Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SCUT (ajudinha)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    SCUT (ajudinha)

    Bom dia a todos,

    estou a desenvolver um pequeno estudo sobre pessoas que viram a sua vida drasticamente afectada pelo pagamento das SCUT (nomeadamente da A28 e A29). Assim, caso alguém tenha conhecimentos sobre casos particulares que me possam dar uma palavrinha agradecia imenso.

    Procuro pessoas que tiveram que deixar empregos porque as despesas com combustíveis + portagens tornaram-se incomportáveis, pessoas que deixaram famílias e passaram a ir viver para as cidades onde trabalham, empresas que fecharam ou que viram a sua actividade seriamente afectada. Algo nesta linha de pensamento, aceito sugestões

    Obrigado

    #2
    Isso é bastante redutor, até porque essas ainda têm algumas alternativas, experimente procurar pessoas afectadas por portagens na A25

    Comentário


      #3
      Conheço um caso de uma pessoa de Viana do Castelo que, para não deixar o emprego, teve que vir residir para o Porto, deixando uma família com 2 filhos com um pai ausente. Sei que há mais casos, estou é com dificuldade em encontra-los. E não abordei a A25 porque estava mais interessado nas ligações ao Porto. Mas obrigado pela dica

      Comentário


        #4
        No meu caso, passei a demorar o dobro do tempo que demorava antes com A29+A25 entre Avanca e Aveiro.

        Ficou a família a perder pois saio mais cedo e chego mais tarde e ficou o patrão a perder pois tenho isenção de horário e passei a fazer aprox - 1 a 2h por semana.

        Antes ida e volta passava 40 a 50 minutos na estrada. Agora anda por 1h15- 1h30, dependendo do trânsito na N109 e se apanho os semáforos vermelhos ou verdes(Só entre Avanca e Estarreja são 6) e gente nas passadeiras. Ainda faço um lanço de AE pois atravessar Cacia é caótico e em horas de ponta e em dias maus são 15-20 minutos para fazer 6kms. Faço o lanço Estádio - Angeja da A25 e pago 1.40€ por dia.

        Os descontos de 15% são miragem (mais um ponto para o teu estudo pois o impacto das portagens também se reflecte aqui):
        Lanço Avanca -> Estarreja : 1.10€, antes 1.10 ou 1.15.
        Lanço Angeja -> Estádio: 0.70€, antes 0.75
        Lanço Estádio -> Aveiro: 0.55€, antes 0.55.

        A viagem no total antes ficava 2.30€ e agora fica 2.25€. Com os 15% desconto deveria ficar no 1.95-2.00€( se temos moeda até ao cêntimo não percebo porque as portagens têm preços em degraus de 0.05€)

        Comentário


          #5
          Eu resido em Sta maria da feira e trabalho em viseu, antes fazia A29+A25 em 1h10, nas calmas agora faço o percurso em 2h10, passei a fazer a N1/IC2 até albergaria, depois A25 até ao carvoeiro (sem pórtico) depois N16 até O. Frades, de seguida A25 até à penoita (sem pórtico), depois a antiga IP5 até Viseu. Não pago, nem pagarei um centimo a esses chulos.

          Comentário


            #6
            Há 3 anos fazia Coimbra-Mirandela, Mirandela-Coimbra todas as semanas para visitar a família. Passava pela A24, hoje, os tempos mudaram, as despesas também, faço de mês a mês.
            Cambada que só olha para o seu umbigo

            Comentário


              #7
              Obrigado a todos pela colaboração mas estou a precisar de algum caso um pouco mais paradigmático. Compreendo que as SCUT afectem toda a gente (a mim inclusive) mas procuro casos mais "extremos". Quero agradecer ao chicolaranja aqueles dados sobre os novos preços, explorarei isso.
              Editado pela última vez por Joaao90; 13 November 2012, 16:35.

              Comentário


                #8
                Explora e reporta sff ;)

                Tens aí pano para mangas.

                Estudos de custos a todos os níveis:

                Comparação A1 Vs A29 entre nós de Estarreja e Aveiro Norte (A29 tem nós a menos de 1km).

                Diferença de custos é grande para distâncias similares (A1 - 0.80; A29 1.10. Para a malta não fugir para a A1 meteram no início 1 pórtico na A25 entra a A1 e a A29 de 0.20€ )

                Outras questões pertinentes:
                - Qual a razão para construir a A29 se a maior parte do seu trajecto é paralelo à A1 e a menos de 2km entre elas.
                - Qualidade de vida da população que ficou a viver entre as 2 estradas. Felizmente o TGV foi de vela senão colado à A1 ainda aparecia o TGV (também tem lá o gasoduto mas esse é pacífico pois não faz barulho);
                - custos reais da opção SCUT Vs protagens. O que o estado "poupou" com a introdução das portagens compensa em relação às compensações que foram/são/serão pagas à(s) concecionária(s).

                Tens aí uma tese de doutoramento em economia, e um mestrado em sociologia/antropologia a estudar as mudanças de comportamento das pessoas com a introdução de portagens nas SCUTs e respectivas consequências para conjuges, filhos, pais, economia local, etc......

                Bom trabalho
                Editado pela última vez por chicolaranja; 13 November 2012, 16:42. Razão: acerto de valores de portagens na A1 entre Avanca/Estarreja e Aveiro Norte e da A25 entre a A1 e a entrada da A29

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                  ...
                  A viagem no total antes ficava 2.30€ e agora fica 2.25€. Com os 15% desconto deveria ficar no 1.95-2.00€( se temos moeda até ao cêntimo não percebo porque as portagens têm preços em degraus de 0.05€)
                  é para facilitar os trocos aos portageiros

                  Comentário


                    #10
                    Para isso o amigo Belmiro e o Soares dos Santos (JM) não tinham os preços quase todos nos .x9 e .x4.

                    Eu diria que neste momento a maior parte dos utilizadores de AE usam a VV. Se têm que dar trocos tanto dão 0.45 como 0.47 ou 0.44 de troco. Isso apenas é uma justificação mal dada para levarem mais uns cêntimos por portagem. Ao fim de um ano devem ser uns milhares de € brutais só nesses arredondamentos.

                    Agora com as máquinas até é mais simples pois não há erro nos trocos (infelizmente houve foi mais umas dezenas/centenas de desempregados . Mais um ponto para o Joaao90 estudar )

                    Comentário


                      #11
                      Caro Joaao90,

                      se calhar já sai um pouco fora do âmbito do teu estudo, mas fica a sugestão de apurares também os números relativos a cobranças abusivas de portagens.
                      Já escrevi aqui no fórum uma ou duas vezes o que se passa na A29:
                      Num percurso com 3 ou mais pórticos, se não passares num dos pórticos intermédios (por teres feito um desvio por uma nacional por ex.) mas fizeres esse desvio em menos de um determinado tempo, cobram-te esse pórtico na mesma.

                      Port A ----------- Port B ----------- Port C

                      O sistema deve ter um timer configurado; se o sistema detectar o veículo no Portico A e no Portico C, mas não o detectou no Portico B, deduz que o veículo passou nesse mesmo portico desde que tenha decorrido um tempo menor que "X". Esse "X" deve estar previamente configurado no sistema.
                      Não sei se isto é mesmo assim, mas não deve andar longe.

                      Já me aconteceu N vezes no pórtico de Salréu (A29):
                      Vinha de Aveiro entrando no nó do estádio, fazia a A25 até Angeja (passava 1 pórtico) e depois saía para a Nº 109. Depois entrava na A29 em Estarreja, passava num pórtico perto de Ovar e saía finalmente para Ovar norte. Ou seja, total = 2 porticos.
                      Portanto, como ia pela nacional 109 de Angeja até Estarreja, havia um pórtico na A29 pelo qual eu não passava: o de Salréu (1,10€).
                      Pois é, mas os nossos amigos da concessionária cobraram-me sempre esse pórtico sem que eu lá passasse e até que eu desse conta. O valor subiu até mais de 100€, valor que só me devolveram um ano após a minha primeira queixa e depois de muita insistência com queixas na Deco e tudo.
                      Este comportamento não é exclusivo do portico de Salréu, já detectei este comportamento noutros porticos da A29.
                      Portanto, meus caros, atenção às vossas facturas, principalmente quem contorna pórticos como eu fazia neste percurso.

                      Cmps.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X