Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Atropelamento de animal por alienação completa da realidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Atropelamento de animal por alienação completa da realidade

    Hoje, IC17, ~9:30.

    Seguia, na zona de Odivelas, atrás de um Audi A3 na faixa da esquerda (transito +- compacto) quando vejo um cachorro (desorientado) a começar a atravessar a estrada vindo da direita.

    Pensei logo, "isto vai correr mal" e comecei a reduzir (com 4 piscas), mas qual não é o meu espanto quando o audi que seguia à minha frente não esboçou qualquer travagem ou qualquer mudança de direcção e passou literalmente por cima do cachorro, não só com 1 roda, mas com as 2 (frente e traseira). Ainda tentei (sem parar) ver se o cachorro tinha salvação, mas estava totalmente esmagado e sem qualquer solução.

    Entretanto segui viagem, liguei para a ascendi para avisar do "objecto", e mais à frente (já a subir para o túnel do grilo) ultrapasso o tal audi. Ao ultrapassar percebi o porquê da falta de reacção. A senhora ia calmamente a escrever um SMS ou a ver qualquer m€rda no seu telemóvel enquanto conduzia.

    Não estou a dizer que o atropelamento fosse evitável, infelizmente nem sempre conseguimos fugir e efectivamente o animal estava completamente desorientado , mas mete-me impressão como é que alguém passa por cima de um animal e continua tranquilamente, como se nada fosse. Caramba, nem sequer um olhar para o espelho retrovisor depois de sentir o carro a passar por cima de qualquer coisa?
    Editado pela última vez por pacxito; 23 November 2011, 10:43.

    #2
    É melhor eu nem responder pois acho que o fórum deve ter censura para certas palvras ;)

    Comentário


      #3
      Tiraste a matrícula do Audi...?

      Comentário


        #4
        ...secalhar a tipa até estava a mandar sms ao marido ou namorado a perguntar "o que fazer..." numa situação daquelas...

        Comentário


          #5
          Infelizmente é um comportamento perfeitamente normal para muitos condutores . No dia em que se obrigar o condutor(a) português a saber realmente conduzir, isto é, noções de responsabilidade social/civil , ser obrigado a saber as leis rodoviárias e a renovar a carta de condução de 5 em 5 anos fazendo novamente testes de código dignos desse nome , uma prova em estrada para determinar realmente as suas habilidades no mais variado trânsito e acima de tudo testes psicotécnicos rigorosos que a serem bem feitos iriam excluir muitos condutores/ignorantes das nossas vias. É claro que, se isto fosse avante a iligalidade ao volante aumentaria mas, se , o ESTADO metesse a mão na consciência e mudasse a legislação de forma a punir exemplarmente os responsáveis talvez estes comportamentos diminuissem. Enfim , futurologias .

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por breakpulse Ver Post
            É melhor eu nem responder pois acho que o fórum deve ter censura para certas palvras ;)
            Tens razão. É melhor nem dizer nada, senão....

            Comentário


              #7
              No coments.....

              Comentário


                #8
                Infelizmente aconteceu-me algo semelhante. Ainda consegui fugir do cão mas os que vinham atrás não...

                Comentário


                  #9
                  E se fosse uma criança?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                    Infelizmente é um comportamento perfeitamente normal para muitos condutores . No dia em que se obrigar o condutor(a) português a saber realmente conduzir, isto é, noções de responsabilidade social/civil , ser obrigado a saber as leis rodoviárias e a renovar a carta de condução de 5 em 5 anos fazendo novamente testes de código dignos desse nome , uma prova em estrada para determinar realmente as suas habilidades no mais variado trânsito e acima de tudo testes psicotécnicos rigorosos que a serem bem feitos iriam excluir muitos condutores/ignorantes das nossas vias. É claro que, se isto fosse avante a iligalidade ao volante aumentaria mas, se , o ESTADO metesse a mão na consciência e mudasse a legislação de forma a punir exemplarmente os responsáveis talvez estes comportamentos diminuissem. Enfim , futurologias .
                    Não querendo fazer de advogado do diabo, numa situação destas levada ao extremo, podiamos entrar em situações em que, pelo facto de haver um animal numa auto-estrada e por uma tentativa de evitar acidentes desses, existisse um acidente em cadeia e desse origem a uma série de perdas de vidas humanas. O problema aqui não é tanto da senhora de atropelar um animal que aparece derrepente. Está na atitude, ou falta dela, de parar na berma e contactar quem de direito. Não poderias levar esta questão dos testes para aptidão para a condução ao extremo, até porque na prática os homens têm mais destreza e passariam nesses exames, mas as estatísticas dizem que os homens são quem têm/provocam mais acidentes rodoviários graves em termos relativos.

                    No fundo, quem constrói estas vias rápidas é que deve ter em atenção à criação de meios, que evitem que os animais se metam nas estradas. Seja através de muros, cabos, ou redes electrificadas (muito baixa tensão, claro).

                    Comentário


                      #11
                      Como bem diz o autor do tópico, mais grave do que ter atropelado o animal, é ir a conduzir completamente desligada do meio que a rodeia.

                      Muitos condutores continuam a não perceber que o acto de guiar não é igual ao acto de beber um copo com água. Se mal usado, um automóvel pode ser uma arma letal.

                      Na minha opinião, devia haver uma entidade que avaliasse, de forma realmente eficaz, se as pessoas sabem, ou não, conduzir. Seria sempre aleatório e só pagaria o exame quem chumbasse. Falo de um exame em que se avaliasse tudo ao mais ínfimo pormenor, desde a atenção, a concentração, a sinalização e o respeito pelas regras de trânsito.

                      Quem não usasse piscas, chumbava; quem circulasse na faixa do meio quando a da direita está livre, chumbava; quem não guardasse a distância de segurança, chumbava; quem não usasse os médios quando está a chover ou anoitecer, chumbava;

                      Infelizmente, não há orçamento para uma medida deste género, mas acho que resolveria alguns problemas.

                      Comentário


                        #12
                        estas tretas revoltam.me... se tu viste o cão e ligaste os piscas e etc, a que ia à tua frente, se nao fosse agarrada ao telemovel, tinha visto o cao tambem nao?

                        enfim, era pregar-lhe duas chapadas na fronha...

                        Comentário


                          #13
                          Se ela fizesse uma manobra arriscada para se desviar do cão e se espetasse ou se espetasse contra outro como era?
                          Se ela fizesse uma manobra arriscada para ir ver se um cão feito em panqueca se safava, e causasse um acidente, como era?
                          Se o cão causasse prejuízos largos no carro como era?

                          Eu gosto de animais, mas em primeiro lugar a vida humana

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                            Se ela fizesse uma manobra arriscada para se desviar do cão e se espetasse ou se espetasse contra outro como era?
                            Se ela fizesse uma manobra arriscada para ir ver se um cão feito em panqueca se safava, e causasse um acidente, como era?
                            Se o cão causasse prejuízos largos no carro como era?

                            Eu gosto de animais, mas em primeiro lugar a vida humana
                            E se fosse uma criança, já podia acontecer isso tudo?

                            Comentário


                              #15
                              Lá vem o velho argumento de comparar um animal com um ser humano

                              Comentário


                                #16
                                Vamos lá a ver. Eu gosto muito de animais. Mas há limites. Uma via rápida é uma via rápida. Não é suposto aparecer ninguém. Nem animais nem pessoas.

                                Um desvio de um animal nessa situação, ou mesmo uma travagem repentina, pode causar muito mais estragos que um cão morto. É necessário ponderação. Se o audi A3 se desviasse para a esquerda e acertasse numa outra viatura, iniciando um acidente em cadeia? E se morressem 4 ou 5 pessoas, valia a pena a tentativa de não atropelar um animal desorientado?

                                Sejamos honestos, um animal desorientado numa via rápida, se não é morto pelo primeiro carro é pelo segundo ou pelo terceiro. E não sei se, quando olhaste para o animal, estavas com ideias em ir lá buscá-lo caso tivesse vivo. Porque isso sim, seria estúpido e imprudente (e acho que é crime circular a pé numa via rápida).

                                Eu já me desviei de muitos animais na estrada, mas porque ia sozinho. Inclusive de uma das vezes, desviei-me apenas o suficiente para garantir também a minha segurança. Mas se fosse em zonas de muito tráfego, não se pode proceder da mesma forma, seja-se ou não amigo dos animais.

                                Portanto, para mim a senhora procedeu de forma neutra, nem bem nem mal. Vir aqui acusá-la de qualquer coisa é no mínimo insensato. Quanto ao telemóvel, quem nunca o fez mande a primeira pedra.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                  Lá vem o velho argumento de comparar um animal com um ser humano
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  Vamos lá a ver. Eu gosto muito de animais. Mas há limites. Uma via rápida é uma via rápida. Não é suposto aparecer ninguém. Nem animais nem pessoas.

                                  Um desvio de um animal nessa situação, ou mesmo uma travagem repentina, pode causar muito mais estragos que um cão morto. É necessário ponderação. Se o audi A3 se desviasse para a esquerda e acertasse numa outra viatura, iniciando um acidente em cadeia? E se morressem 4 ou 5 pessoas, valia a pena a tentativa de não atropelar um animal desorientado?

                                  Sejamos honestos, um animal desorientado numa via rápida, se não é morto pelo primeiro carro é pelo segundo ou pelo terceiro. E não sei se, quando olhaste para o animal, estavas com ideias em ir lá buscá-lo caso tivesse vivo. Porque isso sim, seria estúpido e imprudente (e acho que é crime circular a pé numa via rápida).

                                  Eu já me desviei de muitos animais na estrada, mas porque ia sozinho. Inclusive de uma das vezes, desviei-me apenas o suficiente para garantir também a minha segurança. Mas se fosse em zonas de muito tráfego, não se pode proceder da mesma forma, seja-se ou não amigo dos animais.

                                  Portanto, para mim a senhora procedeu de forma neutra, nem bem nem mal. Vir aqui acusá-la de qualquer coisa é no mínimo insensato. Quanto ao telemóvel, quem nunca o fez mande a primeira pedra.
                                  Parece que não entenderam a pergunta. E se fosse uma criança, já não havia problema se a senhora tentasse desviar o carro e provocasse um acidente em cadeia?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    Vamos lá a ver. Eu gosto muito de animais. Mas há limites. Uma via rápida é uma via rápida. Não é suposto aparecer ninguém. Nem animais nem pessoas.

                                    Um desvio de um animal nessa situação, ou mesmo uma travagem repentina, pode causar muito mais estragos que um cão morto. É necessário ponderação. Se o audi A3 se desviasse para a esquerda e acertasse numa outra viatura, iniciando um acidente em cadeia? E se morressem 4 ou 5 pessoas, valia a pena a tentativa de não atropelar um animal desorientado?

                                    Sejamos honestos, um animal desorientado numa via rápida, se não é morto pelo primeiro carro é pelo segundo ou pelo terceiro. E não sei se, quando olhaste para o animal, estavas com ideias em ir lá buscá-lo caso tivesse vivo. Porque isso sim, seria estúpido e imprudente (e acho que é crime circular a pé numa via rápida).

                                    Eu já me desviei de muitos animais na estrada, mas porque ia sozinho. Inclusive de uma das vezes, desviei-me apenas o suficiente para garantir também a minha segurança. Mas se fosse em zonas de muito tráfego, não se pode proceder da mesma forma, seja-se ou não amigo dos animais.

                                    Portanto, para mim a senhora procedeu de forma neutra, nem bem nem mal. Vir aqui acusá-la de qualquer coisa é no mínimo insensato. Quanto ao telemóvel, quem nunca o fez mande a primeira pedra.
                                    e a fulana a ir a escrever SMS ao tlmv, nao poderia provocar isso tudo??

                                    eu concordo ctg quando falas na segurança primeiro... ja tive tambem, como tu, de me desviar de animais, garantindo sempre a minha segurança e as demais... mas o que está aqui em caisa é que, se o autor do topico teve tempo para fazer tudo o que disse, a velocidade nao seria muita... daria tempo para a senhora do A3 abrandar e nao acertar no bicho...

                                    se fosse morto por outro, opah era pena mas prontos, agora desta forma como foi "noticiada" a situaçao, pareceu-me que podia ter sido perfeitamente evitavel por parte da excelentissima senhora...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
                                      Parece que não entenderam a pergunta. E se fosse uma criança, já não havia problema se a senhora tentasse desviar o carro e provocasse um acidente em cadeia?
                                      Vamos lá ver:
                                      Em primeiro lugar, temos que ver se a senhora teve tempo para reagir após ver a "perturbação da via". Se não teve com um cão, talvez não tivesse com a criança.
                                      Seja cão, seja criança, seja um alien, ele simplesmente não devia lá estar. Só quem passa pela situação é que sabe como consegue reagir no momento. Nunca me aconteceu nada do género, mas já passei por cima de animais mortos porque o da frente também o fez e não deu mesmo para desviar porque não vi com distância suficiente, e digo-te mais, se estivesse uma criança no lugar daqueles poucos animais com quem já tive a infelicidade de "privar", também tinham sido passados a ferro por mim porque simplesmente não vi a tempo. Ponto.

                                      O que eu quero dizer perante a tua questão é que depende da pessoa:
                                      (i) há quem se desvia numa reacção imediata a um obstáculo na via, tanto reage com um cão como com uma criança;
                                      (ii) há quem não tenha essa reacção porque "deus" não lhe deu essa capacidade, e lá se vai o obstáculo seja ele qual for;
                                      (iii) há quem tenha um sentido de reacção tão bom que ainda pensa se se trata de um cão ou criança, vê pelo retrovisor, e consegue saber (1) se vale a pena atropelar o cão/criança e não causar acidentes maiores; (2) se tem espaço para desviar, parar à frente apanhar o cão e atirá-lo para as couves outra vez / apanhar a criança e chamar o INEM.

                                      Note-se que a pessoa do número (iii) deve ser apenas 1 em 5 milhões...... ou é o super-homem.
                                      Editado pela última vez por LEMF; 23 November 2011, 16:36.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
                                        Parece que não entenderam a pergunta. E se fosse uma criança, já não havia problema se a senhora tentasse desviar o carro e provocasse um acidente em cadeia?
                                        Se se desviasse de uma criança e acabasse por embater num carro onde viajava outra criança, matando a última?

                                        Pá, são situações muito complicadas e tristes que só à posteriori é que podem ser avaliadas.

                                        No calor do momento e com as condições à priori, antes um cão que uma pessoa... Obviamente, o melhor é nem cão, nem pessoa!

                                        Comentário


                                          #21
                                          É o que digo e noto quando ando de mota e por consequência reparo mais nos carro e interiores e condutores/as: o pessoal vai a fazer tudo dentro dos carros, MENOS a conduzir.

                                          Comentário


                                            #22
                                            se calhar a moça ia a mandar uma sms, esmagou o cão e sentiu, olhou pró espelho uma ou duas vezes a pensar se seria um bocado de borracha ou plástico de um carro e não viu nada e continuou na sua vidiinha a mandar a tal sms. não percebeu nem faz a mínima. é uma teoria possível.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Para quem não percebeu, apesar de estar bem explicito (inclusivamente no tópico), o problema não foi o facto de a senhora ter atropelado o cão, o problema foi nem sequer ter reparado que o fez, de conduzir completamente aliada do que a circunda.

                                              Ela não "não actuou" (passe-se a redundância) por decisão própria ou por falta de condições de segurança, até porque como eu disse eu vinha atrás dela e já tinha começado a travar e a assinalar o perigo para os outros condutores. Quem estava ao meu lado (faixas do meio e direita) também deu conta e travou com segurança (até porque como disse o transito estava relativamente compacto e ninguém circulava a mais de ~90km/h).

                                              Ela pura e simplesmente não esboçou qualquer tipo de reacção, nem sequer tentou fugir para o lado dentro da própria faixa (larga por sinal). E isto aconteceu claramente porque ela não viu o bicho, e como o bicho estava à frente dela a única explicação que encontro é que ela nem sequer estava a olhar para a frente, mas sim para o telemóvel.

                                              Não se trata de ser muito ou pouco amiguinho dos animais, ou de gostar muito ou pouco deles, até porque como já por ai vi escrito (e apesar de parecer um exagero estúpido), a verdade é que se fosse um peão numa cidade o resultado teria sido igual.
                                              Editado pela última vez por pacxito; 23 November 2011, 17:25.

                                              Comentário


                                                #24
                                                ^^ nem mais... tal como foi um cao, podia ser o carro da frente ou outra coisa qualquer...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Foi por causa de ir a escrever sms no telemóvel que uma se enfiou na traseira de um carro da GNR que estava parado a assinalar obras na A12 junto ao cruzamento do Jumbo de Setubal.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Curiosamente, entrei no nó do Odivelas Parque sensivelmente ás 10h e, ao ver o animal parcialmente esmagado na via da esquerda, como sempre faço, liguei de imediato para a Assistência da Ascendi a informar da situação para que fosse retirado o animal da via.

                                                    Mal sabia eu que tu tinhas visto o atropelamento.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se há coisa que faço imediatamente ao avistar um animal na estrada é reduzir a velocidade e dar sinal para avisar outros!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                        Como bem diz o autor do tópico, mais grave do que ter atropelado o animal, é ir a conduzir completamente desligada do meio que a rodeia.

                                                        Muitos condutores continuam a não perceber que o acto de guiar não é igual ao acto de beber um copo com água. Se mal usado, um automóvel pode ser uma arma letal.

                                                        Na minha opinião, devia haver uma entidade que avaliasse, de forma realmente eficaz, se as pessoas sabem, ou não, conduzir. Seria sempre aleatório e só pagaria o exame quem chumbasse. Falo de um exame em que se avaliasse tudo ao mais ínfimo pormenor, desde a atenção, a concentração, a sinalização e o respeito pelas regras de trânsito.

                                                        Quem não usasse piscas, chumbava; quem circulasse na faixa do meio quando a da direita está livre, chumbava; quem não guardasse a distância de segurança, chumbava; quem não usasse os médios quando está a chover ou anoitecer, chumbava;

                                                        Infelizmente, não há orçamento para uma medida deste género, mas acho que resolveria alguns problemas.
                                                        As escolas de condução que comecem a contrariar tudo isso, ensinando realmente a conduzir, com tudo o que isso implica, e não apenas a pegar num carro...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pior é alguém permitir que um cão saia do carro em plena Auto-Estrada.

                                                          No Domingo ao início na noite na A29 vejo alguns carros parados com os 4 piscas ligados. Abrandei logo e parei também. Pensei logo em acidente e vi uma pessoa a pé em frente aos carros. De repente vejo uma cão a fugir descontrolado na direcção que vinham os carros. Ao olhar pelo espelho vejo o cão quase a ser atropelado não fosse um carro travar e desviar-se e a pessoa a tentar chama-lo.

                                                          Obviamente segui viagem mas mal saí em Arcozelo informei a GNR da situação.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                            As escolas de condução que comecem a contrariar tudo isso, ensinando realmente a conduzir, com tudo o que isso implica, e não apenas a pegar num carro...
                                                            E depois pagavas pela carta mais do que pagavas por um carro novo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X