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EN 109 Estarreja - Percursos que nos obrigam a pagar Auto Estrada

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    EN 109 Estarreja - Percursos que nos obrigam a pagar Auto Estrada

    EN 109 Estarreja - Camionista obrigados a usar Auto Estrada



    Qual será a legalidade constitucional desta medida ?

    Não existe alternativa á EN109 sem ser a AE, já que o percurso alternativo implica enormes desvios de percurso, contudo e desde que a Portagem foi introduzida na A29 o aumento de trafego de ligeiros e pesados pela EN109 passando por dentro da localidade de Estarreja aumentou 300%.
    A A29 foi inclusive pensada e projectada para servir de alternativa á EN109 na zona de Estarreja.

    Agora a CM de Estarreja proíbe a passagem de transito pesado pelo interior da Vila obrigando a pagar portagens na A29.

    Câmara Municipal de Estarreja proíbe a passagem de camiões na EN109 - Local - PUBLICO.PT
    A Câmara de Estarreja, no distrito de Aveiro, decidiu proibir a passagem de camiões na EN109, devido ao aumento de tráfego registado após a introdução de portagens na A29. A sinalização foi colocada ontem, mas os utentes da via terão um período de 15 dias para se habituarem à ideia. A partir daí a GNR irá “começar a multar”, garante a assessora de imprensa da autarquia.


    Editei o titulo do tópico para o tornar mais abrangente
    Editado pela última vez por Cronus; 24 October 2011, 17:21.

    #2
    Não faço a mínima ideia se é possível, os casos que conheço de proibição, nomeadamente onde moro, têm alternativa.

    Comentário


      #3
      A CMEstarreja está no seu direito de defender a saúde e a qualidade de vida dos seus habitantes nem que para isso tenha de proibir a circulação de pesados no interior da cidade.
      Já para não falar do aumento dos custos que está terá com a manutenção e reparação dessas estradas devido ao excesso de tráfego pesado.

      Comentário


        #4
        Com a existencia de portagens as alternativas iram ser utilizadas pois ninguem quer pagar ou tenta pagar o menos possivel por outro lado a autarquia em questão irá ter custos muito mais elevados na manutenção da EN.
        Assim, acho que não existe outra solução que não seja o governo comparticipar nos custos de manutenção das EN que sejam alternativas ás scuts, afinal de contas esses custos existem porque decidiram portajar uma estrada sem custo para o utilizador(SCUT).

        Isto falando no caso das scuts que tem alternativas, pois a A25 que muito em breve ira ter portagens ficou sem alternativa uma vez que a mesma foi construida em grande parte em cima do antigo IP5 não existindo agora alternativa alguma - acto criminoso.

        O primeiro passo já foi dado por parte de uma autarquia, certamente que mais iram seguir o mesmo caminho pois não estam para levar com um aumento brutal nos custos de manutenção, resta saber como iram reagir os utilizadores dessas nacionais que iram ficar sem a poderem utilizar porque a camara municipal não quer...

        Comentário


          #5
          Não sei se é legal ou não... Mas como isso é para fazer os camiões pagarem portagens, acho que é legal, desde que se faça entrar dinheiro nos cofres do estado, pode-se fazer de tudo neste pais.

          Mas uma coisa é certa, moro na zona, e depois de meterem portagens na A25 e na A29, o transito nas localidades, aumentou muito, e o estado das estradas já começa a ficar cada vez mais deplorável.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
            A CMEstarreja está no seu direito de defender a saúde e a qualidade de vida dos seus habitantes nem que para isso tenha de proibir a circulação de pesados no interior da cidade.
            Já para não falar do aumento dos custos que está terá com a manutenção e reparação dessas estradas devido ao excesso de tráfego pesado.

            Tem todo o direito de defender os municipes, não é isso que está em causa.

            A defesa dos mesmos contudo obriga que os camiões ou executem rotas penalizadoras ou que paguem portagem já que a SCUT passou a ser paga.

            Quando era inexistente a A29 passava-se obrigatoriamente por dentro de Estarreja, criaram uma alternativa não paga e a coisa aliviou substâncialmente, agora colocaram portagens e obrigam a entrar na AE para contornar Estarreja, é esta ultima situação que me parece abusiva.
            Não há alternativa.

            Comentário


              #7
              O que se passa em Estarreja está ao mesmo nivel do que se passou entre Torres Vedras e Bombarral e o estado da antiga nacional.

              Enquanto não houve alternativa usaram a AE entre Torres Vedras e Bombarral de forma gratuita.

              Comentário


                #8
                Acho muito bem.

                Ainda ontem fiz a EN 109 desde Ovar até Miramar e aquilo está uma miséria.

                Além das características da estrada já não serem adequadas à passagem de pesados pois em certos sítios é muito estreita, passeios muito perigosos, etc, a estrada está num estado miserável. Os buracos (buracos mesmo) são constantes, as bermas onde existem são valetas e degraus e em dias de chuva como ontem tudo se torna pior.

                Eu próprio quase que dei um banho a um casal de velhotes que seguia no passeio e sem culpa nenhuma, consegui fugir da poça de àgua a tempo (e porque não seguia ninguém em sentido oposto).

                Se continuarem a passar pesados naqueles estradas, em muito pouco tempo vai parecer um caminho de todo-terreno.

                E isto é a verdadeira prova que nunca algumas Nacionais podem ser consideradas alternativas às SCUTS, pelo menos nos pontos próximos dos grandes centros urbanos de maior densidade populacional.

                Por exemplo, a EN 109 tem troços bastante bons e que podem ser alternativa, desde Mira à Figueira da Foz por exemplo, anda-se bem e em estrada minimamente razoável.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                  E isto é a verdadeira prova que nunca algumas Nacionais podem ser consideradas alternativas às SCUTS, pelo menos nos pontos próximos dos grandes centros urbanos de maior densidade populacional.
                  Não havendo alternativa, podem as empresas de camionagem e transportes que são contribuintes e pagam impostos, ser forçadas a usar AE's e pagar portagens ?

                  Isto é importante de defenir, porque hoje são os pesados, amanhã podem abranger os ligeiros, e depois ?

                  É que por exemplo fazer a nacional entre Valadares e Espinho é um perfeito martirio, aliás há zonas onde a nacional deu somente lugar á antiga Scut.

                  Comentário


                    #10
                    Eu só queria que Aveiro fizesse o mesmo entre Esgueira e Cacia.

                    Tudo o que é pesado fora nas ruas urbanas. Se estiverem atentos vejam a quantidade de beirais das casas que estão à face da estrada que os camiões já levaram. E o pior é quem fica sem eles pois vai ter que pagar do seu bolso o arranjo para não ter infiltrações e em menos de 15 dias fica sem ele novamente pois muitos dos camionistas levam os beirais com as galeras e nem dão conta, ou se dão, siga.......

                    A N109 em Cacia já tem as tampas de saneamento quase todas a ceder ou com remendos de alcatrão que são isso mesmo: remendos. Enquanto ninguém ficar pendurado nada se faz........

                    A alternativa a contornar Estarreja mais simples é ir direito a Santo Amaro, indo ter à entrada da A1. Pobre é de quem vive aí que vai começar a sofrer fortemente pois não há passeios, as estradas têm zonas estreitas e não estão preparadas para ter muito tráfego de pesados. Vai ficar toda escaqueirada num instante. Depois nem 109 nem alternativa. É tudo estradas para jipes ou btt.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                      Eu só queria que Aveiro fizesse o mesmo entre Esgueira e Cacia.

                      Tudo o que é pesado fora nas ruas urbanas. Se estiverem atentos vejam a quantidade de beirais das casas que estão à face da estrada que os camiões já levaram. E o pior é quem fica sem eles pois vai ter que pagar do seu bolso o arranjo para não ter infiltrações e em menos de 15 dias fica sem ele novamente pois muitos dos camionistas levam os beirais com as galeras e nem dão conta, ou se dão, siga.......

                      A N109 em Cacia já tem as tampas de saneamento quase todas a ceder ou com remendos de alcatrão que são isso mesmo: remendos. Enquanto ninguém ficar pendurado nada se faz........

                      A alternativa a contornar Estarreja mais simples é ir direito a Santo Amaro, indo ter à entrada da A1. Pobre é de quem vive aí que vai começar a sofrer fortemente pois não há passeios, as estradas têm zonas estreitas e não estão preparadas para ter muito tráfego de pesados. Vai ficar toda escaqueirada num instante. Depois nem 109 nem alternativa. É tudo estradas para jipes ou btt.
                      Vais empurrar o problema de um lado para outro.
                      Não esquecer que a ZI de Estarreja tem industria particularmente quimica, isso implica muito transito de pesados.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Cronus Ver Post
                        Não havendo alternativa, podem as empresas de camionagem e transportes que são contribuintes e pagam impostos, ser forçadas a usar AE's e pagar portagens ?

                        Isto é importante de defenir, porque hoje são os pesados, amanhã podem abranger os ligeiros, e depois ?

                        É que por exemplo fazer a nacional entre Valadares e Espinho é um perfeito martirio, aliás há zonas onde a nacional deu somente lugar á antiga Scut.
                        De notar que nem todas as estradas com portagem têm alternativa gratuita neste país...

                        Assim de repente lembro-me da ponte 25 de abril.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por WM Ver Post
                          De notar que nem todas as estradas com portagem têm alternativa gratuita neste país...

                          Assim de repente lembro-me da ponte 25 de abril.
                          As travessias do Tejo sempre foram cobradas, fosse por cacilheiro, fosse na Ponte 25 de Abril, fosse na Ponte Marechal Carmona, e posteriormennte na Vasco da Gama, ou seja nunca houve alternativa gratuita.

                          Agora ter alternativas gratuitas como o foram a A29 como SCUT, ou caso a mesma fosse cobrada como passou a ser desde o ano passado, ter alternativa da EN109 vedar a alternativa gratuita e impelir ao pagamento da AE é que me parece abusivo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Cronus Ver Post
                            As travessias do Tejo sempre foram cobradas, fosse por cacilheiro, fosse na Ponte 25 de Abril, fosse na Ponte Marechal Carmona, e posteriormennte na Vasco da Gama, ou seja nunca houve alternativa gratuita.

                            Agora ter alternativas gratuitas como o foram a A29 como SCUT, ou caso a mesma fosse cobrada como passou a ser desde o ano passado, ter alternativa da EN109 vedar a alternativa gratuita e impelir ao pagamento da AE é que me parece abusivo.
                            Sinceramente não vejo a diferença.

                            Ambas são situações que és forçado a ir por uma estrada paga para ires para o teu destino sem alternativa gratuita....

                            Comentário


                              #15
                              Os camiões rebentam com as estradas todas, já para não falar nos danos estruturais provocados nas habitações e a poluição.

                              Portanto, ainda que a medida fosse ilegal, tem um fundamento legítimo. Os camiões devem circular em estradas adequadas (auto estradas) e só circular dentro das cidades em percursos estritamente necessários.

                              E não há nada de ilegal, eles podem optar pelo outro caminho sem ser a auto estrada, vão é mais a volta. Há alternativa, se compensa ou não, isso é outra conversa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                Sinceramente não vejo a diferença.

                                Ambas são situações que és forçado a ir por uma estrada paga para ires para o teu destino sem alternativa gratuita....
                                Nos casos de Lisboa sempre foram pagos, no caso de Estarreja sempre foram gratuitas e passaram posteriormente uma a ser paga e a outra proibida.

                                è como organizares a tua vida tendo como factor o que não gastas em portagens diáriamente, e assim podes escolher onde podes viver e trabalhar ou mesmo colocar os miudos na escola sem teres encargos , de hoje para amanhã colocam-te portagens a que não podes fugir ou para fugir os encargos acabam por ser os mesmos, o que fazes ?

                                Pergunta o transtorno que isso implica a quem usava as SCUT entre Vila Conde e o Porto, l
                                a ainda há alternativa fará se não houvesse

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post

                                  Portanto, ainda que a medida fosse ilegal, tem um fundamento legítimo. Os camiões devem circular em estradas adequadas (auto estradas) e só circular dentro das cidades em percursos estritamente necessários.

                                  Como ???

                                  Comentário


                                    #18
                                    E o caso de Miramar, onde a A29 foi substituir o IC1, que por sua vez foi construído sobre a N109 e lá colocaram um pórtico!

                                    Onde está a alternativa para chegar ao Porto?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu pergunto somente quantos de vós aceitariam de bom grado, serem desviados para a AE entre Alverca e Lisboa se a mesma fôr paga e não vos deixarem usar a Nacional ou ainda se por exemplo o IC2 passar a ser pago.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ed Ver Post
                                        E o caso de Miramar, onde a A29 foi substituir o IC1, que por sua vez foi construído sobre a N109 e lá colocaram um pórtico!

                                        Onde está a alternativa para chegar ao Porto?
                                        Exacto é isso que tento transmitir no post que colquei acima e mencionei Valadares, e que prejudica quem se vê obrigado a usar obrigatóriamente a A 29 e não tem alternativa

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Cronus Ver Post
                                          Como ???
                                          Qual está mais preparada para o trânsito de camiões, uma estrada nacional, uma estrada em paralelo dentro de uma cidade ou uma auto estrada?
                                          Tanto a nível de espaço como a nível de piso (um camião a circular a maior velocidade não causa tantos danos no piso), é sem dúvida mais adequada a auto estrada.

                                          E foi nesse sentido que disse que existe um fundamento legítimo para tentar desviar o trânsito de camiões para essas estradas. Agora claro que do ponto de vista moral podemos criticar, mas do ponto do vista legal, é igualmente legitimo, porque existe alternativa, apenas não compensa seguir por ela.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                            Qual está mais preparada para o trânsito de camiões, uma estrada nacional, uma estrada em paralelo dentro de uma cidade ou uma auto estrada?
                                            Tanto a nível de espaço como a nível de piso (um camião a circular a maior velocidade não causa tantos danos no piso), é sem dúvida mais adequada a auto estrada.

                                            E foi nesse sentido que disse que existe um fundamento legítimo para tentar desviar o trânsito de camiões para essas estradas. Agora claro que do ponto de vista moral podemos criticar, mas do ponto do vista legal, é igualmente legitimo, porque existe alternativa, apenas não compensa seguir por ela.

                                            Eu sei que vou comparar Portugal com outro pais da Europa o que é um erro em termos de evolução e visão, mas por exemplo em França é comum o transito de pesados usar as AE somente para contornar as cidades, ora sucede que as alternativas servem tanto pesados como ligeiros, e não são pagas em particular quando existe obrigatoriedade de contornar a cidade porque o transito de pesados está vedado no interior da cidade.
                                            Toma o exemplo de Poitiers a A10 e a N10
                                            A A10 liga Bordeuax a Paris o troço entre Bordeaux e o sul de Blois pode ser feito pela N10 contudo em Poitiers não podes cruzar a cidade com um pesado, ou entras na A10 ou escolhes outra estrada, a AE para os pesados contornarem a cidade não é paga.
                                            Mas há mais exemplos que me lembre, Toulouse, Montepellier, Perpignan, Nimes. Isto sem falar das celebres rocade que fazem o transito contornar as grande cidades ligando as nacionais sem terem de usar as AE's.

                                            Cá com as parcerias e concessões temos de pagar sem haver alternativa, é isso que está mal.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por mim tudo bem, mas estendia isso a tudo o que n fosse classe 1, e a todos os jipes, monovolumes, furgões e veículos de duas rodas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                É uma situação perfeitamente legitima. Há de certeza alternativa não paga. Implica mais quilómetros? não compensa? azar. Vão pela autoestrada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                  É uma situação perfeitamente legitima. Há de certeza alternativa não paga. Implica mais quilómetros? não compensa? azar. Vão pela autoestrada.
                                                  A julgar pela sua localização, presumo que o IC19 com portagens não deverá ser incomodo, em particular se o impedirem de usar as alternativas da nacional, já que passam por Mem Martins, Rio de Mouro, Cacém, Massamá, Queluz, Benfica.

                                                  E curiosamente há pouco tempo falaram na comunicação social em colocar portagens no IC19, será que andam por ai ideias peregrinas ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já agora deixo a pergunta a uma situação que ainda ninguém mencionou e que vem na noticia.

                                                    Porquê o regime de excepção para os camiões das empresas com sede no concelho ?

                                                    São ou não são os pesados que afectam? Se são os pesados, porquê regime de excepção para as firmas do concelho?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                                                      Eu só queria que Aveiro fizesse o mesmo entre Esgueira e Cacia.
                                                      Era muito simples, é só a questão do Pórtico do Estadio.

                                                      É uma pena mesmo, sendo esta uma zona onde uma pessoa PODE sair de casa as 23h pa ir fzer um jogging, silencio, bom para arejar, e agora até nas ruelas há camiões, de noite, a CONTORNAR a N109.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Cronus Ver Post
                                                        A julgar pela sua localização, presumo que o IC19 com portagens não deverá ser incomodo, em particular se o impedirem de usar as alternativas da nacional, já que passam por Mem Martins, Rio de Mouro, Cacém, Massamá, Queluz, Benfica.

                                                        E curiosamente há pouco tempo falaram na comunicação social em colocar portagens no IC19, será que andam por ai ideias peregrinas ?
                                                        Se houver portagens azar. Só são mais umas. Lisboa já está bem servida de portagens. Elas são as pontes, a A5, a A16, a CREL e nenhuma delas com alternativas crediveis. Há é pessoas muito mal habituadas. Se por aqui para se sair de casa, e se não se quiser utilizar alternativas, se tem de pagar, porque raio no resto do país não se paga?

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                          É uma situação perfeitamente legitima. Há de certeza alternativa não paga. Implica mais quilómetros? não compensa? azar. Vão pela autoestrada.
                                                          O problema é que as alternativas são estradas muito estreitas, com muitos carros estacionados na estrada(a tipica estrada que se tem que andar a zig zaguear entre carros de um lado e outro) e com muitas curvas cegas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Cronus Ver Post
                                                            Já agora deixo a pergunta a uma situação que ainda ninguém mencionou e que vem na noticia.
                                                            Porquê o regime de excepção para os camiões das empresas com sede no concelho ?
                                                            A TJA é uma empresa que está situada logo no inicio da cidade, emprega gente da zona e dá dinheiro directamente à câmara. Deve ser como a que está em Cacia(costumam fazer o transporte de peças para geradores aeólicos), também deveria ter livre transito na N109, se fosse impedido aos pesados.

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