Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente em rotunda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente em rotunda

    Boa noite,
    A situação que vos vou descrever, passou-se em Janeiro passado mas, só esta semana tive a decisão definitiva do Fundo Garantia Automóvel. Pelo que me tenho apercebido, julgo que este fórum me poderá ajudar e aconselhar se devo ou não recorrer ao CIMPAS. Por isso, agradeço, desde já a vossa disponibilidade.
    Pois bem, em Janeiro passado, após ter verificado que não circulava nenhum veiculo na rotunda, entrei na mesma e, já dentro dela, levo uma pancada no lado lateral esquerdo da minha viatura. A pancada foi tão forte que o meu carro rodopiou e, por momentos perdi o controlo do mesmo (valor da peritagem 2907.00€). Quando consegui pará-lo, vejo o jipe que me bateu parado na berma da estrada e quando volto a olhar, para meu espanto, vejo o mesmo a arrancar e a seguir viagem. Desesperada, pois era de noite e estava sozinha, não consegui ver a matricula e o meu primeiro instinto foi segui-lo. Assim o fiz. Uns metros à frente, apercebo-me que ele está a estacionar em frente a um edifício e paro atrás dele. Ambos saímos dos carros e noto imediatamente que se encontra embriagado. Quando o questiono sobre a fuga e falo em chamar a policia, a atitude dele foi entrar no carro dele e abalroar o meu até conseguir ter espaço para voltar a fugir (valor da peritagem 1385.00€). Enfim, um filme!
    Entretanto, a policia chegou e, sem explicação possível, estava eu a dar os dados do veiculo (agora sim, tinha a matrícula! e o meu carro mais desfeito, é certo!) aparece, a pé, o individuo. Vinha entregar-se segundo as palavras dele. Fez o teste de alcoolemia e apresentava 2.13 (também fiz e zero). Foi detido e, mais tarde, na esquadra, venho a saber que o "senhor" além do álcool, não tinha seguro, nem carta!!! Para cumulo da situação, e apenas por curiosidade, eu fui ao julgamento na segunda-feira seguinte (o acidente foi um sábado), conforme notificada (ausência não justificada seria motivo de multa) para testemunhar. O "senhor" que já tinha alertado a policia, como não tinha meios para se deslocar, depois de lhe terem apreendido a viatura, não apareceu!!
    Resumindo, tive de participar ao Fundo Garantia Automóvel que assumiu o segundo acidente mas, o primeiro não. Contrapus a decisão deles e, hierarquicamente, voltaram a decidir que não assumem. Argumentam que não cedi passagem ao veiculo sem seguro.
    Para minha defesa: -eu abrandei e verifiquei que não circulava nenhuma viatura; -a viatura sem seguro vem duma estrada com STOP e eu vinha duma via com triângulo de cedência de passagem; - a pancada foi tão forte que conseguiu fazer rodopiar o meu carro e um estrago de 2907€ ( o meu carro é um Fiat Stilo Van) denota-se que não parou no Stop, pois se assim fosse, nunca conseguiria atingir uma velocidade a ponto de causar danos tão elevados; - bate-me já na traseira, por cima da roda esquerda.
    A minha dúvida é se acham que tenho hipóteses, recorrendo ao CIMPAS
    . Isto porque sei que tenho de despender de 3% do valor reclamado e, para além disso, de tempo.

    Obrigada pela vossa atenção e aguardo os vossos comentários/conselhos.
    Cumps

    #2
    Anexo uma imagem do local (eu vinha da via de onde vêm um carro branco e outro preto, lado a lado. O carro sem seguro vinha da estrada que tem o Stop)
    Não consigo... infelizmente!
    Editado pela última vez por Sinistrada; 02 April 2012, 22:37.

    Comentário


      #3
      Faz upload no imageshack (ou outro site para alocar imagens), copias o url da foto, e depois clicas no botão à direita de um icone de uma carta, irá abrir uma janela, e lá colocas o url da foto

      Comentário


        #4
        Do que li tas metida num bico de obra honestamente. Não posso ajudar, so desejar muita sorte e que tudo se resolva.

        Comentário


          #5
          Neste país já nada me surpreende.

          De qualquer forma desejo boa sorte na resolução do caso.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Sinistrada Ver Post
            Pois bem, em Janeiro passado, após ter verificado que não circulava nenhum veiculo na rotunda, entrei na mesma e, já dentro dela, levo uma pancada no lado lateral esquerdo da minha viatura.

            acho que o teu problema reside aqui

            Comentário


              #7
              Em suma, do primeiro não há duvidas, és culpada , não interessa se tinha ou não seguro, inspecção , carta ou outras situações .Para levares a pancada do lado esquerdo e rodopiares, não estavas em linha de marcha com o outro carro caso contrário o embate seria mais natural acontecer na traseira do teu carro. Em todo o caso terá sempre que ser a user a provar que a culpa é do outro e não sua.
              Da segunda decisão nada a dizer, está correcta .

              Comentário


                #8
                Bom dia.
                Boomer, agradeço a ajuda. Logo, vou tentar seguir as tuas indicações pois, onde estou não tenho hipótese.
                BlueJimny, reside nesse ponto o meu problema porquê? não agi correctamente?
                Rucsantos, não há duvidas que sou culpada? a viatura sem seguro bateu-me na traseira...lateral traseira. Além disso, ele vinha dum STOP. Desculpem a minha ignorância mas, não há diferença entre um triângulo de cedência de passagem e um STOP? Para não falar na velocidade a que ele vinha que tinha de ser excessiva, já que o valor da reparação é mais alto que o valor do segundo sinistro, onde ele bate propositada e violentamente, sem dó ou piedade. A minha dúvida é mesmo e só em relação ao primeiro sinistro. Antes de partir para outras instâncias, gostava de saber se é assim tão linear, a análise deste tipo de acidentes, do género "chapa cinco".
                Percebo que apenas com a minha narração dos factos, seja complicado opinarem. Por isso,logo vou tentar anexar alguma da documentação que tenho, como fotos e participação ao FGA.
                Obrigada a todos pela força.

                Comentário


                  #9
                  Fotos do veículo ajudam. E descrição detalhada.

                  Mas pelo que percebi se o primeiro embate foi numa Rotunda, entendo a sua frustração, mas em principio será culpada. A não ser que consiga provar que o jipe vinha de uma rua com Stop, e mesmo a provar isso, é difícil dizer a que velocidade circulava o jipe. A única hipótese de o jipe ser considerado culpado é que tenha batido apenas na traseira do seu veículo.

                  Se eu mandasse, o condutor teria que pagar todos os estragos, indemnização e ainda ia preso.

                  Comentário


                    #10
                    Pela descrição a posição do FGA parece a mais natural, o desrepeito pela prioridade de quem circula na rotunda.

                    Fotografias do local ou um desenho mais esclarecedor.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                      ...

                      Se eu mandasse, o condutor teria que pagar todos os estragos, indemnização e ainda ia preso.
                      O que FGA assumir fica com direito de regresso sobre o condutor do veículo sem seguro.
                      A prisão é com o tribunal.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Sinistrada Ver Post
                        Bom dia.
                        Boomer, agradeço a ajuda. Logo, vou tentar seguir as tuas indicações pois, onde estou não tenho hipótese.
                        BlueJimny, reside nesse ponto o meu problema porquê? não agi correctamente?
                        Rucsantos, não há duvidas que sou culpada? a viatura sem seguro bateu-me na traseira...lateral traseira. Além disso, ele vinha dum STOP. Desculpem a minha ignorância mas, não há diferença entre um triângulo de cedência de passagem e um STOP? Para não falar na velocidade a que ele vinha que tinha de ser excessiva, já que o valor da reparação é mais alto que o valor do segundo sinistro, onde ele bate propositada e violentamente, sem dó ou piedade. A minha dúvida é mesmo e só em relação ao primeiro sinistro. Antes de partir para outras instâncias, gostava de saber se é assim tão linear, a análise deste tipo de acidentes, do género "chapa cinco".
                        Percebo que apenas com a minha narração dos factos, seja complicado opinarem. Por isso,logo vou tentar anexar alguma da documentação que tenho, como fotos e participação ao FGA.
                        Obrigada a todos pela força.
                        Em relação ao meu comentário, apenas me expressei com base no que escreveu, foi abalrroada na parte lateral esquerda, caso muito comum por exemplo , nas saídas de rotundas por quem vem a cortar de dentro para fora e normalmente em rotundas com duas ou mais vias de trânsito. Depois escreve que é embatida na parte lateral esquerda traseira. Junto à cava da roda ? Nesta última situação a questão , no meu entender já puderá tender para outra decisão , no entanto , terá que a user provar sempre que , o mesmo desobedeceu à obrigação de parar imposta pelo sinal B2, que infringiu o artigo 24 do C.E., que agiu com culpa e dolo na intenção de a abalrroar , etc, etc. . O ónus da prova vai estar sempre do seu lado.
                        Peça que seja efectuado uma reconstituição de acidente a fim de , poder defender a sua tese.
                        Boa sorte.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          O que FGA assumir fica com direito de regresso sobre o condutor do veículo sem seguro.
                          A prisão é com o tribunal.
                          Ajudava muito se , a maioria deles os tivesse negros e os mandassem umas temporadas lá para dentro. Pelo menos uma parte deles era bem capaz de se arrepender e não voltar a cometer crimes rodoviários.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                            Em relação ao meu comentário, apenas me expressei com base no que escreveu, foi abalrroada na parte lateral esquerda, caso muito comum por exemplo , nas saídas de rotundas por quem vem a cortar de dentro para fora e normalmente em rotundas com duas ou mais vias de trânsito. Depois escreve que é embatida na parte lateral esquerda traseira. Junto à cava da roda ? Nesta última situação a questão , no meu entender já puderá tender para outra decisão , no entanto , terá que a user provar sempre que , o mesmo desobedeceu à obrigação de parar imposta pelo sinal B2, que infringiu o artigo 24 do C.E., que agiu com culpa e dolo na intenção de a abalrroar , etc, etc. . O ónus da prova vai estar sempre do seu lado.
                            Peça que seja efectuado uma reconstituição de acidente a fim de , poder defender a sua tese.
                            Boa sorte.
                            Obrigada, antes demais.
                            Sim, o primeiro embate e motivo pelo qual aqui estou a pedir a vossa ajuda, foi na parte lateral esquerda traseira, por cima da roda. Amanhã vou tentar colocar aqui as imagens que mostram como o meu carro ficou. Sabe me dizer se, através do CIMPAS, posso pedir essa reconstituição do acidente de que fala?
                            Pelo que me parece, perante as opiniões que aqui tem deixado, afinal poderá existir outra conclusão diferente daquela que o FGA teve. Na verdade, gostava de entender se existem hipóteses e devo mesmo recorrer ao CIMPAS ou se isso seria apenas perder mais dinheiro e tempo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                              Em suma, do primeiro não há duvidas, és culpada , não interessa se tinha ou não seguro, inspecção , carta ou outras situações .Para levares a pancada do lado esquerdo e rodopiares, não estavas em linha de marcha com o outro carro caso contrário o embate seria mais natural acontecer na traseira do teu carro. Em todo o caso terá sempre que ser a user a provar que a culpa é do outro e não sua.
                              Da segunda decisão nada a dizer, está correcta .
                              O embate foi na lateral esquerda traseira. Lamento se não o referi logo de início. Ou seja, a pancada foi por cima da roda esquerda traseira.
                              Provar que assim foi só mesmo as fotos do meu carro porque não tenho testemunhas e a policia só interveio no segundo sinistro, já assumido pela FGA.
                              Obrigada

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Sinistrada Ver Post
                                Obrigada, antes demais.
                                Sim, o primeiro embate e motivo pelo qual aqui estou a pedir a vossa ajuda, foi na parte lateral esquerda traseira, por cima da roda. Amanhã vou tentar colocar aqui as imagens que mostram como o meu carro ficou. Sabe me dizer se, através do CIMPAS, posso pedir essa reconstituição do acidente de que fala?
                                Pelo que me parece, perante as opiniões que aqui tem deixado, afinal poderá existir outra conclusão diferente daquela que o FGA teve. Na verdade, gostava de entender se existem hipóteses e devo mesmo recorrer ao CIMPAS ou se isso seria apenas perder mais dinheiro e tempo.
                                Para pedir a reconstituição do acidente deve efectuar esse pedido à sua seguradora, onde depois , serão noemados dois peritos, um de cada companhia e um terceiro( árbitro) com o puder de decisão( Sr. Valium corriga-me se estiver enganado ).

                                O CIMPAS não sere para isso , serve para mediar conflitos entre segurado e segurador.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                  Para pedir a reconstituição do acidente deve efectuar esse pedido à sua seguradora, onde depois , serão noemados dois peritos, um de cada companhia e um terceiro( árbitro) com o puder de decisão( Sr. Valium corriga-me se estiver enganado ).

                                  O CIMPAS não sere para isso , serve para mediar conflitos entre segurado e segurador.
                                  Pois... mas o FGA já encerrou o processo, por isso é que estou a ponderar recorrer ao CIMPAS, entidade que me resta, tanto quanto o FGA me explicou. Além disso, a minha seguradora não teve qualquer intervenção no processo.
                                  Obrigada

                                  Comentário


                                    #18
                                    http://i1051.photobucket.com/albums/...a/SAM_7948.jpg

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Sinistrada Ver Post
                                      Boa noite.
                                      Finalmente consegui inserir um link para uma das fotos do local. Eu vinha na estrada onde se vê dois veículos, um preto e outro branco, e jipe vinha da estrada onde se vê o STOP.
                                      Vou tentar anexar mais imagens, inclusive do estado em que ficou o meu carro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Sinistrada Ver Post
                                        O centro do Mundo (R. Tinto)..

                                        Mas ele não parou no Stop?

                                        Comentário


                                          #21
                                          não...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                            O centro do Mundo (R. Tinto)..

                                            Mas ele não parou no Stop?
                                            Pelos vistos, conheces bem o local (Red River City ). Ele estava com 2.13... não via nada, muito menos um Stop...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mais uma...
                                              http://i1051.photobucket.com/albums/...a/SAM_7943.jpg
                                              (Este é o meu ângulo de visão. Ao aqui chegar, certifiquei-me que, a rotunda estava "livre")

                                              Comentário


                                                #24
                                                http://i1051.photobucket.com/albums/...fotosfinal.jpg
                                                http://i1051.photobucket.com/albums/...nte-1final.jpg
                                                Aqui podem ver a minha participação ao FGA e as fotos da peritagem ao meu carro (peço desculpa pela qualidade que não é muita mas já sofreu digitalizações sobre digitalizações).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No desenho devias ter indicado a existência de um STOP.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Sinistrada Ver Post
                                                    Pelos vistos, conheces bem o local (Red River City ). Ele estava com 2.13... não via nada, muito menos um Stop...
                                                    Conheço mas não perdia nada se não conhecesse.. (Detesto a zona)

                                                    Eu não percebo nada do assunto mas diria que tens aí um caso difícil de resolver, se ele te bateu do lado esquerdo "dentro" de uma rotunda a culpa à partida é tua..

                                                    É que não será muito fácil provar que o tipo não parou no Stop. E espanta-me que ele te tenha consigo apanhar se tu dizes que quando te meteste ele ainda não estava na rotunda, das duas uma, ou tu foste muito lenta ou ele vinha muito rápido.

                                                    Mas boa sorte, só pelo facto de ele vir bêbado e sem seguro desejo que consigas resolver isto em teu favor.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não interessa o STOP dele para o caso.

                                                      O STOP dele é para entrar na rotunda, ou seja, para dar prioridade a quem
                                                      circula na rotunda (à esquerda dele). Passado esse sinal, ele está efectivamente
                                                      na rotunda, e não tem nenhum outro sinal que o obrigue a dar-te prioridade, mas
                                                      tu tens um que te obriga a dar-lhe prioridade a ele.

                                                      O que podes é requerer um parecer científico (assinado por quem tenha capacidade
                                                      para certificar os cálculos apresentados) que possas usar como meio de prova.

                                                      Ou seja, terás de, cientificamente (cálculos baseados em Física), mostrar que os
                                                      estragos provocados na tua viatura implicam que o outro veículo circulava a uma
                                                      velocidade X (calculada cientificamente, com cálculos que o comprovem). E depois
                                                      provar que é impossível aquele veículo atingir essa velocidade X partindo de 0Km/h
                                                      do STOP (o STOP obriga a imobilizar mesmo a viatura). Demonstrando que esse
                                                      veículo não parou no STOP.

                                                      Depois, terás de provar que tu não violaste o dever de cedência de passagem. Ou
                                                      seja que, entre verificar se a tua manobra (entrar na rotunda) podia ser feita em
                                                      segurança (sem perigo de colisão com outros veículos), e o ponto de embate na
                                                      rotunda, qual a velocidade a que um outro veículo deveria seguir (da rua com STOP)
                                                      para que fosse impossível saber que vinha esse veículo a quem estivesse na rua
                                                      com triângulo. Provando que a velocidade a que seguia o jipe era superior a essa
                                                      velocidade limite na qual é possível o condutor da rua com o triângulo evitar o
                                                      acidente não entrando na rotunda.

                                                      Basicamente, tens de provar que é humanamente impossível ter conhecimento que
                                                      a tua entrada na rotunda poderia provocar um acidente, provando que o acidente nunca
                                                      poderia ter ocorrido se o outro condutor tivesse parado no STOP (ao provar que não
                                                      parou).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        Não interessa o STOP dele para o caso.

                                                        O STOP dele é para entrar na rotunda, ou seja, para dar prioridade a quem
                                                        circula na rotunda (à esquerda dele). Passado esse sinal, ele está efectivamente
                                                        na rotunda, e não tem nenhum outro sinal que o obrigue a dar-te prioridade, mas
                                                        tu tens um que te obriga a dar-lhe prioridade a ele.

                                                        O que podes é requerer um parecer científico (assinado por quem tenha capacidade
                                                        para certificar os cálculos apresentados) que possas usar como meio de prova.

                                                        Ou seja, terás de, cientificamente (cálculos baseados em Física), mostrar que os
                                                        estragos provocados na tua viatura implicam que o outro veículo circulava a uma
                                                        velocidade X (calculada cientificamente, com cálculos que o comprovem). E depois
                                                        provar que é impossível aquele veículo atingir essa velocidade X partindo de 0Km/h
                                                        do STOP (o STOP obriga a imobilizar mesmo a viatura). Demonstrando que esse
                                                        veículo não parou no STOP.

                                                        Depois, terás de provar que tu não violaste o dever de cedência de passagem. Ou
                                                        seja que, entre verificar se a tua manobra (entrar na rotunda) podia ser feita em
                                                        segurança (sem perigo de colisão com outros veículos), e o ponto de embate na
                                                        rotunda, qual a velocidade a que um outro veículo deveria seguir (da rua com STOP)
                                                        para que fosse impossível saber que vinha esse veículo a quem estivesse na rua
                                                        com triângulo. Provando que a velocidade a que seguia o jipe era superior a essa
                                                        velocidade limite na qual é possível o condutor da rua com o triângulo evitar o
                                                        acidente não entrando na rotunda.

                                                        Basicamente, tens de provar que é humanamente impossível ter conhecimento que
                                                        a tua entrada na rotunda poderia provocar um acidente, provando que o acidente nunca
                                                        poderia ter ocorrido se o outro condutor tivesse parado no STOP (ao provar que não
                                                        parou).
                                                        E esse parecer científico pode ser solicitado ao CIMPAS? Ou tenho de ser eu a arranjar alguém com essas aptidões? É que a questão reside mesmo aí... Ele simplesmente seguiu caminho, a uma velocidade elevada, sem parar no STOP pois, se o tivesse feito nunca conseguiria embater no meu daquela forma.
                                                        Obrigada

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                          Conheço mas não perdia nada se não conhecesse.. (Detesto a zona)

                                                          Eu não percebo nada do assunto mas diria que tens aí um caso difícil de resolver, se ele te bateu do lado esquerdo "dentro" de uma rotunda a culpa à partida é tua..

                                                          É que não será muito fácil provar que o tipo não parou no Stop. E espanta-me que ele te tenha consigo apanhar se tu dizes que quando te meteste ele ainda não estava na rotunda, das duas uma, ou tu foste muito lenta ou ele vinha muito rápido.

                                                          Mas boa sorte, só pelo facto de ele vir bêbado e sem seguro desejo que consigas resolver isto em teu favor.
                                                          Como é natural, eu ia a uma velocidade baixa pois tinha acabado de abrandar. Ele, por sua vez, nem por isso... Quando cheguei à rotunda, nem ele, nem nenhum outro veiculo, circulava na rotunda. Talvez seja difícil de entender e por isso, o teu espanto e a decisão do FGA, mas é a verdade!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Sinistrada Ver Post
                                                            E esse parecer científico pode ser solicitado ao CIMPAS? Ou tenho de ser eu a arranjar alguém com essas aptidões? É que a questão reside mesmo aí... Ele simplesmente seguiu caminho, a uma velocidade elevada, sem parar no STOP pois, se o tivesse feito nunca conseguiria embater no meu daquela forma.
                                                            Obrigada
                                                            Das situações que conheço ou tenha ouvido falar, foram os próprios que procuraram por essas
                                                            pessoas. Mas recordo-me de ter visto na TV uma reportagem sobre umas simulações em
                                                            computador de alguns acidentes (atropelamentos, principalmente). Não me recordo se era um
                                                            serviço disponibilizado por alguém, ou apenas um projecto.

                                                            Às tantas, a reportagem era sobre este projecto do IST:
                                                            IDMEC/IST - PROJECTO MRRA

                                                            Mas se procurares deves encontrar quem preste esse tipo de serviço. Não sei é se o custo
                                                            compensa. Normalmente este tipo de coisas é usado em acidentes com feridos graves e/ou
                                                            mortos, por causa das avultadas indemnizações.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X