Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ponte do ''Lido'' fechada ao trânsito

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Estradas] Ponte do ''Lido'' fechada ao trânsito

    Para quem é da zona da Amadora e Queluz, deve conhecer a denominada ponte do ''Lido'' que liga as cidades da Amadora e de Queluz, junto ao antigo cinema Lido e aos Bombeiros de Queluz.

    À pouco passei por lá e a mesma encontra-se encerrada ao trânsito, segundo apurei, por perigo de derrocada, em virtude de ter surgido uma depressão no pavimento.

    A manter-se esta situação, e sendo esta estrada um das principais ligações entre as duas cidades e um escape por vezes utilizado ao IC 19, avizinham-se tempos dificeís.

    A ponte de que vos falo é esta ponte Filipina.


    #2
    Sinceramente, sendo uma ponte tão antiga e de pequena dimensão, e ainda por cima tendo um uso tão intenso, não sei como ainda não se construiu uma ponte nova. Num país onde se fazem obras faraónicas sem necessidade, um caso destes é de bradar aos céus.

    Até porque essa ponte, sendo assim antiga, deveria ser já considerada monumento nacional.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Sinceramente, sendo uma ponte tão antiga e de pequena dimensão, e ainda por cima tendo um uso tão intenso, não sei como ainda não se construiu uma ponte nova. Num país onde se fazem obras faraónicas sem necessidade, um caso destes é de bradar aos céus.

      Até porque essa ponte, sendo assim antiga, deveria ser já considerada monumento nacional.
      O problema é o facto de apenas estar considerada como Imóvel de Interesse Municipal, nem como de Interesse Público, que é a categoria imediatamente antes de Monumento Nacional.

      A questão aqui prende-se com o facto de ser a divisão administrativa de dois concelhos.

      Já referi em tempos noutro tópico, que a questão aqui resolvia-se da seguinte forma.
      Construir duas pontes de cada lado da Ponte Filipina, de modo a se fazer uma rotunda, em que esta ficasse situada a meio das mesmas, como monumento.

      Supostamente a ligação existente entre o ''Lido'' e o IC19/Hospital é provisória, mas acho que é tão provisória como os viadutos de Alcântara, e ao se fazer esta ligação definitiva, a solução que referi seria plausível.

      Comentário


        #4
        Era mais do que esperar. Passam dezenas de autocarros nesse local diariamente, sem falar nos ligeiros e nos verdadeiramente pesados.

        A ligação do Lido ao hospital será para manter, duvido que a retirem - é a chamada estrada velha de queluz, contudo, de velha não tem nada comparada a outras da zona.

        Não sei como farão os autocarros que aí passam - vai tudo por Carenque? Vai ser a desgraça dessa estrada também. De manhã e ao fim do dia as filas acumulam-se na dita estrada velha - vai tudo pelos arcos? Aquela calçada que lá meteram está terrível - vai ficar pior. A estrada de acesso do palácio aos 4 caminhos foi aberta ontem. Passei lá hoje e quem vem do IC19 e vira logo à direita para o novo acesso já sente os altos e baixos da dita "nova" estrada.

        Não vejo nada de bom a acontecer por aqui e só vai complicar mais.

        Comentário


          #5
          Hoje por acaso não passei por aí e estou a ver que ainda bem...

          Deve ter ficado fragilizada depois das últimas chuvadas e com o tráfego intenso e constante. Não havendo nova construção pelo menos que reforcem a estrutura desta.

          2ªf vai ser bonita a confusão para essa zona, boa sorte!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
            Já referi em tempos noutro tópico, que a questão aqui resolvia-se da seguinte forma.
            Construir duas pontes de cada lado da Ponte Filipina, de modo a se fazer uma rotunda, em que esta ficasse situada a meio das mesmas, como monumento.
            Concordo, até porque iria melhorar o escoamento do trânsito, mas isso obrigaria à expropriação do espaço onde está o "stand" de usados (toldos amarelos ao lado da Controlauto). Não vai ser resolvido tão cedo... :/


            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
            Era mais do que esperar. Passam dezenas de autocarros nesse local diariamente, sem falar nos ligeiros e nos verdadeiramente pesados.

            A ligação do Lido ao hospital será para manter, duvido que a retirem - é a chamada estrada velha de queluz, contudo, de velha não tem nada comparada a outras da zona.

            Não sei como farão os autocarros que aí passam - vai tudo por Carenque? Vai ser a desgraça dessa estrada também. De manhã e ao fim do dia as filas acumulam-se na dita estrada velha - vai tudo pelos arcos? Aquela calçada que lá meteram está terrível - vai ficar pior. A estrada de acesso do palácio aos 4 caminhos foi aberta ontem. Passei lá hoje e quem vem do IC19 e vira logo à direita para o novo acesso já sente os altos e baixos da dita "nova" estrada.

            Não vejo nada de bom a acontecer por aqui e só vai complicar mais.
            A Estrada Velha de Queluz era apenas a que liga o "cruzamento dos sinais" ao Lido. Só no google (cartografia da TeleAtlas) é que também mostram a ligação Lido-Hospital com o mesmo nome.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
              Era mais do que esperar. Passam dezenas de autocarros nesse local diariamente, sem falar nos ligeiros e nos verdadeiramente pesados.

              A ligação do Lido ao hospital será para manter, duvido que a retirem - é a chamada estrada velha de queluz, contudo, de velha não tem nada comparada a outras da zona.

              Não sei como farão os autocarros que aí passam - vai tudo por Carenque? Vai ser a desgraça dessa estrada também. De manhã e ao fim do dia as filas acumulam-se na dita estrada velha - vai tudo pelos arcos? Aquela calçada que lá meteram está terrível - vai ficar pior. A estrada de acesso do palácio aos 4 caminhos foi aberta ontem. Passei lá hoje e quem vem do IC19 e vira logo à direita para o novo acesso já sente os altos e baixos da dita "nova" estrada.

              Não vejo nada de bom a acontecer por aqui e só vai complicar mais.
              A Estrada Velha de Queluz, nada têm a ver com a ligação ''provisória'' ao IC19/Hospital.

              A mesma começa exactamente nessa ponte/entroncamento com a Rua D. Duarte e segue em direcção às bombas da BP, mas na zona em que bifurca, passa a ser Rua Gonçalves Ramos, sentido Queluz/Venda Nova,e R. D. Filipa de Lencastre, no sentido inverso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                Hoje por acaso não passei por aí e estou a ver que ainda bem...

                Deve ter ficado fragilizada depois das últimas chuvadas e com o tráfego intenso e constante. Não havendo nova construção pelo menos que reforcem a estrutura desta.

                2ªf vai ser bonita a confusão para essa zona, boa sorte!
                Até pode ser que para sair da Amadora, vindo do Lido/Pr. D. João I, seja bom, visto não existir trânsito a provir de Queluz.
                E para entrar, o pessoal que vinha por ali para ir para Queluz, provavelmente passará a usar a saída do palácio.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                  Concordo, até porque iria melhorar o escoamento do trânsito, mas isso obrigaria à expropriação do espaço onde está o "stand" de usados (toldos amarelos ao lado da Controlauto). Não vai ser resolvido tão cedo... :/...
                  E mandar abaixo a ponte para peões.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                    Concordo, até porque iria melhorar o escoamento do trânsito, mas isso obrigaria à expropriação do espaço onde está o "stand" de usados (toldos amarelos ao lado da Controlauto). Não vai ser resolvido tão cedo... :/
                    Não sei até que ponto o stand não estará só a usar um espaço arrendado, pois tenho a ideia que aquele espaço e o do centro de inspecções, pertencem aos bombeiros e se assim for, não me parece difícil.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                      Até pode ser que para sair da Amadora, vindo do Lido/Pr. D. João I, seja bom, visto não existir trânsito a provir de Queluz.
                      E para entrar, o pessoal que vinha por ali para ir para Queluz, provavelmente passará a usar a saída do palácio.
                      Não fui muito claro, por zona referia-me não só ao local em si, mas para onde o trânsito que aí passa, vai desviar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                        Não fui muito claro, por zona referia-me não só ao local em si, mas para onde o trânsito que aí passa, vai desviar.
                        Eu percebi, mas como referi, o pessoal que entre pelo Lido para se dirigir a Queluz, terá de procurar alternativa, e por essa razão, o trânsito até poderá não ficar pior.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          E mandar abaixo a ponte para peões.
                          É só desviá-la mais aguns metros, para junto do pontão que atravessa a ribeira na zona da junção das duas, e que dá acesso ao parque de estacionamento do Parque da Ilh Mágica do Lido.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                            Eu percebi, mas como referi, o pessoal que entre pelo Lido para se dirigir a Queluz, terá de procurar alternativa, e por essa razão, o trânsito até poderá não ficar pior.
                            Mas vão ficar os acessos que já de si estão degradados. A entrada do palácio (no sentido lisboa-sintra, não há outra ) está terrível. Os arcos estão no estado que estão e muita gente utiliza. Aquela bodega que fizeram em calçada ali no palácio não dou um mês para haver crateras.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                              Mas vão ficar os acessos que já de si estão degradados. A entrada do palácio (no sentido lisboa-sintra, não há outra ) está terrível. Os arcos estão no estado que estão e muita gente utiliza. Aquela bodega que fizeram em calçada ali no palácio não dou um mês para haver crateras.
                              Eu estava a referir-me à entrada e saída da Amadora.

                              Comentário


                                #16
                                Algumas pontes, apesar dos anos que carregam às costas, foram construídas em locais estratégicos, e mesmo passados alguns séculos, continuam a ser as principais vias de ligação entre localidades.

                                Quase que aposto que nessa época um erro de engenharia dava direito a uma "gravata".

                                A norte existe uma ponte do séc. XII que liga o concelho da Trofa ao de Famalicão e que é usada diariamente por largas centenas de viaturas. Se um dia for encerrada vai causar transtorno a muitas pessoas e empresas.

                                Ponte da Lagoncinha

                                Comentário


                                  #17
                                  Para o pessoal da Amadora talvez não, mas pelo Palácio...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Granda pincel..... O trânsito vai ser massivo por dentro da Amadora..... Essa ponte faz de facto imensa falta! E pode ser desta que façam a dita rotunda XXL que consiga escoar o trânsito de uma vez por todas!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Atenção, não sei se a situação se mantêm ou manterá; mas pressupondo que hoje estava interdita e com várias entidades a analisar a mesma aquando da minha passagem por lá, parto desse principio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                        Não sei até que ponto o stand não estará só a usar um espaço arrendado, pois tenho a ideia que aquele espaço e o do centro de inspecções, pertencem aos bombeiros e se assim for, não me parece difícil.
                                        És capaz de ter razão.

                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                        E mandar abaixo a ponte para peões.
                                        Acho que bastará refazê-la um pouco mais a montante da ribeira.
                                        Editado pela última vez por RAD; 03 June 2012, 02:03.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O cenário manter-se-á por talvez 3 meses.

                                          Ponte Queluz-Amadora fechada durante 3 meses > Sociedade > TVI24

                                          Comentário


                                            #22
                                            A ver se aproveitam que o pessoal vai estar de férias, e neste três meses arranjarem uma solução ou efectuarem a reparação condignamente.

                                            Na minha opinião, era encerrar definitivamente a ponte, e restaurá-la, e fazer uma ligação como deve ser.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Até certo ponto para mim é uma maravilha que todos os dias passo por a rotunda do Lido no sentido Venda Nova e por causa do transito na ponte apanhava sempre montes de transito nas horas de ponto assim com o fecho pode ser que deixem de ir por ai e o que fazia em 30 min passar a fazer em menos de 10min

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por FredMarques Ver Post
                                                Até certo ponto para mim é uma maravilha que todos os dias passo por a rotunda do Lido no sentido Venda Nova e por causa do transito na ponte apanhava sempre montes de transito nas horas de ponto assim com o fecho pode ser que deixem de ir por ai e o que fazia em 30 min passar a fazer em menos de 10min
                                                Vais ter o mesmo problema (ou ainda pior) em plena Álvares Cabral, pois o trânsito vai ser transferido todo para aí vindo tanto pela Av. Ceuta, junto à Seomara, ou mesmo na própria Elias Garcia...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pois, isso foi o que um colega meu já me disse - logo depois das escolas virar à direita, passar por debaixo do túnel e tá no jardim logo opé do lido, daí que se ele teve esta "ideia", outros terão também, e o trânsito vai complicar mesmo para quem vem da amadora.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                                    Pois, isso foi o que um colega meu já me disse - logo depois das escolas virar à direita, passar por debaixo do túnel e tá no jardim logo opé do lido, daí que se ele teve esta "ideia", outros terão também, e o trânsito vai complicar mesmo para quem vem da amadora.
                                                    Esse é o meu trajecto, sempre que saio de casa em direcção ao IC19.

                                                    Mas só dá para passar para o lado do Lido, não dá para o sentido inverso; aí, tens de ir dar a volta ao Lidl.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Exacto, porque o túnel só tem um sentido. Mas para quem é dali dos 4 caminhos, bombeiros, etc, vale a pena e no regresso vêm pelo palácio e a recém aberta estrada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Lá vai a rotunda da GNR entupir com mais carros. A mim vai-me criar transtorno porque utilizo essa ponte TODOS os dias. Mas se é para manutenção acho muito bem, prefiro dar a volta por 3 meses do que ir tomar banho sem pedir...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O presidente da junta da venteira já veio dizer que não são os moradores daquela freguesia os mais afectados, pelo que deduzo que a preocupação dele é zero.

                                                          Contactada pela agência Lusa, a presidente da Junta da Venteira, na Amadora, que faz fronteira com Queluz, disse que apesar de este ser "um local com bastante circulação", não serão os moradores da sua freguesia os mais prejudicados, uma vez que a ponte é mais utilizada pelos moradores de Queluz para acederem ao IC19.
                                                          Tenho que lhe mandar um recado que quando quiser vir a Queluz, mesmo com a ponte aberta, que deve ir dar a volta. lol

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            So a nivel de transportes vai ser giro, é que nao sao poucas as camionetas que usavam a ponta por causa das paragens no jardim do Lido, ir dos 4 caminhos quase a carente, ir depois à seomara e virar na primeira rua a direita depois das escolas e ir pelo tunel nao deve ser a ideia mais acertada vendo que o tunel nao é la muito grande para um autocarro circular. Pior ainda sao os autocarros que vinham da amadora passavam pelos jardins do Lido e seguiam para os 4 caminhos, como fazem à aquela paragem, ir aos jardins do lido e voltar para tras? O pessoal da vimeca a esta hora deve estar com os cabelos em pé.

                                                            E o transito na rua da PSP e na rua de cima vai estar pior que nunca ja que o pessoal deve ir muito por ai para ir para a Amadora, e os 4 caminhos tambem.

                                                            Para fugir ao transito mais vale ir ao Monte-Abraao, Idanha, Belas Queluz

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X