Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Faça sol ou faça chuva conduzes sempre da mesma forma?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Acidente] Faça sol ou faça chuva conduzes sempre da mesma forma?

    O resultado da resposta afirmativa à premissa e título do tópico.



    E tu adequas a tua condução às condições climatéricas e da via ou nem por isso?

    Nestes dias de chuva há pessoal que parece que fica mentecapto e ainda conduz com mais velocidade e efectua manobras mais arriscadas.

    #2
    Nos dias de chuva tens sempre as duas faces da moeda. Ou seja, há aqueles que conduzem como se piso estivesse seco e aqueles que entram em pânico, circulando a uma velocidade excessiva baixa, travando por tudo e por nada.

    Comentário


      #3
      Eu admito, quando vejo o pavimento molhado (então nestes primeiros dias, ui ui!), fico logo em modo "CAUTELA"! Mas não vou a abusar ou a causar embaraço, como o JGTB disse.

      Comentário


        #4
        EDIT: Não, tento andar mais atento (pelo menos), sem causar embaraço.

        E não é tanto pelas condições climatéricas, mas sim pelo estado da via.
        Editado pela última vez por RafaN; 11 October 2012, 12:26.

        Comentário


          #5
          Eu mudo um bocado a forma de conduzir e só brinco a velocidades muito baixas (em molhado).

          Aliás devo confessar que até sou um bocado "borrado" a conduzir depressa à chuva, uma vez dei umas voltitas no Estoril com piso molhado (no Boxster que não tinha ESP) e ía sempre com o "credo" na boca e muito devagar para circuito.

          Parte talvez se deva ao facto de que já uma vez me despistei em estrada numa curva em piso molhado, tendo batido noutros carros, embora sem consequências graves.

          Comentário


            #6
            Não, quando vêm as primeiras chuvas tenho sempre mais cuidado, mas nem é em mudança de velocidade, é em estar mais atento ao comportamento do carro, e estou sempre mais atento ao espelho.

            Comentário


              #7
              Eu sou muito "cagão" a conduzir com piso molhado, já tive muitos sustos. Em sítios muito largos tipo rotundas até gosto de brincar, mas em condução normal sou mesmo muito cuidadoso.

              Ainda ontem numa daquelas passadeiras de paralelo branco (granito polido) - não sei quem foi o "ínginheiro" que se lembrou de colocar aquela porcaria de material perigosíssimo para os peões - travei e o carro andou mais de 1 metro a derrapar, ia mesmo muito devagar (30 km/h).

              Por outro lado vejo autênticos mentecaptos a conduzir, colados à traseira sob precipitação intensa e piso com lençóis de água, condições de visibilidade reduzida, pessoal sempre com faróis desligados e mal se vêem, manobras perigosas a pensar "ah ele tem tempo de travar deixa-me meter", enfim, uma panóplia extensiva de manobras ridículas para qualquer condutor que se preze.

              Comentário


                #8
                Só quem não tiver o mínimo de bom senso não adequa o estilo de condução às condições climatéricas. Agora, nem oito, nem oitenta....

                Comentário


                  #9
                  Quando vêm as primeiras chuvas sou cauteloso, e por cauteloso quero dizer que raramente ultrapasso a Vel. Máx. permitida da faixa onde circulo, quando já é dias constante e seguidos de chuva, apesar de estar mais à vontade, não circulo como se estivesse Sol.

                  Sobre, e passo a citar: "Em dia de chuva parece que há mentecaptos que conduzem com mais velocidade", julgo ser psicológico pois vês os carros a andar muito devagar e depois vês um que vai à velocidade "dos dias de sol" e parece que vai muito mais depressa do que realmente vai.

                  Comentário


                    #10
                    Falaram num ponto importante, que é a deficiente utilização das luzes. Pode parecer um pormenor, mas considero bastante grave que as muitas pessoas não tenham a mínima noção de que devem ligar os médios sempre que está a chover e não apenas quando são oito da noite.

                    Comentário


                      #11
                      Depois existem aqueles que andam com pneus usados ou dos chineses e percebem da pior maneira que á chuva os pneus tem um comportamento ligeiramente diferente que quando andam em seco, ligeiramente...

                      As primeira chuvas são sempre perigosas como já disseram e é preciso ver que rasto suficiente para a agua escoar facilmente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                        Por outro lado vejo autênticos mentecaptos a conduzir, colados à traseira sob precipitação intensa e piso com lençóis de água, condições de visibilidade reduzida, pessoal sempre com faróis desligados e mal se vêem, manobras perigosas a pensar "ah ele tem tempo de travar deixa-me meter", enfim, uma panóplia extensiva de manobras ridículas para qualquer condutor que se preze.
                        Mesmo nesta 3ª feira, vinha eu de noite, com chuva e algum nevoeiro esporádico e levo com um "xôr" no seu CLS coladinho a mim por uns 3/4km (por vezes, nem os faróis lhe via).

                        Quando cortei, ainda tive direito a um sinal de luzes, maravilha.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                          Mesmo nesta 3ª feira, vinha eu de noite, com chuva e algum nevoeiro esporádico e levo com um "xôr" no seu CLS coladinho a mim por uns 3/4km (por vezes, nem os faróis lhe via).

                          Quando cortei, ainda tive direito a um sinal de luzes, maravilha.
                          Não percebo isso, autênticos burros sem o mínimo de bom senso nem sequer de sensibilidade mecânica, até porque o carro vai ali a levar com água com fartura vinda do carro da frente, e lá se encharca o filtro de ar, etc.

                          Comentário


                            #14
                            Faça chuva ou faça sol, conduzo sempre da mesma forma...



                            Sentada! Não dá jeito de outras maneiras!

                            Comentário


                              #15
                              Para condução de dia a dia há pouca alteração.

                              Mas há diversas situações onde há mais cuidado, ou uma alteração do comportamento.

                              Como disse o JGTB, as luzes são a primeira alteração de comportamento, chuva = luzes ligadas!

                              Com chuva também nunca ultrapasso os limites de velocidade das vias.

                              Com nevoeiro reduzo muito a velocidade.

                              E por norma só tenho mais atenção a curvas de acesso e saida de AE's e vias rápidas que estão por norma muito sujas e com as primeiras chuvas tornam-se ratoeiras.


                              Por fim também aproveito as primeiras chuvas e locais vazios, para experimentar uma travegem forte, ficando com mais conhecimento do ponto de entrada do Abs, e numa rotunda ou curva mais apertada, fechar mais a direcção e ver quando perco a frente e acelerar mais cedo e ver qdo perco a traseira (Rwd). Tudo a velocidades quase paradas e em locais desertos. Ficando assim com noção dos limites de aderência e do carro.

                              O resultado é que consigo fazer uma rotunda a 50km/h sem qualquer problema, ou faço a mesma rotunda a 30km/h com o ESP a borrar-se todo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Por fim também aproveito as primeiras chuvas e locais vazios, para experimentar uma travegem forte, ficando com mais conhecimento do ponto de entrada do Abs, e numa rotunda ou curva mais apertada, fechar mais a direcção e ver quando perco a frente e acelerar mais cedo e ver qdo perco a traseira (Rwd). Tudo a velocidades quase paradas e em locais desertos. Ficando assim com noção dos limites de aderência e do carro.
                                Muito Bem

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                  Nos dias de chuva tens sempre as duas faces da moeda. Ou seja, há aqueles que conduzem como se piso estivesse seco e aqueles que entram em pânico, circulando a uma velocidade excessiva baixa, travando por tudo e por nada.
                                  tens ainda uma 3ª face da mesma moeda (deve ser de euro...), que é a malta que adequa a condução (não só a velocidade) às condições...
                                  são uma minoria :D

                                  BTW...cuidado com a descida ao lado do jardim da estrela para a rotunda do liceu. há oleo no chão e não são uns beatificantes 10kmh que vão evitar um acidente. nota-se bem onde está a mancha, é desviar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Que remédio tenho eu. A andar de Wrangler se não ando com cuidado pode dar asneira.

                                    Mais a serio, claro que modero todos os componentes da condução. Tento antecipar o mais possível os movimentos dos outros condutores para evitar mudanças brusca de direcção, tenho muito mais cuidado nas entradas e saídas de AE, e quando não vou a ver nada porque chove muito, não invento. Em cidade mudo menos os hábitos mas tenho mais cuidado com a distancia para o carro da frente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Qd chove ando mais vezes de lado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Aliás devo confessar que até sou um bocado "borrado" a conduzir depressa à chuva, uma vez dei umas voltitas no Estoril com piso molhado (no Boxster que não tinha ESP) e ía sempre com o "credo" na boca e muito devagar para circuito.
                                        Comigo deu-se o contrário.
                                        O meu 1º TD no Estoril foi à chuva e tinha comprado uns P5000 Drago usados.
                                        Entrei desconfiado mas depois da 2ª volta, já dominava todas as reações do carro. Foi "amor à primeira vista" .
                                        Porém, quando saí da pista e tive de travar mais forte na CREL, ia deixando cair uma pinguinha
                                        Vim o resto da viagem até Coimbra com o dobro de atenção que tinha no Estoril e sempre desconfiado da porcaria dos pneus
                                        Editado pela última vez por TSport; 11 October 2012, 15:35.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                          Falaram num ponto importante, que é a deficiente utilização das luzes. Pode parecer um pormenor, mas considero bastante grave que as muitas pessoas não tenham a mínima noção de que devem ligar os médios sempre que está a chover e não apenas quando são oito da noite.
                                          O problema é que muitos nem isso!

                                          Comentário


                                            #22
                                            ah, isso era uma corrida, não estão a ver os carros todos numerados


                                            speccy

                                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                            O resultado da resposta afirmativa à premissa e título do tópico.



                                            E tu adequas a tua condução às condições climatéricas e da via ou nem por isso?

                                            Nestes dias de chuva há pessoal que parece que fica mentecapto e ainda conduz com mais velocidade e efectua manobras mais arriscadas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Antes de mais, ligo os médios. Aliás, nem é preciso estar a chover, basta o céu estar carregado que tenho por hábito ligar os médios. Muitas vezes até de dia, ao entrar no carro tenho o hábito de levar a mão ao interruptor das luzes, fruto de conduzir mais vezes de noite do que de dia.

                                              De resto, nem é uma questão de velocidades, mas sim de antecipação e de cuidado na abordagem às curvas.
                                              Mais distancia de segurança de modo a poder travar com mais tempo, ou deixar o carro desacelerar.
                                              Procuro não travar dentro da curva (mas isto faço praticamente sempre).
                                              Ter mais calma ao calcar durante e à saída da curva.
                                              No fundo, tento fazer uma condução mais suave.

                                              Isto em chuva 'normal', claro que quando há aquelas tempestades em que a visibilidade fica muito comprometida, aí obviamente que a velocidade é bem mais baixa, assim como em condições de nevoeiro cerrado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                epah essa pic... so carros com bom estatuto... xD

                                                quanto ao resto... as primeiras chuvas sao tramadas, os oleos, areias, etc fica tudo à "tona" e lá vai mais um a andar de lado ou a fugir-lhe o carro...

                                                eu a unica coisa que altero na minha conduçao é as velocidades, com chuva, seja pouca ou muita, ha que ter cuidado...

                                                as luzes e isso, basta tar encoberto ou mais "escuro", os medios acendem logo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Reduzo a velocidade, cuidado das curvas e travagens. Já apanhei alguns sustos, fruto de travagens bruscas e de pneus demasiado cheios.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu ando mais depressa... quanto menos tempo estiver na estada, melhor, menos probabilidades de ter um acidente...



                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                                                      Antes de mais, ligo os médios. Aliás, nem é preciso estar a chover, basta o céu estar carregado que tenho por hábito ligar os médios. Muitas vezes até de dia, ao entrar no carro tenho o hábito de levar a mão ao interruptor das luzes, fruto de conduzir mais vezes de noite do que de dia.

                                                      De resto, nem é uma questão de velocidades, mas sim de antecipação e de cuidado na abordagem às curvas.
                                                      Mais distancia de segurança de modo a poder travar com mais tempo, ou deixar o carro desacelerar.
                                                      Procuro não travar dentro da curva (mas isto faço praticamente sempre).
                                                      Ter mais calma ao calcar durante e à saída da curva.
                                                      No fundo, tento fazer uma condução mais suave.

                                                      Isto em chuva 'normal', claro que quando há aquelas tempestades em que a visibilidade fica muito comprometida, aí obviamente que a velocidade é bem mais baixa, assim como em condições de nevoeiro cerrado.
                                                      x2

                                                      Mas além dos que conduzem que nem uns inconscientes também há o lado oposto. Os que conduzem demasiado devagar.
                                                      Hoje apanhei um senhor já de idade a conduzir a 30 à hora e a fazer as curvas quase a 10.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu como tenho uma carrinha cinzenta clara por norma quando fica nublado ligo logo os médios, é uma medida preventiva os outros carros veem-me muitissimo melhor, com chuva ando à mesma velocidade no entanto aumento a distancia de segurança para o carro da frente e abrando um pouco mais nas curvas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Começo logo com a manutençao do carro, verificar as escovas e verificar as luzes de nevoeiro de frente e de tras que sao coisas que no verao nao se usam intensivamente e que podem nao estar na melhor forma. Pneus, como cada vez que meto combustivel verifico a pressao e rasto dos pneus, é ter os mesmos cuidados. Tambem verifico os stop's para nao ter nenhuma surpresa.

                                                          Na parte da conduçao, moderar mais a velocidade, nao andar em excessos mas tambem nao andar a criar transito. Distanciar-me mais do carro da frente, antecipar manobras de outros condutores, ter sempre em atençao o carro que segue atras de mim, se vier colado travo com mais suavidade e tempo para nao haver faltas de atençao ou sustos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Depende muito do carro em questão. No meu GPunto Van tenho muito cuidado quando está chuva, pois já senti o carro a fugir-me mais que uma vez...agora no MiTo, piso seco ou piso molhado a diferença não é muito, continua a ser um carro seguríssimo. Teria medo sim se estivesse num Smart F2 ou num carro "medieval".

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X