Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peripécias e relatos rodoviários no Porto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peripécias e relatos rodoviários no Porto

    Após um longo e bem sucedido tópico dedicado a Coimbra, acho que já era altura do distrito do Porto ter um tópico para relatos dos nossos contactos imediatos de 3º grau com algumas situações de trânsito.

    E pronto, estejam à vontade e falem sobre o que quiserem!

    (não sei se haverá algum tópico já dedicado à cidade, a pesquisa não deu nada..)

    #2
    Começo eu.

    Hoje com o tempo chuvoso decidi que queria ir à baixa Portuense para depois ir tomar uma bebida quente à Avenida da Boavista mas como queria passar na Viauto decidi que iria descer Passos Manuel até à Praça para depois subir até à Praça da Republica e descer finalmente pela Boavista.

    Chego ao cima da rua Passos Manuel e está cortada pela polícia, ok, achei estranho mas lá fui até à Batalha e desci pela 31 de Janeiro para, pensava eu, subir Sá da Bandeira. Mas não, logo na Estação de S. Bento estava um polícia a mandar toda a gente para baixo e pensei eu: "Ok, subo até à Cordoaria pelas quelhas atrás do tribunal". Até aqui tudo bem, Clérigos, Leões, Santo António e quando quero virar para Cedofeita mais um polícia a cortar a estrada... Sigo por Soares dos Reis e logo percebo o que se está a passar, a Corrida de São Silvestre.

    Palácio de Cristal, Praça da Galiza viro à direita e logo à beira da Escola Industrial mais um polícia a barrar a estrada e aqui foi um calvário, estive 45min para sair lá de uma quelha.. Estava tudo bloqueado..

    Finalmente desenrasco-me daquilo, já com os nervos em franja e.... com algumas infracções à mistura.... chego à Rotunda da Boavista. Ufa..

    Lá fui admirar o F12 exposto na Viauto, desço a Avenida e venho embora tranquilamente pela marginal desde o Castelo do Queijo até à Ponte do Freixo. E claro, lá se foi a bebida quente depois de tanto tempo perdido no trânsito.

    Comentário


      #3
      Hoje decorreu na Cidade do Porto a 19ª S.SILVESTRE CIDADE DO PORTO.
      Por isso, as ruas todas cortadas.

      Comentário


        #4
        Já agora que façam um para Lisboa que eu encho-o quase todo com entulho .

        Comentário


          #5
          20 minutos hoje de manhã para fazer 500m desde a rotunda à saida do túnel das antas até à saída para a estação de campanhã...

          Tudo por causa do acidente antes da ponte do Freixo. No espaço de 1 semana, 2º acidente que corta a o trânsito à VCI....

          O pessoal não tem a completa noção da curva que tem de fazer, piso húmido, possivelmente pneus já comidos, excesso de velocidade....

          Comentário


            #6
            Bom tópico
            Acho que havia era um de Castelo Branco e um de São Paulo

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
              20 minutos hoje de manhã para fazer 500m desde a rotunda à saida do túnel das antas até à saída para a estação de campanhã...

              Tudo por causa do acidente antes da ponte do Freixo. No espaço de 1 semana, 2º acidente que corta a o trânsito à VCI....

              O pessoal não tem a completa noção da curva que tem de fazer, piso húmido, possivelmente pneus já comidos, excesso de velocidade....
              A VCI é, toda ela, um grande problema. Mas também não faço ideia de como podiam solucionar aquilo sem ser baixar o limite de velocidade para os 60/70 e uma apertada fiscalização.

              Comentário


                #8
                Bem hoje vi um caso curioso a caminho do Porto na A4 sentido Amarante - Porto depois da 1º saída para Penafiel. Passo por uma painel de informações que dizia "Obstáculo na Via" lá fiquei atento e sensivelmente 1 km mais à frente notei que na berma quase em cima da faixa de rodagem estava primeiro uma mola da suspensão e uns 3 metros à frente um amortecedor.... fiquei a olhar e a pensar que alguém tinha batido por ali mas não... uns 100 m à frente estava um Suzuki Vitara parado na berma com a frente mais alta que a traseira. Digo eu que a mola e o amortecedor eram do Suzuki e pelo que vi quando passei ainda tinha as rodas todas no sítio mas deve ter sido um susto valente.
                Editado pela última vez por AECM; 17 December 2012, 23:16.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Dukco Ver Post
                  A VCI é, toda ela, um grande problema. Mas também não faço ideia de como podiam solucionar aquilo sem ser baixar o limite de velocidade para os 60/70 e uma apertada fiscalização.
                  Para mim só há uma solução. Condicionar ou cortar mesmo o trânsito a pesados.
                  É inconcebível, a nível ambiental e urbanístico, ter esta via a atravessar a cidade do Porto.

                  Para isto só resta canalizar os pesados para a CREP, o que é uma tarefa difícil...

                  Comentário


                    #10
                    Boas, bom topico. Eu já não vejo solução para a VCI, em horas sem acidentes e sem transito faz se bem, no entanto dado a nem "bermas" ter, quando há acidentes ou carros avariados é uma confusão dos diabos. Ja cheguei a fazer quase a vci toda com a primeira / segunda mudança engatada!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                      20 minutos hoje de manhã para fazer 500m desde a rotunda à saida do túnel das antas até à saída para a estação de campanhã...

                      Tudo por causa do acidente antes da ponte do Freixo. No espaço de 1 semana, 2º acidente que corta a o trânsito à VCI....

                      O pessoal não tem a completa noção da curva que tem de fazer, piso húmido, possivelmente pneus já comidos, excesso de velocidade....
                      Sofia Ribeiro sofre acidente grave no Porto - JN

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por flaviorodrigues Ver Post
                        Boas, bom topico. Eu já não vejo solução para a VCI, em horas sem acidentes e sem transito faz se bem, no entanto dado a nem "bermas" ter, quando há acidentes ou carros avariados é uma confusão dos diabos. Ja cheguei a fazer quase a vci toda com a primeira / segunda mudança engatada!

                        A VCI resume-se a isto:


                        Já estive várias vezes parado na VCI devido a 1 ou 2 carros avariados na berma. O trânsito só se formou porque "toda a gente" queria ver 2 carros avariados na berma...
                        Ficheiros anexados

                        Comentário


                          #13
                          Isso acontece imensas vezes. Uma fila impressionante e ao fim ao cabo são carros na berma. Aliás, basta haver um acidente no sentido contrário para aquilo se tornar insuportável.

                          Comentário


                            #14
                            E os que travam para os 90 nos radares que estão desligados há uns valentes anos?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                              Para mim só há uma solução. Condicionar ou cortar mesmo o trânsito a pesados.
                              É inconcebível, a nível ambiental e urbanístico, ter esta via a atravessar a cidade do Porto.

                              Para isto só resta canalizar os pesados para a CREP, o que é uma tarefa difícil...
                              Difícil? Eu diria quase impossível...

                              Basta ver os kms entre Espinho e Braga (p.ex.), e ver quantos se faz a mais pela CREP...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                Difícil? Eu diria quase impossível...

                                Basta ver os kms entre Espinho e Braga (p.ex.), e ver quantos se faz a mais pela CREP...
                                Sim, o anel à volta do Porto é muito largo...

                                Uma forma para o fazer poderia ser taxar a VCI a pesados e não taxar a CREP.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Dukco Ver Post
                                  A VCI é, toda ela, um grande problema. Mas também não faço ideia de como podiam solucionar aquilo sem ser baixar o limite de velocidade para os 60/70 e uma apertada fiscalização.
                                  Eu nem concordo muito com isto.

                                  O grande problema está apenas onde se assistem a mais acidentes (e graves) que é na descida mesmo em frente ao Dragão e depois na curva antes da Ponte do Freixo. E aqui a culpa não é só dos condutores, como muitas outras estradas a VCI aparenta falhas graves de concepção e de construção. Não se admite que essa curva antes do Pte. do Freixo apresente variações notórias da inclinação do piso, em alguns pontos arrsico a dizer que tem o "relevé" ao contrário cuspindo os carros para fora e o mais grave é mesmo o estado do piso. Quando chove já não basta o asfalto ficar tipo espelho como ainda por cima acumula muita água.

                                  Nessa descida isto é fatal, mesmo uma pessoa que venha a 80 Km/h se não conhecer a zona vem sem estar prevenida e basta ter que fazer uma travagem mais fortes e vai andar aos papéis. É que se for um bom carro do segmento D para cima a coisa é menos grave, agora em utilitários, jipes, camiões, carros antigos, etc, é morte do artista.

                                  Repito, para quem não conhece a própria estrada representa um perigo. Nâo estou com isto a desculpabilizar alguma inconsciência de pessoas que acham que conduzir à chuva é igual a conduzir em seco.

                                  Quanto aos radares, é inequívoco que diminuiriam claramente a sinistralidade no momento em que foram instalados e é uma vergonha que estejam desactivados. Eu sou dos que travam à sua passagem, sei que estão desligados mas nestas coisas nunca se sabe, mais vale não arriscar. Para aí há duas semanas vi um Aston Martin passar nos radares da Prelada a uma velocidade jeitosa. Eu ia a 100 Km/h na faixa mais à direita e de repente até pensei que havia uma corrida, passou mesmo muito rápido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                    Sim, o anel à volta do Porto é muito largo...

                                    Uma forma para o fazer poderia ser taxar a VCI a pesados e não taxar a CREP.
                                    Sim, assim era capaz de compensar para pesados, mas se tiveres em conta que grande parte vai para o Porto de Leixões, estás a ver a volta, não estás?



                                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                    Eu nem concordo muito com isto.

                                    O grande problema está apenas onde se assistem a mais acidentes (e graves) que é na descida mesmo em frente ao Dragão e depois na curva antes da Ponte do Freixo. E aqui a culpa não é só dos condutores, como muitas outras estradas a VCI aparenta falhas graves de concepção e de construção. Não se admite que essa curva antes do Pte. do Freixo apresente variações notórias da inclinação do piso, em alguns pontos arrsico a dizer que tem o "relevé" ao contrário cuspindo os carros para fora e o mais grave é mesmo o estado do piso. Quando chove já não basta o asfalto ficar tipo espelho como ainda por cima acumula muita água.

                                    Nessa descida isto é fatal, mesmo uma pessoa que venha a 80 Km/h se não conhecer a zona vem sem estar prevenida e basta ter que fazer uma travagem mais fortes e vai andar aos papéis. É que se for um bom carro do segmento D para cima a coisa é menos grave, agora em utilitários, jipes, camiões, carros antigos, etc, é morte do artista.

                                    Repito, para quem não conhece a própria estrada representa um perigo. Nâo estou com isto a desculpabilizar alguma inconsciência de pessoas que acham que conduzir à chuva é igual a conduzir em seco.

                                    Quanto aos radares, é inequívoco que diminuiriam claramente a sinistralidade no momento em que foram instalados e é uma vergonha que estejam desactivados. Eu sou dos que travam à sua passagem, sei que estão desligados mas nestas coisas nunca se sabe, mais vale não arriscar. Para aí há duas semanas vi um Aston Martin passar nos radares da Prelada a uma velocidade jeitosa. Eu ia a 100 Km/h na faixa mais à direita e de repente até pensei que havia uma corrida, passou mesmo muito rápido.
                                    A VCI desde a passagem sob a Av. Fernão de Magalhães até à Pte do Freixo é um autêntico aborto mal parido... Curvas, curvas e mais curvas, e vão colocar o radar na única recta que lá tem.

                                    Depois tens a curva à direita (onde se deram os últimos acidentes) que também arrisco que a entrada da curva tem o relevé ao contrário, mas no "meio" da curva já está OK.

                                    Juntas a isto 4 faixas, o que dá uma sensação de "ah, se tem 4 faixas é porque se pode andar bem", e o facto da faixa da esquerda ser colada ao separador, e tens que qualquer deslize ou faz borrar as cuecas, ou "estragas" alguma coisa.

                                    E não se pense que é só a descer. Essa mesma curva a subir, tem uma falha no piso que faz com que o carro "abane" um pouco em curva. Isto com o piso molhado e alguns pneumáticos que por aí andam, faz logo drift...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Parece que foi assim que fico o carro da Sofia Ribeiro, no tal acidente na VCI:



                                      E foi a sair da ponte curiosamente (ou não).
                                      Ficheiros anexados

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ontem (ou melhor, Sexta-feira) apanhei algumas situações complicadas.

                                        Durante a tarde, na A3, estava grande aparato no sentido Porto-Maia, na zona da saída para a A4 (não me lembro se antes ou depois). Muita gente na estrada, carros parados na berma... e uma carrinha (pareceu-me uma Mondeo) de rodas para o ar. Praticamente só se passava por uma faixa e a fila ia até à entrada para a VCI.

                                        À noite, já pelas 2h da manhã, vindo do lado dos Carvalhos, apanhei uma situação mesmo "WTF?".
                                        Pouco depois da bifurcação Arrábida/Freixo, seguindo na direcção do Freixo, vejo seguramente uns 5/6 carro a fazer marcha-atrás num nó de saída. Ainda bem que não havia carros perto de mim senão ainda me espetava de tão estupefacto que fiquei
                                        Ao passar a par do nó é que percebi que o mesmo estava cortado. Algum acidente muito provavelmente, não consegui perceber o que era, se olhasse muito quem se espetava ainda era eu. Deu para ver também um grande aparato, muita gente no meio da estrada, carros parados, umas sirenes... O que se passou ao certo, não faço ideia.

                                        Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                        Para mim só há uma solução. Condicionar ou cortar mesmo o trânsito a pesados.
                                        É inconcebível, a nível ambiental e urbanístico, ter esta via a atravessar a cidade do Porto.

                                        Para isto só resta canalizar os pesados para a CREP, o que é uma tarefa difícil...
                                        Diria mesmo impossível. Desviar os pesados para a CREP implicava estar a mandá-los a Alfena para fazer algo tão simples como ir do Porto a Gaia e vice-cersa.
                                        Como já disseram entretanto, há muito camião a ir para Leixões, pelo menos aquele corredor entre a Arrábida e o nó de Francos tem obrigatoriamente que permitir pesados. Por outro lado, se só permitesses esse lanço a pesados, eles teriam todos que vir por esse lado. Libertavas tráfego do lado do Freixo até Francos mas por outro lado forçavas todos os pesados a entrar e sair no Porto pela, já de si muito congestionada, Arrábida.

                                        Uma hipótese seria manter uma das faixas exclusivamente para pesados mas isso provavelmente tornava as entradas e saídas numa aventura.

                                        A CREP podia ser uma alternativa a trajectos de longo curso mas é caríssima e dá uma volta enorme. Até acredito que em muitos casos a poupança em tempo pudesse ser viável mas o custo acrescido torna-a uma não-opção. Resumindo: não vejo grande solução para aquilo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post

                                          A VCI desde a passagem sob a Av. Fernão de Magalhães até à Pte do Freixo é um autêntico aborto mal parido... Curvas, curvas e mais curvas, e vão colocar o radar na única recta que lá tem.

                                          Depois tens a curva à direita (onde se deram os últimos acidentes) que também arrisco que a entrada da curva tem o relevé ao contrário, mas no "meio" da curva já está OK.

                                          Juntas a isto 4 faixas, o que dá uma sensação de "ah, se tem 4 faixas é porque se pode andar bem", e o facto da faixa da esquerda ser colada ao separador, e tens que qualquer deslize ou faz borrar as cuecas, ou "estragas" alguma coisa.

                                          E não se pense que é só a descer. Essa mesma curva a subir, tem uma falha no piso que faz com que o carro "abane" um pouco em curva. Isto com o piso molhado e alguns pneumáticos que por aí andam, faz logo drift...
                                          Eu a essa zona chamo carinhosamente o "Carrossel do Freixo".

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ainda nos arredores do Porto:

                                            se por acaso, num destes dias, forem na A3, sentido Braga-Porto, na faixa do meio e ali um pouco antes das portagens da Maia sentirem um solavanco, não se assustem que é só uma lomba que a Auto-Estrada ganhou. Essa mesma zona, agora tem sinais temporários de limite a 100km/h.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu por acaso quando vou ao Porto fico na Areosa, por isso faço sempre A1-Areosa e vice-versa...as únicas coisas que vejo são:
                                              1ª falta de jeito e incapacidade de olhar 10m à frente do carro para ver duas lombas e compensar devidamente
                                              2º incapacidade de andar o mais à direita possível
                                              3º telemóvel
                                              4º incapacidade de esperarem 5min na direita até à saída que vão usar, em vez de empacotar o trânsito nas outras faixas
                                              5º Mirones

                                              Todas essas curvas com ou sem chuva com ou sem utilitário fazem-se perfeitamente a 100km/h. Senão fazem aconselho um jogo de pneus; caso não resolva procurar um centro de abate o mais próximo possível.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Bem, já que falámos do Porto e da VCI:

                                                - Desligar os radares foi uma estupidez. A VCI era muito mais segura (mesmo com abrandamentos em cima dos "pórticos") do que agora.

                                                - O Freixo é de bradar aos céus, de acordo. Com chuva - e mesmo a 100 km/h - basta o carro ter uns pneus menos "óptimos" e ter que cheirar os travões que lá vai o gajo... Deveriam era existir radares à ENTRADA das curvas e com limite de 70!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O tipo de asfalto é muito espelhado naquelas zonas da vci , todos os dias ha acidentes !
                                                  Nessa curva em frente ao dragao nao sei quem é que fez as maravilhosas juntas de dilataçao em plena curva , basta ter isto que é meio caminho andado para entrar rapidamente em despiste pois o pneu na propria junta desliza automaticamente !!!


                                                  Outro caso igualmente perigoso é na ic29 na curva antes de entrar no tunel , é muito perigoso mesmo , basta umas chuvas e é ve-los a andar de lado e a espetarem se !

                                                  Quem por lá passar é ver os muros e separadores todos marcadinhos e restos de plasticos e vidros !

                                                  E quem sai da ponte do freixo e quer sair para a ic 29 naquela pequena curva basta um pouco de oleo ou gasoleo de algum camiao que uma pessoa só repara quando já está em cima dela e já fomos ! Aconteceu a um vizinho meu que ia com a mulher a 50 km/h e bastou aquilo foi dar pioes e enfiar se debaixo do rail ! e atras ja vinha outro tambem a fazer o belo piao !
                                                  Editado pela última vez por Miguelspc; 27 December 2012, 15:44.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Soltaram os polícias todos hoje??

                                                    Vi o Toyota azul a tirar fotos em Serralves, Operações STOP no Freixo as 14h e agora às 18h, brigada na VCI, polícias de trânsito na cidade...

                                                    Acho bem!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                      Soltaram os polícias todos hoje??

                                                      Vi o Toyota azul a tirar fotos em Serralves, Operações STOP no Freixo as 14h e agora às 18h, brigada na VCI, polícias de trânsito na cidade...

                                                      Acho bem!
                                                      Deve ter a ver com a operação Natal ou qualquer coisa do género. Andam particularmente activos nesta época.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                        O tipo de asfalto é muito espelhado naquelas zonas da vci , todos os dias ha acidentes !
                                                        Nessa curva em frente ao dragao nao sei quem é que fez as maravilhosas juntas de dilataçao em plena curva , basta ter isto que é meio caminho andado para entrar rapidamente em despiste pois o pneu na propria junta desliza automaticamente !!!
                                                        Por falar em juntas de dilatação, e a saída para da VCI (sentido Arrábida-Freixo) para a Via Norte? Com DUAS juntas de dilatação no "bico" das curvas? Quando chove e alguém se lembra de ultrapassar pela esquerda, é vê-los a irem direitinhos aos rails...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A descida (e subida) para a ponte do Freixo é uma obra de engenharia notável! É preciso ver que todo aquele vale é muito escarpado e para evitar um trajecto tão acidentado ter-se-ia gasto muitos mais milhões. Não é perfeito, óbvio que não, mas a orografia é lixada
                                                          A solução passa,na minha opinião, pelo bom senso dos condutores, pela limitação da velocidade naquela zona a uns 80km/h e por um melhoria da qualidade do piso e escoamento das águas.

                                                          O regresso dos radares à VCI penso serem fundamentais para melhorar a fluidez e segurança do trânsito. É preferível uma velocidade média mais baixa mas constante, do que grandes variações que levam a travagens repentinas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quanto à VCI em si, entre o mercado abastecedor/estádio do dragão e ponte do Freixo, há que ter todo o cuidado, principalmente quando aquele piso está molhado.

                                                            A pricipal curva antes da ponte (em ambos os sentidos), acaba por ter pouca inclinação, da que deveria ter. Fazendo com que os veículos deixem de estar "apoitados"/sustendados convenientemente, quando abordam a dita.

                                                            Mesmo fazer a curva dentro dos limites, é caso para por vezes apanhar sustos (e enquanto fica pelos sustos, é muito bom).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X