[Acidente] Seguros com alta taxa de irresponsabilidade

A mostrar resultados 1 para 29 de 29
Like Tree1Likes
  • 1 Post By MetalKing

Título: Seguros com alta taxa de irresponsabilidade

BRM
    BRM está offline
    Piloto de Provas de Perícia BRM's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2012

Por Defeito Seguros com alta taxa de irresponsabilidade

Bom dia,

Abro o meu 1º tópico para apresentar uma situação pouco agradável que se passou comigo.
    O que sucedeu foi:

-Ia na minha faixa a menos de 50 km/h, decidi virar para um parque de estancionamento privado, e no momento da viragem, um ciclomotor colidiu contra o meu carro e a pessoa foi projectada.
    Os ferimentos foram praticamente nulos, mas os estragos alguns.
    O embate foi dado na lateral traseira junto á mala. Houve danos desde parachoques, jante partida, pneu danificado, traseira com chapa danificada, pilar traseiro, tejadilho na lateral, capô, braço do limpa vidros.

Ora está a preencher a dec. amigavel, ao qual o individuo que embateu assumiu a culpa e a respectiva entrega.

Conclusão: Fui dado como culpado!
    Justificação: Cortei lhe a passagem. (Pelos que me pareceu ele ia tentar ultrepassar pela direita).
    E não me foi dado alguma forma de resolver isto.

Afinal, como isto é possivel? Quais são as minhas opções?
    Cada vez tenho menos confiança em seguradoras.
    A minha seguradora é a Allianz.

Vou deixar vos uma foto:

Piloto de Provas de Perícia Rafael1993's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Como já tive algumas complicações com seguradoras,escreve um email muito bem escrito, com imagens do acidente (se tiveres) e dos danos. Envia para lá, e espera a resposta, se realmente estiveres razão, eles irão certamente ajudar.

Não te esqueças de referir os teus dados pessoais, isto é, data do acidente, hora, nome, numero de apólice, nome ....

BRM
    BRM está offline
    Data de Registo
    Aug 2012

Por Defeito

Mas envio para a minha ou para a seguradora do individuo?

Piloto de Rallye mmao's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

reclama na seguradora.
    segundo o código da estrada não se pode ultrapassar pela direita, excepto se o veiculo da frente estiver com intenção de virar para a esquerda.
    além disso o veiculo que segue atrás tem que deixar espaço livre e visível à sua frente, para que possa parar em segurança.
    já vi seguradoras a atribuírem 50/50 a acidentes em que o veiculo da frente vira para a esquerda (com manobra sinalizada) e o de trás o ultrapassa, quando segundo o C.E. o veiculo de trás tem que aguardar que o 1º faça a manobra em segurança.
    eles atiram o barro à parede para ver se cola.
    procura o artigo 18º (distancia entre veículos), artigo 36º e o artigo 37º (ultrapassagem) e o artigo 43º (mudança de direcção para a direita)

BRM
    BRM está offline
    Data de Registo
    Aug 2012

Por Defeito

Muito obrigado mmao!
    Vou agora consultar!

Piloto de Testes SrChambino's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Reclama. O indivíduo até se deu como culpado. Por amor de deus...

Piloto de Kart FeiticeiroPT's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
    Reclama. O indivíduo até se deu como culpado. Por amor de deus...
    Quem decide o culpa em um acidente de viação, são as companhias de seguro dos segurados envolvidos, e não os sinistrados.
    Podes dar-te como culpado, mas isso não quer dizer que tenhas culpa. Podes ter, por exemplo, apenas 20% de culpa, e o outro sinistrado 80%.

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por FeiticeiroPT Ver Post
    Quem decide o culpa em um acidente de viação, são as companhias de seguro dos segurados envolvidos, e não os sinistrados.
    Podes dar-te como culpado, mas isso não quer dizer que tenhas culpa. Podes ter, por exemplo, apenas 20% de culpa, e o outro sinistrado 80%.
    isso é verdade. quem atribui a culpabilidade é a companhia de seguros mas mas neste caso a culpa é do ciclomotor se o acidente ocorreu como o user BRM descreveu

Piloto de Provas de Perícia Rafael1993's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BRM Ver Post
    Mas envio para a minha ou para a seguradora do individuo?
    Seguros de Portugal, parte Contactos

http://www.isp.pt/NR/exeres/97C24D91-5FD7-4874-9D7D-FFE049D206D9.htm

Piloto de Troféu felyzardo's Avatar
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Que parvoice é mais que sabido ser proibido ultrapassar pela direita.
    Parte a cabeça à seguradora e se tiveres razão, processa-os por te tentarem enganar e por incompetência.

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver Post
    Seguros de Portugal, parte Contactos
    ISP - Instituto de Seguros de Portugal
    convém reclamar primeiro na seguradora, se continuarem com a ideia de atribuir-lhe a totalidade da culpa ou demorarem muito, aí sim, é comunicar ao isp

Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mmao Ver Post
    isso é verdade. quem atribui a culpabilidade é a companhia de seguros mas mas neste caso a culpa é do ciclomotor se o acidente ocorreu como o user BRM descreveu
    Muito importante realçar esta parte.

Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

já vi seguradoras a atribuírem 50/50 a acidentes em que o veiculo da frente vira para a esquerda (com manobra sinalizada) e o de trás o ultrapassa, quando segundo o C.E. o veiculo de trás tem que aguardar que o 1º faça a manobra em segurança.
    Não é uma questão de barro, é uma questão de prova!

Piloto de Troféu SavageXp's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006
    Não deite fora os seus videojogos de pc/consola - dê-mos!

Por Defeito

Quer direita ou esquerda, Ias a entrar num parque, perdes a prioridade, por isso te dão como culpado.
    Última edição por SavageXp : 28-08-12 às 20:07:30

BRM
    BRM está offline
    Data de Registo
    Aug 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
    Quer direita ou esquerda, Ias a entrar num parque, perdes a prioridade, por isso te dão como culpado.

Consulta os artigos descritos em cima.

É expressamente proibido fazer ultrapassagens pela direita.
    De que forma é que poderia entrar num parque, a voar não erade certeza.

Piloto de Troféu felyzardo's Avatar
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Mas ele, suponho, não tem para além da berma uma faixa a direita.

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Quem é que te deu como culpado? A tua companhia ao abrigo da Convenção IDS? Podes e deves reclamar na companhia contrária.

Quanto ao acidente, a manobra de mudança de direcção à direita deve ser efectuada o mais próximo possível da berma.
    No local onde tens o dano, poderá estar a indiciar que não efectuaste a manobra dessa forma tendo "alargado", ou seja, indo ao eixo da via/outra via e aí, cortado a via ao ciclomotor que ia na sua via. Por outro lado é um ciclomotor, por isso não é preciso muito espaço para passar.

Resta saber o que foi escrito e apontado na DAAA por ambos, e atrás por cada um. Acho estranho que tenham logo dado a responsabilidade a ti, sem mais. Não me recordo do caso da TPR sobre isto.

...
    ...
    Eu também não concordo, mas sim, é comum esse tipo de decisão ou dar responsabilidade a quem vira à esquerda para local privado (faltou referir).
    As companhias tem visto desta forma (creio): no local por norma é permitida ultrapassagem já que não é um entroncamento ou cruzamento. Quem vira tem que salvaguardar que pode fazer a manobra em segurança (quer à frente, quer atrás) - Artº 35 - se batem, é porque este não viu. Esquecem-se que quem ultrapassa também o tem que fazer.

Ora bem, na minha opinião dependerá da prova:
    - 1ª se quem vira sinaliza ou não a manobra e está ao eixo da faixa de rodagem. Só assim poderá ser aplicado o artigo 37º e a ultrapassagem dever ser efectuada pela direita.
    - 2º localização dos danos nas viaturas, para tentar perceber a posição de quem vira - é diferente bater nas portas de quem ultrapassa ou ser batido na traseira de quem vira;
    - ainda pior se mete mais viaturas atrás de quem vira;

As companhias acabam por não conseguir verificar tudo isto e dar 50/50, muitos tribunais também.
    Última edição por Valium : 28-08-12 às 21:00:16

Piloto Lendário MetalKing's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Quem é que te deu como culpado? A tua companhia ao abrigo da Convenção IDS? Podes e deves reclamar na companhia contrária.

Quanto ao acidente, a manobra de mudança de direcção à direita deve ser efectuada o mais próximo possível da berma.
    No local onde tens o dano, poderá estar a indiciar que não efectuaste a manobra dessa forma tendo "alargado", ou seja, indo ao eixo da via/outra via e aí, cortado a via ao ciclomotor que ia na sua via. Por outro lado é um ciclomotor, por isso não é preciso muito espaço para passar.

Resta saber o que foi escrito e apontado na DAAA por ambos, e atrás por cada um. Acho estranho que tenham logo dado a responsabilidade a ti, sem mais. Não me recordo do caso da TPR sobre isto.
    Pode ser o 71 ou o 72, depende.

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Não é uma questão de barro, é uma questão de prova!
    neste caso ambos fizeram participação amigavel e com croquis da psp, mas mesmo assim a companhia queria atribuor 50/50

Eu também não concordo, mas sim, é comum esse tipo de decisão ou dar responsabilidade a quem vira à esquerda para local privado (faltou referir).
    As companhias tem visto desta forma (creio): no local por norma é permitida ultrapassagem já que não é um entroncamento ou cruzamento. Quem vira tem que salvaguardar que pode fazer a manobra em segurança (quer à frente, quer atrás) - Artº 35 - se batem, é porque este não viu. Esquecem-se que quem ultrapassa também o tem que fazer.

- 1ª se quem vira sinaliza ou não a manobra e está ao eixo da faixa de rodagem. Só assim poderá ser aplicado o artigo 37º e a ultrapassagem dever ser efectuada pela direita.
    - 2º localização dos danos nas viaturas, para tentar perceber a posição de quem vira - é diferente bater nas portas de quem ultrapassa ou ser batido na traseira de quem vira;

As companhias acabam por não conseguir verificar tudo isto e dar 50/50, muitos tribunais também.
    já fui a dois casos idênticos em que o carro da frente vira para a esquerda num cruzamento e o carro que vai atras, começa a ultrapassar e bate-lhe na lateral traseira esquerda, e segundo os sinistrados foi dado nos dois acidentes 50/50 pelas companhias.
    ambos os condutores que foram "abalroados" reclamaram e por fim foi atribuido 100% ao condutores que iam a fazer ultrapassagem.
    foram dois acidentes distintos mas com as mesmas caracteristicas, inclusive um deles tirou cópias do CE e entregou na companhia

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
    essa não entendi

Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

...
    já fui a dois casos idênticos em que o carro da frente vira para a esquerda num cruzamento e o carro que vai atras, começa a ultrapassar e bate-lhe na lateral traseira esquerda, e segundo os sinistrados foi dado nos dois acidentes 50/50 pelas companhias.
    ambos os condutores que foram "abalroados" reclamaram e por fim foi atribuido 100% ao condutores que iam a fazer ultrapassagem.
    foram dois acidentes distintos mas com as mesmas caracteristicas, inclusive um deles tirou cópias do CE e entregou na companhia
    Aí já tens um dado novo, que é ser num cruzamento. Aí é mais estranho, resta saber a sinalização vertical e horizontal no local.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

neste caso ambos fizeram participação amigavel e com croquis da psp, mas mesmo assim a companhia queria atribuor 50/50

Num cruzamento ou entroncamento, não vejo como se possa atribuir 50/50.

A questão que levanta sempre mais dúvidas, é a mudança de direcção para abandonar a faixa de rodagem.
    Vanquish gosta disto.

Piloto Lendário Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Acho estranho não terem "entrado ao serviço" os peritos daquelas entidades contratadas pelas seguradoras para averiguar a culpa, desmembrando o sinistro. Mas se achas que não tens culpa, então estás sempre no direito de reclamar.

BRM
    BRM está offline
    Data de Registo
    Aug 2012

Por Defeito

Deram me como culpado ao abrigo pela convenção IDS sim.
    Não lhe cortei a via, pois ele ainda não ia ao meu lado, mas pelos vistos tentava ultrapassar pela direita.
    Na tua ultima estrofe, referes para o caso de virar á esquerda, certo?

Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
    Pode ser o 71 ou o 72, depende.
    Mas pelos vistos foram pelo 11 ou algo parecido.

Citação Originalmente Colocado por BRM Ver Post
    Deram me como culpado ao abrigo pela convenção IDS sim.
    Não lhe cortei a via, pois ele ainda não ia ao meu lado, mas pelos vistos tentava ultrapassar pela direita.
    Na tua ultima estrofe, referes para o caso de virar á esquerda, certo?
    Sim, mas na mudança de direcção à direita também deves encostar o máximo possível à direita, etc.

Resta saber como justificaram e se indicaram o caso que aplicaram.
    Podes informar a comp. que não concordas e reclamar na outra. Se tiveres cobertura de Defesa ou Protecção Jurídica, podes sempre activar.

Já agora, no teu sentido tem quantas vias de trânsito?
    Última edição por Valium : 29-08-12 às 12:26:24

BRM
    BRM está offline
    Data de Registo
    Aug 2012

Por Defeito

Sim, eu encostei bem á direita, até porque o destino que procura ficava bem próximo.
    Foi só fazer pisca e virar. O rapaz é que me embateu.
    O que disseram foi que supostamente lhe cortei a passagem, mas isso não se aplica uma vez que ele sempre esteve atrás de mim.

O meu sentido tinha só uma faixa de transito.

EDIT: Mas ainda não falei directamente com o meu segurador, mas irá estar para breve, para obter melhores esclarecimentos.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Mas pelos vistos foram pelo 11 ou algo parecido.
    O 11 implica haver mais de uma via de trânsito.

Caso aplicasem o 10, a responsabilidade seria semrpe de quem embate na traseira, poque no caso, e atendendo aos danos do veículo, é considerado embate na traseira.

Sendo um veículo de 2 rodas, provavelmente não foi resolvido através da Conveção Complmentar, mas sim por gestão tradicional, por tudo indica terem resultados danos corporais.

BRM
    BRM está offline
    Data de Registo
    Aug 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post

Sendo um veículo de 2 rodas, provavelmente não foi resolvido através da Conveção Complmentar, mas sim por gestão tradicional, por tudo indica terem resultados danos corporais.
    Como assim?
    Que metodo é esse?

Caso haja ferimentos, a culpa não continua de quem embateu, neste caso?

BRM
    BRM está offline
    Data de Registo
    Aug 2012

Por Defeito

Croqui:

Nas observações da minha parte diz que fiz o pisca para a direita.
    Nas observações dele, diz que se dá como culpado.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •