Obrigado pela ajuda.
No entanto, não foi recentemente(4 ou 5 anos) alterada a lei que proibe a circulação nas rotundas na faixa mais a direita a não ser que seja para sair na primeira saida?
O Veiculo B é o meu, o A o que chocou comigo.
Como saí de um centro comercial não pude entrar a esquerda nem me enconstar á esquerda na rotunda devido ao elevado trafego.
Então em que ficamos quanto às rotundas? Eu quando tirei a carta aprendi que se fosse para sair na primeira saida encostava-me a direita e pisca para a direita e saia, se fosse para a segunda encostava-me na mesma a direita, pisca da esquerda para avisar que vou manter-me na rotunda e depois direita para sair, na 3ª e 4ª saidas encosto-me à esquerda, pisca da esquerda e depois passar para a direita.
Isto vesse todos os dias, cada pessoa faz as rotundas à sua maneira e depois dá nestes acidentes
Obrigado pela ajuda.
No entanto, não foi recentemente(4 ou 5 anos) alterada a lei que proibe a circulação nas rotundas na faixa mais a direita a não ser que seja para sair na primeira saida?
O Veiculo B é o meu, o A o que chocou comigo.
Como saí de um centro comercial não pude entrar a esquerda nem me enconstar á esquerda na rotunda devido ao elevado trafego.
Um abraço,
Miguel.
Essa "lei" não existe nem nunca existiu. O que existe é uma recomendação que , não passa disso mesmo. O que vale é a lei que está publicada e , enquanto não for alterada o que vale é o que está no C.Estrada.
Obrigado a todos pela vossa disponibilidade e ajuda.
Regra geral sigo essa recomendação sempre que possivel, mas nesta situação foi-me impossivel, pois saí de um centro comercial e tive que entrar na faixa da direita da rotunda, com pisca da esquerda ligado(isto vale o que vale).
De salientar que o meu carro ficou parado enquanto o outro se serviu da frente do meu para riscar toda a sua lateral.
Infelizmente a circulação nas rotundas só é fácil com elas livres de trânsito(fazendo as trajectorias todas bonitas como vemos na teoria).
É uma das situações que mete mais raiva da forma que as pessoas conduzem... fazem das rotundas rectas, já tive de parar muitas vezes ali no meio para deixar passar os meninos que vem da esquerda, e como a forma que fazem as rotundas é apenas uma recomendação lá tenho que me aguentar.
Uma curiosidade: foi em Vila Real? É que também lá houve um acidente, com direito a polícia e bombeiros, junto ao Dolce Vita.
E sim, é possível circular sempre por fora nas rotundas. Até me ensinaram assim na escola de condução, em 2009, mas não concordo e obviamente, excepto em casos como o teu, é de evitar. Se há mais faixas para alguma coisa é.
foi em Viseu, na rotunda em frente ao palácio de gelo, conheces?
Quando se sai do subterraneo é complicado encostar logo á esquerda, e teve de se fazer a rotunda pela direita.
Infelizmente ninguem deixa passar ninguem ou cede a passagem, é assim.
Um abraço
Editado pela última vez por NMiguel; 23 December 2012, 10:46.
Espero que não tenhas escrito isto na DA... Espero que tenhas escrito algo do tipo "ao circular na rotunda, na via mais à direita"...
Mesmo que tenha escrito isso, e olhando para o croqui da D.A.A.A., o user já se encontrava a circular plenamente na rotunda, ocorrendo o embate quando inclusive já tinha sido passada outra entrada/saída da rotunda.
Mas há muita boa gente que num acesso de 2 faixas a uma rotunda com 2 faixas igualmente, entra na via da direita e por lá se mantêm, contornando a rotunda sempre pela faixa exterior, mesmo que seja para fazer inversão de marcha.
Para mim, esta é uma forma incorreta de fazer uma rotunda.
Está aqui o local e as duas trajectórias.
Certo que eu devia ter entrado na rotunda á esquerda, mas saí(onde começa o traço amarelo) do parque subterraneo do Palácio de Gelo, e devido ao trafego não foi possível, mesmo para sair do parque foi complicado.
Havia muito transito na altura do sinistro.
Mas há muita boa gente que num acesso de 2 faixas a uma rotunda com 2 faixas igualmente, entra na via da direita e por lá se mantêm, contornando a rotunda sempre pela faixa exterior, mesmo que seja para fazer inversão de marcha.
Para mim, esta é uma forma incorreta de fazer uma rotunda.
Exactamente, e complicam bastante o trânsito.
Mas nesta situação não me restou hipotese. É como tudo.
Mesmo que tenha escrito isso, e olhando para o croqui da D.A.A.A., o user já se encontrava a circular plenamente na rotunda, ocorrendo o embate quando inclusive já tinha sido passada outra entrada/saída da rotunda.
Certo, mas sabes que isso pode levar a um elevar da responsabilidade do B. É preciso ter cuidado com o que se escreve, para depois não existirem contradições.
para começar porque ajuda as seguradoras
depois é sempre complicado defenir 1 culpado ai, ele vai dizer que ja estava na faixa e tu vais dizer que ele não estava etc
para começar porque ajuda as seguradoras
depois é sempre complicado defenir 1 culpado ai, ele vai dizer que ja estava na faixa e tu vais dizer que ele não estava etc
Então mas se o que está mais a esquerda vai mudar de faixa sem de ceder passagem ao que está na outra faixa, até porque o B encontra.se pela direita.
A rotunda não é para fazer a direito, se não estava lá um cruzamento e não uma rotunda ,tem de entrar e circular devagar , depois é para fazer pisca á esquerda enquanto se contorna e a direita para sair,para que os outros ( conscientes ) saberem as intenções uns dos outros, amigo o carro A é culpado , voce ia a circular corretamente e não é culpado.
Editado pela última vez por sailor; 23 December 2012, 16:49.
É daquelas "estupidezes" sem qualificação possível.
Se a culpa é do A, porque raio se fazem rotundas com 2 e 3 faixas de rodagem? Vias de entrada na rotunda com 2 faixas?
É que eu vejo malta a entrar na rotunda pelo lado de fora e são capazes de fazer 1/2 ou 3/4 da rotunda sempre pelo lado de fora. Mas depois a culpa é de quem quer fazer as coisas correctamente.
Para mim era muito simples, as rotundas com 2 ou mais faixas de rodagem deviam ter um traço contínuo pouco antes de cada saída para obrigar quem vai do lado de fora a sair naquele local.
Comentário