Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A poesia da circulação na faixa central...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A poesia da circulação na faixa central...

    Eu sei que pode ser complicado.

    Vai do hábito – enraizado ao longo de anos – e todos sabemos quão difícil é mudar de um dia para o outro, mecanismos quase automáticos que fizemos desde sempre e sempre vimos fazer.

    Mas o código é claro. Deve-se circular na faixa mais à direita.

    Na minha opinião se há artigo do Código que faz sentido é este. Agora que, por força da aproximação do custo da gasolina ao da lagosta suada, as velocidades médias baixaram substancialmente (facilmente comprovado numa qualquer IP ou IC perto de si), não há nada pior do que enfrentar à nossa esquerda uma possibilidade de ultrapassagem a baixa velocidade.

    A mim enerva-me sobremaneira ir calma e relaxadamente nos meus lançados e perigosos 120km/h e – a bem da sanidade da circulação e continuando na faixa da direita – ser forçado a ultrapassar um ainda mais calmo e relaxado condutor a 99,9 km/h na faixa central, como ainda ontem me aconteceu reiteradamente nuns escassos 12 kms de CREL.

    É claro que penso em mandar-me para a esquerda e depois para a esquerda outra vez, esperar aqueles longos minutos a que se processam as ultrapassagens nestas velocidades, retomando a direita outra vez de seguida. É claro que sim.

    Mas o espalhafato, a condução acrobática que tal manobra sugere, o perigo em que coloco a minha família (na faixa da esquerda circulam – ainda – alguns rápidos aviões, muitos deles sem luzes de aterragem) e o bom senso em geral impedem-me, muitas vezes, de o fazer.

    Continuo assim, e por regra, a fazer de conta que o carro da faixa do meio não existe (mirando sempre a possibilidade de a este, de forma inadvertida, lhe dar um ataque de consciência e de retomar a direita enquanto eu lá estou) e lá sigo na faixa da direita, nos meus lançados e perigosos 120km/h.

    Nestes momentos lembro-me primeiro do Álvaro de Campos, que - como sempre, não tem nada que ver com este problema (a estrada de Sintra, lembro-me bem, tinha uma faixa para cada lado), mas resume bem o alheamento a que me refiro…

    Ao volante do Chevrolet pela estrada de Sintra,
    Ao luar e ao sonho, na estrada deserta,
    Sozinho guio, guio quase devagar, e um pouco
    Me parece, ou me forço um pouco para que me pareça,
    Que sigo por outra estrada, por outro sonho, por outro mundo,
    Que sigo sem haver Lisboa deixada ou Sintra a que ir ter,
    Que sigo, e que mais haverá em seguir senão não parar mas seguir?




    De seguida lembro-me do recentemente aprovado diploma que autoriza a vídeo vigilância das nossas estradas.

    [img]uploaded/jc/2006724101914_circular ao meio.jpg[/img]

    #2
    Só digo uma coisa: tipos como esses 2 da imagem deviam ser multados. No entanto, e porque todos erram, incluindo eu, tenho uma dúvida que gostava de tirar:
    - Numa AE, com 3 faixas, em que a da direita tem uma linha mais larga. Essa faixa da direita é destinada a veículos lentos. Se eu circular a 120-140km/h, quase sem transito, devo circular nessa faixa?
    Essa faixa aparece só em subidas, e circular mesmo só a 120 nessa faixa e de repente apanhar um camião a 40-60 km/h é desnecessário. Geralmente nesta situação circulo na faixa central mas se houver muito trânsito acho que se devia circular também na da direita.
    Alguém sabe o que diz o código?

    Comentário


      #3
      Só uma sugestão... o porquê de, quando se passa de 2 para três faixas, a terceira faixa surgir à direita e não à esquerda (como acontece em outros paises)?...

      penso que com esta pequena alteração, a percentagem de automóveis a circualar no meio reduzia-se consideravelmente, pois já se circula na faixa da direita... antes das 3 faixas...

      Comentário


        #4
        A faixa da direita não é [u]destinada</u> a veículos lentos. É para todos os veículos que lá couberem... e que sairão dessa faixa , para outra mais à esquerda, sempre que for preciso ultrapassar um outro veículo mais lento.

        Deves, pelo código, circular na faixa mais à direita possível, sempre que esta esteja livre. Se numa auto-estrada, com uma dessas subidas acentuadas, tiveres a faixa da direita livre é nessa faixa que deves circular.

        Comentário


          #5
          Eu tenho a ideia que isso é quando temos 3 faixas iguais. Nas subidas com 3 faixas, a da direita é diferente. Tem a linha mais larga (na foto não é o caso) e tenho ideia que é mesmo destinada a veículos mais lentos.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Gamboa

            Eu tenho a ideia que isso é quando temos 3 faixas iguais. Nas subidas com 3 faixas, a da direita é diferente. Tem a linha mais larga (na foto não é o caso) e tenho ideia que é mesmo destinada a veículos mais lentos.
            Eu penso que isso não existe... faixas diferenciadas... penso que no passado, qd surgiram os primeiros troços com 2 e 3 vias na EN1 (e por aí fora) as mais à direita eram usadas preferencialmente por veiculos lentos e assim era aconselhado pelos "instrutores" deste país...

            mas o código actualmente (e penso que desde de sempre) não difere faixas para veículos lentos, indicando que devemos utilizar a faixa mais à direita disponível...

            Comentário


              #7
              Não conheço excepções ao artigo do CE...

              Artigo 14.º
              Pluralidade de vias de trânsito

              1. Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito,
              este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto,
              utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou
              mudar de direcção.

              2. Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais
              conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra,
              depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção,
              ultrapassar, parar ou estacionar.

              3. Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
              60 a 300 euros.


              Mas não há nada como fazer um bocadinho de pesquisa:
              www.dgv.pt/UpLoadedFiles/codigo_estrada.pdf

              Comentário


                #8
                é pá já é uma evolução.... já se deixaram de queixar com os gajos que andam sempre na faixa da esquerda, para se passaram a queixar com quem anda na faixa central.... quiça com mais uns anos de evolução o pessoal passe a andar mesmo na faixa da esquerda.

                Comentário


                  #9
                  porra, não me ocupem a faixa da direita, andem lá na da esquerda e central, e deixem-me em sossegado e em paz na minha faixa, onde posso manter a minha velocidade constante de 150kms

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por psantos

                    é pá já é uma evolução...
                    Exactamente a palavra que melhor se adequa ao fenómeno: "evolução". Tal como Darwin a enunciou há 147 anos atrás.

                    Comentário


                      #11
                      Bem, por mim estou esclarecido. Recordo que só circulo na faixa central quando não há transito e se um carro se aproximar encosto à direita. Já me aconteceu diversas vezes ir na da direita e ter que passar dessa para a 3ª faixa só porque um cromo vai na do meio. Isso chateia-me e por vezes até lhe buzino, por isso não o faço o mesmo e encosto.
                      É a minha politica, não faço aos outros o que não quero que me façam a mim. Por isso, se me encontrarem na faixa do meio com a da esquerda livre... buzinem.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por JC

                        Não conheço excepções ao artigo do CE...

                        Artigo 14.º
                        Pluralidade de vias de trânsito

                        1. Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito,
                        este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto,
                        utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou
                        mudar de direcção.

                        2. Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais
                        conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra,
                        depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção,
                        ultrapassar, parar ou estacionar.

                        3. Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
                        60 a 300 euros.


                        Mas não há nada como fazer um bocadinho de pesquisa:
                        www.dgv.pt/UpLoadedFiles/codigo_estrada.pdf
                        Tiraste o Código antigo. Eis o novo (inclui as rotundas):

                        Artigo 14.º
                        Pluralidade de vias de trânsito


                        1– Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.

                        2– Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.

                        3– Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.

                        4– Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300.

                        E além dos 60€, é contra-ordenação muito grave em AE (artigos 145º e 146º).

                        Comentário


                          #13
                          O que fazer perante uma situação dessas, sem incorrer em infração?
                          Deparo-me muitas vezes com caramelos a dormir na faixa do meio, assusta-me um pouco ultrapassar pela direita mesmo em AE, pois já apanhei um sustos com esse tipo de pilotaços.
                          Normalmente coloco-me atrás deles e se não houver reacção passo pela esquerda e posteriormente regresso ao meu lugar, mas já me foi dito que não estou a proceder bem...apesar de tudo o código diz que é sempre proibido ultrapassar pela direita, ou esta manobra não é considerada ultrapassagem pela direita???

                          Comentário


                            #14
                            Epá, a malta têm é de conduzir o mais á direita possivel...facilita o transito e as manobras...quem tem a mania de ir na "pregado" do meio quando pode perfeitamente circular á direita simplesmente é multado e acabou-se a discussão...

                            Irra que ja chateia, é todos os dias a mesma coisa, é só primas-donas no meio e um gajo faz sinais de luzes e ainda mandam vir...

                            Comentário


                              #15
                              Eu, como disse buzino. Sei que também é proibido, mas os olhos não ouvem e só assenta a carapuça a quem tem que assentar. É por causa deles que nem sempre circulo à esquerda porque para além de ser chato é perigoso passar duas faixas para ultrapassar, e muitas vezes circulam devagar.
                              Para além de buzinar, passo encostado a ele e encosto logo a frente e se um dia algum me respondo aviso já que travo.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Gamboa

                                Eu, como disse buzino. Sei que também é proibido, mas os olhos não ouvem e só assenta a carapuça a quem tem que assentar. É por causa deles que nem sempre circulo à esquerda porque para além de ser chato é perigoso passar duas faixas para ultrapassar, e muitas vezes circulam devagar.
                                Para além de buzinar, passo encostado a ele e encosto logo a frente e se um dia algum me respondo aviso já que travo.
                                Duas razias e ainda se arma em justiceiro.[8][8] Se ele vai mal, isso já chega para infracção, não?

                                Comentário


                                  #17
                                  Se ele fosse multado eu não fazia isso mas nunca vi e nunca me contaram nenhum caso de um condutor multado por não circular à direita.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por pintox

                                    O que fazer perante uma situação dessas, sem incorrer em infração?
                                    Deparo-me muitas vezes com caramelos a dormir na faixa do meio, assusta-me um pouco ultrapassar pela direita mesmo em AE, pois já apanhei um sustos com esse tipo de pilotaços.
                                    Normalmente coloco-me atrás deles e se não houver reacção passo pela esquerda e posteriormente regresso ao meu lugar, mas já me foi dito que não estou a proceder bem...apesar de tudo o código diz que é sempre proibido ultrapassar pela direita, ou esta manobra não é considerada ultrapassagem pela direita???
                                    Acho que é mesmo proíbido.

                                    Artigo 36.º
                                    Regra geral

                                    1–
                                    A ultrapassagem deve efectuar-se pela esquerda.
                                    2–
                                    Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 250 a € 1250.


                                    ... para além de caro. Mas, ainda assim, prefiro pagar 250 Euros que morrer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por JC
                                      É claro que penso em mandar-me para a esquerda e depois para a esquerda outra vez, esperar aqueles longos minutos a que se processam as ultrapassagens nestas velocidades, retomando a direita outra vez de seguida. É claro que sim.

                                      Mas o espalhafato, a condução acrobática que tal manobra sugere, o perigo em que coloco a minha família (na faixa da esquerda circulam – ainda – alguns rápidos aviões, muitos deles sem luzes de aterragem) e o bom senso em geral impedem-me, muitas vezes, de o fazer.

                                      Continuo assim, e por regra, a fazer de conta que o carro da faixa do meio não existe (mirando sempre a possibilidade de a este, de forma inadvertida, lhe dar um ataque de consciência e de retomar a direita enquanto eu lá estou) e lá sigo na faixa da direita, nos meus lançados e perigosos 120km/h.
                                      Só uma coisa que nunca percebi bem, pela definição de ultrapassagem consideram uma manobra que se deve sinalizar com o pisca, sair da nossa faixa para a faixa da esquerda para ultrapassar outro veículo que circulava na mesma faixa que nós e finalmente devemos regressar à mesma faixa com pisca para a direita após finalização da manobra, se tu nunca sais da faixa onde circulas nem me parece que pela direita ultrapassesalguém, simplesmentes passas numa faixa ao lado, não saindo da faixa onde circulavas anteriormente nem pisca precisas de fazer, onde está a ultrapassagem?

                                      Parece-me que deviam rever estas situações no código! O que não deviamos era poder andar aos zig zags e sair de uma faixa à esquerda para ultrapassar pela direita um veículo que seguia na mesma faixa que nós, depois regressar novamente à esquerda e andar constantemente nestas manobras loucas que vemos todos os dias na estrada, vejam o exemplo nos Estados Unidos com a circulação em estradas com 5 e 6 faixas, se o pessoal de lá tivesse que andar constantemente a ir a esquerda e regressar à direita para se livrarem de veículos mais lentos era só latas amassadas.

                                      NO DICIONÁRIO: Ultrapassar - passar para a frente de veículo que se desloca no mesmo sentido.

                                      Para passares para a frente do veículo terias que passar pela direita e seguidamente mudar para a faixa do meio, seguindo sempre pela direita passas ao lado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por JCR

                                        citação:Originalmente colocada por JC
                                        É claro que penso em mandar-me para a esquerda e depois para a esquerda outra vez, esperar aqueles longos minutos a que se processam as ultrapassagens nestas velocidades, retomando a direita outra vez de seguida. É claro que sim.

                                        Mas o espalhafato, a condução acrobática que tal manobra sugere, o perigo em que coloco a minha família (na faixa da esquerda circulam – ainda – alguns rápidos aviões, muitos deles sem luzes de aterragem) e o bom senso em geral impedem-me, muitas vezes, de o fazer.

                                        Continuo assim, e por regra, a fazer de conta que o carro da faixa do meio não existe (mirando sempre a possibilidade de a este, de forma inadvertida, lhe dar um ataque de consciência e de retomar a direita enquanto eu lá estou) e lá sigo na faixa da direita, nos meus lançados e perigosos 120km/h.
                                        Só uma coisa que nunca percebi bem, pela definição de ultrapassagem consideram uma manobra que se deve sinalizar com o pisca, sair da nossa faixa para a faixa da esquerda para ultrapassar outro veículo que circulava na mesma faixa que nós e finalmente devemos regressar à mesma faixa com pisca para a direita após finalização da manobra, se tu nunca sais da faixa onde circulas nem me parece que pela direita ultrapassesalguém, simplesmentes passas numa faixa ao lado, não saindo da faixa onde circulavas anteriormente nem pisca precisas de fazer, onde está a ultrapassagem?

                                        Parece-me que deviam rever estas situações no código! O que não deviamos era poder andar aos zig zags e sair de uma faixa à esquerda para ultrapassar pela direita um veículo que seguia na mesma faixa que nós, depois regressar novamente à esquerda e andar constantemente nestas manobras loucas que vemos todos os dias na estrada, vejam o exemplo nos Estados Unidos com a circulação em estradas com 5 e 6 faixas, se o pessoal de lá tivesse que andar constantemente a ir a esquerda e regressar à direita para se livrarem de veículos mais lentos era só latas amassadas.

                                        NO DICIONÁRIO: Ultrapassar - passar para a frente de veículo que se desloca no mesmo sentido.

                                        Para passares para a frente do veículo terias que passar pela direita e seguidamente mudar para a faixa do meio, seguindo sempre pela direita passas ao lado.
                                        Então se eu for numa estrada nacional e ultrapassar 3 carros, o do meio não foi ultrapassado?:D

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas.
                                          Imaginem na VCI onde esta sempre e entrar ppl na faixa da direita (proveniente das entradas).
                                          Onde é que vocês circulavam? Na da direita, e andavam depois sempre a mudar para o meio para deixar entrar os mecos?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Esta noite, por volta das 22h, à vinda de Braga para Coimbra, entro na AE e venho muito descansadinho a 120km/h na faixa da direita... até que me aparece um carro parado logo a seguir a umas daquelas curvas que se apanha logo a seguir à ponte de Sequeira (ou qq coisa do género) onde a berma não tem espaço suficiente para encontar.

                                            Se tivesse um carro a meu lado a ultrapassar-me, tinha morrido ali e nem bufava!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por RedHeart

                                              Esta noite, por volta das 22h, à vinda de Braga para Coimbra, entro na AE e venho muito descansadinho a 120km/h na faixa da direita... até que me aparece um carro parado logo a seguir a umas daquelas curvas que se apanha logo a seguir à ponte de Sequeira (ou qq coisa do género) onde a berma não tem espaço suficiente para encontar.

                                              Se tivesse um carro a meu lado a ultrapassar-me, tinha morrido ali e nem bufava!!
                                              As razões que o pessoal apresenta para justificar que andam na faixa da esquerda ou na do meio... dasss.... mais vale então nem saíres de casa, pode cair-te algo em cima e nem bufavas... ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por bbaixo

                                                Só uma sugestão... o porquê de, quando se passa de 2 para três faixas, a terceira faixa surgir à direita e não à esquerda (como acontece em outros paises)?...

                                                penso que com esta pequena alteração, a percentagem de automóveis a circualar no meio reduzia-se consideravelmente, pois já se circula na faixa da direita... antes das 3 faixas...

                                                se notares, a maior parte das pessoas entra na AE directamente para a faixa do meio/esquerda e por la "estacionam". nao serve de nada;)

                                                ja um bom ensino fazia maravilhas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por cmax

                                                  citação:Originalmente colocada por RedHeart

                                                  Esta noite, por volta das 22h, à vinda de Braga para Coimbra, entro na AE e venho muito descansadinho a 120km/h na faixa da direita... até que me aparece um carro parado logo a seguir a umas daquelas curvas que se apanha logo a seguir à ponte de Sequeira (ou qq coisa do género) onde a berma não tem espaço suficiente para encontar.

                                                  Se tivesse um carro a meu lado a ultrapassar-me, tinha morrido ali e nem bufava!!
                                                  As razões que o pessoal apresenta para justificar que andam na faixa da esquerda ou na do meio... dasss.... mais vale então nem saíres de casa, pode cair-te algo em cima e nem bufavas... ;)
                                                  Não sei se reparaste na parte que coloquei agora a negrito. Não me parece, por isso, que tenha de justificar o que quer que seja! Injustificável é não se meter o triângulo antes da curva. [8]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por RedHeart

                                                    citação:Originalmente colocada por cmax

                                                    citação:Originalmente colocada por RedHeart

                                                    Esta noite, por volta das 22h, à vinda de Braga para Coimbra, entro na AE e venho muito descansadinho a 120km/h na faixa da direita... até que me aparece um carro parado logo a seguir a umas daquelas curvas que se apanha logo a seguir à ponte de Sequeira (ou qq coisa do género) onde a berma não tem espaço suficiente para encontar.

                                                    Se tivesse um carro a meu lado a ultrapassar-me, tinha morrido ali e nem bufava!!
                                                    As razões que o pessoal apresenta para justificar que andam na faixa da esquerda ou na do meio... dasss.... mais vale então nem saíres de casa, pode cair-te algo em cima e nem bufavas... ;)
                                                    Não sei se reparaste na parte que coloquei agora a negrito. Não me parece, por isso, que tenha de justificar o que quer que seja! Injustificável é não se meter o triângulo antes da curva. [8]
                                                    Então desculpa interpretei mal... como ninguem falou em triangulos... o topico nem tinha nada a ver com triangulos... pensei que quisesses dizer que era melhor andares na faixa da esquerda para que coisas dessas não acontecessem...

                                                    Comentário


                                                      #27

                                                      Eu ando sempre pela faixa mais à direita e como alguém já referiu são cada vez menos as vezes que me dou ao trabalho de andar a fazer zigzags no meio da AE para ultrapassar os idiotas que vão no meio, simplesmente continuo na minha faixa e passo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por JCR

                                                        citação:Originalmente colocada por JC
                                                        É claro que penso em mandar-me para a esquerda e depois para a esquerda outra vez, esperar aqueles longos minutos a que se processam as ultrapassagens nestas velocidades, retomando a direita outra vez de seguida. É claro que sim.

                                                        Mas o espalhafato, a condução acrobática que tal manobra sugere, o perigo em que coloco a minha família (na faixa da esquerda circulam – ainda – alguns rápidos aviões, muitos deles sem luzes de aterragem) e o bom senso em geral impedem-me, muitas vezes, de o fazer.

                                                        Continuo assim, e por regra, a fazer de conta que o carro da faixa do meio não existe (mirando sempre a possibilidade de a este, de forma inadvertida, lhe dar um ataque de consciência e de retomar a direita enquanto eu lá estou) e lá sigo na faixa da direita, nos meus lançados e perigosos 120km/h.
                                                        Só uma coisa que nunca percebi bem, pela definição de ultrapassagem consideram uma manobra que se deve sinalizar com o pisca, sair da nossa faixa para a faixa da esquerda para ultrapassar outro veículo que circulava na mesma faixa que nós e finalmente devemos regressar à mesma faixa com pisca para a direita após finalização da manobra, se tu nunca sais da faixa onde circulas nem me parece que pela direita ultrapassesalguém, simplesmentes passas numa faixa ao lado, não saindo da faixa onde circulavas anteriormente nem pisca precisas de fazer, onde está a ultrapassagem?

                                                        Parece-me que deviam rever estas situações no código! O que não deviamos era poder andar aos zig zags e sair de uma faixa à esquerda para ultrapassar pela direita um veículo que seguia na mesma faixa que nós, depois regressar novamente à esquerda e andar constantemente nestas manobras loucas que vemos todos os dias na estrada, vejam o exemplo nos Estados Unidos com a circulação em estradas com 5 e 6 faixas, se o pessoal de lá tivesse que andar constantemente a ir a esquerda e regressar à direita para se livrarem de veículos mais lentos era só latas amassadas.

                                                        NO DICIONÁRIO: Ultrapassar - passar para a frente de veículo que se desloca no mesmo sentido.

                                                        Para passares para a frente do veículo terias que passar pela direita e seguidamente mudar para a faixa do meio, seguindo sempre pela direita passas ao lado.
                                                        Eu penso exactamente como tu. Numa situação destas, quem está em infração é o condutor que não conduz na via mais à direita, que está livre! E como tu não mudas de faixa, não ultrapassaste no sentido verdadeiro da palavra!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Luís Miguel
                                                          Então se eu for numa estrada nacional e ultrapassar 3 carros, o do meio não foi ultrapassado?:D
                                                          não é proibido passar mais que um veiculo de cada vez?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Voltando a um dos assuntos que o tópico aborda: As novas liberdades de multar por vídeo, devem aplicar-se a estes casos ou será que a dificuldade em "julgar" por este meio - nalguns casos - pode ser impeditivo que tal aconteça por regra?

                                                            [img]uploaded/jc/2006724154156_ponte.jpg[/img]

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X