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[Acidente] Ajuda

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    [Acidente] Ajuda

    Antes demais peço desculpa se não estou a colocar este tópico no local correcto...

    http://img832.imageshack.us/img832/9710/semttuloqp.jpg

    Veículo A, circulando na faixa contrária, embate no veículo B que fazia inversão de marcha em estrada de dois sentidos separada por linha descontinua.

    Preenchida participação amigável, com o Veículo A a escrever nos comentários que o veículo B efectuou "inversão de marcha repentina se reparar no veículo A".

    Veículo B sinalizou manobra de inversão de marcha com pisca à esquerda e tem uma testemunha arrolada na participação que provavelmente diz o que for preciso para que este tenha razão.


    Quem se lixe no meio disto tudo?

    #2
    Fazer inversão de marcha num cruzamento???? O veiculo B fez uma manobra perigosissima...

    Comentário


      #3
      Olha que ultrapassar num cruzamento também não lembra a ninguém...

      Comentário


        #4
        se fores o A, dorme descansado

        Comentário


          #5
          Sou o B.

          A cena é que quando iniciei a manobra o veículo A ainda estava bastante distante, só que feito urso não inclui isso na declaração... Será que a testemunha confirmar isso tem alguma influência ou visto eu não ter mencionado não fará grande diferença?

          Comentário


            #6
            nao é a resposta que queres ouvir/ler mas isso é um caso de 50/50, pois marcha atras ali nunca e ultrapassar e algo que se fizeres assumes a responsabilidade do que acontecer logo ambos fizeram mal

            Comentário


              #7
              Cá pra mim, isso vai acabar num 50-50

              Comentário


                #8
                Sim, provavelmente vai mesmo ser 50-50.

                Comentário


                  #9
                  Culpa do veículo B!

                  Já agora, se "quando iniciei a manobra o veículo A ainda estava bastante distante", porque raio a iniciaste?

                  Estava tão distante que te bateu...

                  Condução defensiva, procura-se.
                  Editado pela última vez por Vanquish; 22 November 2011, 23:09. Razão: Questão de Português.

                  Comentário


                    #10
                    Se és o veiculo B, então olha, prepara-te mentalmente.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                      Culpa do veículo B!

                      Já agora, se "quando iniciei a manobra o veículo A ainda estava bastante distante", porque raio a iniciaste?

                      Estava tão distante que te bateu...

                      Condução defensiva, procura-se.
                      Melhor dito é difícil!

                      Comentário


                        #12
                        Vai acabar num 50-50 porque vão alegar que numa manobra de inversão de marcha, o condutor deve prestar atenção à manobra do início ao fim e parar se necessário.

                        Mas a ultrapassagem que fizeste não se faz

                        Comentário


                          #13
                          Existem outros elementos relevantes que ajudariam a entender o sinistro, numa primeira fase apontaria para o B, como diz o Vanquish, tem toda a perspectiva do local, tráfego e outras viaturas.

                          Diria que uma divisão de responsabilidade será provável, pagando cada companhia 50% dos danos.

                          Comentário


                            #14
                            Apesar de faltar aqui muita informação sobre como se passou na realidade o acidente ou seja , o que cada um efectivamente fez e como fez atentendo às caracteristicas do local , trafego , outra sinalização eventualmente existente, etc, também sou da opinião do 50/50.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                              Apesar de faltar aqui muita informação sobre como se passou na realidade o acidente ou seja , o que cada um efectivamente fez e como fez atentendo às caracteristicas do local , trafego , outra sinalização eventualmente existente, etc, também sou da opinião do 50/50.
                              Sinceramente, do ponto de vista legal, não sei onde mora a culpa. Mas, uma coisa percebo. O user que criou o tópico disse que ia longe quando iniciou a manobra de ultrapassagem e, de repente, o outro fez a inversão de marcha. Para mim, é mais um daqueles casos em que o pessoal não pensa! É andar para a frente e que se lixe!
                              Eu, se vejo um carro parado ou a parar, ainda para mais, perto de um cruzamento, a minha reacção é abrandar e, se necessário, parar, até ter a certeza do que motivou a paragem desse veículo. Ele parou para uma inversão de marcha, poderia ter parado para deixar um peão passar, etc. E, se o user tivesse parado atrás dele ou, pelo menos, reduzido muito a sua velocidade, agora não estavamos nisto.

                              Atenção, que isto é escrito apenas com base no que o user disse.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                Existem outros elementos relevantes que ajudariam a entender o sinistro, numa primeira fase apontaria para o B, como diz o Vanquish, tem toda a perspectiva do local, tráfego e outras viaturas.

                                Diria que uma divisão de responsabilidade será provável, pagando cada companhia 50% dos danos.
                                Efectivamente faltam muitos pormenores para se analisar correctamente a situação mas, sendo IDS, a TPR dá 100% ao autor da inversão de marcha. A menos que tenha havido alguma alteração.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                  Sinceramente, do ponto de vista legal, não sei onde mora a culpa. Mas, uma coisa percebo. O user que criou o tópico disse que ia longe quando iniciou a manobra de ultrapassagem e, de repente, o outro fez a inversão de marcha. Para mim, é mais um daqueles casos em que o pessoal não pensa! É andar para a frente e que se lixe!
                                  Eu, se vejo um carro parado ou a parar, ainda para mais, perto de um cruzamento, a minha reacção é abrandar e, se necessário, parar, até ter a certeza do que motivou a paragem desse veículo. Ele parou para uma inversão de marcha, poderia ter parado para deixar um peão passar, etc. E, se o user tivesse parado atrás dele ou, pelo menos, reduzido muito a sua velocidade, agora não estavamos nisto.

                                  Atenção, que isto é escrito apenas com base no que o user disse.
                                  Ler o tópico é que é.
                                  O OP é o veículo B, ou seja, o que efectuou a inversão de marcha.

                                  Comentário


                                    #18
                                    pois... o autor do topico ate terá bastante "sorte" se acabar num 50-50...

                                    num entroncamento ou cruzamento, com ou sem transito, fazer uma inversao de marcha dessa forma (sem haver sinalizaçao/local proprio) é perigossimo... porque nao o fizeste mais atras ou mais à frente?

                                    PS: nas interseçoes de via (cruzamentos ou entroncamentos) custuma haver traço continuo...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                      Ler o tópico é que é.
                                      O OP é o veículo B, ou seja, o que efectuou a inversão de marcha.
                                      Ok, troquei as letras. Peço desculpa. Anyway, mantenho o que disse relativamente ao tipo que ultrapassou, que afinal não é o autor do tópico.

                                      Comentário


                                        #20
                                        o cruzamento está devidamente sinalizado? o mais certo é não estar e o B não tem de o adivinhar

                                        para mim a culpa é do A

                                        Trek

                                        Comentário


                                          #21
                                          culpa do que estava a fazer inversao de marcha obviamente e como alguem disse se estava distante porque iniciaste a manobra....

                                          ultrapassar perto de um cruzamento e? supostamente deveria ai existir um traço continuo para que ninguem fizesse esse tipo de manobra realmente é perigoso mas se esta descontinuo quem ultrapassa nao tem culpa do desenho que esta na estrada o permitir...se calhar esse cruzamento foi feito depois da estrada e ninguem se lembrou de la ir corrigir a sinalizaçao...é o normal....portugal...


                                          cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                            Efectivamente faltam muitos pormenores para se analisar correctamente a situação mas, sendo IDS, a TPR dá 100% ao autor da inversão de marcha. A menos que tenha havido alguma alteração.
                                            TPR o que é isso? Como sabes qualquer um dos intervenientes pode contestar essa decisão

                                            Por acaso até tinha ficado convencido que o B era quem ultrapassava... desculpem!

                                            Se olharem para as regras do CE verão que a inversão de marcha é proibida nos cruzamentos/entroncamentos de visibilidade reduzida. Este era? Não sendo a manobra é lega - salvo houvesse motivo que proíba a manobral. Aliás reparem que a viatura ao inverter a marcha, está a fazer uma manobra semelhante a virar de direcção À esquerda, como uma viatura que saísse do entroncamento que está à direita.

                                            A ultrapassagem por seu lado, é proibida em entroncamento/cruzamentos, pelo que, estaria teoricamente proibida naquele local.

                                            Agora qual era a sinalização horizontal e vertical no local? Era clara a presença do entroncamento? A visibilidade era boa? Há testemunhas que atestem as distâncias, sinalização dos condutores e tempos em que as manobras foram realizadas?

                                            Só depois de minimamente responder a estas questões se podia aproximar da atribuição de responsabilidade, na minha opinião, ambas as manobras são perigosas, devem ser devidamente sinalizadas, mas continuo a entender que o A, viatura que ultrapassa, tem uma melhor visão e perspectiva sobre a via e viatura à sua frente e intenção, pelo que, salvo elementos claros em contrário, não se lhe atribua alguma responsabilidade.
                                            Claro que a viatura B ao efectuar a manobra deve assegurar, pelos espelhos, que pode também virar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                              TPR o que é isso? Como sabes qualquer um dos intervenientes pode contestar essa decisão

                                              Por acaso até tinha ficado convencido que o B era quem ultrapassava... desculpem!

                                              Se olharem para as regras do CE verão que a inversão de marcha é proibida nos cruzamentos/entroncamentos de visibilidade reduzida. Este era? Não sendo a manobra é lega - salvo houvesse motivo que proíba a manobral. Aliás reparem que a viatura ao inverter a marcha, está a fazer uma manobra semelhante a virar de direcção À esquerda, como uma viatura que saísse do entroncamento que está à direita.

                                              A ultrapassagem por seu lado, é proibida em entroncamento/cruzamentos, pelo que, estaria teoricamente proibida naquele local.

                                              Agora qual era a sinalização horizontal e vertical no local? Era clara a presença do entroncamento? A visibilidade era boa? Há testemunhas que atestem as distâncias, sinalização dos condutores e tempos em que as manobras foram realizadas?

                                              Só depois de minimamente responder a estas questões se podia aproximar da atribuição de responsabilidade, na minha opinião, ambas as manobras são perigosas, devem ser devidamente sinalizadas, mas continuo a entender que o A, viatura que ultrapassa, tem uma melhor visão e perspectiva sobre a via e viatura à sua frente e intenção, pelo que, salvo elementos claros em contrário, não se lhe atribua alguma responsabilidade.
                                              Claro que a viatura B ao efectuar a manobra deve assegurar, pelos espelhos, que pode também virar.
                                              Concordo contigo, mas não te esqueças que quem corta a linha de trânsito de outrem é o B e não o A.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
                                                o cruzamento está devidamente sinalizado? o mais certo é não estar e o B não tem de o adivinhar

                                                para mim a culpa é do A

                                                Trek
                                                Espera-se de um condutor boa visao, e um cruzamento a sua direita é dificil de nao ver, assim como nao é dificil usar os espelhos para ver se vem alguem.

                                                Ja para nao falar que fazer uma inversao de marcha perde qualquer tipo de prioridade sobre qualquer veiculo. Claro que o outro veiculo armou-se bastante em esperto, se tivesse agido com precausao como diz e bem o LuisMiguel, diminuindo a velocidade ou ate parado para ver o que o outro condutor queria fazer, nao invalidade o veiculo B (OP) que mandou-se literalmente para o meio da estrada.

                                                2 manobras parvas e evitaveis, acredito que seja 50-50.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                  Concordo contigo, mas não te esqueças que quem corta a linha de trânsito de outrem é o B e não o A.
                                                  Bem, cortar a linha de trânsito em sentido contrário, já que pelo desenho é na outra via o sinistro.
                                                  Até podemos acrescentar um artigo que as companhias se esquecem que existe, que estando uma viatura devidamente sinalizada para virar à esquerda, ao eixo da via, a ultrapassagem deve ser pela direita.

                                                  Este caso é muito similar ao "vira para um local privado" = a ser sempre responsável.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                    Bem, cortar a linha de trânsito em sentido contrário, já que pelo desenho é na outra via o sinistro.
                                                    Até podemos acrescentar um artigo que as companhias se esquecem que existe, que estando uma viatura devidamente sinalizada para virar à esquerda, ao eixo da via, a ultrapassagem deve ser pela direita.

                                                    Este caso é muito similar ao "vira para um local privado" = a ser sempre responsável.
                                                    Até porque, sendo num entroncamento, ninguém nos garante que o B não tenha, como é habitual nestas situações, flectido á direita para aproveitar a abertura do entroncamento e depois feito a inversão de marcha.

                                                    A ultrapassagem do A pode ter sido apenas uma manobra de recurso face á manobra inesperada realizada pelo B.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Claro, falamos sobre suposições. O que a maioria das pessoas fará é isso, aproveitar o cruzamento entrando para a direita e depois virando "à primeira".

                                                      O que puseste a bold é daqueles "caso típicos" parvos, que a responsabilidade é sempre do mesmo, independente da prova que se faça. Até chegar a Tribunal...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não me parece assim tão parvo pois um entroncamento/cruzamento pressupões que a qualquer momento alguém mude de direcção, enquanto que um portão de garagem/entrada para uma propriedade não é sequer, muitas vezes, perceptível.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                          Não me parece assim tão parvo pois um entroncamento/cruzamento pressupões que a qualquer momento alguém mude de direcção, enquanto que um portão de garagem/entrada para uma propriedade não é sequer, muitas vezes, perceptível.
                                                          Num cruzamento/entroncamento também não podes ultrapassar, logo por aí, arrumemos essa hipótese. Também como ambos sabemos o que não faltam são entroncamentos sem qualquer sinalização da sua presença, com muros, imóveis a fazer esquinas, etc.
                                                          Quanto ao perceptível, para alguma coisa a sinalização da manobras, mudanças de direcção é obrigatória, se a viatura está a sinalizar, atempadamente, parece-me que quem segue atrás terá que antever a possibilidade da manobra (sem sinalização ou prova da mesma, obviamente tens razão).

                                                          O mal da TPR, que depois influencia muita gente, é ser demasiada cega - e de alguma fora teria que ser para ser "rápida" - na análise dos elementos e do que se prova.

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                                                            #30
                                                            Claro que tudo é muito discutível, mas é na questão da sinalização que muitas vezes reside o grande problema, e nós que andamos na estrada facilmente constatamos isso mesmo.

                                                            Pessoalmente estou convencido que a esmagadora maioria deste tipo de acidente se dá pela ausência de sinalização prévia da manobra ou, como hoje em dia está muito em voga, com a sinalização apenas e só "em cima" da manobra. Claro que, como sabes, depois de acontecer o acidente, todos são uns santos, fizeram pisca 1km antes e até têm 27 testemunhas (que, por coincidência, até são lá da terra) a atestar que o pisca estava ligado.

                                                            Claro que quem vem atrás também se deve precaver dos, cada vez mais, energumenos que populam as nossas estradas, mas há coisas de bradar aos céus...

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