Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Situação hipotética - Culpado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Situação hipotética - Culpado?

    Hoje de manhã ia a conduzir no IP3 e por várias vezes me aconteceu ir a ultrapassar camiões em zonas de duas faixas e gajos meterem-se à papo seco a ultrapassar à minha frente a 60-70km/h. Mesmo eu não indo depressa (100km/h), dado o facto de estar a chover e o piso estar molhado podia-se dar um acidente em que eu bateria por trás.

    Ora fiquei a pensar e a minha dúvida é de quem seria a culpa neste caso. Uma pessoa vai na sua via e um tipo decide-se meter à frente sem ter feito sinalização para tal, ficando sem tempo de reacção que lhe permita travar a tempo e bate por trás. Culpado? Quem faz a manobra perigosa ou quem bate por trás?

    #2
    Se houver prova que o nexo causal do embate foi a manobra inopinada de mudança de via de trânsito, e consequente ocupação do espaço que o condutor que embate por trás tinha, obviamente, e independentemetne de haver ou não sinalização da manobra, a culpa é de quem muda de via de trânsito.

    Um facto importante, é apurar se o embate se dá imediatamente após a manobra de mudança de via de trânsito, ou se o embate ocorre já após o veículo que mudou de via de trânsito percorrer alguns metros na via para onde mudou.

    Comentário


      #3
      Qual é o limite de velocidade no IP3?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
        Se houver prova que o nexo causal do embate foi a manobra inopinada de mudança de via de trânsito, e consequente ocupação do espaço que o condutor que embate por trás tinha, obviamente, e independentemetne de haver ou não sinalização da manobra, a culpa é de quem muda de via de trânsito.

        Um facto importante, é apurar se o embate se dá imediatamente após a manobra de mudança de via de trânsito, ou se o embate ocorre já após o veículo que mudou de via de trânsito percorrer alguns metros na via para onde mudou.
        A minha dúvida está exactamente aqui. Se o embate é imediatamente após a manobra não há dúvida, mas o simples facto de estar a chover por exemplo pode fazer com que o carro que circule atrás não tenha espaço para travar, mesmo o outro já tendo circulado alguns metros na via para onde mudou.

        O IP3 tem zonas em que o limite é 100km/h, noutras 90km/h. Penso ter também algumas zonas onde o limite é de 80km/h (exceptuando as zonas de obras).

        Irrita-me bastante, independentemente de quem tem a culpa, o facto de as pessoas fazerem este tipo de manobras pondo em risco a vida dos outros. Mesmo que o carro que viesse atrás circulasse a 130km/h é imprudente meterem-se assim. Também há os que não respeitam STOP's e cedências de passagem e metem-se sem olhar e depois vão a circular a velocidades de 40-50km/h.

        Comentário


          #5
          Se bateres na traseira a culpa é tua.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
            Qual é o limite de velocidade no IP3?
            100.
            Menos em muitos troços

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PhoenixPT Ver Post
              Hoje de manhã ia a conduzir no IP3 e por várias vezes me aconteceu ir a ultrapassar camiões em zonas de duas faixas e gajos meterem-se à papo seco a ultrapassar à minha frente a 60-70km/h. Mesmo eu não indo depressa (100km/h), dado o facto de estar a chover e o piso estar molhado podia-se dar um acidente em que eu bateria por trás.
              Ir a 100km/h, no IP3 com estrada molhada e a chover, é estar a pedir pra morrer mais cedo.
              Podias não ir muito depressa, mas atendendo à condições climatéricas e especificidades da via, acredita que ias depressa demais

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por diesel29 Ver Post
                Se bateres na traseira a culpa é tua.
                Será? Então e se for numa ultrapassagem numa via com mais do que uma faixa no mesmo sentido, dentro dos limites legais claro, e subitamente alguém se mete à minha frente circulando a uma velocidade significativamente menor e não consigo travar de modo a evitar o acidente? Quem é o culpado aqui? Sou eu?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                  Será? Então e se for numa ultrapassagem numa via com mais do que uma faixa no mesmo sentido, dentro dos limites legais claro, e subitamente alguém se mete à minha frente circulando a uma velocidade significativamente menor e não consigo travar de modo a evitar o acidente? Quem é o culpado aqui? Sou eu?
                  E o que vais dizer a policia, que ias mais depressa que o da frente.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por diesel29 Ver Post
                    Se bateres na traseira a culpa é tua.
                    Não. E já me aconteceu: um gajo mudou para a minha faixa mesmo à minha frente e travou. Não tive espaço para travar e ainda lhe bati. A culpa foi dele. E nem chamámos a polícia, foi só com declaração amigável. Nenhum de nós se deu, obviamente, como culpado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                      Não. E já me aconteceu: um gajo mudou para a minha faixa mesmo à minha frente e travou. Não tive espaço para travar e ainda lhe bati. A culpa foi dele. E nem chamámos a polícia, foi só com declaração amigável. Nenhum de nós se deu, obviamente, como culpado.
                      Se travar e ficar marcas de pneus na estrada, tudo bem.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por diesel29 Ver Post
                        Se bateres na traseira a culpa é tua.
                        Não é assim tão linear.

                        Comentário


                          #13
                          Não. E já me aconteceu: um gajo mudou para a minha faixa mesmo à minha frente e <b>travou</b>. Não tive espaço para travar e ainda lhe bati. A culpa foi dele. E nem chamámos a polícia, foi só com declaração amigável. Nenhum de nós se deu, obviamente, como culpado.
                          <br />
                          Se travar e ficar marcas de pneus na estrada, tudo bem.
                          Não ficaram marcas. Foi o croquis dele contra o meu.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X