Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvidas - Inspecção B

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvidas - Inspecção B

    Boas.

    Fui fiscalizado numa operação da PSP da minha zona e apreenderam-me o DUA do carro por estar rebaixado, ter barra anti-aproximação e linha de escape alterada. 250€ e direito a inspecção tipo B.

    A minha pergunta é, na inspecção tipo B, vão verificar apenas o que está mencionado no auto de apreensão, ou vão verificar tudo do carro?

    Quanto custa uma inspecção tipo B? Tenho que marcar? Como o posso fazer?

    Cumprimentos.

    #2
    Originalmente Colocado por R4E Ver Post
    Boas.

    Fui fiscalizado numa operação da PSP da minha zona e apreenderam-me o DUA do carro por estar rebaixado, ter barra anti-aproximação e linha de escape alterada. 250€ e direito a inspecção tipo B.

    A minha pergunta é, na inspecção tipo B, vão verificar apenas o que está mencionado no auto de apreensão, ou vão verificar tudo do carro?

    Quanto custa uma inspecção tipo B? Tenho que marcar? Como o posso fazer?

    Cumprimentos.
    Por causa de apreensões não tenho a certeza. Mas o meu 45 teve de ir a IPO B por causa de um acidente e foi tudo medido, desde as medidas da carroceria, mecânica e os restantes componentes testados na IPO normal.

    O valor são perto dos 100€ e tens de marcar num centro, mas nem todos fazem IPO B. Depois terás de ir ao IMTT levantar o DUA, são mais 15€.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por R4E Ver Post
      Boas.

      Fui fiscalizado numa operação da PSP da minha zona e apreenderam-me o DUA do carro por estar rebaixado, ter barra anti-aproximação e linha de escape alterada. 250€ e direito a inspecção tipo B.

      A minha pergunta é, na inspecção tipo B, vão verificar apenas o que está mencionado no auto de apreensão, ou vão verificar tudo do carro?

      Quanto custa uma inspecção tipo B? Tenho que marcar? Como o posso fazer?

      Cumprimentos.
      Verificam tudo, se não estiver conforme o homolgado , chumba .
      Tens de marcar num dos centros que a fazem , ver aqui :

      Pesquisa Centros Inspecção

      tens de levar o auto de apreensão contigo e apresentá-lo no acto de inscrição .
      Oa valores andavam na casa dos 100 € .

      Depois, se tudo correr bem , tens de te dirigir ao IMTT da zona onde os documewntos foram apreendidos para fazer o seu levantamento .

      Comentário


        #4
        Obrigado pelas respostas.

        Quanto ao DUA do carro, posso levantar logo após a inspecção ou a multa também tem que estar paga para me devolverem o DUA?

        Cumprimentos

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por R4E Ver Post
          Obrigado pelas respostas.

          Quanto ao DUA do carro, posso levantar logo após a inspecção ou a multa também tem que estar paga para me devolverem o DUA?

          Cumprimentos


          Já a pagaste ?

          Comentário


            #6
            Mas agora não é permitido ter barra AA frontal? Ou só nas OS é que implicam?

            Comentário


              #7
              Ainda não paguei a multa por nao ter possibilidades de momento visto estar desempregado. No papel diz que tenho 15 dias.

              Cumps

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                Mas agora não é permitido ter barra AA frontal? Ou só nas OS é que implicam?
                Já circulou por aí um link com uns posts de uns agentes da autoridade... Para alguns como não têm que ser eles a saber se tal carro tem ou não de origem, mandam para a B e o dono que se desemerd....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                  Mas agora não é permitido ter barra AA frontal? Ou só nas OS é que implicam?
                  Neste momento se fores mandado para numa operação stop e tiveres uma Barra AA que não conste no livrete levas automaticamente IPO B! Não andam a deixar passar nada mesmo...

                  Para legalizares a barra é uma carga de trabalhos. Pelo que sei tem de ser original da marca, montada numa oficina da marca, em seguida pedir uma declaração de como é feita para o veiculo em questão foi bem instalada etc, depois ir ao imtt e pedir a legalização. Ainda gastas 150-300 euros nesta brincadeira.. (sem contar com o preço da barra e montagem..)

                  Comentário


                    #10
                    Pois, o problema é que o Renault 19 1.9D Manager S53405 de origem vem com barra AA instalada de série, pena os sr's agentes da autoridade serem ignorantes e não saberem sequer do que falam, e o povo que se desemer**... Enfim

                    Comentário


                      #11
                      Mas tens o resto..O rebaixamento, que a mim não tem grande problema, mas sim o da linha de escape..

                      Não sei como tens as coisas, mas provavelmente o barulho pareceu-lhes excessivo...e foste martelado

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                        Já circulou por aí um link com uns posts de uns agentes da autoridade... Para alguns como não têm que ser eles a saber se tal carro tem ou não de origem, mandam para a B e o dono que se desemerd....
                        Originalmente Colocado por Greenzord Ver Post
                        Neste momento se fores mandado para numa operação stop e tiveres uma Barra AA que não conste no livrete levas automaticamente IPO B! Não andam a deixar passar nada mesmo...

                        Para legalizares a barra é uma carga de trabalhos. Pelo que sei tem de ser original da marca, montada numa oficina da marca, em seguida pedir uma declaração de como é feita para o veiculo em questão foi bem instalada etc, depois ir ao imtt e pedir a legalização. Ainda gastas 150-300 euros nesta brincadeira.. (sem contar com o preço da barra e montagem..)
                        Mas as barras AA não vêm descriminadas no livrete. Tem-se que legalizar algo que vem de origem num carro? Algo que na IPO passa? Boa

                        Eu tenho no meu, a barra é de origem da marca, aliás, é da versão 2.0 V6, ok não é de origem do meu mas é original na marca e nas IPO´s nunca me chatearam por isso.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                          Ainda não paguei a multa por nao ter possibilidades de momento visto estar desempregado. No papel diz que tenho 15 dias.

                          Cumps
                          Os documentos só são entregues após o pagamento da coima ou, como dizes , se a barra vem instalada de série, reclama da contra-ordenação para a ANSR no prazo de 15 dias ( arranjas provas na marca de que a barra está homolgada para o modelo em causa) após a notificação e ao imtt na mesma perspectiva em relação à inspecção tipo B .

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                            Pois, o problema é que o Renault 19 1.9D Manager S53405 de origem vem com barra AA instalada de série, pena os sr's agentes da autoridade serem ignorantes e não saberem sequer do que falam, e o povo que se desemer**... Enfim

                            Que se saiba , conhecimentos de mecânica e de homolgação de viaturas, não fazem parte da formação académica de um agente policial, logo , em caso de dúvida , compete ao dono do carro provar que o agente se enganou na fiscalização. Infelizmente , quem muitas vezes erra é o próprio IMTT ( ex-DGV) que não procede ao averbamento de deterimnados componentes no livrete/dua . De outro modo , seria bom ques os importadores facultassem a ficha de homolgação do veículo em causa, quando este venha equipado com algum dispositivo não comum à maioria dos modelos que se vendem .

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                              Mas as barras AA não vêm descriminadas no livrete. Tem-se que legalizar algo que vem de origem num carro? Algo que na IPO passa? Boa

                              Eu tenho no meu, a barra é de origem da marca, aliás, é da versão 2.0 V6, ok não é de origem do meu mas é original na marca e nas IPO´s nunca me chatearam por isso.
                              Pois as que vêm logo de origem não sei como fazes..

                              Mas já vi livretes com barras AA lá descriminadas. E o processo de legalização foi aquele que falei mais acima.

                              Em relação às que vêm de origem deves aceitar a multa e depois vais à marca pedir uma declaração que vem de origem no carro e devem perdoar a multa digo eu..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                Mas tens o resto..O rebaixamento, que a mim não tem grande problema, mas sim o da linha de escape..

                                Não sei como tens as coisas, mas provavelmente o barulho pareceu-lhes excessivo...e foste martelado
                                A linha de escape é 100% de origem, não tem alteração alguma, nem faço ideia porque marraram com aquilo se o carro nem barulho faz...

                                Comentário


                                  #17
                                  post repetido
                                  Editado pela última vez por R4E; 21 October 2012, 14:51. Razão: post repetido

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                    Que se saiba , conhecimentos de mecânica e de homolgação de viaturas, não fazem parte da formação académica de um agente policial, logo , em caso de dúvida , compete ao dono do carro provar que o agente se enganou na fiscalização. Infelizmente , quem muitas vezes erra é o próprio IMTT ( ex-DGV) que não procede ao averbamento de deterimnados componentes no livrete/dua . De outro modo , seria bom ques os importadores facultassem a ficha de homolgação do veículo em causa, quando este venha equipado com algum dispositivo não comum à maioria dos modelos que se vendem .
                                    Concordo, aliás, nem se quer estou a criticar a actuação da PSP, compreendo que se recebem ordens para efectuar tal procedimento terão que agir em conformidade, a minha critica é para o sistema... na ipo não há problema, mas nas OS já há... Como os pneus, questionei o centro de inspecções se havia problema de usar 195/50R15 ao invés de /55, a resposta foi que não havia problema nenhum pois está nos 5% de tolerância mas numa OS pode ter problemas pois não está de acordo com o DUA...

                                    Greenzord, não sabia disso, boa info

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                      Concordo, aliás, nem se quer estou a criticar a actuação da PSP, compreendo que se recebem ordens para efectuar tal procedimento terão que agir em conformidade, a minha critica é para o sistema... na ipo não há problema, mas nas OS já há... Como os pneus, questionei o centro de inspecções se havia problema de usar 195/50R15 ao invés de /55, a resposta foi que não havia problema nenhum pois está nos 5% de tolerância mas numa OS pode ter problemas pois não está de acordo com o DUA...

                                      Greenzord, não sabia disso, boa info
                                      As diferenças entre as op.stop e os centros de inspecção:

                                      Decreto-lei 144/2012 , alterado pela Declaração de Rectificação nº 44/2012 ( regula as inspecções)
                                      Artigo 14.º
                                      Fiscalização e regime contraordenacional
                                      1 — A fiscalização do cumprimento das disposições do
                                      presente diploma é efetuada pelas seguintes entidades, no
                                      âmbito da respetiva competência:
                                      a) Guarda Nacional Republicana (GNR);
                                      b) Polícia de Segurança Pública (PSP);
                                      c) IMT, I. P.;
                                      d) Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR);
                                      e) Outras entidades a quem sejam legalmente atribuídas
                                      estas funções.


                                      Os funcionários dos centros de inspecções limitam-se a exercer a actividade de verificação dos componentes dos veículos, logo não têm competência para fiscalizar no ambito do C.Estrada e demais legislação rodoviária .

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas pessoal.

                                        Fui tratar de marcar a inspecção B ao IMTT da minha area de residencia.

                                        Acontece que me perguntaram logo se a coima estava paga, ao que respondi que não, que tinha sido pedido o pagamento a prestações e que ainda não tinha obtido resposta.

                                        Disseram-me que tinha que apresentar prova em como pedi o pagamento em prestações, carta que enviei e aviso de receção dos CTT e ir lá depois da inspecção B com isso para levantar uma guia porque não me vão dar os documentos.

                                        Perguntei então como se processava e disseram-me que tenho que levar a carta verde do seguro, e o IMTT passa-me uma guia de substituição dos documentos igual à validade do seguro, ou seja, se tiver 3 meses de seguro, passam-me uma guia por 3 meses. Isto é mesmo assim?

                                        O meu problema é que queria passar o carro de nome assim que tivesse isto resolvido e não sei se com a guia que eles me dão eu o posso fazer, embora não tenham levantado problemas porque apresentei declaração de venda, queria passar o carro de nome e como já disse não sei como proceder.

                                        Um abraço.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                                          Boas pessoal.

                                          Fui tratar de marcar a inspecção B ao IMTT da minha area de residencia.

                                          Acontece que me perguntaram logo se a coima estava paga, ao que respondi que não, que tinha sido pedido o pagamento a prestações e que ainda não tinha obtido resposta.

                                          Disseram-me que tinha que apresentar prova em como pedi o pagamento em prestações, carta que enviei e aviso de receção dos CTT e ir lá depois da inspecção B com isso para levantar uma guia porque não me vão dar os documentos.

                                          Perguntei então como se processava e disseram-me que tenho que levar a carta verde do seguro, e o IMTT passa-me uma guia de substituição dos documentos igual à validade do seguro, ou seja, se tiver 3 meses de seguro, passam-me uma guia por 3 meses. Isto é mesmo assim?

                                          O meu problema é que queria passar o carro de nome assim que tivesse isto resolvido e não sei se com a guia que eles me dão eu o posso fazer, embora não tenham levantado problemas porque apresentei declaração de venda, queria passar o carro de nome e como já disse não sei como proceder.

                                          Um abraço.

                                          Os documentos só são devolvidos após a liquidação da coima , até lá andas com uma guia( só é valida em Portugal).

                                          Explica lá melhor esta parte.
                                          O que é que o seguro tem a ver com a situação que motivou a apreensão do carro?
                                          Editado pela última vez por rucsantos; 12 December 2012, 22:14.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A senhora do IMTT disse que me passavam a guia de substituição dos documentos com a validade identica à da carta verde do seguro. Ou seja, se tiver seguro por 6 meses, passam-me a guia de substituição dos documentos por 6 meses e assim consecutivamente até a coima estar paga. Estranhei mas foi assim que me explicaram, por isso vim perguntar se era mesmo assim ou se era de outra forma.Cumprimentos, e mais uma vez rucsantos obrigado pela disponibilidade em ajudar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                                              A senhora do IMTT disse que me passavam a guia de substituição dos documentos com a validade identica à da carta verde do seguro. Ou seja, se tiver seguro por 6 meses, passam-me a guia de substituição dos documentos por 6 meses e assim consecutivamente até a coima estar paga. Estranhei mas foi assim que me explicaram, por isso vim perguntar se era mesmo assim ou se era de outra forma.Cumprimentos, e mais uma vez rucsantos obrigado pela disponibilidade em ajudar.

                                              Estou abismado com essa situação. Por norma , numa situação destas , quando se manda uma viatura para a inspecção tipo B , passasse uma guia válida por 30 dias para efectuar a inspecção ( tempo razoável) e após aprovação levantam-se os documentos.
                                              Como não pagaste a "factura" no local, passaram-te a guia válida por seis meses para efectuares o pagamento. Como pediste para pagar em prestações , terás de aguardar pela decisão da ANSR pela aceitação ou não. Em relação à substituição de documentos pelo IMTT, o que me espanta é a desição de passar a guia de acordo com a validade do seguro , para mim coisa inédita mas, como também têm essa competência já nada me admira , ou melhor , vou ficando maravilhado com estas pérolas .

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já não me lembro se me disseste onde é que fostes fiscalizado.
                                                Por acaso foi na zona do Cartaxo ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pois, não tenho guia nenhuma para circular com o carro, nem sequer para efectuar a inspecção. E sim, foi essa a informação que me deram no IMTT, que a guia era passada de acordo com a validade do seguro do carro.

                                                  Fui fiscalizado em Abrantes.

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por R4E;1067011532[B
                                                    ]Pois, não tenho guia nenhuma para circular com o carro, nem sequer para efectuar a inspecção[/B]. E sim, foi essa a informação que me deram no IMTT, que a guia era passada de acordo com a validade do seguro do carro.

                                                    Fui fiscalizado em Abrantes.

                                                    Cumps
                                                    Cada vez percebo menos certas acções do IMTT .

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já solicitaste à Renault a ficha de homolção do carro ?
                                                      Se está tudo legal , porque é que solicitaste o pagamento em prestações e não impugnaste a infrcação.
                                                      Já agora , por p.m. podes mandar a matricula novamente ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas rucsantos.Antes de ir a inspecção B, quero ter comigo a ficha que solicitei na Renault. Pedi pagamento em prestações pois se a impugnasse iria atrazar o processo de legalização novamente do carro. Btw, o pagamento em prestações foi pedido pelo advogado e tal como me informaram no IMTT de Santarém, teria que ter a coima paga para levantar os documentos ou uma prova em como tinha pedido pagamento em prestações.Tens pm com a matricula.Abraço.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X