Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viagem Porto-Algarve: melhor caminho para evitar portagens

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Viagem Porto-Algarve: melhor caminho para evitar portagens

    Boas pessoal,
    Preciso de uma ajuda: aproxima-se a época de ir passar uma semana ao sul (Albufeira), e precisava de saber qual o melhor caminho, a evitar portagens, desde do Porto até ao destino.
    A ideia era demorar o menos possível, e gastar também o menos possível Parece tarefa difícil, pois rápido e económico não fazem parte do mesmo dicionário, mas queria poupar o mais possível, pois as portagens e o combustível comem bem.
    Já consultei o Via Michelin, mas este dá-me a maior parte do percurso por estradas nacionais.. Lá está, não há portagens, mas demora-se muito mais tempo..
    Aguardo uma ajuda vossa, Cumps

    #2
    N1 até Vila Franca, ponte sobre o rio e depois segues até Águas de Moura e entras no IC1. Talvez faças isto numas 7h.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
      N1 até Vila Franca, ponte sobre o rio e depois segues até Águas de Moura e entras no IC1. Talvez faças isto numas 7h.
      Ou até mais.

      Mas o ideal é fazeres este percurso que o Chambino indicou, mas a meu ver com 1 alteraçãozinha. Quando vais a descer a N1 ( IC2 ) entras na A1 em Aveiras, até Lisboa, depois sais para a A12 SUL e vais até ao final da ponte vasco da gama e podes ir até marateca por ex, e depois sair para a nacional ( IC1 ) até ao algarve.

      Pagas pouco de aveiras até lisboa , mas limpa-te algum trânsito que apanhas ali entre aveiras e lisboa se fosses pela nacional, essa zona é manhosa.


      Mas, os entendidos que o diga, também podes ir pela N10 para não entrares na AE em Aveiras mas não sei se é viavel e grátis

      Comentário


        #4
        Vir do Porto pela N1 até Aveiras leva à loucura qualquer um.... São sempre mais de 5h de viagem só neste troço.

        Eu vinha pela A1 até entrar na A12 pela Ponte Vasco da Gama e depois saia para o IC1. Há um compromisso entre tempo de viagem/portagens e consumo de combustivel.
        E pela A1 a vir no máximo aos 120, se o carro for a gasoleo, gasta tanto como numa nacional, com o pára-arranca dos semáforos, cruzamentos, etc.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
          Boas pessoal,
          Preciso de uma ajuda: aproxima-se a época de ir passar uma semana ao sul (Albufeira), e precisava de saber qual o melhor caminho, a evitar portagens, desde do Porto até ao destino.
          A ideia era demorar o menos possível, e gastar também o menos possível Parece tarefa difícil, pois rápido e económico não fazem parte do mesmo dicionário, mas queria poupar o mais possível, pois as portagens e o combustível comem bem.
          Já consultei o Via Michelin, mas este dá-me a maior parte do percurso por estradas nacionais.. Lá está, não há portagens, mas demora-se muito mais tempo..
          Aguardo uma ajuda vossa, Cumps
          Vê o jornal de noticia de ontem vem precisamente a falar disso.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MisterPolo Ver Post
            Vê o jornal de noticia de ontem vem precisamente a falar disso.
            Ia falar disto. Na SIC, há dias deram uma reportagem sobre a diferença de custos no percurso Lisboa-Algarve. E segundo eles a diferença ainda era significativa.

            Se fores do Porto e tiveres Via Verde, tens oferta de 10 viagens nas SCUT's da tua área. Ou seja, podes ir pela Arrábida e entrar na A29 logo em Francelos. Mas terás que sair antes da Feira e ir pela Nacional. Mas penso que se seguisses na A29 pagarias 1,50€.

            Muito sinceramente, eu não iria pela Nacional. Ir de Lisboa ao Algarve, não parecia de facto muito complicado (pela reportagem), mas do Porto a Lisboa, imagino o terror...

            Comentário


              #7
              A diferença se me recordo da notícia no jornal era por volta de 25/30€

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                Vir do Porto pela N1 até Aveiras leva à loucura qualquer um.... São sempre mais de 5h de viagem só neste troço.

                Eu vinha pela A1 até entrar na A12 pela Ponte Vasco da Gama e depois saia para o IC1. Há um compromisso entre tempo de viagem/portagens e consumo de combustivel.
                E pela A1 a vir no máximo aos 120, se o carro for a gasoleo, gasta tanto como numa nacional, com o pára-arranca dos semáforos, cruzamentos, etc.
                e gasta-se tanto dinheiro em outras coisas supérfulas.. por gastar mais uns euros para fazer uma viagem mais rápida e SEGURA um vez num ano quando se vai de férias.. vai-se andar a secar não sei quantas horas dentro de um automovel..

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                  e gasta-se tanto dinheiro em outras coisas supérfulas.. por gastar mais uns euros para fazer uma viagem mais rápida e SEGURA um vez num ano quando se vai de férias.. vai-se andar a secar não sei quantas horas dentro de um automovel..
                  eu também concordo contigo. Eu prefiro ir pelas AE.

                  Mas tendo em conta o pedido, julgo que é preferivel vir pela A1 até perto de Lisboa e só depois de passar o Tejo ir pelo IC1.

                  Comentário


                    #10
                    o ano passado fiz a viagem Porto-Algarve
                    o percurso foi A1 ate vila franca de xira e a partir dai sai e fui pela nacional abaixo, apanhei uma pequena parte onde a estrada estava um bocado degradada mas acho que vi nas noticias que ja compuseram aquele troço.
                    o IC1 faz-se lindamente, adorei a viagem, fiz sempre com uma media de velocidades entre os 90-100km/h tirando as zonas onde se passa por entre algumas localidades que convém ir mais devagar,
                    demorei cerca de 6 horas isto ja contando com uma paragem cerca de 1 hora para almoçar.
                    e posso dizer que com esta viagem gastei cerca de meio deposito para chegar ao Algarve (Vw Polo 1.2 TDI)
                    e a viagem pelo IC1 adorei e se voltar ao Algarve faço a mesma viagem outra vez, as paisagens sao magnificas e a estrada e espectacular e evita-se portagens ;)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                      Vir do Porto pela N1 até Aveiras leva à loucura qualquer um.... São sempre mais de 5h de viagem só neste troço.

                      Eu vinha pela A1 até entrar na A12 pela Ponte Vasco da Gama e depois saia para o IC1. Há um compromisso entre tempo de viagem/portagens e consumo de combustivel.
                      E pela A1 a vir no máximo aos 120, se o carro for a gasoleo, gasta tanto como numa nacional, com o pára-arranca dos semáforos, cruzamentos, etc.
                      É verdade. A Nacional 1 por vezes é o desespero

                      Comentário


                        #12
                        Depende sempre dos casos. Se uma pessoa não tiver qualquer pressa e for num dia bom, pode-se optar pela N1 para fazer Porto-Lisboa por ex. Se não houver transito, menos mal. Mas este troço ou é mesmo com espirito de passeio ou mais vale A1.

                        Agora em muitos casos, se não for para ir e vir no mesmo dia, pode compensar muito as nacionais. Por exemplo para ir para o Algarve, é boa opção apanhar o IC1, a viagem é bonita, economica, e o gasto em combustivel é reduzido.

                        Eu cá adoro nacionais. Só que se for com tempo contado, prefiro AE, claro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pipo22 Ver Post
                          o ano passado fiz a viagem Porto-Algarve
                          o percurso foi A1 ate vila franca de xira e a partir dai sai e fui pela nacional abaixo, apanhei uma pequena parte onde a estrada estava um bocado degradada mas acho que vi nas noticias que ja compuseram aquele troço.
                          o IC1 faz-se lindamente, adorei a viagem, fiz sempre com uma media de velocidades entre os 90-100km/h tirando as zonas onde se passa por entre algumas localidades que convém ir mais devagar,
                          demorei cerca de 6 horas isto ja contando com uma paragem cerca de 1 hora para almoçar.
                          e posso dizer que com esta viagem gastei cerca de meio deposito para chegar ao Algarve (Vw Polo 1.2 TDI)
                          e a viagem pelo IC1 adorei e se voltar ao Algarve faço a mesma viagem outra vez, as paisagens sao magnificas e a estrada e espectacular e evita-se portagens ;)
                          Também gosto muito do IC1, especialmente a partir de Grândola.

                          Para ir de Lisboa a Évora, também se faz lindamente pela N4, por exemplo.

                          Comentário


                            #14
                            Eu por norma faço A1 - A-13 , saio em Alcacer do Sal e depois sempre nacional até ao algarve. Tento fazer a nacional à noite.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                              Ia falar disto. Na SIC, há dias deram uma reportagem sobre a diferença de custos no percurso Lisboa-Algarve. E segundo eles a diferença ainda era significativa.

                              Se fores do Porto e tiveres Via Verde, tens oferta de 10 viagens nas SCUT's da tua área. Ou seja, podes ir pela Arrábida e entrar na A29 logo em Francelos. Mas terás que sair antes da Feira e ir pela Nacional. Mas penso que se seguisses na A29 pagarias 1,50€.

                              Muito sinceramente, eu não iria pela Nacional. Ir de Lisboa ao Algarve, não parecia de facto muito complicado (pela reportagem), mas do Porto a Lisboa, imagino o terror...
                              Tem-se direito a 10 viagem de SCUT's, mas como assim? Se sair antes da A29 não se paga?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                Vir do Porto pela N1 até Aveiras leva à loucura qualquer um.... São sempre mais de 5h de viagem só neste troço.

                                Eu vinha pela A1 até entrar na A12 pela Ponte Vasco da Gama e depois saia para o IC1. Há um compromisso entre tempo de viagem/portagens e consumo de combustivel.
                                E pela A1 a vir no máximo aos 120, se o carro for a gasoleo, gasta tanto como numa nacional, com o pára-arranca dos semáforos, cruzamentos, etc.
                                Isso está completamente fora de questão.. não quero passar meio-dia a conduzir
                                No jornal de ontem vem vários itinerários possíveis?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Depende sempre dos casos. Se uma pessoa não tiver qualquer pressa e for num dia bom, pode-se optar pela N1 para fazer Porto-Lisboa por ex. Se não houver transito, menos mal. Mas este troço ou é mesmo com espirito de passeio ou mais vale A1.

                                  Agora em muitos casos, se não for para ir e vir no mesmo dia, pode compensar muito as nacionais. Por exemplo para ir para o Algarve, é boa opção apanhar o IC1, a viagem é bonita, economica, e o gasto em combustivel é reduzido.

                                  Eu cá adoro nacionais. Só que se for com tempo contado, prefiro AE, claro.
                                  Eu vou dia 2 de Setembro, e venho dia 9 de Setembro, mas não quero passar o dia a conduzir, daí a N1 estar fora de questão..
                                  O IC1 faz-se bem?

                                  Comentário


                                    #18
                                    .............................
                                    Editado pela última vez por JPVNG; 30 August 2012, 17:27.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JPVNG Ver Post
                                      Os que pediram desconto sim têm direito a 10 viagens gratuitas..não basta ter via verde é preciso ter pedido esse desconto (pode ser feito em qualquer estação e correios ou loja do ACP)
                                      Por exemplo, chega-se a uma estação de correios e pede-se o "desconto"? Paga-se por isso?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                        Por exemplo, chega-se a uma estação de correios e pede-se o "desconto"? Paga-se por isso?
                                        Faz o favor de --> clicar aqui <--

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                          Eu vou dia 2 de Setembro, e venho dia 9 de Setembro, mas não quero passar o dia a conduzir, daí a N1 estar fora de questão..
                                          O IC1 faz-se bem?
                                          O IC1 faz-se bem. No teu caso de facto é para evitar a N1, ainda para mais em Setembro que ja ha mais transito de pesados e etc.

                                          Penso que, dependendo do que puderes gastar, o ideal é ires pela A1, e depois A12-> A2 até marateca, ou até grândola, e depois seguir pelo IC1 que se consegue fazer muito bem e é excelente para consumos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Estive de férias no Algarve. Fui de Lisboa até à Marateca pela A2 (2 Euros e qualquer coisa). Saí para o IC1, fiz uma viagem perfeitamente tranquila. Tirando algumas "abelhas" pelo caminho, existem zonas onde se circula perfeitamente a 120-140kmh. Regressei esta 2ª feira para Lisboa, novamente pelo IC1, e tirando um "comboio" de reboques que carregavam uns carros do Family Frost, a média terá andado pelos 120Kmh até Águas de Moura. Poupei cerca de 42 Euros em portagens da A2.

                                            Comentário


                                              #23
                                              A viagem pela Nacional é muito penosa, então agora no verão deve ser muito movimentada porque vai tudo para o algarve, turistas, portugueses etc.
                                              Porque não fazes metade do caminho em auto-estrada e a outra metade por nacional? Do gênero, Vens do porto até Vila Franca de xira na A1, depois apanhas aquela estrada que vai para Porto Alto- Algarve etc...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Têm ideia de quanto se gasta na A1 até Lisboa?
                                                A estrada que vai de Porto Alto até ao Algarve é qual?
                                                Eu costumo fazer sempre A1, depois faço um desvio em Santarém, para escusar de ir à ponte Vasco da Gama, e depois sempre auto-estrada até lá abaixo.. Neste caso estou a pensar, tal como vocês sugeriram, A1 até Lisboa, A2 até Marateca, e depois IC1..
                                                Qual destes será melhor: A1-A2-IC1 ou A1-IC1?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                                  Faz o favor de --> clicar aqui <--
                                                  Obrigado..
                                                  Na segunda-feira vou aos CTT

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Estive a ver percursos, e se for pela A1 até Vila Franca de Xira, apanho a N10 até à Marateca, e de seguida o IC1 até lá abaixo.. A N10 faz-se bem?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      E ir pela A13? Vai desembocar mesmo na Marateca e é uma AE deserta...

                                                      É menos meia hora e menos 30km em relação à alternativa da Ponte Vasco da Gama

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                                        E ir pela A13? Vai desembocar mesmo na Marateca e é uma AE deserta...

                                                        É menos meia hora e menos 30km em relação à alternativa da Ponte Vasco da Gama
                                                        E quanto é em portagens e SCUTS'?
                                                        Esta é a alternativa à A12/A2 certo?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                                                          Estive de férias no Algarve. Fui de Lisboa até à Marateca pela A2 (2 Euros e qualquer coisa). Saí para o IC1, fiz uma viagem perfeitamente tranquila. Tirando algumas "abelhas" pelo caminho, existem zonas onde se circula perfeitamente a 120-140kmh. Regressei esta 2ª feira para Lisboa, novamente pelo IC1, e tirando um "comboio" de reboques que carregavam uns carros do Family Frost, a média terá andado pelos 120Kmh até Águas de Moura. Poupei cerca de 42 Euros em portagens da A2.
                                                          LOL, também passei por eles... ultrapassei-os pouco antes da ponte de Alcácer.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                                                            Estive de férias no Algarve. Fui de Lisboa até à Marateca pela A2 (2 Euros e qualquer coisa). Saí para o IC1, fiz uma viagem perfeitamente tranquila. Tirando algumas "abelhas" pelo caminho, existem zonas onde se circula perfeitamente a 120-140kmh. Regressei esta 2ª feira para Lisboa, novamente pelo IC1, e tirando um "comboio" de reboques que carregavam uns carros do Family Frost, a média terá andado pelos 120Kmh até Águas de Moura. Poupei cerca de 42 Euros em portagens da A2.
                                                            Mas a 140 km/h podias era ter dado 120 euros para os " sardões "

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X