezes nos últimos anos. Desde que a a A24 ficou concluída (2007?) até sul de Viseu, fiz sempre pelo IP3. Costumava fazer sempre à mesma hora. Saía em Coimbra norte aí pelas 9h10 e não apanhava grande trânsito. Era tão rápido como ir pela A1/A25 a cerca de 140 km/h. No IP3, fazia, sempre que o caminho "estava livre" 15 a 20 km/h acima do limite para o local (por isso fazia muitos km a 120).

                                          Mas parece-me que agora há mais obras que podem atrasar o percurso. Mas se não houver grande constrangimento de obras, a não ser que vás a muita velocidade na AE (bem acima de 140), a diferença de tempo deve ser residual.

                                          Depois há os outros fatores: segurança, custo, desgaste do carro, cansaço provocado, ...

                                          Quanto ao cansaço até gostava de ir pelo IP3. Se fizesse (e fiz, poucas vezes, mas fiz) A1/A25/A24 de Leiria-Vila Real, seriam quase 270 km seguidos de AE. Quando ia sozinho, chateava-me. Com o IP3, fazia
                                          70 km de A1, mais 75 km no IP3 e 90 km de A24. Aquele troço no meio (com uma paragem na área de serviço perto da agueira) sabia muito bem.
                                          Aquela mm numa das grandes descidas da IP3 onde costumava estar às vezes a policia no sentido contrario? Ta sempre cheio esse café deve fazer bom negocio

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu devo ser o único a ter esta opinião, mas eu faço esse percurso agora semanalmente e vou sempre pela IP3.

                                            O constrangimento único para mim, são mesmo as 2 pontes que podem demorar algum tempo tirando isso, e mesmo agora em obras não vejo qual o motivo para não ir por lá.

                                            Além disso hà aí malta que diz demorar 2 horas a fazer a IP3 coimbra-viseu neste momento com as obras nas pontes e com um pouco de azar demora-se 1h20/1h30 já apanhando algum trânsito nas pontes, mas quando não existem estas 2 paragens coimbra-viseu raramente me leva mais que 45/50 minutos, por este motivo não vejo qualquer necessidade de ir pela A25 a não ser a segurança.

                                            Mais ainda, se não houvessem paragens nas pontes nunca era mais rápido ir pela A25, é sempre substancialmente mais rápido ir pelo IP3.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                                              Eu devo ser o único a ter esta opinião, mas eu faço esse percurso agora semanalmente e vou sempre pela IP3.

                                              O constrangimento único para mim, são mesmo as 2 pontes que podem demorar algum tempo tirando isso, e mesmo agora em obras não vejo qual o motivo para não ir por lá.

                                              Além disso hà aí malta que diz demorar 2 horas a fazer a IP3 coimbra-viseu neste momento com as obras nas pontes e com um pouco de azar demora-se 1h20/1h30 já apanhando algum trânsito nas pontes, mas quando não existem estas 2 paragens coimbra-viseu raramente me leva mais que 45/50 minutos, por este motivo não vejo qualquer necessidade de ir pela A25 a não ser a segurança.

                                              Mais ainda, se não houvessem paragens nas pontes nunca era mais rápido ir pela A25, é sempre substancialmente mais rápido ir pelo IP3.
                                              Eu tb sou da mm opinião e sim de Coimbra a Viseu mm com as obras nunca mais de hora e meia

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nem de propósito... acidente grave em Talhadas com 2 mortos e 5 feridos graves.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  eu todos os meses vou a mirandela e faço pelo ip3 e não me arrependo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mais um adepto do IP3, pena as zonas de obras, mas de resto gosto muito daquilo...

                                                    A zona de Penacova e a Aguieira, vale bem a pena o desvio...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                      Em Aveiro.
                                                      Depende, pode-se apanhar em Aveiro, caso se venha das praias ou de Aveiro, mas para quem venha da A29 e da A1, apanha-se em Albergaria-a-Velha.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                                        Aquela mm numa das grandes descidas da IP3 onde costumava estar às vezes a policia no sentido contrario? Ta sempre cheio esse café deve fazer bom negocio
                                                        Não . Era mesmo na área de serviço, com bomba e restaurante.

                                                        Bem, agora a brigad pró ip 3chegou em peso

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se na Ida tens hora marcada para estar em Viseu, então vai pela A25.

                                                          Caso contrário, IP3 all the way

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A1 e IP3. apesar de teres de contar com um tempo parado nas obras da ponte

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X