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Conduzir engatado sem tocar nos pedais

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    Conduzir engatado sem tocar nos pedais

    Boas!Tenho uma duvida pertinente, que surgiu no dia de ontem:
    Ia eu muito bem a conduzir, quando depois de por uma 4a decidi ver como o carro respondia sem utilizar nenhum pedal. Como era de madrugada, não havia ninguém na rua e não me preocupei. A verdade, é que engatado em 4a, o veiculo moveu-se durante 2 km a 30 km/h até ter que parar num semáforo onde de seguida, continuei uma condução normal. Outro dado curioso é que o motor "gelou". Quero com isto dizer, a seta que estava a meio na temperatura do motor, passou para as zonas bem mais "frias".
    Isto prejudica o motor do veiculo? Ou o motor trabalha da mesma forma mas como não há toque no acelerador, o gasto de combustível é nulo?
    Posso estar a ser um completo atadinho, mas a verdade é que de mecaniza sei o mais básico
    Cumprimentos!

    #2
    Não percebi, engataste o carro em 4ª e foste sempre a 30 km/h, ao ralenti, durante 2 km?

    Se assim foi claro que gastaste combustível, senão andávamos todos ao ralenti

    O consumo de combustível só é nulo se fores acima de uma determinada rotação. Ao chegar perto do ralenti o motor é forçado a injectar alguma gasolina para não ir abaixo.

    O facto do motor ter arrefecido é que não sei explicar, mas já cá vem alguém entendido no assunto

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      #3
      tens vários factores que justificam o descer de temperatura.

      Até chegares ao ponto de o carro começar a injectar combustível para não ir abaixo nenhum foi injectado, logo aí começou a arrefecer.

      O que é injectado para não ir abaixo é uma quantidade mínima que não dá para aquecer muito. Terás tido um consumo a rondar os 2L/100km talvez. Parado e ao ralenti os carros consomem em média uns 0,7L/h.

      Como fizeste isso esta madrugada, a não ser que sejas das ilhas, fizeste isso com uma temperatura ambiente a rondar os 0ºC o que ajudou a arrefecer mais depressa o motor pois mesmo a 30 algum ar passa pelo radiador.

      Comentário


        #4
        Mesmo assim, dependendo do sistema de refrigeração, claro, a temperatura do líquido de refrigeração não devia baixar. Ainda ontem fiz 4 kms em ponto morto, a cerca de 70 km/h e com frio na rua, e a temperatura ficou estável. Só não ficava...antes de lhe trocar o termostato, que estava estragado e sempre a permitir passagem de líquido.

        Comentário


          #5
          o carro so "nao consome" se for engatado e nao ao relanti, conforme explicaste... se faz mal, acho que nao!

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            #6
            Se o motor trabalhar fora da temperatura ideal, estamos a falar dos 90ºC para quase todos os veículos "normais", obviamente que faz mal. Primeiro porque a queima não é tão eficaz, depois porque não atinges a temperatura necessária no sistema de óleo, seja ele dos travões, do motor, ou outro qualquer para obteres pressões ideais e como tal, não tens esses sistemas a funcionar em pleno o que se torna prejudicial para os mesmos. Por exemplo, tens travagens menos eficazes, ou mais esforço nos componentes, tens óleo que não circula como deve ser e como tal tens menos lubrificação, tens maiores consumos porque a queima não se dá em parâmetros ideais etc.

            Ao fim ao cabo, há uma razão pela qual o carro aquece até X e lá ficar.

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              #7
              Nos VAG por exemplo nunca vi em situação alguma outra temperatura indicada que não os 90 graus. Estivesse eu na serra da estrela ou em pleno Agosto no algarve.

              O termostato estando a funcionar em pleno é que faz a gestão da temperatura do motor e mantem sempre o motor á temperatura ideal, se estiver enganado digam pf. O termostato vai abrindo ou fechando para ajustar essa temperatura.

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                #8
                Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                Mesmo assim, dependendo do sistema de refrigeração, claro, a temperatura do líquido de refrigeração não devia baixar. Ainda ontem fiz 4 kms em ponto morto, a cerca de 70 km/h e com frio na rua, e a temperatura ficou estável. Só não ficava...antes de lhe trocar o termostato, que estava estragado e sempre a permitir passagem de líquido.
                4 Kms em ponto morto (medo)

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                  #9
                  Sim

                  Essa é a função do termóstato.

                  Carregalhe.

                  Experimenta fazer isso não desengatado mas numa descida bem grande que notas diferença.

                  Desengatado o carro consome combustível e com isso gera calor. Descendo engatado não consome nada, logo nada gera calor e vais notar um arrefecimento.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                    Sim

                    Essa é a função do termóstato.

                    Carregalhe.

                    Experimenta fazer isso não desengatado mas numa descida bem grande que notas diferença.

                    Desengatado o carro consome combustível e com isso gera calor. Descendo engatado não consome nada, logo nada gera calor e vais notar um arrefecimento.
                    Então e quanto ao combustível na minha situação? Andando 3/4 km em 4a a 30 km/h, sem tocar no acelerador em terreno plano, gasta alguma coisa?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                      Sim

                      Essa é a função do termóstato.

                      Carregalhe.

                      Experimenta fazer isso não desengatado mas numa descida bem grande que notas diferença.

                      Desengatado o carro consome combustível e com isso gera calor. Descendo engatado não consome nada, logo nada gera calor e vais notar um arrefecimento.
                      Nao gera calor ? Desce la engatado as 4k rpm a ver se nao gera calor

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DonCorleone Ver Post
                        Então e quanto ao combustível na minha situação? Andando 3/4 km em 4a a 30 km/h, sem tocar no acelerador em terreno plano, gasta alguma coisa?
                        Só pelo facto de ir em 4º a 30 km... o motor vai em esforço por isso gasta mais

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                          Nao gera calor ? Desce la engatado as 4k rpm a ver se nao gera calor
                          Sem acelerar? Gera algum calor por causa da fricção mas pouco. O que vale é que o termostato fecha e assim se vai conservando a temperatura.

                          Já agora, foto tirada em Agosto de 2008, a descer a Serra da Estrela. O termostato tinha o vedante estragado, mesmo fechado deixava passar líquido. Eu já sabia do problema mas nunca tinha visto o ponteiro a chegar a este ponto (ver manómetro à esquerda; geralmente estabilizava ligeiramente abaixo de meio).

                          Editado pela última vez por Accord7; 04 December 2012, 15:58.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                            Nao gera calor ? Desce la engatado as 4k rpm a ver se nao gera calor
                            O meu Fiesta já velho e com o termoestato em condições pode ir a torrar rotações sem aceleração, engatado portanto, que arrefece sempre. Se a descida for de alguns kms, como costumo apanhar no Algarve (3,5km na verdade) e se ele ainda não tiver bem no ponto, é capaz de descer até à zona branca.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                              Só pelo facto de ir em 4º a 30 km... o motor vai em esforço por isso gasta mais
                              Se nao tiveres a tocar no acelerador o motor nao esta a esforçar nada, esta a trabalhar devido à inercia da caixa, esta a consumir combustivel mas algo minimo. Agora, em 4ª a 30 e acelerar, ou seja, fazer uma recuperaçao, ai sim esta a meter o motor em esforço

                              Comentário


                                #16
                                O que pode acontecer é o seguinte, se o termostato estiver avariado e estiver colado na posiçao de aberto, a temperatura só vai para valores normais em filas , onde não ha ar a passar no radiador e a arrefecer o liquido, em andamento e se for a descer a temperatura quase não sobe nada, o que não é muito saudavel para o motor , consumos e lubrificação.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                  Se nao tiveres a tocar no acelerador o motor nao esta a esforçar nada, esta a trabalhar devido à inercia da caixa, esta a consumir combustivel mas algo minimo. Agora, em 4ª a 30 e acelerar, ou seja, fazer uma recuperaçao, ai sim esta a meter o motor em esforço
                                  Mas não corre o risco de ir abaixo?

                                  Só funciona em plano ou descida concerteza.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                                    Sim

                                    Essa é a função do termóstato.

                                    Carregalhe.

                                    Experimenta fazer isso não desengatado mas numa descida bem grande que notas diferença.

                                    Desengatado o carro consome combustível e com isso gera calor. Descendo engatado não consome nada, logo nada gera calor e vais notar um arrefecimento.
                                    Há descidas em que, engatado, perde velocidade e precisa de acelerador para a manter. Logo, acaba por compensar ir desengatado. A tendência, quanto tinha o termostato estragado (aberto) era a temperatura baixar quando ia desengatado ou em descidas sem tocar no acelerador.

                                    Os 4 kms de que falei são praticamente sem curvas e sem trânsito nenhum.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                      Nos VAG por exemplo nunca vi em situação alguma outra temperatura indicada que não os 90 graus. Estivesse eu na serra da estrela ou em pleno Agosto no algarve.

                                      O termostato estando a funcionar em pleno é que faz a gestão da temperatura do motor e mantem sempre o motor á temperatura ideal, se estiver enganado digam pf. O termostato vai abrindo ou fechando para ajustar essa temperatura.
                                      Existem carros/motores onde o ponteiro de temperatura mostra um valor aproximado, e não o valor lido pelo sensor. Isto significa que, após o motor chegar próximo da temperatura normal, pode existir uma variação de 5 ou 10ºC que o ponteiro não irá mexer.

                                      Na prática é impossivel um motor manter uma temperatura constante de por exemplo 85ºC. A mesma varia constantemente dependendo da aceleração, rotação, velocidade, com o uso da sofagem, etc.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                        Existem carros/motores onde o ponteiro de temperatura mostra um valor aproximado, e não o valor lido pelo sensor. Isto significa que, após o motor chegar próximo da temperatura normal, pode existir uma variação de 5 ou 10ºC que o ponteiro não irá mexer.

                                        Na prática é impossivel um motor manter uma temperatura constante de por exemplo 85ºC. A mesma varia constantemente dependendo da aceleração, rotação, velocidade, com o uso da sofagem, etc.
                                        Isto.

                                        O carro da imagem (216 Sportcoupe) e os meus, que também são Rover, assim se comportam. O ponteiro fica sempre no mesmo sítio, ligeiramente abaixo do meio - a menos que existam problemas e a temperatura saia do intervalo tido como normal.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                                          Descendo engatado não consome nada, logo nada gera calor e vais notar um arrefecimento.
                                          Isto não é verdade. Só a compressão do ar nas câmaras de combustão pode elevar o ar para temperaturas acima de 700ºC.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                            Há descidas em que, engatado, perde velocidade e precisa de acelerador para a manter. Logo, acaba por compensar ir desengatado. A tendência, quanto tinha o termostato estragado (aberto) era a temperatura baixar quando ia desengatado ou em descidas sem tocar no acelerador.

                                            Os 4 kms de que falei são praticamente sem curvas e sem trânsito nenhum.
                                            Sem dúvida que em termos de consumo, no caso que descreves, não há "travagem" do motor, pelo que acaba por consumir menos no final do percurso, se o deixares rolar desengatado. Concordo aqui, mas (e há sempre um mas), andas sem segurança, as rodas motrizes soltas, sem travão de motor, se precisares de travar ou guinar abruptamente, podes ter uma surpresa desagradável. Se pensares nisto e se repares que o pouco que poupar em combustivel, é á custa de momentos de potencial insegurança, se calhar não vale muito a pena. É só a minha opinião.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                              Mas não corre o risco de ir abaixo?

                                              Só funciona em plano ou descida concerteza.
                                              Salvo erro, chegando a uma certa rotaçao, se nao houver aceleraçao, o carro injecta um bocado de combustivel para nao ir abaixo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                Salvo erro, chegando a uma certa rotaçao, se nao houver aceleraçao, o carro injecta um bocado de combustivel para nao ir abaixo
                                                Carros com injecção eletrónica então?

                                                Duvido que isso resultasse no meu Uno a carburador, tenho a certeza que iria abaixo...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  Sem dúvida que em termos de consumo, no caso que descreves, não há "travagem" do motor, pelo que acaba por consumir menos no final do percurso, se o deixares rolar desengatado. Concordo aqui, mas (e há sempre um mas), andas sem segurança, as rodas motrizes soltas, sem travão de motor, se precisares de travar ou guinar abruptamente, podes ter uma surpresa desagradável. Se pensares nisto e se repares que o pouco que poupar em combustivel, é á custa de momentos de potencial insegurança, se calhar não vale muito a pena. É só a minha opinião.
                                                  Mais uma vez, também sei disso "tudo", não querendo parecer arrogante, e há sítios onde não ouso andar com o carro desengatado. Mas ali a questão da segurança não se coloca muito, porque a descida tem apenas o declive necessário para manter aquela velocidade, porque a estrada tem excelente piso, é larga, tem poucas curvas e pouco apertadas, para além de excelente visibilidade e o facto de raramente ir alguém à minha frente.

                                                  Por outro lado, do Vale da Azia à ponte pedrinha (Castro Daire), por exemplo, nem engatado em 4ª, quanto mais.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                    Mais uma vez, também sei disso "tudo", não querendo parecer arrogante, e há sítios onde não ouso andar com o carro desengatado. Mas ali a questão da segurança não se coloca muito, porque a descida tem apenas o declive necessário para manter aquela velocidade, porque a estrada tem excelente piso, é larga, tem poucas curvas e pouco apertadas, para além de excelente visibilidade e o facto de raramente ir alguém à minha frente.

                                                    Por outro lado, do Vale da Azia à ponte pedrinha (Castro Daire), por exemplo, nem engatado em 4ª, quanto mais.
                                                    Não tem a ver se pareces arrogante ou não, não é isso que se trata. É a questão simples e prática, se de facto andares em ponto-morto (algo que não se deve fazer, como deves ter aprendido nas aulas de condução) e incorreres num potencial risco, se compensa os cêntimos que poupas com essa "manobra". Já nem falo na bateria, que dessa forma não carrega, até porque pode ser uma situação pontual.

                                                    Como é óbvio, fazes a condução que melhor entendes, nem quero estar aqui com falsos moralismos. Era apenas para te alertar para o risco, mas se estás ciente disso, então estamos entendidos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Em ponto morto há um consumo de combustível (normalmente inferior a 1L/100km). Engatado e sem acelerar - e sem estar ao ralenti - não há consumo de combustível. Numa descida, engatado e sem acelerar, é a força da gravidade que faz andar o carro, tal como faria andar um carrinho de rolamentos. São as rodas que transmitem movimento ao motor, e é o peso e inércia das peças do motor que fazem alguma resistência ao movimento (ou seja, embala mais se for desengatado).

                                                      No exemplo dado, em 4a ao ralenti, está a haver injecção e queima de combustível.

                                                      Mesmo desengatado a bateria é carregada. O carregamento da bateria não tem nada a ver com o movimento das rodas e da caixa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                                        Em ponto morto há um consumo de combustível (normalmente inferior a 1L/100km). Engatado e sem acelerar - e sem estar ao ralenti - não há consumo de combustível. Numa descida, engatado e sem acelerar, é a força da gravidade que faz andar o carro, tal como faria andar um carrinho de rolamentos. São as rodas que transmitem movimento ao motor, e é o peso e inércia das peças do motor que fazem alguma resistência ao movimento (ou seja, embala mais se for desengatado).

                                                        No exemplo dado, em 4a ao ralenti, está a haver injecção e queima de combustível.

                                                        Mesmo desengatado a bateria é carregada. O carregamento da bateria não tem nada a ver com o movimento das rodas e da caixa.
                                                        Ao relenti, o consumo, varia de veículo, para veículo (enorme variedade de injetores).
                                                        Não há consumo, a partir de determinada rotação. Depende da programação do Cut-off da centralina.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                                          Em ponto morto há um consumo de combustível (normalmente inferior a 1L/100km). Engatado e sem acelerar - e sem estar ao ralenti - não há consumo de combustível. Numa descida, engatado e sem acelerar, é a força da gravidade que faz andar o carro, tal como faria andar um carrinho de rolamentos. São as rodas que transmitem movimento ao motor, e é o peso e inércia das peças do motor que fazem alguma resistência ao movimento (ou seja, embala mais se for desengatado).

                                                          No exemplo dado, em 4a ao ralenti, está a haver injecção e queima de combustível.

                                                          Mesmo desengatado a bateria é carregada. O carregamento da bateria não tem nada a ver com o movimento das rodas e da caixa.
                                                          Em todos os carros?

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            Em todos os carros?
                                                            Claro, desde que tenham correia no alternador.

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