[Acidente] Seguros com alta taxa de irresponsabilidade

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Título: Seguros com alta taxa de irresponsabilidade

  1. #1
    BRM
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    Por Defeito Seguros com alta taxa de irresponsabilidade

    Bom dia,

    Abro o meu 1º tópico para apresentar uma situação pouco agradável que se passou comigo.
    O que sucedeu foi:

    -Ia na minha faixa a menos de 50 km/h, decidi virar para um parque de estancionamento privado, e no momento da viragem, um ciclomotor colidiu contra o meu carro e a pessoa foi projectada.
    Os ferimentos foram praticamente nulos, mas os estragos alguns.
    O embate foi dado na lateral traseira junto á mala. Houve danos desde parachoques, jante partida, pneu danificado, traseira com chapa danificada, pilar traseiro, tejadilho na lateral, capô, braço do limpa vidros.

    Ora está a preencher a dec. amigavel, ao qual o individuo que embateu assumiu a culpa e a respectiva entrega.

    Conclusão: Fui dado como culpado!
    Justificação: Cortei lhe a passagem. (Pelos que me pareceu ele ia tentar ultrepassar pela direita).
    E não me foi dado alguma forma de resolver isto.

    Afinal, como isto é possivel? Quais são as minhas opções?
    Cada vez tenho menos confiança em seguradoras.
    A minha seguradora é a Allianz.

    Vou deixar vos uma foto:


  2. #2
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    Por Defeito

    Como já tive algumas complicações com seguradoras,escreve um email muito bem escrito, com imagens do acidente (se tiveres) e dos danos. Envia para lá, e espera a resposta, se realmente estiveres razão, eles irão certamente ajudar.

    Não te esqueças de referir os teus dados pessoais, isto é, data do acidente, hora, nome, numero de apólice, nome ....

  3. #3
    BRM
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    Mas envio para a minha ou para a seguradora do individuo?

  4. #4
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    reclama na seguradora.
    segundo o código da estrada não se pode ultrapassar pela direita, excepto se o veiculo da frente estiver com intenção de virar para a esquerda.
    além disso o veiculo que segue atrás tem que deixar espaço livre e visível à sua frente, para que possa parar em segurança.
    já vi seguradoras a atribuírem 50/50 a acidentes em que o veiculo da frente vira para a esquerda (com manobra sinalizada) e o de trás o ultrapassa, quando segundo o C.E. o veiculo de trás tem que aguardar que o 1º faça a manobra em segurança.
    eles atiram o barro à parede para ver se cola.
    procura o artigo 18º (distancia entre veículos), artigo 36º e o artigo 37º (ultrapassagem) e o artigo 43º (mudança de direcção para a direita)

  5. #5
    BRM
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    Muito obrigado mmao!
    Vou agora consultar!


  6. #6
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    Reclama. O indivíduo até se deu como culpado. Por amor de deus...

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
    Reclama. O indivíduo até se deu como culpado. Por amor de deus...
    Quem decide o culpa em um acidente de viação, são as companhias de seguro dos segurados envolvidos, e não os sinistrados.
    Podes dar-te como culpado, mas isso não quer dizer que tenhas culpa. Podes ter, por exemplo, apenas 20% de culpa, e o outro sinistrado 80%.

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por FeiticeiroPT Ver Post
    Quem decide o culpa em um acidente de viação, são as companhias de seguro dos segurados envolvidos, e não os sinistrados.
    Podes dar-te como culpado, mas isso não quer dizer que tenhas culpa. Podes ter, por exemplo, apenas 20% de culpa, e o outro sinistrado 80%.
    isso é verdade. quem atribui a culpabilidade é a companhia de seguros mas mas neste caso a culpa é do ciclomotor se o acidente ocorreu como o user BRM descreveu

  9. #9
    Piloto de Provas de Perícia Rafael1993's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por BRM Ver Post
    Mas envio para a minha ou para a seguradora do individuo?
    Seguros de Portugal, parte Contactos

    http://www.isp.pt/NR/exeres/97C24D91-5FD7-4874-9D7D-FFE049D206D9.htm

  10. #10
    Piloto de Troféu felyzardo's Avatar
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    Que parvoice é mais que sabido ser proibido ultrapassar pela direita.
    Parte a cabeça à seguradora e se tiveres razão, processa-os por te tentarem enganar e por incompetência.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver Post
    Seguros de Portugal, parte Contactos
    ISP - Instituto de Seguros de Portugal
    convém reclamar primeiro na seguradora, se continuarem com a ideia de atribuir-lhe a totalidade da culpa ou demorarem muito, aí sim, é comunicar ao isp

  12. #12
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    Por ai...
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    Citação Originalmente Colocado por mmao Ver Post
    isso é verdade. quem atribui a culpabilidade é a companhia de seguros mas mas neste caso a culpa é do ciclomotor se o acidente ocorreu como o user BRM descreveu
    Muito importante realçar esta parte.

  13. #13
    Moderador Vanquish's Avatar
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    Por ai...
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    Citação Originalmente Colocado por mmao Ver Post
    já vi seguradoras a atribuírem 50/50 a acidentes em que o veiculo da frente vira para a esquerda (com manobra sinalizada) e o de trás o ultrapassa, quando segundo o C.E. o veiculo de trás tem que aguardar que o 1º faça a manobra em segurança.
    eles atiram o barro à parede para ver se cola.
    Não é uma questão de barro, é uma questão de prova!

  14. #14
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    Quer direita ou esquerda, Ias a entrar num parque, perdes a prioridade, por isso te dão como culpado.
    Última edição por SavageXp : 28-08-12 às 20:07:30

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
    Quer direita ou esquerda, Ias a entrar num parque, perdes a prioridade, por isso te dão como culpado.

    Consulta os artigos descritos em cima.

    É expressamente proibido fazer ultrapassagens pela direita.
    De que forma é que poderia entrar num parque, a voar não erade certeza.

  16. #16
    Piloto de Troféu felyzardo's Avatar
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    Mas ele, suponho, não tem para além da berma uma faixa a direita.

  17. #17
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    Quem é que te deu como culpado? A tua companhia ao abrigo da Convenção IDS? Podes e deves reclamar na companhia contrária.

    Quanto ao acidente, a manobra de mudança de direcção à direita deve ser efectuada o mais próximo possível da berma.
    No local onde tens o dano, poderá estar a indiciar que não efectuaste a manobra dessa forma tendo "alargado", ou seja, indo ao eixo da via/outra via e aí, cortado a via ao ciclomotor que ia na sua via. Por outro lado é um ciclomotor, por isso não é preciso muito espaço para passar.

    Resta saber o que foi escrito e apontado na DAAA por ambos, e atrás por cada um. Acho estranho que tenham logo dado a responsabilidade a ti, sem mais. Não me recordo do caso da TPR sobre isto.

    Citação Originalmente Colocado por mmao Ver Post
    ...
    já vi seguradoras a atribuírem 50/50 a acidentes em que o veiculo da frente vira para a esquerda (com manobra sinalizada) e o de trás o ultrapassa, quando segundo o C.E. o veiculo de trás tem que aguardar que o 1º faça a manobra em segurança.
    eles atiram o barro à parede para ver se cola.
    ...
    Eu também não concordo, mas sim, é comum esse tipo de decisão ou dar responsabilidade a quem vira à esquerda para local privado (faltou referir).
    As companhias tem visto desta forma (creio): no local por norma é permitida ultrapassagem já que não é um entroncamento ou cruzamento. Quem vira tem que salvaguardar que pode fazer a manobra em segurança (quer à frente, quer atrás) - Artº 35 - se batem, é porque este não viu. Esquecem-se que quem ultrapassa também o tem que fazer.

    Ora bem, na minha opinião dependerá da prova:
    - 1ª se quem vira sinaliza ou não a manobra e está ao eixo da faixa de rodagem. Só assim poderá ser aplicado o artigo 37º e a ultrapassagem dever ser efectuada pela direita.
    - 2º localização dos danos nas viaturas, para tentar perceber a posição de quem vira - é diferente bater nas portas de quem ultrapassa ou ser batido na traseira de quem vira;
    - ainda pior se mete mais viaturas atrás de quem vira;

    As companhias acabam por não conseguir verificar tudo isto e dar 50/50, muitos tribunais também.
    Última edição por Valium : 28-08-12 às 21:00:16

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Quem é que te deu como culpado? A tua companhia ao abrigo da Convenção IDS? Podes e deves reclamar na companhia contrária.

    Quanto ao acidente, a manobra de mudança de direcção à direita deve ser efectuada o mais próximo possível da berma.
    No local onde tens o dano, poderá estar a indiciar que não efectuaste a manobra dessa forma tendo "alargado", ou seja, indo ao eixo da via/outra via e aí, cortado a via ao ciclomotor que ia na sua via. Por outro lado é um ciclomotor, por isso não é preciso muito espaço para passar.

    Resta saber o que foi escrito e apontado na DAAA por ambos, e atrás por cada um. Acho estranho que tenham logo dado a responsabilidade a ti, sem mais. Não me recordo do caso da TPR sobre isto.
    Pode ser o 71 ou o 72, depende.

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Não é uma questão de barro, é uma questão de prova!
    neste caso ambos fizeram participação amigavel e com croquis da psp, mas mesmo assim a companhia queria atribuor 50/50
    Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Quem é que te deu como culpado? A tua companhia ao abrigo da Convenção IDS? Podes e deves reclamar na companhia contrária.

    Quanto ao acidente, a manobra de mudança de direcção à direita deve ser efectuada o mais próximo possível da berma.
    No local onde tens o dano, poderá estar a indiciar que não efectuaste a manobra dessa forma tendo "alargado", ou seja, indo ao eixo da via/outra via e aí, cortado a via ao ciclomotor que ia na sua via. Por outro lado é um ciclomotor, por isso não é preciso muito espaço para passar.

    Resta saber o que foi escrito e apontado na DAAA por ambos, e atrás por cada um. Acho estranho que tenham logo dado a responsabilidade a ti, sem mais. Não me recordo do caso da TPR sobre isto.



    Eu também não concordo, mas sim, é comum esse tipo de decisão ou dar responsabilidade a quem vira à esquerda para local privado (faltou referir).
    As companhias tem visto desta forma (creio): no local por norma é permitida ultrapassagem já que não é um entroncamento ou cruzamento. Quem vira tem que salvaguardar que pode fazer a manobra em segurança (quer à frente, quer atrás) - Artº 35 - se batem, é porque este não viu. Esquecem-se que quem ultrapassa também o tem que fazer.

    Ora bem, na minha opinião dependerá da prova:
    - 1ª se quem vira sinaliza ou não a manobra e está ao eixo da faixa de rodagem. Só assim poderá ser aplicado o artigo 37º e a ultrapassagem dever ser efectuada pela direita.
    - 2º localização dos danos nas viaturas, para tentar perceber a posição de quem vira - é diferente bater nas portas de quem ultrapassa ou ser batido na traseira de quem vira;
    - ainda pior se mete mais viaturas atrás de quem vira;

    As companhias acabam por não conseguir verificar tudo isto e dar 50/50, muitos tribunais também.
    já fui a dois casos idênticos em que o carro da frente vira para a esquerda num cruzamento e o carro que vai atras, começa a ultrapassar e bate-lhe na lateral traseira esquerda, e segundo os sinistrados foi dado nos dois acidentes 50/50 pelas companhias.
    ambos os condutores que foram "abalroados" reclamaram e por fim foi atribuido 100% ao condutores que iam a fazer ultrapassagem.
    foram dois acidentes distintos mas com as mesmas caracteristicas, inclusive um deles tirou cópias do CE e entregou na companhia

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
    Quer direita ou esquerda, Ias a entrar num parque, perdes a prioridade, por isso te dão como culpado.
    essa não entendi

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por mmao Ver Post
    ...
    já fui a dois casos idênticos em que o carro da frente vira para a esquerda num cruzamento e o carro que vai atras, começa a ultrapassar e bate-lhe na lateral traseira esquerda, e segundo os sinistrados foi dado nos dois acidentes 50/50 pelas companhias.
    ambos os condutores que foram "abalroados" reclamaram e por fim foi atribuido 100% ao condutores que iam a fazer ultrapassagem.
    foram dois acidentes distintos mas com as mesmas caracteristicas, inclusive um deles tirou cópias do CE e entregou na companhia
    Aí já tens um dado novo, que é ser num cruzamento. Aí é mais estranho, resta saber a sinalização vertical e horizontal no local.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por mmao Ver Post
    neste caso ambos fizeram participação amigavel e com croquis da psp, mas mesmo assim a companhia queria atribuor 50/50

    já fui a dois casos idênticos em que o carro da frente vira para a esquerda num cruzamento e o carro que vai atras, começa a ultrapassar e bate-lhe na lateral traseira esquerda, e segundo os sinistrados foi dado nos dois acidentes 50/50 pelas companhias.
    ambos os condutores que foram "abalroados" reclamaram e por fim foi atribuido 100% ao condutores que iam a fazer ultrapassagem.
    foram dois acidentes distintos mas com as mesmas caracteristicas, inclusive um deles tirou cópias do CE e entregou na companhia
    Num cruzamento ou entroncamento, não vejo como se possa atribuir 50/50.

    A questão que levanta sempre mais dúvidas, é a mudança de direcção para abandonar a faixa de rodagem.
    Vanquish gosta disto.

  23. #23
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    Acho estranho não terem "entrado ao serviço" os peritos daquelas entidades contratadas pelas seguradoras para averiguar a culpa, desmembrando o sinistro. Mas se achas que não tens culpa, então estás sempre no direito de reclamar.

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Quem é que te deu como culpado? A tua companhia ao abrigo da Convenção IDS? Podes e deves reclamar na companhia contrária.

    Quanto ao acidente, a manobra de mudança de direcção à direita deve ser efectuada o mais próximo possível da berma.
    No local onde tens o dano, poderá estar a indiciar que não efectuaste a manobra dessa forma tendo "alargado", ou seja, indo ao eixo da via/outra via e aí, cortado a via ao ciclomotor que ia na sua via. Por outro lado é um ciclomotor, por isso não é preciso muito espaço para passar.

    Resta saber o que foi escrito e apontado na DAAA por ambos, e atrás por cada um. Acho estranho que tenham logo dado a responsabilidade a ti, sem mais. Não me recordo do caso da TPR sobre isto.



    Eu também não concordo, mas sim, é comum esse tipo de decisão ou dar responsabilidade a quem vira à esquerda para local privado (faltou referir).
    As companhias tem visto desta forma (creio): no local por norma é permitida ultrapassagem já que não é um entroncamento ou cruzamento. Quem vira tem que salvaguardar que pode fazer a manobra em segurança (quer à frente, quer atrás) - Artº 35 - se batem, é porque este não viu. Esquecem-se que quem ultrapassa também o tem que fazer.

    Ora bem, na minha opinião dependerá da prova:
    - 1ª se quem vira sinaliza ou não a manobra e está ao eixo da faixa de rodagem. Só assim poderá ser aplicado o artigo 37º e a ultrapassagem dever ser efectuada pela direita.
    - 2º localização dos danos nas viaturas, para tentar perceber a posição de quem vira - é diferente bater nas portas de quem ultrapassa ou ser batido na traseira de quem vira;
    - ainda pior se mete mais viaturas atrás de quem vira;

    As companhias acabam por não conseguir verificar tudo isto e dar 50/50, muitos tribunais também.
    Deram me como culpado ao abrigo pela convenção IDS sim.
    Não lhe cortei a via, pois ele ainda não ia ao meu lado, mas pelos vistos tentava ultrapassar pela direita.
    Na tua ultima estrofe, referes para o caso de virar á esquerda, certo?

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
    Pode ser o 71 ou o 72, depende.
    Mas pelos vistos foram pelo 11 ou algo parecido.


    Citação Originalmente Colocado por BRM Ver Post
    Deram me como culpado ao abrigo pela convenção IDS sim.
    Não lhe cortei a via, pois ele ainda não ia ao meu lado, mas pelos vistos tentava ultrapassar pela direita.
    Na tua ultima estrofe, referes para o caso de virar á esquerda, certo?
    Sim, mas na mudança de direcção à direita também deves encostar o máximo possível à direita, etc.

    Resta saber como justificaram e se indicaram o caso que aplicaram.
    Podes informar a comp. que não concordas e reclamar na outra. Se tiveres cobertura de Defesa ou Protecção Jurídica, podes sempre activar.

    Já agora, no teu sentido tem quantas vias de trânsito?
    Última edição por Valium : 29-08-12 às 12:26:24

  26. #26
    BRM
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    Sim, eu encostei bem á direita, até porque o destino que procura ficava bem próximo.
    Foi só fazer pisca e virar. O rapaz é que me embateu.
    O que disseram foi que supostamente lhe cortei a passagem, mas isso não se aplica uma vez que ele sempre esteve atrás de mim.

    O meu sentido tinha só uma faixa de transito.

    EDIT: Mas ainda não falei directamente com o meu segurador, mas irá estar para breve, para obter melhores esclarecimentos.

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Mas pelos vistos foram pelo 11 ou algo parecido.
    O 11 implica haver mais de uma via de trânsito.

    Caso aplicasem o 10, a responsabilidade seria semrpe de quem embate na traseira, poque no caso, e atendendo aos danos do veículo, é considerado embate na traseira.

    Sendo um veículo de 2 rodas, provavelmente não foi resolvido através da Conveção Complmentar, mas sim por gestão tradicional, por tudo indica terem resultados danos corporais.

  28. #28
    BRM
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    Sendo um veículo de 2 rodas, provavelmente não foi resolvido através da Conveção Complmentar, mas sim por gestão tradicional, por tudo indica terem resultados danos corporais.
    Como assim?
    Que metodo é esse?

    Caso haja ferimentos, a culpa não continua de quem embateu, neste caso?

  29. #29
    BRM
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    Croqui:



    Nas observações da minha parte diz que fiz o pisca para a direita.
    Nas observações dele, diz que se dá como culpado.

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