Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Contra ordenação muito grave

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Contra ordenação muito grave

    Olá, boa noite ...

    Pois é hoje fui apanhado a passar um sinal vermelho, já tenho a "multinha" para pagar (74,82€) e pelo que o Sr. agente me disse teria de esperar uns mesitos até receber em casa informação relativa a uma possível sanção acessória que me poderá inibir de conduzir ....

    A minha questão é a seguinte o agente disse que a sanção acessória esteva dependente, entre outras coisas, do cadastro do condutor.

    No meu caso esta foi a primeira multa que tive em mais de 20 anos de carta, acham que mesmo assim poderei ficar sem carta?

    ----

    #2
    Originalmente Colocado por Zero Ver Post
    Olá, boa noite ...

    Pois é hoje fui apanhado a passar um sinal vermelho, já tenho a "multinha" para pagar (74,82€) e pelo que o Sr. agente me disse teria de esperar uns mesitos até receber em casa informação relativa a uma possível sanção acessória que me poderá inibir de conduzir ....

    A minha questão é a seguinte o agente disse que a sanção acessória esteva dependente, entre outras coisas, do cadastro do condutor.

    No meu caso esta foi a primeira multa que tive em mais de 20 anos de carta, acham que mesmo assim poderei ficar sem carta?

    ----
    Passar um encarnado não sei se não será classificada como muito grave...

    De quaquer forma, tendo em conta o teu cadastro limpo o mais certo é seres condenado a um mesito de inibição de condução, contudo, com pena suspensa durante 6 meses ou 12 meses. Se, no entretanto, voltares a fazer asneira, vai-se a pena suspensa... e se a nova asneira que fizeres der tab direito a pena acessória, cumpres cumulativamente.

    Já me aconteceu... 2 mesitos se carta... corria o ano de 2002...foi desde meados de Novembro a meados de Janeiro de 2003. Custou... Fiquei tão danado que entretive-me na busca de um novo automvel! Em Fevereiro já andava na nova montada!

    Comentário


      #3
      Sendo uma contra-ordenação muito grave, está sujeita a pena acessória de 2 meses a 2 anos de inibição de condução. Sendo a primeira infracção nos últimos cinco anos, em principio ficará com a pena de dois meses suspensa durante dois anos. Ou seja, se nos próximos 2 anos cometer outra infracção do género ficará não 2, mas pelo menos 4 meses sem carta.

      Comentário


        #4
        Tenho uma dúvida,se passados esses cinco anos,se fica com o cadastro limpo? ou se numa próxima infracção muito grave,depois desse periodo contará como sendo a primeira para efeitos de apreensão de carta?

        Comentário


          #5
          O meu pai passou um stop e ficou sem carta e nunca tve na vida uma contraordenação. Por isso, essa de que geralmente ficas com a pena suspensa é relativa. O que podes fazer é enquanto o processo se desenrola, junto da dgv ou imtt, ou sei lá... o sitio onde levas a carta quano é aprendida, perguntas, pois podes deixar uma caução de 300 ou 400 euros e assim é garantido que a pena será suspensa. É algo neste moldes...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por callinas Ver Post
            O meu pai passou um stop e ficou sem carta e nunca tve na vida uma contraordenação. Por isso, essa de que geralmente ficas com a pena suspensa é relativa. O que podes fazer é enquanto o processo se desenrola, junto da dgv ou imtt, ou sei lá... o sitio onde levas a carta quano é aprendida, perguntas, pois podes deixar uma caução de 300 ou 400 euros e assim é garantido que a pena será suspensa. É algo neste moldes...
            explica la essa melhor.

            Comentário


              #7
              Uma conta-ordenação muito grave, tem o mínimo de 2 meses de carta suspensa. Como é a primeira, reduzem para metade o mínimo da pena, ou seja, ficas 1 mês sem puder conduzir, isto foi me dito por um advogado, não sei se é sempre assim...

              Comentário


                #8
                No caso de vermelho é C.O. muito grave.

                No caso do meu pai, não se sabe bem porque, pois quando fui com o meu pai entregar a carta, perguntei à sr. e ela disse-me que não é normal o meu pai ter ficado sem carta.
                Ainda por cima, ele com mais de 30 anos de carta sem C.O. .

                A senhora disse que entre o pagamento da multa e a decisão do juiz podia-se ter paga uma "caução" que serviria como abonatória, e na altura da decisão a mesma poderia ser quase de certeza "pena suspensa". O valor era de 350 euros, e no caso do mau pai transgredir nesse período, cumpria as penas todas, e perdia o valor pago.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Zero Ver Post
                  Olá, boa noite ...

                  Pois é hoje fui apanhado a passar um sinal vermelho, já tenho a "multinha" para pagar (74,82€) e pelo que o Sr. agente me disse teria de esperar uns mesitos até receber em casa informação relativa a uma possível sanção acessória que me poderá inibir de conduzir ....

                  A minha questão é a seguinte o agente disse que a sanção acessória esteva dependente, entre outras coisas, do cadastro do condutor.

                  No meu caso esta foi a primeira multa que tive em mais de 20 anos de carta, acham que mesmo assim poderei ficar sem carta?

                  ----

                  Código da Estrada

                  TÍTULO VI - Da responsabilidade
                  CAPÍTULO I - Disposições gerais
                  ----------
                  Artigo 140.º - Atenuação especial da sanção acessória



                  Os limites mínimo e máximo da sanção acessória cominada para as contra-ordenações muito graves podem ser reduzidos para metade tendo em conta as circunstâncias da infracção, se o infractor não tiver praticado, nos últimos cinco anos, qualquer contra- ordenação grave ou muito grave ou facto sancionado com proibição ou inibição de conduzir e na condição de se encontrar paga a coima.

                  Pelo exposto terá que cumprir no mínimo 30 dias de inibição.

                  Comentário


                    #10
                    Olá, boas

                    Então pelo que vejo vou ter mesmo de ficar sem conduzir pelo menos um mesito ........ ???????????????????



                    Não vai dar muito jeito, mas enfim, lá me terei de arranjar.

                    Ainda tive esperanças que fosse pena suspensa .......

                    Comentário


                      #11
                      Então eu devo ser um gajo muito sortudo,visto ter sido apanhado em duas infracções muito graves em anos diferentes (sinal vermelho e traço contínuo) ter pago as respectivas coimas,mas sem ter tido inibição de condução.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                        Então eu devo ser um gajo muito sortudo,visto ter sido apanhado em duas infracções muito graves em anos diferentes (sinal vermelho e traço contínuo) ter pago as respectivas coimas,mas sem ter tido inibição de condução.
                        Espero então que me aconteça o mesmo.

                        Comentário


                          #13
                          É contra ordenação muito grave, e como referi no meu tópico, no caso do meu pai, a decisão não foi nada habitual.

                          Porque se tiveres uma CO grave ou muito grave, sem que no últimos "tempos" tenhas tido CO, o mais certo é ficares com pena suspensa.
                          Editado pela última vez por callinas; 20 October 2011, 22:53.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por callinas Ver Post
                            É contra ordenação grave, e como referi no meu tópico, no caso do meu pai, a decisão não foi nada habitual.

                            Porque se tiveres uma CO grave ou muito grave, sem que no últimos "tempos" tenhas tido CO, o mais certo é ficares com pena suspensa.
                            Compraste a carta?
                            No código que me ensinaram, a não paragem perante um sinal luminoso vermelho é um C.O. muito grave!

                            Comentário


                              #15
                              CO muito grave sendo a 1ª nos últimos 5 anos: 1 mês sem carta (redução de 50% da sanção acessória).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nobel Ver Post
                                Compraste a carta?
                                No código que me ensinaram, a não paragem perante um sinal luminoso vermelho é um C.O. muito grave!
                                E ainda ontem dei uma aula sobre isto...

                                Artigo 146.º
                                Contra-ordenações muito graves

                                l) O desrespeito da obrigação de parar imposta por sinal regulamentar dos agentes fiscalizadores ou
                                reguladores do trânsito ou pela luz vermelha de regulação do trânsito;

                                n) O desrespeito pelo sinal de paragem obrigatória nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas;



                                ...acho que vou começar a dar aulas aqui pelo forum tb...agora é arranjar uma tabela de preços e começar a marcar aulas...

                                Comentário


                                  #17
                                  Noutro dia tive uma situação caricata num semáforo: estava já a 50m de o passar quando o verde desaparece e em vez de acender o amarelo não acendeu nenhum...pensei que o semáforo tinha avariado e prossegui...quando estava a 10m de o passar aparece de repente o vermelho e já não pude travar em segurança. Estranho não?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ou é estranho ou é lâmpada fundida...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pois, é o mais provável. Um gajo tem de ir a contar com essas merd*s todas, lâmpadas fundidas, má visibilidade, sinais estúpidos ou completamente marados, sinais mal colocados...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por BossCountry Ver Post
                                        Noutro dia tive uma situação caricata num semáforo: estava já a 50m de o passar quando o verde desaparece e em vez de acender o amarelo não acendeu nenhum...pensei que o semáforo tinha avariado e prossegui...quando estava a 10m de o passar aparece de repente o vermelho e já não pude travar em segurança. Estranho não?
                                        Assim como assim, deverias ter parado. Nem que retomasses novamente a marcha logo a seguir.

                                        Aconteceu identico a expecçao que passou de verde para nada. Nao ligou nenhuma luz, parei, esperei 2 minutos como nao ligou mais nada arranquei ate porque era um sinal de controlo de velocidade que a maioria das vezes nem deixam o condutor parar ja que nao ficam muito tempo fechados. Tambem foi compreensivel aquilo ter avariado, o controlo de velocidade era de 50 e aquilo no dia anterior ficou vermelho quando ia a 30km/h, e com a quantidade de carros que passavam naquela estrada (EN 125 4km antes do Zoomarine) o semaforo estava sempre a fechar e abrir.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nobel Ver Post
                                          Compraste a carta?
                                          No código que me ensinaram, a não paragem perante um sinal luminoso vermelho é um C.O. muito grave!
                                          Enganei-me, se tivesses lido o que foi dito anteriormente, bem como os meus tópicos, o oitavo a contar de cima, tinhas-te apercebido que me enganei. Pois lá disse de forma simples e directa que era CO muito grave, Quanto ao resto não vou comentar.
                                          Editado pela última vez por callinas; 20 October 2011, 22:55.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho uma graça a este país...

                                            Ora, passar um sinal vermelho = 74,82€... Uma coisa bastante grave que pode causar um acidente grave, é "apenas" esse valor. Mas se uma pessoa passar pela faixa de BUS, é 120€, e se tiver umas películas no carro e não pagar a estupidez que é a homologação das mesmas, são 250€ de multa...

                                            Um país cheio de estupidez.

                                            Comentário


                                              #23
                                              É assim, contra ordenações graves e muito graves podem ser mais baratas que as ligeiras, uma vez que as CO graves e mt têm pena acessória.... faz sentido e não faz

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                                                Acho uma graça a este país...

                                                Ora, passar um sinal vermelho = 74,82€... Uma coisa bastante grave que pode causar um acidente grave, é "apenas" esse valor. Mas se uma pessoa passar pela faixa de BUS, é 120€, e se tiver umas películas no carro e não pagar a estupidez que é a homologação das mesmas, são 250€ de multa...

                                                Um país cheio de estupidez.
                                                A estupidez deve-se ao facto de o Governo em funções na altura em que foi publicado o Decreto-Regulamentar 22-A/98( Regulamento de Sinalização de Trânsito), as coimas nele previstas ainda eram do tempo do escudo mas, nunca foram actualizados os valores desde essa altura( 1998) . Quando entrou o euro nem uma actualização para valores mais correctos exemplo coima de 5 contos( 24,94€) arredondar para 25€ ou mesmo para 30€ , o que facilitaria nos pagamentos a pronto das coimas uma vez que os polícias não têm nem são obrigados a ter dinheiro para troco. Por isso , até que um iluminado deste governo abra os olhos os valores vão continuar a ser os de 98 tendo sido apenas agravads algumas contra-ordenações na parte da sanção acessória., como o exemplo dado do sinal vermelho, que passou de grave a muito-grave.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                                                  E ainda ontem dei uma aula sobre isto...

                                                  Artigo 146.º
                                                  Contra-ordenações muito graves

                                                  l) O desrespeito da obrigação de parar imposta por sinal regulamentar dos agentes fiscalizadores ou
                                                  reguladores do trânsito ou pela luz vermelha de regulação do trânsito;

                                                  n) O desrespeito pelo sinal de paragem obrigatória nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas;



                                                  ...acho que vou começar a dar aulas aqui pelo forum tb...agora é arranjar uma tabela de preços e começar a marcar aulas...
                                                  Sendo o Paulo instrutor diga-me, se na sua escola ou em qualquer outra é dado ao candidato a condutor a totalidade dos 189 artigos do C.E.( já nem lhe peço em relação a demais legislação rodoviária). É que se der já é meio caminho andado para uma melhoria na sabedoria dos condutores portugueses, é que infelizmente para a maioria as regras e sinais de trânsito costumam voar da memórias dos condutores após terem sido aprovados em exame.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se ficas ou não sem carta não te sei dizer. Mas quase de certeza, que é só pena suspensa. Agora, quanto a mim, 75€ de multa por passar um vermelho, é que acho muito pouco.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Depende,
                                                      Acho passar um velmelho de controlo de velocidade a alta velocidade deverias ficar sem carta
                                                      Acho passar um velmelho de controlo de velocidade a 50 e pouco não deverias ficar sem carta
                                                      Acho passar um vermelho de controlo de velocidade a menos de 50, porque estas num sitio onde bate os sol, e quando te aproximas todas luzes estão acesas devido ao reflexo do sol, e o caramelo lá atrás a 90km/h accionou o vermelho, não deverias ficar sem carta nem pagar multa
                                                      Acho passar um vermelho de controlo de velocidade a menos de 50, porque estas num sitio onde bate os sol, e quando te aproximas todas luzes estão acesas devido ao reflexo do sol, e o azeiteiro à tua frente acelerou e accionou o vermelho, não deverias ficar sem carta nem pagar multa

                                                      enfim, passar um vermelho de controlo de velocidade, a pouco mais que 50km/h num sitio onde não há cruzamento nem passadeira de peões, não vejo motivo para seres contra ordenado com pena de ficar sem carta.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por callinas Ver Post
                                                        Depende,
                                                        Acho passar um velmelho de controlo de velocidade a alta velocidade deverias ficar sem carta
                                                        Acho passar um velmelho de controlo de velocidade a 50 e pouco não deverias ficar sem carta
                                                        Acho passar um vermelho de controlo de velocidade a menos de 50, porque estas num sitio onde bate os sol, e quando te aproximas todas luzes estão acesas devido ao reflexo do sol, e o caramelo lá atrás a 90km/h accionou o vermelho, não deverias ficar sem carta nem pagar multa
                                                        Acho passar um vermelho de controlo de velocidade a menos de 50, porque estas num sitio onde bate os sol, e quando te aproximas todas luzes estão acesas devido ao reflexo do sol, e o azeiteiro à tua frente acelerou e accionou o vermelho, não deverias ficar sem carta nem pagar multa

                                                        enfim, passar um vermelho de controlo de velocidade, a pouco mais que 50km/h num sitio onde não há cruzamento nem passadeira de peões, não vejo motivo para seres contra ordenado com pena de ficar sem carta.
                                                        E como propões que se tire a velocidade do carro quando vai a passar pelo "velmelho"?


                                                        é com cada teoria...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não percebi ou não me fiz entender. pq tirar a velocidade?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                            E como propões que se tire a velocidade do carro quando vai a passar pelo "velmelho"?


                                                            é com cada teoria...
                                                            Se eu for a 50KM/H e tu a 100KM/H numa zona controlada por radar de 50KM/H e tu acionares o Radar, batendo o sol bate de frente para o sinal e impossibilitar a visualização correcta do mesmo, eu deveria de ficar isento de multa mesmo que passando no vermelho e tu deverias de ficar sem carta, tendo passado no vermelho é claro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X