Li na semana passada na revista AH uma resposta no “correio dos leitores” que continha informações relativas à engrenagem de uma mudança a 60 ou 80 km\h. O assunto referia-se ao facto de um leitor questionar a revista sobre as hipotéticas poupanças de combustível quando se coloca o carro em ponto-morto nas descidas.
Passando a parte da resposta, o editor da revista referiu que engatar o carro a 60 ou 80 km\h acentua o desgaste dos sincronizadores da caixa de velocidades.
Ora, fiquei a pensar nisso e acabo por ter muitas dúvidas relativamente a esta matéria:
Se o carro for por exemplo a 70km\h desengatado, e a essa velocidade corresponder a 4ª velocidade às 1500rpm, se se engatar a 4ª nessa altura, qual será o estrago? Concordo que a passagem de ponto-morto, ou seja, 900-1000rpm, para as 1500rpm possa per um pouco brusco, mas na prática isto não pode ser equiparado à passagem de 3ª para 4ª? É que aí, se se demorar um pouco mais com o pedal da embraiagem pisado, a rotação também cai para as 900-1000rpm e depois volta a subir! Em relação à caixa de velocidades os procedimentos são idênticos: pisar o pedal para trocar de mudança! Existirão diferenças em passar de ponto-morto para 4ª em vez de 3ª para 4ª que danifiquem os sincronizadores?
Qual é a vossa opinião?
Passando a parte da resposta, o editor da revista referiu que engatar o carro a 60 ou 80 km\h acentua o desgaste dos sincronizadores da caixa de velocidades.
Ora, fiquei a pensar nisso e acabo por ter muitas dúvidas relativamente a esta matéria:
Se o carro for por exemplo a 70km\h desengatado, e a essa velocidade corresponder a 4ª velocidade às 1500rpm, se se engatar a 4ª nessa altura, qual será o estrago? Concordo que a passagem de ponto-morto, ou seja, 900-1000rpm, para as 1500rpm possa per um pouco brusco, mas na prática isto não pode ser equiparado à passagem de 3ª para 4ª? É que aí, se se demorar um pouco mais com o pedal da embraiagem pisado, a rotação também cai para as 900-1000rpm e depois volta a subir! Em relação à caixa de velocidades os procedimentos são idênticos: pisar o pedal para trocar de mudança! Existirão diferenças em passar de ponto-morto para 4ª em vez de 3ª para 4ª que danifiquem os sincronizadores?
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