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Engatar a 80km\h, sim ou não??

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    Engatar a 80km\h, sim ou não??

    Li na semana passada na revista AH uma resposta no “correio dos leitores” que continha informações relativas à engrenagem de uma mudança a 60 ou 80 km\h. O assunto referia-se ao facto de um leitor questionar a revista sobre as hipotéticas poupanças de combustível quando se coloca o carro em ponto-morto nas descidas.

    Passando a parte da resposta, o editor da revista referiu que engatar o carro a 60 ou 80 km\h acentua o desgaste dos sincronizadores da caixa de velocidades.

    Ora, fiquei a pensar nisso e acabo por ter muitas dúvidas relativamente a esta matéria:

    Se o carro for por exemplo a 70km\h desengatado, e a essa velocidade corresponder a 4ª velocidade às 1500rpm, se se engatar a 4ª nessa altura, qual será o estrago? Concordo que a passagem de ponto-morto, ou seja, 900-1000rpm, para as 1500rpm possa per um pouco brusco, mas na prática isto não pode ser equiparado à passagem de 3ª para 4ª? É que aí, se se demorar um pouco mais com o pedal da embraiagem pisado, a rotação também cai para as 900-1000rpm e depois volta a subir! Em relação à caixa de velocidades os procedimentos são idênticos: pisar o pedal para trocar de mudança! Existirão diferenças em passar de ponto-morto para 4ª em vez de 3ª para 4ª que danifiquem os sincronizadores?

    Qual é a vossa opinião?

    #2
    Desde que não se engrene a 1ª ou a marcha-atrás, não vejo qual é o problema.

    Comentário


      #3
      Tenho ideia que se acelerar o suficiente para acertar as rotações do motor com as rotações que o motor terá quando estiver engatado numa mudança, o desgaste não será assim tanto!

      Comentário


        #4
        NUNCA se deve circular em ponto-morto, o carro só é colocado em ponto-morto quando está parado ou quando se pretende por o motor em funcionamento.
        A maior parte das vezes ganha-se (pouco) no consumo de combustivel mas perde-se em desgaste de pastilhas e calços de travões, não esquecer que o motor também serve de travão.

        No entanto se o fizermos a uma velocidade mais elevada, para que a engrenagem não seja abrupta e violenta no momento de engatar uma velocidade devemos elevar a rotação do motor acelerando para que o acoplamento seja mais suave.
        Editado pela última vez por Evolution6; 24 January 2012, 10:35.

        Comentário


          #5
          Estás a falar de coisas diferentes.
          Passar de uma mudança para outra não é o mesmo que de ponto-morto para uma mudança.

          Comentário


            #6
            Também li mas não acredito, as novas caixas automaticas da mercedes fazem precisamente isso, desengatar o carro para existir menos atrito e assim o carro conseguir ir mais longe, depois engatam novamente seja a que velocidade for.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
              Estás a falar de coisas diferentes.
              Passar de uma mudança para outra não é o mesmo que de ponto-morto para uma mudança.
              Mas por exemplo, ao passar de 3ª para 4ª:

              1.desengatas a 3ª
              2."passas" rapidamente pelo ponto morto, e aqui as rpm podem chegar ao ralenti
              3.Engatas a 4ª e a rotação sobre novamente

              Será assim tão diferente se fizeres estes 3 passos com alguns segundos de diferença, ou seja, apanhas a descida, desengatas (já sei que não se deve fazer, mas basta apanhar uma fila para inconscientemente se fazer...), e voltas a engatar a 4ª passado uns segundos ainda na descida mas a uma velocidade maior ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                Mas por exemplo, ao passar de 3ª para 4ª:

                1.desengatas a 3ª
                2."passas" rapidamente pelo ponto morto, e aqui as rpm podem chegar ao ralenti
                3.Engatas a 4ª e a rotação sobre novamente

                Será assim tão diferente se fizeres estes 3 passos com alguns segundos de diferença, ou seja, apanhas a descida, desengatas (já sei que não se deve fazer, mas basta apanhar uma fila para inconscientemente se fazer...), e voltas a engatar a 4ª passado uns segundos ainda na descida mas a uma velocidade maior ?
                Toda a caixa está construída para uma acção contínua, daí as inclinações variaveis dos seus componentes.
                Se tentares meter mudanças sem embraiagem, verás que é muito mais fácil "a subir" do que a reduzir.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  Toda a caixa está construída para uma acção contínua, daí as inclinações variaveis dos seus componentes.
                  Se tentares meter mudanças sem embraiagem, verás que é muito mais fácil "a subir" do que a reduzir.
                  O que é isso das inclinações variáveis? Por acaso já notei que as mudanças entram melhor em linha recta que em curva (não sei se será psicológico ou não...), mas devo estar a dizer uma grande asneira!

                  Comentário


                    #10
                    Variáveis pode ter sido mal escolhido.
                    Já reparaste que os dentes dos carretos têm uma inclinação? Todas as transmissões mecânicas que devem engrenar-se em movimento devem ter ângulos que favoreçam o seu engrenamento. Os das caixas normalmente favorecem o engrenamento a "subir".

                    Comentário


                      #11
                      que asneirada que vocês andam para aí a dizer.

                      Ponto 1 - Meter ponto morto com o carro em andamento GASTA gasolina/gasóleo.
                      Ponto 2 - Se o carro fôr em compressão, a descer NÃO GASTA GOTA.
                      Ponto 3 - Os Sincronizadores só se gastam se a mudança fôr metida forçada.
                      Ponto 4 - A caixa é para se usar sempre foi sempre será.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                        Variáveis pode ter sido mal escolhido.
                        Já reparaste que os dentes dos carretos têm uma inclinação? Todas as transmissões mecânicas que devem engrenar-se em movimento devem ter ângulos que favoreçam o seu engrenamento. Os das caixas normalmente favorecem o engrenamento a "subir".
                        isso é psicológico.

                        O que acontece são os sincronizadores trabalharem mais rapido pois perde-se velocidade a subir mais facilmente.

                        E podes perguntar a qualquer perito de mecânica.

                        Comentário


                          #13
                          Convêm é que o perito em mecânica saiba a teoria de engrenagens mecânicas e que perceba que quando diga subir não é no plano vertical.
                          Repara numa engrenagem de rodas dentadas.

                          Comentário


                            #14
                            Pessoalmente só meto em ponto-morto quando estou a chegar a semáforos. Não sei se faço bêm ou mal.

                            Isso de não gastar desengatado não varia sendo carro de carburador ou injecção?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                              Pessoalmente só meto em ponto-morto quando estou a chegar a semáforos. Não sei se faço bêm ou mal.

                              Isso de não gastar desengatado não varia sendo carro de carburador ou injecção?
                              Sim varia, nos de injecção não gasta, nos carburados gasta sempre

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vino Ver Post
                                que asneirada que vocês andam para aí a dizer.

                                Ponto 1 - Meter ponto morto com o carro em andamento GASTA gasolina/gasóleo.
                                Ponto 2 - Se o carro fôr em compressão, a descer NÃO GASTA GOTA.
                                Ponto 3 - Os Sincronizadores só se gastam se a mudança fôr metida forçada.
                                Ponto 4 - A caixa é para se usar sempre foi sempre será.
                                O tópico não é sobre o consumo de combustível em ponto morto, isso está mais que esclarecido e também foi respondido na revista! A minha questão tem a ver com o possível desgaste dos sincronizadores das caixas ao engatar uma mudança a 70 ou 80km\h depois de circular "à deriva". E não digo engatar uma 2ª, mas uma marcha consentânea com a velocidade a que se está a rolar, que faz com que a rotação vá ali para as 1500\1700rpm.

                                A questão permanece, o técnico da revista AH tem razão ou não??

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                  O tópico não é sobre o consumo de combustível em ponto morto, isso está mais que esclarecido e também foi respondido na revista! A minha questão tem a ver com o possível desgaste dos sincronizadores das caixas ao engatar uma mudança a 70 ou 80km\h depois de circular "à deriva". E não digo engatar uma 2ª, mas uma marcha consentânea com a velocidade a que se está a rolar, que faz com que a rotação vá ali para as 1500\1700rpm.

                                  A questão permanece, o técnico da revista AH tem razão ou não??
                                  E tens parte da resposta.

                                  A força que usas para levar a alavanca a meio caminho, tem que ser a mesma que a usas para a engrenar. Aí não estás a lixar os sincronizadores.

                                  O técnico não tem razão nenhuma ;) A não ser a teoria dele fôr do tipo: "Sentar no carro e rodar à chave já estás a gastá-lo".

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                    Sim varia, nos de injecção não gasta, nos carburados gasta sempre
                                    Desengatado gasta sempre, tanto nos carros a carburador como gasta nos IE (injecção electrónica)
                                    Engatado gasta nos carros a carburador, nos carros com IE em descida e engatado sem pisar o acelerador o CB marca 0.0 L/100 Km.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                      nos carros com IE em descida e engatado sem pisar o acelerador o CB marca 0.0 L/100 Km.
                                      nem todos, o fiat GPunto 1.2 nessas condições marca 2L de consumo instantâneo..

                                      no meu old school quando ando desengatado quando volto a engrenar subo as rotações do motor para as aproximadas que teria se estivesse engatado..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                        Estás a falar de coisas diferentes.
                                        Passar de uma mudança para outra não é o mesmo que de ponto-morto para uma mudança.
                                        Era exactamente disso que falava, passar de ponto morto para engatado com o motor ao ralenti e o carro embalado a cerca de 80 km/h.
                                        Se lhe engrenarmos uma velocidade vamos ter um aumento intantaneo das rpms do motor, e se for uma relação de caixa muito baixa para a velocidade a que se circula, a rotação ainda mais bruscamente subirá, lógico que a marcha engrenada entrará sem custo pois para isso é que lá estão os sincronizadores, mas não é uma boa prática de condução, pessoalmente não gosto de fazer isso, sinto alguma insegurança e o carro "solto" em demasia.
                                        Como aqui já foi referido, a caixa de velocidades é para ser usada sempre, o ponto-morto é utilizado somente com o carro parado e ao iniciar/terminar a marcha.
                                        Editado pela última vez por Evolution6; 24 January 2012, 13:00.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JBPinto Ver Post
                                          nem todos, o fiat GPunto 1.2 nessas condições marca 2L de consumo instantâneo..

                                          no meu old school quando ando desengatado quando volto a engrenar subo as rotações do motor para as aproximadas que teria se estivesse engatado..
                                          Estranho todos aqueles que conduzi até hoje com CB e IE marcavam 0.0 L/100 Km.

                                          C4 mk1 1.6 HDi, Clio mk3 1.5 dCi, Opel Astra H 1.7 CDTi, 1.3 CDTi, e mais uns quantos...

                                          Mas se fores em ponto morto marca quanto? É mais, certo?
                                          Editado pela última vez por Fahrenheit; 24 January 2012, 13:31.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                            Estranho todos aqueles que conduzi até hoje com CB e IE marcavam 0.0 L/100 Km.

                                            C4 mk1 1.6 HDi, Clio mk3 1.5 dCi, Opel Astra H 1.7 CDTi, 1.3 CDTi, e mais uns quantos...

                                            Mas se fores em ponto morto marca quanto? É mais, certo?
                                            em ponto morto o CB do GP não dá informação do consumo instantâneo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu vejo isso tal e qual como uma redução para uma ultrapassagem mais forçada - estamos a passar dumas 2000rpm para 3000, 3500, depende da caixa e motor. Continua a não fazer bem.

                                              Concordo que não faça bem, mas fazer reduções à cão também não faz e ninguém se preocupa com isso.

                                              No meu caso em concreto, nunca faço reduções só para assapar mais depressa. Se a meio duma ultrapassagem me apercebo que não dá é que o faço e, mesmo assim, tento perceber se tenho carro para ultrapassar antes de iniciar a manobra e não durante a mesma.

                                              Por outro lado, também ando sempre engatado e no meu caso essa questão de passar de relantim para rotações mais elevadas não se coloca. Em todo o caso, se tiver que o fazer, acelerar sempre o motor para o meter mais ou menos às rotações que iria àquela velocidade com a mudança que pretendemos pôr, isto partindo sempre do princípio que se conhece bem o carro. Se não conhecer só se tem é que andar mais calminho e tá arrumado o assunto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JBPinto Ver Post
                                                em ponto morto o CB do GP não dá informação do consumo instantâneo.
                                                Exacto, porque ao estar em ponto morto assimila que o carro está parado, e não tem lógica mostrar os consumos de um carro parado pois consume infinitos litros aos 100

                                                Apesar do Clio e C4 (pelo menos esses) mostrarem os consumos em ponto morto a opção de não mostrar para mim é valida à mesma.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JBPinto Ver Post
                                                  nem todos, o fiat GPunto 1.2 nessas condições marca 2L de consumo instantâneo..
                                                  Isso é porque o CB do GP nunca mostra menos de 2 L/100 no consumo instantâneo, se mostrasse certamente que numa descida com o carro engatado marcaria 0.0 (desde que as rotações estivessem altas o suficiente).
                                                  Originalmente Colocado por JBPinto Ver Post
                                                  em ponto morto o CB do GP não dá informação do consumo instantâneo.
                                                  Dá sim, desde que o carro esteja em andamento (praí a partir dos 5 ~ 10 km/h) informa sempre do consumo instantâneo, esteja engatado ou não. Agora, se a velocidade for baixa o suficiente ou o carro estiver parado é que desaparece a informação (aparecem uns tracinhos) ;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    "Engatar a 80km\h, sim ou não??"

                                                    Respondendo directamente à pergunta............................... diria que depende da gaja.......................................

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Uma coisa é certa, comigo aconteceu mais que uma vez ir a + ou - a 100km/h em ponto morto e assim que engato a quinta velocidade esta arranha!!!

                                                      Se trocar as velocidades normalmente já não arranha...

                                                      Noto também que a manete das velocidades está ligeiramente inclinada para o lado esquerdo, na posição de ponto morto parece que está em segunda!!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É uma boa questão esta. Eu no meu caso costumo fazer reduções um pouco mais "fortes" para segurar o carro a descer. No carro que conduzia a gasolina subia a rotação antes de engatar a mudança para não ser tão brusco, mas no gasleo essa subida é mais difícil, ele não sobe tão facilmente de rotação, pelo que acabo por não o fazer tantas vezes.

                                                        Se realmente existe algum desgaste extra, será o mesmo o suficiente para nos preocuparmos com isso? Não será o desgaste tão residual que nunca se venha a notar na vida do carro?

                                                        Cumps

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O meu carro é um astra h de 2009 e de facto engatado sem acelerar, o cb marca 0 l /100 Km. Parado ao ralenti, marca 0.4 l/ h ou um pouco mais, em ocaiões especiais (frio, ar condicionado, entre outras). Mas aquilo que queria mesmo expôr está relacionado com o menu escondido no rádio onde existem inúmeros parâmetros, muitos dos quais nem sei o que são, mas também lá tem o consumo instantâneo. Ora aqui mesmo engatado sem acelerar marca o mesmo que ao ralenti e nunca 0 l /100 Km, o que para mim faz mais sentido, já que o carro está a trabalhar e deve consumir, ainda que pouco, combustivel, mas é apenas uma opinião não fundamentada. Curioso também é que o cb quando chega à autonomia de 50 km aparece -- e no menu escondido marca dos 50 kms até aos 0, mas isto já é muito off-topic.
                                                          Andar desengatado nem pensar. Não só por questões de combustível, mas especialmente por questões de segurança. E faz todo o sentido a tentar, nesses casos para quem pratica o ponto-morto em andamento, engatar a mudança com alguma aceleração, é que se sente na caixa a maior suavidade de engrenagem e o carro agradece.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu acho que é só preciso conhecer o carro, para saber qual mudança meter depois do ponto morto. Desde recorrer ao barulho do motor e/ou contador de rotações, etc.
                                                            Jogando com as rotações, como disseram acima, por exemplo, tás na 3ª a 2000rpm, metes em ponto morto e vais a descer, sabes que o carro ganhou velocidade, aí metes a 4ª para prevenir o salto das 900/1000rpm para as 3000/3500rpm. É só questão de conhecer o carro

                                                            Se se deve meter o carro em ponto morto ou não, isso já é outra história... Pelo menos a descer e a fazer curvas, é aconselhado xD

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