Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Perca de tracção com facilidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Perca de tracção com facilidade

    Hoje o carro pregou-me uma partida. Ia a entrar na 2ª circular ao pé da Portela a cerca de 20 km/h, pois já sei que o carro tem muito pouca tracção quando chove, quando do nada começo a derrapar e acabo atravessado a meio da estrada.

    A curva é esta:

    Comecei a perder o controlo no quadrado azul e só parei completamente atravessado no quadrado amarelo.

    O carro é antigo (golf de 95) e não tem pneus muito largos mas acho um pouco estranho perder o controlo aquela velocidade apesar da estrada estar molhada.
    Os pneus penso estarem em boas condições e não reparei em qualquer óleo no piso.
    Existe mais alguma coisa que possa provocar este comportamento?

    E como ainda não tenho muita experiência pergunto, o que se deve fazer quando a traseira e por consequência a frente perdem tracção?
    Tenho a carta à cerca de um ano mas nunca estive numa situação destas. Acho mal isto não ser ensinado e demonstrado nas escolas.

    #2
    De que marca sao os pneus?

    Comentário


      #3
      Os pneus aparentam estar bons, mas sera que realmente estarao?

      Por vezes um pneu esta quase novo de piso, mas a borracha ja esta ressequida e/ou vidrada e isso provoca essas situacoes.

      Toma isso em atencao

      Comentário


        #4
        Possivelmente devido a óleo/combustível derramado na via .

        Comentário


          #5
          Os pneus são Pirelli p4000 165/15 se não me engano.
          Da ultima vez que os fui encher não reparei em qualquer anomalia neles até porque ele passa maior parte do tempo em garagem ao abrigo dos elementos.

          Existe alguma forma de ver se os pneus estão vidrados? Não sei qual o aspecto de uns.
          Editado pela última vez por Freekill; 17 November 2012, 19:17.

          Comentário


            #6
            Essa entrada tem o piso muito "polido" numa parte e muita borracha noutra, com a chuva não é difícil isso acontecer.

            Nesse caso, e no sentido em que ias, podias ter virado para a esquerda, para que as rodas do carro o levassem a endireitar. Mas sendo como dizes, ias lá parar na mesma porque ao virares como te disse, ias provavelmente ao passeio.
            Numa situação assim (ainda para mais se meter óleo à mistura), pouco adianta fazer.
            Não aconteceu nada para além do susto, é o que importa.

            Comentário


              #7
              Quanto tempo têm os pneus? Podem estar ressequidos ou assim

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nyxxx Ver Post
                Essa entrada tem o piso muito "polido" numa parte e muita borracha noutra, com a chuva não é difícil isso acontecer.

                Nesse caso, e no sentido em que ias, podias ter virado para a esquerda, para que as rodas do carro o levassem a endireitar. Mas sendo como dizes, ias lá parar na mesma porque ao virares como te disse, ias provavelmente ao passeio.
                Numa situação assim (ainda para mais se meter óleo à mistura), pouco adianta fazer.
                Não aconteceu nada para além do susto, é o que importa.
                Está aqui tudo......


                Por curiosidade, como te perguntou o Drifter, que idade têm os pneus?

                Comentário


                  #9
                  Os pneus devem ter 2-3 anos e o carro faz pouco mais de 200 km mensais de modo que não têm muito gasto. (E afinal são Pirelli P6000)

                  Estive a analisa-los melhor e reparei que o pneus de trás estão duros que nem pedra (isto é estarem vidrados?).

                  Comentário


                    #10
                    Ve a data inscrita nos mesmos, como por ex [0409] 4ª semana de 2009, pode ser mt coisa, óleo na estrada, etc.
                    Troquei os meus, tinham pisos mas estavam vidrados.

                    Comentário


                      #11
                      Eu tenho um SEAT Ibiza de 1995, e por isso penso que posso falar com um pouco de conhecimento de causa. Até porque são carros muito parecidos. Os pneus que o meu usa são 185/60/R14.

                      Eu tinha uns pneus com o piso quase completo mas com dez anos em cima e a aderência era do pior que se poderia imaginar. Na chuva então era de fugir. Perdia aderência com relativa facilidade. Mudei os quatro e embora não tenha metido nenhuma marca de topo, a diferença foi da noite para o dia. Eu apostava em verificar os pneus primeiro, antes de proceder a qualquer outra alteração.

                      Comentário


                        #12
                        10 anos, medo...

                        Comentário


                          #13
                          Já me aconteceu o mesmo nessa curva. Tal como o user NYXXX disse, o alcatrão é polido o que dificulta a aderência dos pneus.

                          Felizmente no meu caso ia pouco mais rápido que tu e controlei o carro sem dificuldade.

                          Comentário


                            #14
                            É só artimanhas nessa zona. Já a saída do IC2 para a bobadela (Moscavide-Bobadela) é a mesma coisa nas juntas de dilatação.

                            Passo em milhentas delas, mas só ali é que sinto a frente e a traseira a perder tracção à vez.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nyxxx Ver Post
                              Essa entrada tem o piso muito "polido" numa parte e muita borracha noutra, com a chuva não é difícil isso acontecer.

                              Nesse caso, e no sentido em que ias, podias ter virado para a esquerda, para que as rodas do carro o levassem a endireitar. Mas sendo como dizes, ias lá parar na mesma porque ao virares como te disse, ias provavelmente ao passeio.
                              Numa situação assim (ainda para mais se meter óleo à mistura), pouco adianta fazer.
                              Não aconteceu nada para além do susto, é o que importa.
                              Já por umas 3 vezes, nesse mesmo local, vi pessoal a "apanhar bonés" devido ao piso. Nem é preciso ir muito depressa.

                              Comentário


                                #16
                                Já para não falar no túnel da IC2, sempre que chove é dia santo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                  É só artimanhas nessa zona. Já a saída do IC2 para a bobadela (Moscavide-Bobadela) é a mesma coisa nas juntas de dilatação.

                                  Passo em milhentas delas, mas só ali é que sinto a frente e a traseira a perder tracção à vez.
                                  Ao passares nas juntas, imediatamente antes, mete as rodas alinhadas com o carro e volta a mete-las no sentido da curva só depois de passarem as 4. Assim vais passar por cima delas como se fosses numa recta.
                                  Pode parecer muito tempo numa curva, mas não é.
                                  Acabam-se as perdas de tracção.

                                  Comentário


                                    #18
                                    No meio disto tudo, e apesar de estar correcto o que dizem, ainda ninguém se lembrou de perguntar em relação ao estado dos... amortecedores!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Era exactamente isso que vinha referir.

                                      Quando o carro perde dessa forma a traseira, é essencial verificar pneus (não só o piso, mas também a idade da borracha, que começa a vidrar com a idade), a pressão adequada dos mesmos, o estado dos amortecedores, que é fulcral para o bom comportamento da viatura.

                                      Gostava também de saber se fizeste a curva com mudança engatada ou com embraiagem pressionada. Mais depressa via uma viatura dessas a fugir de frente do que de traseira, ainda para mais a essa velocidade. Não irias em ponto morto?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        ...

                                        Gostava também de saber se fizeste a curva com mudança engatada ou com embraiagem pressionada. Mais depressa via uma viatura dessas a fugir de frente do que de traseira, ainda para mais a essa velocidade. Não irias em ponto morto?
                                        Tal como dizes, mais depressa iria a frente.
                                        Qual a relação directa entre ir embraiado e perder a traseira?

                                        Até porque o user podia ir engatado, a acelerar e ao tirar o pé deu-se o despiste.

                                        De qualquer forma, o piso naquele local está, francamente, com pouca aderência.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nyxxx Ver Post
                                          Ao passares nas juntas, imediatamente antes, mete as rodas alinhadas com o carro e volta a mete-las no sentido da curva só depois de passarem as 4. Assim vais passar por cima delas como se fosses numa recta.
                                          Pode parecer muito tempo numa curva, mas não é.
                                          Acabam-se as perdas de tracção.
                                          Por coincidência, nas juntas de dilatação, sempre que posso, faço exactamente isto. Especialmente com chuva.

                                          Estás a ver a saida da A10 para o Carregado? A curva longa à esquerda com 2 juntas? Pois......na sexta vi lá um 308 despistado após a 2ª junta de dilatação. Quer-me parecer que o único destino daquele carro é a sucata.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Era exactamente isso que vinha referir.

                                            Quando o carro perde dessa forma a traseira, é essencial verificar pneus (não só o piso, mas também a idade da borracha, que começa a vidrar com a idade), a pressão adequada dos mesmos, o estado dos amortecedores, que é fulcral para o bom comportamento da viatura.

                                            Gostava também de saber se fizeste a curva com mudança engatada ou com embraiagem pressionada. Mais depressa via uma viatura dessas a fugir de frente do que de traseira, ainda para mais a essa velocidade. Não irias em ponto morto?
                                            Se bem me lembro ia em 2ª e a travar ligeiramente.

                                            Eu ia a fazer a curva com o volante numa dada posição, depois virei mais um bocado o volante para a direita para não me aproximar demasiado do passeio e foi aí que começou a fugir.
                                            Editado pela última vez por Freekill; 18 November 2012, 17:25.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MrGreen Ver Post
                                              10 anos, medo...
                                              Mesmo. Mas é a tal coisa, eu olhava para eles e eles tinham piso... era porque deveriam estar bons. Quando me comecei a interessar mais por carros e pela forma como funcionam as coisas é que percebi que se calhar não era bem assim.

                                              Comentário


                                                #24
                                                perdeste tiveste perda, não perca

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Freekill Ver Post
                                                  Os pneus devem ter 2-3 anos e o carro faz pouco mais de 200 km mensais de modo que não têm muito gasto. (E afinal são Pirelli P6000)

                                                  Estive a analisa-los melhor e reparei que o pneus de trás estão duros que nem pedra (isto é estarem vidrados?).

                                                  se têm 2 a 3 anos montados no carro, então muito provavelmente já devem de ter 4 a 5 anos desde a data de fabricação, é uma questão de ir veres os 4 números pequenos que lá estão, posso estar enganado.
                                                  o carro pode estar na rua ou em casa e os pneus vidram na mesma.
                                                  a data de fabricação do pneu é isto

                                                  os dois primeiros dígitos são a semana os outros dois são o ano.

                                                  Eu apostava que os pneus já não têm as propriedades que se quer deles. Vê também se os amortecedores ainda estão em condições. Uma mistura destes dois pode ser a resposta à tua atravessadela.

                                                  Também já tive uma atravessadela de traseira a 50 km/h e o culpado eram uns pneus barum bravuris, duros como tudo. Nunca mais meti pneus do mais barato que havia, vá de retro satanás.
                                                  Editado pela última vez por RicardoDTI; 18 November 2012, 20:57.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Há tantas coisas que podem ter originado o sucedido que só com uma vistoria pormenorizada é que se pode chegar a uma conclusão.
                                                    No outro dia aconteceu-me uma situação semelhante na medida em que quase perdia o controlo a uma velocidade bastante mais elevada.

                                                    Ia a entrar na ponte do Freixo (uma curva conhecida por ter inclinação contrária ao fluido normal da estrada) sentido Porto-Gaia(Lisboa) num sábado de chuva a cerca de 90km/h (Vmáx permitida na zona é de 110Km/h se não me engano). O meu carro é um 308 HDI Sport 112cv de 2011 com Pneus Continental Contact de 2011 (confirmados por mim no pneu) com muito piso (têm 11K KM's) e ao sair da curva começo a sentir o carro a fugir de tal forma que só tive tempo de corrigir a direção umas 10 vezes enquanto o carro baloiçava de um lado para o outro.

                                                    Bem escusado será dizer que me borrei todo e que a sorte foi que não havia transito, tinha 3 carros nas redondezas mas todos longe o suficiente. O que aconteceu? Quando fiz o sentido inverso 2h antes estavam 3 carros acidentados, sendo que um deles estava capotado. Provavelmente houve derrame de óleo/combustível e foi o suficiente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      E se calhar foste salvo pelo ESP!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                        perdeste tiveste perda, não perca
                                                        Wrong!

                                                        Ciberdvidas da Lngua Portuguesa

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O que aconteceu foi que tiveste muita sorte! Basta ver as marcas que essa zona tem para se ter a noção de que, principalmente quando chove, é dia santo para os reboques... A velocidade máxima nessa zona é 90km/h mas fazer essa zona a mais de 80, em dias de chuva, é quanto a mim pedir para ficar virado ao contrário... O relevê da curva está ao contrário, a inclinação é o que é e óleo é o que não falta. Era por o radar (agora desactivado) que está no mercado abastecedor cá em baixo, mesmo antes da curva, a impor um limite de 80 ou no máximo 90 e acredito que se evitasse muito acidente ali...

                                                          Um abraço.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tens razão é 90. Aliás os 110 são depois da ponte. Passo ali todos os dias e vejo bastantes acidentes.
                                                            Costumo ser cauteloso com a velocidade, especialmente em dias de chuva e sinceramente não me pareceu ir em excesso de velocidade (apesar de ir no limite dos limites) mas lá está as aparências iludem e uma pessoa pensa que adaptou a condução e afinal de contas não.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X