Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Em Marrocos... de Panda 4x4!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Em Marrocos... de Panda 4x4!

    Já há muito tempo que andava com imensa vontade de alargar horizontes até Marrocos.

    Andei à procura de um carro que me permitisse ir a Marrocos e dar as minhas voltinhas em TT sem grandes problemas e com um baixo investimento, como não encontrei nada que fosse uma boa alternativa essa vontade foi adiada.

    Entretanto numa das minhas "viagens" pela net, encontrei o site de um tal Maroc Challenge (Maroc Challenge).

    Investiguei o percurso, fiz contas e mais contas e desafiei o meu irmão a alinhar numa ida a Marrocos.

    O sim foi quase imediato.. mas faltava o carro!

    Que carro é que poderiamos levar para Marrocos que se enquadra-se no espírito da "prova", que fosse fiável, fácil e barato de manter?

    A resposta estava mais perto do que poderiamos pensar.. na verdade.. estava na garagem!

    A Viatura..

    Um Fiat Panda 4x4 de 1992. O carro foi comprado novo cá para casa e desde cedo começou a fazer voltinhas em TT, lembrando sempre das suas limitações. F. Há pouco tempo sofreu uma intervenção de fundo, sendo totalmente revisto.. pelo que a mecânica está a 101% (espero eu.. ).


    Estava, então escolhido o carro.


    Umas fotos:









    O que é o Maroc Challenge?



    Finalmente podes participar num raid genuíno de baixo custo com veículos clássicos. Não é preciso uma grande equipa, nem um carro potente, basta que tenhas vontade de participar numa grande aventura por Marrocos, com um veiculo antigo.
    No Marroc Challenge podes percorrer 2.000 Kms por desertos e montanhas do reino Alauita, sem estar dependente do cronómetro, porque não se trata de uma corrida de velocidade. Tu marcas o teu próprio limite. Podes definir o teu nível de orçamento e de aventura.

    O grande objectivo do Marroc Challenger é desfrutar da aventura e chegar à praia de Essaouira.
    Editado pela última vez por bizarro; 01 November 2011, 22:27.

    #2
    O Percurso..




    SÁBADO, 3 de Dezembro
    Chegada a Tarifa e verificações técnicas

    DOMINGO, 4 de Dezembro (Ferry Tarifa - Tanger)
    Enlace: Tanger - Fés (370km)

    SEGUNDA-FEIRA, 5 de Dezembro
    1ª Etapa: Fés - Missour (232km)

    TERÇA-FEIRA, 6 de Dezembro
    2ª Etapa: Missour - Erfoud (251km)

    QUARTA-FEIRA, 7 de Dezembro (tarde livre)
    3ª Etapa: Erfoud - Merzouga (140km)

    QUINTA-FEIRA, 8 de Dezembro
    4ª Etapa: Merzouga - Ouarzazate (386km)

    SEXTA-FEIRA, 9 de Dezembro (final del Raid)
    5ª Etapa: Ouarzazate - Essaouira (414km)

    No total serão cerca de 4000 km no belo do Panda!

    Solidariedade


    A “Association des Générations Solidaires” é uma Associação Marroquina sem fins lucrativos para a promoção e desenvolvimento de iniciativas sociais, culturais e económicas que tem por objectivo a melhoria da qualidade de vida das zonas rurais de Marrocos.
    O Raid MAroc Challenge colabora com esta associação na recolha de material e fundos para os projectos de ajuda aos povos isolados e escolhas rurais da zona de Erfoud, uma das sonas menos evoluídas de Marrocos.
    Este trabalho só é possível graças aos patrocinadores que financiam e disponibilizam material, e aos participantes do Raid, responsáveis por fazer chegar esse apoio aos seus destinatários. Estas entregas são registadas (fotos/vídeo) desde o início ao fim do processo de forma a garantir com total transparência que cada donativo chega directa e eficazmente aos que mais necessitam.






    Assim, nasceu a equipa emPANDArados. O objectivo é mesmo chegar a Essaouira e voltar a Portugal sem problemas nenhuns e com o menor custo associado. Iremos manter a filosofia low-cost do Raid e optar por acampar em todos as etapas.

    Não esquecendo o objectivo solidário do raid iremos transportar algum material para ser doado nas zonas mais rurais de Erfoud.

    Nesta fase estamos a ultimar os preparativos do carro e logística para nada falhar quando no dia 2 de Dezembro partimos em direcção a Tarifa.


    Quem tiver interesse pode seguir a aventura em: Maroc Challenge 2011 - emPANDArados - Mural | Facebook

    À medida que a nossa preparação for avançando, vão avançando aqui as novidades!

    Comentário


      #3
      grande campeão!!! fiz parecido há 1 ano atrás com o meu 500, fomos do Cartaxo até Dakhla, perto da Mauritânia. Se precisares informações diz,, gostava muito de repetir esta aventura.
      Tens todo o meu apoio nisto! Um abraço








      Comentário


        #4
        malucos! eu desempregado podia fazer isso, não fosse ter que por umas jantes de 15' no meu leon, de modo a "esconder" o perfil 45. e já andou na lama, o safado do carro, ficando um jipe lá preso e eu a sair dali de fininho, depois de uma noite na ladeira a apanhar chuva quase torrencial. belos tempos de rali lisboa-dakar!

        vou acompanhar com todo o gosto.

        Comentário


          #5
          Excelente bizarro!

          Desejo-vos muita sorte e que tudo corra pelo melhor!

          Tenho de reconhecer que fico com dor de coto por ver uma aventura destas com 2 ingredientes que aprecio bastante: Marrocos e Panda oldschool.

          Divirtam-se!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
            malucos! eu desempregado podia fazer isso, não fosse ter que por umas jantes de 15' no meu leon, de modo a "esconder" o perfil 45. e já andou na lama, o safado do carro, ficando um jipe lá preso e eu a sair dali de fininho, depois de uma noite na ladeira a apanhar chuva quase torrencial. belos tempos de rali lisboa-dakar!

            vou acompanhar com todo o gosto.

            tive que por umas 14" no meu ;)

            Comentário


              #7
              [QUOTE=pe500a;1066234287]grande campeão!!! fiz parecido há 1 ano atrás com o meu 500, fomos do Cartaxo até Dakhla, perto da Mauritânia. Se precisares informações diz,, gostava muito de repetir esta aventura.
              Tens todo o meu apoio nisto! Um abraço


              Não tiro de forma alguma o mérito... mas confessa, tiveram que desviar algumas pedras!

              Comentário


                #8
                Muitos parabéns pela iniciativa.

                Estas aventuras ainda dão mais gozo, quando são feitas neste espírito de low cost.

                Vou estar atento ao tópico.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pe500a Ver Post
                  grande campeão!!! fiz parecido há 1 ano atrás com o meu 500, fomos do Cartaxo até Dakhla, perto da Mauritânia. Se precisares informações diz,, gostava muito de repetir esta aventura.
                  Tens todo o meu apoio nisto! Um abraço

                  Espectáculo! O 500 portou-se bem?

                  Foste no Portugal Dakar Challenge, correcto?

                  Ainda considerei inscrever-me nesse, mas o percurso é mais longo e como um espírito diferente deste. No Marco Challenge vão desde Pandas, a 4L´s, 2 Cv´s....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                    Excelente bizarro!

                    Desejo-vos muita sorte e que tudo corra pelo melhor!

                    Tenho de reconhecer que fico com dor de coto por ver uma aventura destas com 2 ingredientes que aprecio bastante: Marrocos e Panda oldschool.

                    Divirtam-se!
                    De homem era ir de Vespa, não era?

                    Comentário


                      #11
                      fantastico... que show!

                      fiquei espantado com o 500... que cenario!

                      PS: conheces o ALex, da fingerprint? reparei que tens pub no carro... excelente profissional :D

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pe500a Ver Post
                        tive que por umas 14" no meu ;)
                        Eu vou de 13"!

                        Comentário


                          #13
                          Se a inveja matasse eu já estava aqui esticadinho

                          Comentário


                            #14
                            Espetacular, espero que tudo corra pelo melhor

                            Comentário


                              #15
                              Também estou para alargar os horizontes para Marrocos.. mas vou de Renault 19

                              Vai mandando fotos

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                De homem era ir de Vespa, não era?

                                Já foi a Marrocos, se não me engano.....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                  Eu vou de 13"!
                                  Miguel? Já sabes que o que precisares cá de casa, estás à vontade!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Excelente partilha, obrigado.
                                    Tb eu ja fui de Golf bem longe em terras africanas, mas n foi offroad.
                                    Saudades...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                      De homem era ir de Vespa, não era?
                                      Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                      Já foi a Marrocos, se não me engano.....
                                      Correcto Tiago.

                                      Fiquei com uma admiração enorme pelo país.
                                      Ando "mortinho" por lá voltar.

                                      bizarro, conta-nos mais sobre os preparativos!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os preparativos cá continuam!

                                        Neste momento temos toda a documentação já tratada, incluíndo passaportes, seguros, autorizações... agora só dependemos de nós!

                                        A próxima fase vai ser arranjar pneus para levar. O Panda actualmente tem montados 4 pneus com piso MS, mas já estão carecas e um pouco velhos, pelo que precisam de substituição. Como a viagem ainda vai ser grande, antecipou-se este troca.

                                        O modelo de pneu ainda está em análise.

                                        Queriamos montar pneus Seiça SX200/S2i. Eram o conjunto que estava anteriormente montado e agradaram bastante.



                                        Infelizmente a seiça não tem previsão para o seu fabrico, e o mesmo modelo da Fedima custa o dobro (20€ os seiça.. 40€ os fedima), o que para pneus recauchutados na medida 155/80 r13 acho demasiado.

                                        Tentaram-se, também, procurar pneus com piso de competição e muito bons para estradões rápidos, mas o seu preço (50-60€/cada) é demasiado para o que se quer gastar.



                                        Ou seja, ainda estamos à procura de pneus!

                                        Na próxima semana irão ser mudados os discos e respectivas pastilhas, já que os anteriores já tinham algum empeno.
                                        Editado pela última vez por bizarro; 09 November 2011, 11:19.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por andreporelo Ver Post
                                          Miguel? Já sabes que o que precisares cá de casa, estás à vontade!
                                          O irmão!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boa sorte adorava ir também!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Que grande aventura, a ideal para se testar o panda 4x4! Boa sorte e queremos esta aventura muito bem relatadinha!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Este é o nosso objectivo:

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  [QUOTE=setyoureyestozion;1066234717]
                                                  Originalmente Colocado por pe500a Ver Post
                                                  grande campeão!!! fiz parecido há 1 ano atrás com o meu 500, fomos do Cartaxo até Dakhla, perto da Mauritânia. Se precisares informações diz,, gostava muito de repetir esta aventura.
                                                  Tens todo o meu apoio nisto! Um abraço


                                                  Não tiro de forma alguma o mérito... mas confessa, tiveram que desviar algumas pedras!
                                                  Claro que sim, houve trilhos em que o "co-piloto" tinha de ir a pé à frente do carro a desviar pedra. Percursos que os jipes faziam em 5h nós faziamos em 10h

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                                    Espectáculo! O 500 portou-se bem?

                                                    Foste no Portugal Dakar Challenge, correcto?

                                                    Ainda considerei inscrever-me nesse, mas o percurso é mais longo e como um espírito diferente deste. No Marco Challenge vão desde Pandas, a 4L´s, 2 Cv´s....


                                                    portou-se mt bem, mas tem de reinar o bom senso, senão ao final de meia hora o carro está todo partido. Mas de Panda nao terás esses problemas, isso porta-se melhor que alguns jipes em determinadas situações! vai correr tudo bem

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Dan Ver Post
                                                      fantastico... que show!

                                                      fiquei espantado com o 500... que cenario!

                                                      PS: conheces o ALex, da fingerprint? reparei que tens pub no carro... excelente profissional :D
                                                      hehe conheço sim, ja tem feito alguns trabalhos e ajudou.me imenso (patrocinio) nesta corrida!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                                        Este é o nosso objectivo:

                                                        aposto que tambem vai aquela Renault 4L laranja-vermelha conhecidissima dos encontros!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Que inveja! eheh
                                                          Espero um dia poder fazer o mesmo!
                                                          Sem dúvida que o Panda, dado o seu tamanho e leveza, safa-se muito bem (respeitando a sua altura ao solo, claro)!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            É a loucura!!! Marrocos é muito especial... então vista de um Panda 4x4 melhor se há-de tornar!!!

                                                            Coragem e boa sorte na viagem...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X