Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvidas sobre possivel operacao STOP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvidas sobre possivel operacao STOP

    Recentemente, ao circular numa via de acesso a uma estrada de grande movimento reparei que na faixa mais a direita paricia estar um carro e alguns pinos na estrada.
    Pensei que se tratasse de um acidente ou obras e comecei a abrandar (40/50 Km/h).

    Alguns metros a frente deparo-me com algum aparato policial (carrinha azul e mais alguns carros em cima de um relvado lateral) e um outro carro estacionado no faixa da direita.

    Eis que vejo um policia com a raquete paralela ao corpo (a pontada para baixo mas a fazer moviento pendular de muito pequena amplitude). Imediatamente fico de sobreaviso sobre se sera uma operacao STOP.
    O referido policia nunca levanta a raquete para ficar a 90 graus com o tronco mas faz uns sinais muito leves que considero dubios.

    Como neste momento ja tinha mudado para a faixa mais a esquerda abrandei mais um pouco e como nao vi sinal claro para parar continuei.
    Fui olhando palo retrovisor e nao vi o referido policia gesticular ou fazer sinal mais abrupto para mim.
    Mais adiante nao vi mais nenhum policia na estrada mas estavam alguns em cima do relvado lateral onde estavam os carros.

    Passados uns 50m, ao entrar no estrada principal, parei e tornei a olhar pelo retrovisor e nao vi movimento que me parecesse anormal, tendo outros carros tambem seguido.

    A minha duvida e, como tem de ser sinalizada uma operacao STOP?
    Sempre pensei que o agente tinha de mostrar a "raquete" de forma indubitavel, levantando-a e ate erguendo o outro braco. E mesmo assim?

    Presumo que dada a velocidade a que ia (baixa) e ao facto de ter parado na juncao das estradas, caso quisessem que eu tivesse parado tivessem usado a sirene ou no minimo gesticulado.
    Na realidade, terem-me seguido (acho que existiam carros para isso) teria sido muito simples e caso quisessem que parasse parece-me o que deveriam ter feito.
    Nao tive por objectivo evitar parar mas fiquei na duvida. Foi tudo muito dubio e rapido.

    Para cumulo por outros motivos tive de voltar para casa o que implicou sair logo na primeira saida e entrar no outro sentido (sempre a baixa velocidade) o que pode ser considerado suspeito.

    Alguem tem ideias sobre se realmente terei cometido alguma infracao?

    Obrigado.

    #2
    Se o polícia não fez nenhum gesto abrupto depois de passares por ele, à partida não terás cometido nenhuma infracção. No entanto, neste caso o melhor é esperar pela carta com a multa. Um conselho: pega num papelinho qualquer e regista nele, caso te lembres, o dia, hora e local onde isso se passou. Caso eventualmente venhas mesmo a receber a multa, comparas com os teus dados para ver se é disso. Se não receberes multa nenhuma, não te preocupes mais

    Comentário


      #3
      Eu nao vi gesto nenhum abrupto e sempre pensei que fugir a uma operacao STOP fosse um autentico filme pelo que leio nas noticias.
      Ja estive a ver e a multa poderao ser 500 a 2500 euros e 2 a 12 meses de inibicao de conducao. Os 500 euros e chato, a inibicao nao me faz grande mossa.
      O meu medo e processo criminal, desobediencia ou algo desse genero.

      Alem disso, o carro foi-me emprestado.

      Quanto tempo costumam demorar as multas a chegar?
      Li algures que agoram chegam a ser enviadas em menos de uma semana.
      E verdade?

      Comentário


        #4
        Duas notas:

        -Parece que tens carta à pouco tempo

        -Não cometeste contra ordenação nenhuma

        RELAXA!

        PS: Espero a tua resposta para lançar mão da minha outra teoria.

        Comentário


          #5
          Para seres mandado encostar e se não obedecesses , o agente em causa teria de fazer o seguinte:

          CAPÍTULO VI
          Sinais dos agentes reguladores de trânsito
          Artigo 103.o
          Sinais dos agentes reguladores de trânsito
          Os sinais dos agentes reguladores do trânsito são os
          seguintes:
          a) Paragem do trânsito que venha de frente —
          braço levantado verticalmente, com a palma da
          mão para a frente;

          b) Paragem do trânsito que venha da retaguarda —
          braço estendido horizontalmente do lado do
          trânsito a que o sinal se destina, com a palma
          da mão para a frente;
          c) Paragem do trânsito que venha da frente e da
          retaguarda — realização simultânea dos sinais
          referidos nas alíneas a) e b);
          d) Sinal para fazer avançar o trânsito da frente —
          braço levantado, com movimento de antebraço
          da frente para a retaguarda e a palma da mão
          voltada para trás;
          e) Sinal para fazer avançar o trânsito da direita—
          braço direito levantado, com movimento de
          antebraço da direita para a esquerda e a palma
          da mão voltada para a esquerda;
          f) Sinal para fazer avançar o trânsito da esquerda—
          braço esquerdo levantado, com movimento do
          antebraço da esquerda para a direita e a palma
          da mão voltada para a direita.

          Artigo 104.o
          Sanções
          Quem infringir os sinais previstos nas alíneas a), b)
          e c) do artigo anterior é sancionado nos termos previstos
          no n.o 2 do artigo 4.o do Código da Estrada.

          O movimento pendular de cima para baixo poderia estar a indicar para que a tua velocidade e a dos outros fosse diminuida.
          Não te preocupes com isso.

          Comentário


            #6
            Das vezes que fui parado (mais de uma dúzia, à vontade), o agente colocou-se quase sempre à frente do carro e fez o gesto que o rucsantos mencionou (às vezes com a raquete de STOP ou com aquela lanterna laranja) e, de seguida apontou para o sítio onde queria que eu parasse.
            Não te preocupes, eles quando querem que tu pares, é muito óbvio.

            PS: Não te esqueças de fazer pisca para encostar se for o caso.

            Comentário


              #7
              Era o que pensava.

              A infracao a existir seria no n.o 3 do artigo 4.o do Código da Estrada.

              Uma coisa tenho a certeza, nenhum braco foi levantado e o sinal nunca foi estendido (pelo menos que tenha visto)
              Com a caca a multa que estao a fazer ja nem digo que tentem ser dubios para apanhar o pessoal.

              Eu intrepretei como abrandar e desviar e assim fiz, mas eram varios carros e uma carrinha da policia sem me ter apercebido de acidente. Achei bizarro.

              E depois claro, temos situacoes como esta:

              A justiça não está mal: não existe! | DNOTICIAS.PT

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por xexexe Ver Post
                Era o que pensava.

                A infracao a existir seria no n.o 3 do artigo 4.o do Código da Estrada.

                Uma coisa tenho a certeza, nenhum braco foi levantado e o sinal nunca foi estendido (pelo menos que tenha visto)
                Com a caca a multa que estao a fazer ja nem digo que tentem ser dubios para apanhar o pessoal.

                Eu intrepretei como abrandar e desviar e assim fiz, mas eram varios carros e uma carrinha da policia sem me ter apercebido de acidente. Achei bizarro.

                E depois claro, temos situacoes como esta:

                A justiça não está mal: não existe! | DNOTICIAS.PT
                E, por norma, quando são essas operações STOP grandes assim montadas, se alguém fugir, ainda tentam ir atrás. A sério, não te preocupes.

                Comentário


                  #9
                  A minha opinião é que muito certamente o que o polícia estaria a fazer era reduzir a velocidade do trafégo automóvel, para que ao passar pela operação stop, os "escolhidos" já circulariam a uma velocidade reduzida. Conjuntamente com o estreitamento da via através dos pinos, é uma forma de criar segurança à operação stop. Por isso, se o polícia não te fez nenhum sinal claro para te mandar parar, não te preocupes.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                    Das vezes que fui parado (mais de uma dúzia, à vontade), o agente colocou-se quase sempre à frente do carro e fez o gesto que o rucsantos mencionou (às vezes com a raquete de STOP ou com aquela lanterna laranja) e, de seguida apontou para o sítio onde queria que eu parasse.
                    Não te preocupes, eles quando querem que tu pares, é muito óbvio.

                    PS: Não te esqueças de fazer pisca para encostar se for o caso.
                    nem mais... eles sao sempre muito claros

                    Comentário


                      #11
                      E a existir multa, quanto tempo depois da infraccao costuma vir?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por xexexe Ver Post
                        E a existir multa, quanto tempo depois da infraccao costuma vir?
                        Pode ir até dois anos .

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por xexexe Ver Post
                          E a existir multa, quanto tempo depois da infraccao costuma vir?
                          Entre poucas semanas e vários meses. ;)

                          Mas relaxa. Pela descrição que fizeste, se levares uma multa, não foi disso de certeza :P

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                            E, por norma, quando são essas operações STOP grandes assim montadas, se alguém fugir, ainda tentam ir atrás. A sério, não te preocupes.

                            Foi isso que pensei. Nao e como se tivesse acelerado, bem pelo contrario. Imagino que tenham algum tipo de sinalizacao sonora para esses casos. Olhei pelo retrovisor e nao vi nada de estranho.
                            Nao vi certamente ninguem a chamar-me a atencao ou a seguir-me.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                              Entre poucas semanas e vários meses. ;)

                              Mas relaxa. Pela descrição que fizeste, se levares uma multa, não foi disso de certeza :P
                              O que eu nao queria era chatices de tribunais e registos criminais.
                              Tirando isso, as multas minimas causam-me mossa mas aguento razoavelmente e a inibicao de conduzir para mim nao e grave. Crime de desobediencia e outra loica...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por xexexe Ver Post
                                O que eu nao queria era chatices de tribunais e registos criminais.
                                Tirando isso, as multas minimas causam-me mossa mas aguento razoavelmente e a inibicao de conduzir para mim nao e grave. Crime de desobediencia e outra loica...

                                Confundes a estrada da beira com a beira da estrada. A desobediência criminal não se aplica à desobediência ao mero sinal de paragem do agente de autoridade, para existir esse tipo de desobediência têm de estar reuinidos outros pressupostos.
                                Relaxa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu diria para não te preocupares a não ser que não estejas a dizer tudo.
                                  Quando querem que pares são bastante convincentes.

                                  No outro dia passei por uma operação stop semelhante. Carrinha de intervenção atravessada de modo a bloquear 50% da via um carro na faixa ao lado, uns metros à frente de modo a criar um slalom de modo a abrandar o trânsito.

                                  Comentário


                                    #18


                                    estás a ver aquela coisa vermelha que o GNR tem na mão? quando é para te mandar encostar o agente mete-se quase no meio da estrada, acende aquilo e aponta para a berma, onde quer que tu encostes o carro. se não fez nada disso não stresses.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não querendo parecer insultuoso, estás a ser apenas "coninhas". É óbvio que não cometeste nenhuma infracção e não te vai chegar nenhuma multa a casa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Mustaine Ver Post
                                        Não querendo parecer insultuoso, estás a ser apenas "coninhas". É óbvio que não cometeste nenhuma infracção e não te vai chegar nenhuma multa a casa.
                                        Ele deve ter carta há muito pouco tempo, portanto, ainda está a viver a fase em que tudo é novidade e assunto!

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X