Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Rally de fim de semana" em Alenquer - a falta de respeito e falta educação........

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Rally de fim de semana" em Alenquer - a falta de respeito e falta educação........

    Olá pessoal.


    Estou a abrir este tópico porque quero saber a vossa opinião, sobre algo que se passou esta tarde e me deixou completamente passado..



    O que se passou:

    Peguei no belo do Saxo ca de casa e fui fazer umas caches de Geocaching aqui na zona de Alenquer, mais propriamente na zona do Alvarinho / Casal do Alvarinho.

    Esta é uma zona de terra batida que dá acesso a terrenos de cultivo. É também um local onde o pessoal anda de bicicleta, corre e, uma vez por ano, estas estradas dão lugar a um rally.

    Fica a imagem do Google Earth para melhor ideia.




    Ao chegar ao "ponto" vermelho, tinha um carro atravessado no meio da estrada.
    Nada mais, nada menos que um "animal" destes............



    Até aqui, nada de grave...
    Passei pela zona verde (ainda dentro da marca vermelha) e segui até ao ponto azul, onde as coordenadas de GPS indicavam..

    Paro o carro nesse ponto, saio para ir à procura da tal cache e, depois de uns segundos, começo a ouvir um carro (concluí logo que era o Pajero), a apróximar-se a uma relocidade bastante elevada.
    Avisei a minha namorada para se afastar porque o filme não me parecia estar a correr bem..

    Certo e sabido.........

    O Pajero vinha no sentido da seta verde e, ao aparecer na curva antes do ponto azul, completamente atravessado, estilo Alenquer Drift, fez a próxima curva (já a do ponto azul), com a traseira virada para fora, local onde tinha o Saxo parado.
    Não vos consigo descrever a imagem de pó e pedras a saltarem, mas na minha cabeça só pensava "esta chuva de pedras vai mandar a pintura à vida".
    O aspecto foi este:



    O resultado depois do Pajero passar foi este (não consegui fotos do momento em que passou porque nem tempo de reacção tive).
    Como podem reparar tinha os vidros abertos e até pedras dentro do carro tinha depois do espectáculo.






    O interior, já fora do Alvarinho.


    Passei-me completamente.
    Fiquei pior que estragado pela falta de respeito deste senhor, que só me apetece chama-lo de filho da _ mas mais vale respirar fundo.

    Meti-me no carro, fui ter com o tal "senhor" (ao ponto vermelho) e quando paro o Saxo perto do Pajero, o "senhor" arranca mais uma vez.
    Estava lá um grupo de pessoal e perguntei quem era o responsável pelo rally solitário que ali se passava.

    Como o responsável estava no carro, lá esperei mais uma volta e, para não surpresa, a chegada é igualmente diga de filme com atravessadelas mesmo perto do carro e bermas, onde curiosamente andavam ciclistas.

    O "senhor" lá para o carro, abre a porta e faz uma cara de gozo do tipo "vá, diz lá.".

    Perguntei:
    - "Acha normal este tipo de condução, numa zona em que anda pessoal a correr, ciclistas e onde eu tenho o carro parado, fora de estrada e você mesmo vendo carro, faz a curva exactamente como lhe apetece e que bem sabe que o vai danificar?"
    - "Não olho para trás quando passo......"- armado em arrogante.
    Perguntei se também não vê os ciclistas e não entende a tamanha irresponsabilidade que cometia. Que viu o carro e nem abrandou.
    Não tardou responder:
    -"Isto é um carro que pesa duas toneladas e meia, é obvio que não o consigo parar."
    Voltei a perguntar:
    - "Não percebo então como é no caso de apanhar um ciclista."
    - "Isto é terreno privado e tenho autorização do proprietário para aqui andar. É mais que normal andarem aqui carros assim em testes!"
    - "Mas não há aqui cancelas e nenhuma informação, logo não é privado. Há anos que se passa aqui e nunca foi assim."

    Bem, lá foi dando a mesma conversa com ar de gozo, como quem diz "olha agora... tinha de ter aqui um gajo a chatear-me...".

    Disse-lhe
    - "Ok, tenho provavelmente danos no carro e o senhor acha que a sua responsabildiade é 0, correcto?"
    - "Desculpe lá qualquer cosinha." e foi-se rindo com a piada que a situação lhe estava a proporcionar.


    Meti-me no carro, tirei a matricula e pensei "então mas eu ando aqui de bicicleta e um dia ainda apanho um filho da mãe destes em cima sem mais nem menos?".


    Segui para posto da GNR.

    Perguntei se o local era realmente privado ou não, e foi-me confirmado que, nenhuma das estradas é privada.
    Citando um agente da GNR "então, se as estradas dão acesso a vários terrenos e não há limitação de propriedade, é público.".

    Expus o caso deste Colin Mcrae de fim-de-semana. Ficaram com os dados do Pajero e disseram-me para pedir orçamento para reparação, se necessário. Levar fotos e fazer então queixa contra o proprietário do veículo. Disseram-me também que, ou os danos são superiores a 200€ ou terei os custos associados ao processo.

    Como o carro estava no estado em que as fotos demonstram, fui passa-lo por água...
    Escusado será dizer que está cheio de picadas e faltas de tinta atrás e na parte lateral direita.
    Bem como carregado de pó por dentro.


    Tal como expliquei aos agentes, também gosto muito de Rallys, mas parece-me inadmissivel este tipo de actividade sem estrada cortada, sem sinalização e na forma como foi feita.
    O carro estar completamente cheio de pó, chateia-me, mas não morro. Resolvia-se a situação com um "epa desculpe lá, realmente não foi correcto", já os danos e tendo em conta a atitude, não é bem a mesma coisa. O Saxo já é bem velhote, como podem ver nas fotos, mas é irrelevante para o caso.

    Andam por ali muitas dezenas de ciclistas e atletas aos fins-de-semana e uma condução assim, mais tarde ou mais cedo, vai acabar mal.

    O que pretendo saber é:
    - Que custos associados ao processo são estes?
    - De que forma posso tratar este caso?

    E já agora, o que pensam da situação.
    Segunda-feira passo num pintor para avaliar os estragos.

    Ficou o desabafo e a vontade de enfiar dois selos no tão bem educado "senhor".............

    #2
    A estrada encontra-se classificada como municipal, nacional?

    Comentário


      #3
      Não tenho essa informação.
      O que posso concluir é que, nao sendo nem uma nem outra, entende-se que seja privada?

      Comentário


        #4
        Já agora, como consigo saber isso?

        Comentário


          #5
          Atenção que a informação da GNR pode estar errada, uma serventia particular pode servir varios terrenos de varios proprietarios e continua privada.

          Um caminho publico já é ligeiramente diferente, mas mesmo assim tenho duvidas que a GNR possa fazer alguma coisa em relação a danos patrimoniais nessa via.

          Mais numa estrada agricola não podes accionar o seguro em caso de acidente.

          O mais certo vai ser a GNR ir falar com o dono do Pajero caso ele não resolva a bem, vai dizer-te para ir para tribunal o que não sendo uma estrada municipal o mais certo é não dar nada!

          Comentário


            #6
            Nas estradas privadas de acesso público aplica-se o CE.

            Comentário


              #7
              E que opções tenho para além de apresentar orçamento de danos etc etc?

              Posso fazer só queixa contra o dono da viatura?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                Nas estradas privadas de acesso público aplica-se o CE.
                Aplica-se o Codigo de estrada, na questão de circular pela direita, em caso de acidente as companhias de seguro não têm nada a haver, isso tem acontecido aqui bem perto numas estradas esfaltadas que fizeram parte de um projecto agricola de irrigação dos campos, que são ao lado de canais de agua, estrada essa que tem muito transito mas que não é estrada municipal, é uma estrada agricola e os seguros não se responsabilizam, os reboques de veiculos avariados colocam sempre como a avaria tendo sido numa estrada municipal que está perto.


                Isso é como outra historia que é frequente, os parques de estacionamento dos Centros Comerciais, são propriedade privada a Policia não pode ir para lá multar ninguém, mas quando chamada pela Administração do Centro Comercial já pode exercer as suas funções, a excepção são os crimes, claro que se estiver alguém aos tiros, a Policia não precisa de permissão para intervir.

                À uns anos num parque publico de um Hospital roubaram um auto-radio, a Policia Judiciaria disse logo que não podia ir ao local só solicitada pela Administração.

                Comentário


                  #9
                  A minha questão neste caso, nao é meter seguros ao barulho.
                  É perceber o que está ao meu alcance. Se me fico pelo ter ido expor o caso, se apresento só queixa contra o dono do carro ou se apresento custos de reparação etc etc. Ou seja, qual a consequência destes dois últimos pontos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                    Mais numa estrada agricola não podes accionar o seguro em caso de acidente.
                    Por que carga d'água?

                    Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                    Nas estradas privadas de acesso público aplica-se o CE.
                    Claro.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                      Aplica-se o Codigo de estrada, na questão de circular pela direita, em caso de acidente as companhias de seguro não têm nada a haver, isso tem acontecido aqui bem perto numas estradas esfaltadas que fizeram parte de um projecto agricola de irrigação dos campos, que são ao lado de canais de agua, estrada essa que tem muito transito mas que não é estrada municipal, é uma estrada agricola e os seguros não se responsabilizam, os reboques de veiculos avariados colocam sempre como a avaria tendo sido numa estrada municipal que está perto.

                      Isso é como outra historia que é frequente, os parques de estacionamento dos Centros Comerciais, são propriedade privada a Policia não pode ir para lá multar ninguém, mas quando chamada pela Administração do Centro Comercial já pode exercer as suas funções, a excepção são os crimes, claro que se estiver alguém aos tiros, a Policia não precisa de permissão para intervir.

                      À uns anos num parque publico de um Hospital roubaram um auto-radio, a Policia Judiciaria disse logo que não podia ir ao local só solicitada pela Administração.
                      Em caso de acidente num parque de estacionamento de um centro comercial, as autoridades vão lá fazer o Auto de Ocorrência como se de uma via publica se tratasse. Quanto muito, caso seja pago, têm que pedir á segurança que abra a cancela para entrarem.

                      Em relação ás estradas, seja agrícola, seja o que for, desde que de acesso publico, um acidente lá ocorrido é resolvido de igual forma.

                      Comentário


                        #12
                        Desde que a Camara de Alenquer, se ocupe muito ou pouco da manutencao/reparacao dessa estrada passa a ser de dominio publico. Logo o termo privado nao existe. Apenas pode exisitir na cabeça de um antigo proprietario que ainda pensa que manda la alguma coisa

                        Apresenta queixa contra o senhor e junta um orçamento de uma futura reparaçao. Quando muito vais ver o dito senhor de rabinho apertado e a voluntariar se para a reparaçao do teu carro sem processos a mistura

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                          Desde que a Camara de Alenquer, se ocupe muito ou pouco da manutencao/reparacao dessa estrada passa a ser de dominio publico. Logo o termo privado nao existe. Apenas pode exisitir na cabeça de um antigo proprietario que ainda pensa que manda la alguma coisa

                          Apresenta queixa contra o senhor e junta um orçamento de uma futura reparaçao. Quando muito vais ver o dito senhor de rabinho apertado e a voluntariar se para a reparaçao do teu carro sem processos a mistura
                          Sim porque esta gente da competição automóvel é pobrezinha

                          O mais provável é ele largar duas notas de 500€ numa de "pronto toma lá para não chorares mais", só para não se chatear muito. Infelizmente, pela atitude dele quando foi confrontado, é o mais provável...

                          A forma de o fazer encarar a situação com seriedade teria sido, numa outra passagem, colocar o Saxo estacionado mas numa zona que potenciasse o contacto com o campeão. Quando ele visse o jipe de alguns 80.000€ (ou mais!) todo partido já não ia achar muita piada. E se a via usa o Código da Estrada, mesmo que o carro esteja mal estacionado, a culpa é de quem bate...

                          Comentário


                            #14
                            A questão aqui é: Vais avançar para anos e anos de tribunal se ele não pagar depois de apertado (certamente não será muito)? é que o que tens de pagar a um advogado logo no início provavelmente é mais que a reparação do carro... viva a justiça!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                              Sim porque esta gente da competição automóvel é pobrezinha

                              O mais provável é ele largar duas notas de 500€ numa de "pronto toma lá para não chorares mais", só para não se chatear muito. Infelizmente, pela atitude dele quando foi confrontado, é o mais provável...

                              A forma de o fazer encarar a situação com seriedade teria sido, numa outra passagem, colocar o Saxo estacionado mas numa zona que potenciasse o contacto com o campeão. Quando ele visse o jipe de alguns 80.000€ (ou mais!) todo partido já não ia achar muita piada. E se a via usa o Código da Estrada, mesmo que o carro esteja mal estacionado, a culpa é de quem bate...
                              E certo que esse senhor deve ter dinheiro que chegue para pagar a reparacao Mas é capaz de pensar 2 vezes com entradas de processos em tribunal Principalmente se tiver licenca para fazer rallys/raids e afins

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                E certo que esse senhor deve ter dinheiro que chegue para pagar a reparacao Mas é capaz de pensar 2 vezes com entradas de processos em tribunal Principalmente se tiver licenca para fazer rallys/raids e afins
                                Exactamente !

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                  A questão aqui é: Vais avançar para anos e anos de tribunal se ele não pagar depois de apertado (certamente não será muito)? é que o que tens de pagar a um advogado logo no início provavelmente é mais que a reparação do carro... viva a justiça!
                                  Com os Julgados de Paz, é bem capaz de conseguir resolver a cosia mais rapidamente.

                                  Mas eu li por ai que falava em matricula, porque não saber se tem seguro?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                    ...


                                    À uns anos num parque publico de um Hospital roubaram um auto-radio, a Policia Judiciaria disse logo que não podia ir ao local só solicitada pela Administração.
                                    A PJ não trata de auto-rádios "roubados" (furtados?).

                                    Mas mesmo que tratasse, com toda a certeza faria as diligências necessárias sem ter de esperar pela solicitação/autorização da Administração.

                                    Como será fácil de perceber...

                                    Comentário


                                      #19
                                      A viatura está road legal? Tenho serias dúvidas. Se não está, não tem seguro, logo não está habilitado a andar numa estrada pública.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                        A PJ não trata de auto-rádios "roubados" (furtados?).

                                        Mas mesmo que tratasse, com toda a certeza faria as diligências necessárias sem ter de esperar pela solicitação/autorização da Administração.

                                        Como será fácil de perceber...

                                        Para dizerem baboseiras ficam calados, evitam.


                                        Se o veiculo era da minha esposa e ela teve de o levar à PJ onde foram retiradas as impressões digitais, e a PJ não trata de roubos.


                                        Já agora continuem com o mito que a Policia pode entrar em qualquer lado, só porque andam por ai uns policias mal formados a dizer isso e depois um dia tem surpresas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Baboseiras continuas a dizer tu no que toca a acidentes de viação, mas podes continuar pois só a ti te fica mal...

                                          Aliás, as pessoas ignorarem determinados assuntos não fica mal, de todo, o que fica é, mesmo depois de explicado, continuarem a insistir...
                                          Editado pela última vez por Vanquish; 14 October 2012, 20:13.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                            Para dizerem baboseiras ficam calados, evitam.


                                            Se o veiculo era da minha esposa e ela teve de o levar à PJ onde foram retiradas as impressões digitais, e a PJ não trata de roubos.


                                            Já agora continuem com o mito que a Policia pode entrar em qualquer lado, só porque andam por ai uns policias mal formados a dizer isso e depois um dia tem surpresas.
                                            Se quiseres ler:

                                            http://bdjur.almedina.net/citem.php?...&value=1365020


                                            Edit: Para que conste, eu não disse que a PJ não trata de roubos.
                                            Editado pela última vez por Agent; 14 October 2012, 20:59.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                              Atenção que a informação da GNR pode estar errada, uma serventia particular pode servir varios terrenos de varios proprietarios e continua privada.

                                              Um caminho publico já é ligeiramente diferente, mas mesmo assim tenho duvidas que a GNR possa fazer alguma coisa em relação a danos patrimoniais nessa via.

                                              Mais numa estrada agricola não podes accionar o seguro em caso de acidente.

                                              O mais certo vai ser a GNR ir falar com o dono do Pajero caso ele não resolva a bem, vai dizer-te para ir para tribunal o que não sendo uma estrada municipal o mais certo é não dar nada!
                                              Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                              Aplica-se o Codigo de estrada, na questão de circular pela direita, em caso de acidente as companhias de seguro não têm nada a haver, isso tem acontecido aqui bem perto numas estradas esfaltadas que fizeram parte de um projecto agricola de irrigação dos campos, que são ao lado de canais de agua, estrada essa que tem muito transito mas que não é estrada municipal, é uma estrada agricola e os seguros não se responsabilizam, os reboques de veiculos avariados colocam sempre como a avaria tendo sido numa estrada municipal que está perto.


                                              Isso é como outra historia que é frequente, os parques de estacionamento dos Centros Comerciais, são propriedade privada a Policia não pode ir para lá multar ninguém, mas quando chamada pela Administração do Centro Comercial já pode exercer as suas funções, a excepção são os crimes, claro que se estiver alguém aos tiros, a Policia não precisa de permissão para intervir.

                                              À uns anos num parque publico de um Hospital roubaram um auto-radio, a Policia Judiciaria disse logo que não podia ir ao local só solicitada pela Administração.
                                              Estás completamente equivocado.

                                              Sejam numa estrada particular, seja num local privado - por ex. parque de superficie comercial - o seguro pode sempre ser accionado.

                                              Quanto ao facto de as autoridades não tomarem conta de acidentes (ocorrências) nos parques das superficies comerciais, hospitais, etc.., também estás equivocado, visto serem locais privados de acesso público.

                                              O parque do Cascaishopping, é raro o acidente em que a G.N.R. de Alcabideche não vai ao local.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                Já agora continuem com o mito que a Policia pode entrar em qualquer lado, só porque andam por ai uns policias mal formados a dizer isso e depois um dia tem surpresas.
                                                Por acaso, não tratei de nenhum caso recente em parques de superficies comerciais,, senão escarrapachava-te aqui o auto de ocorrência.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ora vamos lá ver existem as propriedades privadas que podem englobar estradas que dão acesso ás propriedades, mas para serem privadas tem que estar devidamente delimitadas, com portões e vedações, essas são privadas e não se aplica o C.E.. Depois existem as estradas ou caminhos privados de uso público em que se engloba os caminhos agricolas, e os parques de estacionamento pagos dos shoppings pagos ou não pagos, em que se aplica o C.E., depois existem as estradas públicas. O Codigo penal e demais legislação penal aplica-se em todo o lado publico ou privado.
                                                  Pelos factos descritos estando o proprietário desse veículo a fazer "rally" numa estrada de usos publico, aplica-se o C.P. e para manobras que ponham em risco os restantes utentes da via, enquadra-se no art.º 291
                                                  Artigo 291.º - Condução perigosa de veículo rodoviário
                                                  1 - Quem conduzir veículo, com ou sem motor, em via pública ou equiparada:
                                                  a) Não estando em condições de o fazer com segurança, por se encontrar em estado de embriaguez ou sob influência de álcool, estupefacientes, substâncias psicotrópicas ou produtos com efeito análogo, ou por deficiência física ou psíquica ou fadiga excessiva; ou
                                                  b) Violando grosseiramente as regras da circulação rodoviária;

                                                  e criar deste modo perigo para a vida ou para a integridade física de outrem, ou para bens patrimoniais alheios de valor elevado, é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa.
                                                  2 - Se o perigo referido no número anterior for criado por negligência, o agente é punido com pena de prisão até 2 anos ou com pena de multa até 240 dias.
                                                  3 - Se a conduta referida no n.º 1 for praticada por negligência, o agente é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.

                                                  Agora é preciso avaliar as circunstâncias dos factos, o valor do dano, a negligencia do condutor e factores que influenciaram a condução.
                                                  Nesse caso logo na altura deverias ter chamado a GNR ao local, e eles verificarem ou avaliarem a existencia do crime de condução perigosa.
                                                  Agora queixa or dano é subjectivo e demorará a resolver, poderá ser considerada ou não crime, depois vai haver investigação e determinar-se as circunstâncias. para resolveres a situação o mais rápido possivel é preferivel tratares disso como incidente rdoviario e não como criminal. por isso elabora participação de acidente com os dados que tens do outro veículo, juntas as testemunhas e todos os meios de prova ao teu alcance e tenta resolver com a companhia de seguros.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                    Por acaso, não tratei de nenhum caso recente em parques de superficies comerciais,, senão escarrapachava-te aqui o auto de ocorrência.
                                                    "Isso é como outra historia que é frequente, os parques de estacionamento dos Centros Comerciais, são propriedade privada a Policia não pode ir para lá multar ninguém, mas quando chamada pela Administração do Centro Comercial já pode exercer as suas funções, a excepção são os crimes, claro que se estiver alguém aos tiros, a Policia não precisa de permissão para intervir."


                                                    Se te desses ao trabalho de ler ...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                      "Isso é como outra historia que é frequente, os parques de estacionamento dos Centros Comerciais, são propriedade privada a Policia não pode ir para lá multar ninguém, mas quando chamada pela Administração do Centro Comercial já pode exercer as suas funções, a excepção são os crimes, claro que se estiver alguém aos tiros, a Policia não precisa de permissão para intervir."

                                                      Se te desses ao trabalho de ler ...
                                                      Salvo raras excepções, são os intervenientes que chamam as autoridades e não a administração do espaço.

                                                      Por norma, é a administração que contacta as autoridades, quando existem danos materiais para além dos veículos.

                                                      A policia tem toda a autoridade para exercer as suas funções, num espaço mesmo que privado, mas de acesso público, não necessitando da autorização da administração para aceder ao local, salvo os casos em que o acesso se faça pelo meio de cancelas.

                                                      No caso de o sinistro ocorrer numa garagem privada, ex. prédio, ou no parque de uma empresa, aí sim as autoridades necessitam de autorização para aceder ao local, e caso essa autorização lhes seja concedida, tomam conta da ocorrência, como se de um local aberto ao público de tratasse.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A ver verdade todo o relato e sendo claramente chato os danos causados ao saxo, o que impressiona realmente é esse tipo de condução numa zona onde andam pessoas sem a estrada estar vedada é de uma falta de responsabilidade inimaginável.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A resolução do problema das pedras que estragaram a pintura do Saxo, vai ser dificil de resolver, mas segundo alguns é facil, obvio,..., o seguro do Pajero pode ser accionado!
                                                          Espero bem que se resolva com essa facilidade toda, a favor do proprietario do Saxo, já agora gostava de saber o resultado final e se foi facil (Eu do conhecimento que tenho de casos ocorridos em caminhos particulares de acesso publico duvido muito).

                                                          Boa Sorte Nyxxx.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Devias rer chamado a GNR.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X