Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Contra Ordenação / Apreensão de carta

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Contra Ordenação / Apreensão de carta

    Olá a todos, sou nova aqui, embora já tenha conta há muito

    Gostava que me esclarecessem numa situação, que vou tentar expor o mais simples possível.

    Em Julho/Agosto o meu marido, ao sair de umas bombas de gasolina transpôs uma linha contínua para tomar uma via de trânsito que supostamente não podia tomar. Na altura nem se apercebeu da situação até um carro da polícia o perseguir durante cerca de 1km, para terem noção ele viu o carro a dar sinais de luzes e afrouxou...a pensar que o carro queria passar ....mais a frente encostou pois percebeu que afinal o policia estava era a tentar chegar à fala com ele. Convém salientar que naquela zona, as entradas para as casas apresentavam todas traços descontínuos para que as pessoas não precisassem de ir a rotunda, excepto as bombas de gasolina que estrategicamente não possuiam esse descontinuo, e a policia estava lá quase todos os dias no caça à multa, soube ele mais tarde.

    Ora adiante, o policia perguntou-lhe se ele sabia o que fez e ele disse que nao estava a ver, ele deu-lhe um tempo para pensar, e ele disse que tinha ido por gasolina, ao que o policia lhe disse, exactamente e depois o que fez? E ele disse que estava a ir para casa. O policia deu-lhe uma ensaboadela e que ele tinha passado uma continua ao que ele disse nao se ter apercebido....o policia pediu-lhe a carta e os documentos....e depois disse, pronto pode seguir....no decorrer da conversa o policia deu a entender que não ia multar, que era só um aviso, o que é certo é que após uns tempos, a carta da multa chegou a casa, 60€. Nós pagamos no dia seguinte ao recebimento e.....hoje recebemos outra carta, com uma tonelada de texto e que provavelmente tinha de entregar a carta, pois se fosse para apreender seria durante 30 dias e que tinha 15 dias para a entregar, mas nem diz aonde....


    Alguém me pode explicar se estas cartas estão ligadas e se é normal receber assim com tanta diferença temporal, saliento que o meu marido não tem qualquer cadastro de multas ou de qualquer outra coisa....eu ainda não li a carta mas ele não percebeu ao certo o que aquilo quer dizer.


    O que temos a fazer? Agradeço resposta

    #2
    Acho muito estranho a carta ser apreendida, pois nessas situações se não tiveres histórico de infracções ficas com a "pena" suspensa. Já me aconteceu precisamente o mesmo, a infracção foi a mesma do teu marido, paguei a multa, passados uns bons meses recebi uma carta com uma tonelada de texto como dizes, a dizer que ficaria sem carta durante X tempo, mas como não tinha histórico fiquei com pena suspensa.

    Comentário


      #3
      Acho estranho isto :

      - Quando se passa a linha continua, é uma contra ordenação muito grave, pelo que fica-se sem carta durante 60 dias ( mínimo ) e não 30 dias.

      - O agente não ter multado na hora mas depois ter chegado a multa a casa.


      Já agora quando é C.O. Muito Grave, não dá para ficar com a pensa suspensa, pelo menos segundo o código actual, ao contrário das C.O. Grave, em que se fica com pena suspensa. Ou estou enganado?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        Acho estranho isto :

        - Quando se passa a linha continua, é uma contra ordenação muito grave, pelo que fica-se sem carta durante 60 dias ( mínimo ) e não 30 dias.

        - O agente não ter multado na hora mas depois ter chegado a multa a casa.


        Já agora quando é C.O. Muito Grave, não dá para ficar com a pensa suspensa, pelo menos segundo o código actual, ao contrário das C.O. Grave, em que se fica com pena suspensa. Ou estou enganado?
        No meu caso passei uma contínua (a fazer inversão de marcha) e fiquei com pena suspensa. Mas foi há quase 10 anos ou talvez mais qualquer coisa. Não sei se entretanto a lei mudou.

        Comentário


          #5
          Obrigada a ambos pelas respostas...sei que o valor pago foi cerca de 50/60€....e a descrição foi pisar/transpor linha contínua....nao sei de leis do código da estrada

          Quanto ao Ilyushin....como é que sabemos se fica pena suspensa? Diz na carta?

          Obrigada mais uma vez

          Comentário


            #6
            Já agora de quanto em quanto tempo são "limpos" os cadastros?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Joannitah Ver Post
              Obrigada a ambos pelas respostas...sei que o valor pago foi cerca de 50/60€....e a descrição foi pisar/transpor linha contínua....nao sei de leis do código da estrada

              Quanto ao Ilyushin....como é que sabemos se fica pena suspensa? Diz na carta?

              Obrigada mais uma vez
              Originalmente Colocado por Joannitah Ver Post
              Já agora de quanto em quanto tempo são "limpos" os cadastros?


              No meu caso vinha tudo explicado na carta da DGV (na altura ainda tinha este nome). Não me recordo por quanto tempo é que ficou suspensa, mas sei que nessa altura andava com todos os cuidados . Provavelmente a carta que tens aí será similar à minha, mas agora do IMTT. caso seja, podes ligar para o 808 201212 e pedir esclarecimentos. Pode ser que não seja preciso sequer ir lá.

              Comentário


                #8
                Caça à multa? Onde é que eu já ouvi isto?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Acho estranho isto :

                  - Quando se passa a linha continua, é uma contra ordenação muito grave, pelo que fica-se sem carta durante 60 dias ( mínimo ) e não 30 dias.

                  - O agente não ter multado na hora mas depois ter chegado a multa a casa.


                  Já agora quando é C.O. Muito Grave, não dá para ficar com a pensa suspensa, pelo menos segundo o código actual, ao contrário das C.O. Grave, em que se fica com pena suspensa. Ou estou enganado?
                  Nas MG, se não tiveres histórico, eles podem reduzir o mínimo para 30 dias. Nas G é que podes ter direito à pena suspensa.

                  Originalmente Colocado por Joannitah Ver Post
                  Obrigada a ambos pelas respostas...sei que o valor pago foi cerca de 50/60€....e a descrição foi pisar/transpor linha contínua....nao sei de leis do código da estrada

                  Quanto ao Ilyushin....como é que sabemos se fica pena suspensa? Diz na carta?

                  Obrigada mais uma vez
                  Se tivesse pena suspensa, diria na tal carta, sim.
                  Editado pela última vez por LuisMiguel; 03 December 2012, 14:42.

                  Comentário


                    #10
                    Mais uma vez, Obrigada a todos ;)


                    Amanha já devo saber o que se passa, depois venho cá contar-vos. :D

                    Comentário


                      #11
                      Bem, pelos vistos, não foi preciso esperar até amanha....um familiar nosso foi a esquadra pedir informações e....é oficial...a carta vai ser mesmo apreendida....durante 30 dias....amanha à noite, vamos levar a carta à esquadra, e vai para o IMTT, onde passados os 30 dias temos de a ir levantar. Fim da história.

                      Moral da História: Abrir bem os olhos para não fazer abrenuncias destas e, principalmente abrir ainda melhor os olhos para ver os policias caça descuidos!!!!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Joannitah Ver Post
                        Bem, pelos vistos, não foi preciso esperar até amanha....um familiar nosso foi a esquadra pedir informações e....é oficial...a carta vai ser mesmo apreendida....durante 30 dias....amanha à noite, vamos levar a carta à esquadra, e vai para o IMTT, onde passados os 30 dias temos de a ir levantar. Fim da história.

                        Moral da História: Abrir bem os olhos para não fazer abrenuncias destas e, principalmente abrir ainda melhor os olhos para ver os policias caça descuidos!!!!!
                        Acontece. Temos que ter cuidado, pois há muitas CO que cometemos todos os dias "inocentes", que são graves ou muito graves e, aos olhos de um polícia mais zeloso ou mal disposto, podemos acabar assim.
                        Lembro-me de, há um ano ou isso, no Dolce Vita Tejo, passar um sentido proibido sem me dar conta. Um agente veio ter comigo (eu a pensar que era por estar mal estacionado) e, quando ele me disse que tinha passado um sentido proibido, até me faltou o ar! Tive a sorte de ter sido só a repreensão.

                        Comentário


                          #13
                          O que se terá passado é que sendo uma coima muito-grave, tendo em consideração que foi logo paga e o condutor não teria outras contra-ordenações com inibição de condução, aplicaram de imediato a atenuação (que apenas se aplica nas Muito-Grave), reduzindo para metade o tempo.

                          Provavelmente.

                          Comentário


                            #14
                            Teve redução da sanção acessória de 60 para 30 dias, dado que foi CO muito grave.
                            Numa CO grave, teria redução de 30 dias para 0 dias, mantendo pena suspensa na mesma. Acho que é assim.

                            Infelizmente estas CO dependem muito da vontade do polícia em multar. Daí que tanta subjectividade conduza a muitas aplicações duvidosas do código de estrada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                              Caça à multa? Onde é que eu já ouvi isto?
                              No mesmo sítio aonde ensinam os lelos a conduzir.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BossCountry Ver Post
                                Teve redução da sanção acessória de 60 para 30 dias, dado que foi CO muito grave.
                                Numa CO grave, teria redução de 30 dias para 0 dias, mantendo pena suspensa na mesma. Acho que é assim.


                                Infelizmente estas CO dependem muito da vontade do polícia em multar. Daí que tanta subjectividade conduza a muitas aplicações duvidosas do código de estrada.
                                Actualmente é mesmo assim.

                                Eu tive o ano passado a carta suspensa por 30 dias por passar um vermelho! Foi reduzida de 60 para 30 por não ter antecedentes.
                                Na altura recebi a multa muito rapidamente, mas a sanção foi passados vários meses que eu já nem me lembrava do assunto!
                                A entrega da carta na policia?!! Acho estranho, costuma ser responsabilidade do Governo Civil da área de residência.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por egmagro Ver Post
                                  Actualmente é mesmo assim.

                                  Eu tive o ano passado a carta suspensa por 30 dias por passar um vermelho! Foi reduzida de 60 para 30 por não ter antecedentes.
                                  Na altura recebi a multa muito rapidamente, mas a sanção foi passados vários meses que eu já nem me lembrava do assunto!
                                  A entrega da carta na policia?!! Acho estranho, costuma ser responsabilidade do Governo Civil da área de residência.
                                  Já não há Governos Civis. Agora entregam-se nos balcões de contra-oredenações de trânsito da PSP/GNR que vieram substituir os antigos Governos Civis.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Alguém que saiba que me elucide, sff:

                                    se a CO é muito grave, a multa não devia ser 240 €? Ou não tem nada a ver uma coisa com a outra?

                                    Sempre pensei que fosse gradual - 60 € (leve); 120 € (grave); 240 € (muito grave) e depois há as outras mais baixas e mais altas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      Alguém que saiba que me elucide, sff:

                                      se a CO é muito grave, a multa não devia ser 240 €? Ou não tem nada a ver uma coisa com a outra?

                                      Sempre pensei que fosse gradual - 60 € (leve); 120 € (grave); 240 € (muito grave) e depois há as outras mais baixas e mais altas.
                                      Se te referes ao post inicial , o valor a aplicar por infracção ao artigo 60º, nº1 do RST é de 49,88€, valor minimo cobrado aquando do pagamento voluntário imediato ou nos 15 dias subsequentes. Só aumenta até ao máximo previsto se, a mesma não for paga até ao prazo limite , caso este em que pode ir até 249,40€, valor decidido pelo presidente da ANSR .

                                      Tens muitas outras infracções á demais legislação rodoviária em que os valores variam de diploma para diploma . Por exemplo à contra-ordenações leves que superam os 2000€ .
                                      Editado pela última vez por rucsantos; 04 December 2012, 11:00.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                        Já não há Governos Civis. Agora entregam-se nos balcões de contra-oredenações de trânsito da PSP/GNR que vieram substituir os antigos Governos Civis.
                                        Sim tens razão. Tinha ouvido que iam acabar, mas não tinha a certeza que isso tinha acontecido.
                                        Ja confirmei Cessação do serviço de contra-ordenações rodoviárias

                                        Comentário


                                          #21
                                          Aproveito este tópico para esclarecer uma duvida eu à cerca de uns meses tirei a categoria D da carta gostaria agr de saber se um dia apanhar uma contra-ordenação mto grave estando a conduzir um veiculo de categoria B que ja tenho essa categoria à 10 anos o que acontece à carta que tirei da categoria D? obg

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                            Aproveito este tópico para esclarecer uma duvida eu à cerca de uns meses tirei a categoria D da carta gostaria agr de saber se um dia apanhar uma contra-ordenação mto grave estando a conduzir um veiculo de categoria B que ja tenho essa categoria à 10 anos o que acontece à carta que tirei da categoria D? obg

                                            Fica inibido de conduzir qualquer categoria pelo tempo fixado pela ANSR( entrega da carta por exemplo durante um mês).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                              Fica inibido de conduzir qualquer categoria pelo tempo fixado pela ANSR( entrega da carta por exemplo durante um mês).
                                              Ok mas n perco a carta de categoria B pois já n está em regime provisório certo? a categoria D é que se for apanhado fico mm sem carta penso eu

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                                Ok mas n perco a carta de categoria B pois já n está em regime provisório certo? a categoria D é que se for apanhado fico mm sem carta penso eu

                                                Se está no período provisório, categoria B ( três anos) em princípio ardeu mas, tudo depende da resposta da ANSR . Para ficar sem a categoria D têm de estar reuinidos outros pressupostos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sim a minha categoria B já tem 10 anos tirei a carta no inicio de 2003 só estava com duvidas da categoria D

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu estou a tirar a categoria D e fiz essa mesma pergunta ao instrutor que me explicou que o que interessa é a data da primeira categoria. Ou seja, nem uma nem a outra está com carácter provisório, nem mais nenhuma, que tires, estará.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
                                                      Eu estou a tirar a categoria D e fiz essa mesma pergunta ao instrutor que me explicou que o que interessa é a data da primeira categoria. Ou seja, nem uma nem a outra está com carácter provisório, nem mais nenhuma, que tires, estará.
                                                      Isso é bom pensava que a D ficava em regime provisorio

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Alguém que saiba que me elucide, sff:

                                                        se a CO é muito grave, a multa não devia ser 240 €? Ou não tem nada a ver uma coisa com a outra?

                                                        Sempre pensei que fosse gradual - 60 € (leve); 120 € (grave); 240 € (muito grave) e depois há as outras mais baixas e mais altas.
                                                        Nem por isso, estranhamente

                                                        Por exemplo não parar num sinal vermelho dá multa de cerca de 70 euros, mas falar ao telémovel já é multa de 120 euros.

                                                        Os máximos das CO é que são proporcionais. Depois há também a questão do " cadastro ".

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Nem por isso, estranhamente

                                                          Por exemplo não parar num sinal vermelho dá multa de cerca de 70 euros, mas falar ao telémovel já é multa de 120 euros.

                                                          Os máximos das CO é que são proporcionais. Depois há também a questão do " cadastro ".
                                                          Queres um exemplo mais gritante:

                                                          - Circular na faixa do BUS: 120€ e CO leve;
                                                          - Andar sem médios numa autoestrada à noite: 30€ e CO muito grave

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Joannitah Ver Post
                                                            Olá a todos, sou nova aqui, embora já tenha conta há muito

                                                            Gostava que me esclarecessem numa situação, que vou tentar expor o mais simples possível.

                                                            Em Julho/Agosto o meu marido, ao sair de umas bombas de gasolina transpôs uma linha contínua para tomar uma via de trânsito que supostamente não podia tomar. Na altura nem se apercebeu da situação até um carro da polícia o perseguir durante cerca de 1km, para terem noção ele viu o carro a dar sinais de luzes e afrouxou...a pensar que o carro queria passar ....mais a frente encostou pois percebeu que afinal o policia estava era a tentar chegar à fala com ele. Convém salientar que naquela zona, as entradas para as casas apresentavam todas traços descontínuos para que as pessoas não precisassem de ir a rotunda, excepto as bombas de gasolina que estrategicamente não possuiam esse descontinuo, e a policia estava lá quase todos os dias no caça à multa, soube ele mais tarde.

                                                            Ora adiante, o policia perguntou-lhe se ele sabia o que fez e ele disse que nao estava a ver, ele deu-lhe um tempo para pensar, e ele disse que tinha ido por gasolina, ao que o policia lhe disse, exactamente e depois o que fez? E ele disse que estava a ir para casa. O policia deu-lhe uma ensaboadela e que ele tinha passado uma continua ao que ele disse nao se ter apercebido....o policia pediu-lhe a carta e os documentos....e depois disse, pronto pode seguir....no decorrer da conversa o policia deu a entender que não ia multar, que era só um aviso, o que é certo é que após uns tempos, a carta da multa chegou a casa, 60€. Nós pagamos no dia seguinte ao recebimento e.....hoje recebemos outra carta, com uma tonelada de texto e que provavelmente tinha de entregar a carta, pois se fosse para apreender seria durante 30 dias e que tinha 15 dias para a entregar, mas nem diz aonde....


                                                            Alguém me pode explicar se estas cartas estão ligadas e se é normal receber assim com tanta diferença temporal, saliento que o meu marido não tem qualquer cadastro de multas ou de qualquer outra coisa....eu ainda não li a carta mas ele não percebeu ao certo o que aquilo quer dizer.


                                                            O que temos a fazer? Agradeço resposta
                                                            A minha mulher também passou um vermelho de controlo de velocidade, foi multada na hora por 70€ e passados 5 meses recebeu a apreensão de um mes.

                                                            Mas não reclames porque isso foi um mimo, passar um traço continuo se não estou em erro é contra-ordenacao muito grave e a sanção é pesada.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X