Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Multa em Itália

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Multa em Itália

    Viva,

    NO verão passado fui passar umas férias pela europa, fazendo a minha primeira road trip!

    Houve alguns senão's, mas o "pior" foi, passado estes meses todos (fui em Agosto), ter recebido na semana que passou um multa de Itália.

    Ia a 120 num local onde deveria andar a 90km... Enfim...

    A minha dúvida é se já alguém se deparou com o mesmo caso e o que fez (pagou, não pagou).. Eu sempre ouvi dizer que multas que se apanhassem no estrangeiro seria para esquecer, mas estando na UE fico sempre na dúvida

    A carta só é esclaredora no valor que tenho que pagar (cerca de 200€), mas nada em relação ao não pagamento...

    Alguem me ajuda?!
    ab

    #2
    Boas

    Nem nunca tinha ouvido nada a não ser casos de acidentes e dos graves. Não consegues por aqui a carta omitindo claro, os teus dados pessoais?

    Cumps

    Comentário


      #3
      Esquece lá isso. A não ser que voltes à Itália de carro, não se passa nada.

      Comentário


        #4
        Estive 2x em Itália em carro alugado, e das 2x apanhei multas.
        Da primeira vez, recebi uma primeira carta com um aviso "normal" para pagar, e apesar de ter fotografia e tudo (era de estacionamento), deixei andar.
        Passado algum tempo recebi nova carta a avisar que a multa passava para +/- o dobro caso não pagasse, e aí paguei e calei.
        Da segunda vez, há 2 anos, a primeira carta já incluía multa, fotografia, IBAN para transferência, tudo!
        Em resumo, eu não arriscava, senão ainda vais parar a uma prisão napolitana...

        Comentário


          #5
          Fazer companhia ao Comandante Schettino

          Comentário


            #6
            O meu pai esteve lá há pouco menos de um ano e recebeu agora uma por ter circulado numa zona histórica (só para moradores, etc.). A multa chega quase aos 120€.

            Comentário


              #7
              Uma pergunta: Quem envia a carta?

              Porque as autoridades italianas devem ter contactado alguma entidade portuguesa para saberem a tua morada.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                Uma pergunta: Quem envia a carta?

                Porque as autoridades italianas devem ter contactado alguma entidade portuguesa para saberem a tua morada.
                No caso do meu pai, era um carro de aluguer, portanto, com matrícula italiana. Eles contactaram a rent-a-car, eles facultaram os dados do meu pai e, depois, enviaram-na para cá. Neste caso, a autoridade foi a Polícia Municipal de Florença.

                Comentário


                  #9
                  Com um carro alugado, com matrícula italiana, isso é possível, obviamente.

                  Com um carro de matrícula portuguesa, é a 1ª vez que ouço tal coisa. Aliás, nem em Espanha conseguem aceder à tua matrícula!

                  Na Sábado da semana passada, na reportagem "A alucinante vida de Paulo Futre", o ex-futebolista - que faz 11 000 km por mês de carro, com motorista - diz que fazem Lisboa-Madrid em 4,5 horas, "abusando" de Lisboa até Elvas pelo facto de o carro ter matrícula espanhola (para bom entendedor...)

                  Comentário


                    #10
                    Se a carta veio registada, convém pagar.

                    Se não veio, é esquecer o assunto.

                    Comentário


                      #11
                      Não trouxe a carta comigo, amanha publico-a aqui!

                      A carta foi escrita toda em Português e foi enviada pelas autoridades Italianas...
                      Inclusivé dão-me um link (com user e password) para poder pagar a multa.

                      A mim só me enviaram a carta e os dados para pagar... não enviaram uma foto, nenhum comprovativo em que realmente era eu (apesar de isso não ser a dúvida para mim... ehhehe)

                      Eu sei que normalmente estas multas seriam para "esquecer"... o problema é que tenho ouvido dumas alterações quaisquer que, estando na UE, as multas são mesmo para pagar (não sei grandes pormenores, dai estar a perguntar e ver se já aconteceu o mesmo a alguem - itália ou outro pais qualquer da UE).

                      Comentário


                        #12
                        Isso da carta registada é uma coisa muito bonita, mas essas regras também mudaram... ou seja, a carta é registada mas não implica nenhuma assinatura da minha parte...

                        Alteraram essas regras (nas cartas das finanças, actualmente, também é assim) e agora a carta está "entregue" desde que o carteiro a coloca na caixa de correio... o que é uma estupidez...

                        Comentário


                          #13
                          e só para acrescentar, o carro em questão era mesmo o meu pessoal, com matricula portuguesa!! :S

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RicBessa Ver Post
                            e só para acrescentar, o carro em questão era mesmo o meu pessoal, com matricula portuguesa!! :S

                            eles não têm autoridade nenhuma para te forçar a pagar uma multa, até porque essa lei de cobrança de multas no estrangeiro ainda andava em discussão no parlamento em Julho de 2011...

                            Eu não pagaria. Muito menos sem fotos


                            A lei não tem efeitos retroactivos neste caso, a não ser que o legislador o diga!

                            http://maisonline.info/2011/10/27/pa...o-estrangeiro/
                            Editado pela última vez por MonteiroRibas; 06 February 2012, 15:00.

                            Comentário


                              #15
                              Realmente aqui é claro, diz que a directiva começa a 1 de Janeiro de 2012..

                              A verdade é que a minha multa ainda não prescreveu... será que eles não tem autoridade para ainda andar atrás destas multas passadas??!
                              mas este link foi mto util! thanks

                              Comentário


                                #16
                                Foi daqui que recebeste a carta?

                                E.M.O. European Municipality Outsourcing

                                Se sim parece-me verdadeiro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim, foi dessa entidade.
                                  Aqui a questão não é ser verdadeiro ou falso, é se devo pagar ou não...

                                  Se realmente a lei não tiver retroactivos, então não irei pagar. Vou tentar saber mais um pouco sobre isto

                                  Mais sugestões são bem vindas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como é que é possível multar um condutor português em Itália?

                                    Este verão também estive em Itália com um carro de matrícula portuguesa e assisti a coisas que nunca vi por cá. Ultrapassagens em duplo traço contínuo e pela berma, circulação bem acima do limite de velocidade, ninguém, mas mesmo ninguém pára nas passadeiras etc. E não é esporadicamente que vi estes comportamentos, parece que é regra em Itália.

                                    Uma situação curiosa que me aconteceu numa região perto de Roma foi uma patrulha escondida que me mandou-me encostar. Quando olharam para a matrícula mandaram-me logo seguir, nem tive de parar o carro.

                                    Acho que nunca infringi as regras por isso espero não vir a receber nenhuma carta do género.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Com as barbaridades que se praticam no Sul de Itália, qual a moral para multar um tuga.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tb recebi em casa uma multa de estacionamento da Noruega.

                                        Carta em Português, com todos os dados para efectuar o pagamento.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                          Tb recebi em casa uma multa de estacionamento da Noruega.

                                          Carta em Português, com todos os dados para efectuar o pagamento.

                                          pelos vistos alguém anda a tentar a sorte para os tugas pagarem borlixs... siga um mail para a PJ...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho que a EMEL deve estar por trás disto, andam a mandar cartas ao pessoal de multas quase, quase a prescrever...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                              pelos vistos alguém anda a tentar a sorte para os tugas pagarem borlixs... siga um mail para a PJ...
                                              Mas eu fui mesmo multado lá.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                Mas eu fui mesmo multado lá.

                                                então é porque foste bem multado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Realmente lá em Iália é só racers... Eu também vi isso tudo...
                                                  E eu a achar que em Portugal se conduzia mal... até tive medo! ehehehe

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pois eu acho que há aqui fraude. Não pagaria sem investigar junto das autoridades.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Anda aí uma boa tese de mestrado sobre isso.

                                                      Como sabemos o poder punitivo (seja ele administrativo ou judicial) é da exclusiva responsabilidade do Estado soberano. Até que ponto se pode aceitar que um terceiro Estado exerça o seu poder punitivo dentro das fronteiras de outro Estado soberano?

                                                      São estas e outras questões a que a tese responde. Mas posso já adiantar que a autora se inclina no sentido de isso ser possível, e aduz diversos argumentos nesse sentido. Portanto e sabendo que és o culpado, e ainda por cima a carta vem registada, eu pagaria. Até porque o incumprimento pode levar a um processo executivo (com muita burocracia pelo meio e anos a fio, que certamente prescreveria pelo meio, mas sabe-se lá se não és um dos poucos casos em que a cooperação europeia funciona...). Eu não arriscaria.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Atenção que eu não sei se sou culpado, estive em Itália na altura da data a que está a carta, ainda assim não significa que admita a culpa.. não há fotos não há nada...

                                                        ainda tenho mais uns dias para pensar, vou ver como param as modas!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                          Anda aí uma boa tese de mestrado sobre isso.

                                                          Como sabemos o poder punitivo (seja ele administrativo ou judicial) é da exclusiva responsabilidade do Estado soberano. Até que ponto se pode aceitar que um terceiro Estado exerça o seu poder punitivo dentro das fronteiras de outro Estado soberano?

                                                          São estas e outras questões a que a tese responde. Mas posso já adiantar que a autora se inclina no sentido de isso ser possível, e aduz diversos argumentos nesse sentido. Portanto e sabendo que és o culpado, e ainda por cima a carta vem registada, eu pagaria. Até porque o incumprimento pode levar a um processo executivo (com muita burocracia pelo meio e anos a fio, que certamente prescreveria pelo meio, mas sabe-se lá se não és um dos poucos casos em que a cooperação europeia funciona...). Eu não arriscaria.
                                                          A meu ver faz todo o sentido um outro país que não o meu aplicar multas a outros cidadãos de outros estados membros. A UE não pode servir só para emprestar dinheiro e convenhamos que se estamos no país X, temos que nos reger pelas leis do país X. Se falhamos só temos que assumir responsabilidades.

                                                          Mas como é óbvio é apenas uma linha de pensamento e se ele tem matéria legal para não pagar, eu faria exactamente igual.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                                            Foi daqui que recebeste a carta?

                                                            E.M.O. European Municipality Outsourcing

                                                            Se sim parece-me verdadeiro.
                                                            E isso também está a funcionar para as inibições de condução ou é só para a sanção pecuniária?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X