Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente em rotunda, culpado? RESOLVIDO

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente em rotunda, culpado? RESOLVIDO

    Bom dia a todos.

    nesta situacao a responsabilidade do acidente é do A ou do B?


    um abraco,
    Miguel.

    #2
    Veículo A por vários motivos.


    Normas infringidas , 35º ou 43º do C.E.
    Editado pela última vez por rucsantos; 23 December 2012, 07:55.

    Comentário


      #3
      Olá rucsantos,

      Obrigado pela ajuda.
      No entanto, não foi recentemente(4 ou 5 anos) alterada a lei que proibe a circulação nas rotundas na faixa mais a direita a não ser que seja para sair na primeira saida?

      O Veiculo B é o meu, o A o que chocou comigo.
      Como saí de um centro comercial não pude entrar a esquerda nem me enconstar á esquerda na rotunda devido ao elevado trafego.

      Um abraço,
      Miguel.

      Comentário


        #4
        O veículo A tem a culpa pois "invadiu" a tua faixa de rodagem, a lei a que te referes existe, mas na prática e em caso de acidente, não vale muito.

        Comentário


          #5
          A culpa é do A, por desrespeito aos pontos 2 e 3 do artigo 14º do C.E..

          Essa ''lei'' que referes das rotundas, não o é, sendo apenas um ''parecer'' da antiga DGV.

          Comentário


            #6
            Então em que ficamos quanto às rotundas? Eu quando tirei a carta aprendi que se fosse para sair na primeira saida encostava-me a direita e pisca para a direita e saia, se fosse para a segunda encostava-me na mesma a direita, pisca da esquerda para avisar que vou manter-me na rotunda e depois direita para sair, na 3ª e 4ª saidas encosto-me à esquerda, pisca da esquerda e depois passar para a direita.

            Isto vesse todos os dias, cada pessoa faz as rotundas à sua maneira e depois dá nestes acidentes

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
              O veículo A tem a culpa pois "invadiu" a tua faixa de rodagem, a lei a que te referes existe, mas na prática e em caso de acidente, não vale muito.
              Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
              Olá rucsantos,

              Obrigado pela ajuda.
              No entanto, não foi recentemente(4 ou 5 anos) alterada a lei que proibe a circulação nas rotundas na faixa mais a direita a não ser que seja para sair na primeira saida?

              O Veiculo B é o meu, o A o que chocou comigo.
              Como saí de um centro comercial não pude entrar a esquerda nem me enconstar á esquerda na rotunda devido ao elevado trafego.

              Um abraço,
              Miguel.
              Essa "lei" não existe nem nunca existiu. O que existe é uma recomendação que , não passa disso mesmo. O que vale é a lei que está publicada e , enquanto não for alterada o que vale é o que está no C.Estrada.

              Comentário


                #8
                Obrigado a todos pela vossa disponibilidade e ajuda.

                Regra geral sigo essa recomendação sempre que possivel, mas nesta situação foi-me impossivel, pois saí de um centro comercial e tive que entrar na faixa da direita da rotunda, com pisca da esquerda ligado(isto vale o que vale).

                De salientar que o meu carro ficou parado enquanto o outro se serviu da frente do meu para riscar toda a sua lateral.
                Infelizmente a circulação nas rotundas só é fácil com elas livres de trânsito(fazendo as trajectorias todas bonitas como vemos na teoria).

                Cumprimentos,
                Miguel.

                Comentário


                  #9
                  É uma das situações que mete mais raiva da forma que as pessoas conduzem... fazem das rotundas rectas, já tive de parar muitas vezes ali no meio para deixar passar os meninos que vem da esquerda, e como a forma que fazem as rotundas é apenas uma recomendação lá tenho que me aguentar.

                  Comentário


                    #10
                    Uma curiosidade: foi em Vila Real? É que também lá houve um acidente, com direito a polícia e bombeiros, junto ao Dolce Vita.

                    E sim, é possível circular sempre por fora nas rotundas. Até me ensinaram assim na escola de condução, em 2009, mas não concordo e obviamente, excepto em casos como o teu, é de evitar. Se há mais faixas para alguma coisa é.

                    Comentário


                      #11
                      Olá carregalhe,

                      foi em Viseu, na rotunda em frente ao palácio de gelo, conheces?
                      Quando se sai do subterraneo é complicado encostar logo á esquerda, e teve de se fazer a rotunda pela direita.
                      Infelizmente ninguem deixa passar ninguem ou cede a passagem, é assim.

                      Um abraço
                      Editado pela última vez por NMiguel; 23 December 2012, 10:46.

                      Comentário


                        #12
                        Conheço perfeitamente e, de facto, não é fácil.

                        Mas tendo em conta o que descreveste, as coisas estão a teu favor.

                        Abraço!

                        Comentário


                          #13
                          Mudança de via, implica a perda da prioridade, a não ser que exista sinalização em contrário.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                            Como saí de um centro comercial não pude entrar a esquerda nem me enconstar á esquerda na rotunda devido ao elevado trafego.
                            Espero que não tenhas escrito isto na DA... Espero que tenhas escrito algo do tipo "ao circular na rotunda, na via mais à direita"...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              Espero que não tenhas escrito isto na DA... Espero que tenhas escrito algo do tipo "ao circular na rotunda, na via mais à direita"...
                              Mesmo que tenha escrito isso, e olhando para o croqui da D.A.A.A., o user já se encontrava a circular plenamente na rotunda, ocorrendo o embate quando inclusive já tinha sido passada outra entrada/saída da rotunda.

                              Comentário


                                #16
                                NMIguel, o local é este?

                                https://maps.google.com/maps?q=pal%C...+Portugal&z=19

                                Comentário


                                  #17
                                  O A terá sempre responsabilidade. Eventualmente dividirem a responsabilidade.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mas há muita boa gente que num acesso de 2 faixas a uma rotunda com 2 faixas igualmente, entra na via da direita e por lá se mantêm, contornando a rotunda sempre pela faixa exterior, mesmo que seja para fazer inversão de marcha.

                                    Para mim, esta é uma forma incorreta de fazer uma rotunda.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isso para as seguradoras é capaz de dar 50/50

                                      Comentário


                                        #20


                                        Está aqui o local e as duas trajectórias.
                                        Certo que eu devia ter entrado na rotunda á esquerda, mas saí(onde começa o traço amarelo) do parque subterraneo do Palácio de Gelo, e devido ao trafego não foi possível, mesmo para sair do parque foi complicado.
                                        Havia muito transito na altura do sinistro.

                                        Um abraço,
                                        Miguel.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                          Exactamente, é esse mesmo.
                                          QUando entrei na rotunda já estava na faixa de rodagem normal, o acesso do parque é uns metros antes da rotunda.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                            Espero que não tenhas escrito isto na DA... Espero que tenhas escrito algo do tipo "ao circular na rotunda, na via mais à direita"...
                                            Na DA está apenas o desenho que coloquei e os tramitos normais no restante.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                              Isso para as seguradoras é capaz de dar 50/50
                                              Porquê 50/50?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                Mas há muita boa gente que num acesso de 2 faixas a uma rotunda com 2 faixas igualmente, entra na via da direita e por lá se mantêm, contornando a rotunda sempre pela faixa exterior, mesmo que seja para fazer inversão de marcha.

                                                Para mim, esta é uma forma incorreta de fazer uma rotunda.
                                                Exactamente, e complicam bastante o trânsito.
                                                Mas nesta situação não me restou hipotese. É como tudo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                  Mesmo que tenha escrito isso, e olhando para o croqui da D.A.A.A., o user já se encontrava a circular plenamente na rotunda, ocorrendo o embate quando inclusive já tinha sido passada outra entrada/saída da rotunda.
                                                  Certo, mas sabes que isso pode levar a um elevar da responsabilidade do B. É preciso ter cuidado com o que se escreve, para depois não existirem contradições.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                    Porquê 50/50?
                                                    para começar porque ajuda as seguradoras
                                                    depois é sempre complicado defenir 1 culpado ai, ele vai dizer que ja estava na faixa e tu vais dizer que ele não estava etc

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                      para começar porque ajuda as seguradoras
                                                      depois é sempre complicado defenir 1 culpado ai, ele vai dizer que ja estava na faixa e tu vais dizer que ele não estava etc
                                                      Então mas se o que está mais a esquerda vai mudar de faixa sem de ceder passagem ao que está na outra faixa, até porque o B encontra.se pela direita.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        assim era simples
                                                        porque achas que ele continou???

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A rotunda não é para fazer a direito, se não estava lá um cruzamento e não uma rotunda ,tem de entrar e circular devagar , depois é para fazer pisca á esquerda enquanto se contorna e a direita para sair,para que os outros ( conscientes ) saberem as intenções uns dos outros, amigo o carro A é culpado , voce ia a circular corretamente e não é culpado.
                                                          Editado pela última vez por sailor; 23 December 2012, 16:49.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            É daquelas "estupidezes" sem qualificação possível.

                                                            Se a culpa é do A, porque raio se fazem rotundas com 2 e 3 faixas de rodagem? Vias de entrada na rotunda com 2 faixas?

                                                            É que eu vejo malta a entrar na rotunda pelo lado de fora e são capazes de fazer 1/2 ou 3/4 da rotunda sempre pelo lado de fora. Mas depois a culpa é de quem quer fazer as coisas correctamente.

                                                            Para mim era muito simples, as rotundas com 2 ou mais faixas de rodagem deviam ter um traço contínuo pouco antes de cada saída para obrigar quem vai do lado de fora a sair naquele local.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X