Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Multa 500 euros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Código da Estrada] Multa 500 euros

    Boa noite,

    Hoje, por não ter a carta verde e o selo do seguro numa operação stop, foi-me dito que teria que pagar uma coima de 500 euros. Passaram-me um documento onde indicavam que no prazo de 8 dias teria que apresentar os originais no posto da GNR.

    Alguém me sabe informar qual a base legar para tal? O montante parece-me exagerado..

    #2
    tenho quase a certeza que está correto. A falta de inspecção são 250€.

    Comentário


      #3
      Não é falta de seguro que o rapaz fala, penso eu. Acho que ele não tinha é os docs com ele... Tem 8 dias para apresentar o comprovativo de seguro, senão arrisca-se a 500€, isso tá certo. No entanto, penso que a coima será menor... Mas, volto a frisar, os 500€ são apenas se não apresentar comprovativo que tinha seguro válido à data da fiscalização.

      Comentário


        #4
        Sim. O seguro está válido. Está tudo em dia.
        Só não tinha os documentos comigo.

        Comentário


          #5
          Acho que se explicaram mal, repito, acho, senão multavam o pessoal que anda sem os docs das motas ou até dos carros assim.
          Já ouvi entre conversas de amigos, inclusive 1 que não levava a carta(pessoal das motas no mato para não molhar os docs e andar com mochilas, eu ás vezes também não levo) nesse dia não me lembro se foi de mota ou carro, ou se esqueceu da carteira, levou 30€ de multa, mas tinha de os ir apresentar á esquadra mais próxima num determinado prazo, aí é que se não apresentarem levavam uma bem mais pesada.

          Comentário


            #6
            Documento é como o pénis, tem que andar sempre conosco porque nunca se sabe quando o querem ver

            Comentário


              #7
              São 30€ e ter de ir apresentar os docs ao posto da policia/gnr

              Comentário


                #8
                O único problema é que foi o próprio agente da GNR a dizer que tinha que pagar 500 euros...

                Comentário


                  #9
                  Esquece isso, não faz sentido, vais lá mostrar os documentos. Eu tinha ideia que é 30€ de cada documento, mas no teu caso é so um. cumpts

                  Comentário


                    #10
                    ha dois anos e tal quase tres fui apanhado sem a inspecçao em dia.
                    na altura tambem nao tinha qualquer documento comigo a nao ser a carta de condução
                    larguei 250€ pela inspecçao, e disseram-me que tinha de apresentar os documentos. nunca os apresentei, e nunca mais me chatearam com isso

                    Comentário


                      #11
                      Falta de documentos são 30 €. Já me lixei com isso, mas por culpa minha. Estava na aldeia e fui dar uma volta de carro, sem documentos quer do carro quer meus. Pimbas, lixei-me.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ruben7 Ver Post
                        Boa noite,

                        Hoje, por não ter a carta verde e o selo do seguro numa operação stop, foi-me dito que teria que pagar uma coima de 500 euros. Passaram-me um documento onde indicavam que no prazo de 8 dias teria que apresentar os originais no posto da GNR.

                        Alguém me sabe informar qual a base legar para tal? O montante parece-me exagerado..

                        Fazendo fé que no momento da fiscalização te passaram um aviso para apresentação de documentos em falta e, tendo o faltoso na sua posse e me dia, desloca-se ao posto designado no aviso e efectua a paresentação dos mesmos. Se os apresentar no prazo dos oito dias seguidos que constam no aviso , é elaborado auto de contra-ordenação no valor de 30€, se deixar passar os oito dias , o valor passa para 60€. Base legal, artigo 85º do C.E.
                        Os 500€ de que fala só seriam aplicados caso não fosse possuidor de certificado válido à data da fiscalização.Base legal Decreto-Lei 291/2007.

                        Comentário


                          #13
                          Acho uma piada a estas multas... se o carro está seguro porque é que leva multa por não ter o papel do selo no vidro?

                          A policia não tem acesso a uma BD dos seguros dos carros? Então que confirme lá! Essa mania dos selos dos vidros parte-me todo, se tenho os documentos no porta luvas e mos vão pedir porque é que tenha que andar com selos nos vidros?!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                            Acho uma piada a estas multas... se o carro está seguro porque é que leva multa por não ter o papel do selo no vidro?

                            A policia não tem acesso a uma BD dos seguros dos carros? Então que confirme lá! Essa mania dos selos dos vidros parte-me todo, se tenho os documentos no porta luvas e mos vão pedir porque é que tenha que andar com selos nos vidros?!


                            Nada te livra que um policia a fazer uma patrulha a pé não esteja a ver para os selos no párabrisas. E tem que estar em ordem. Tanto seguro com IPO (caso já tenha ido).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                              Acho uma piada a estas multas... se o carro está seguro porque é que leva multa por não ter o papel do selo no vidro?

                              A policia não tem acesso a uma BD dos seguros dos carros? Então que confirme lá! Essa mania dos selos dos vidros parte-me todo, se tenho os documentos no porta luvas e mos vão pedir porque é que tenha que andar com selos nos vidros?!
                              Também acho piada a este tipo de comentários por alguém que não se dá ao trabalho de pesquisar as coisas. Desta forma evitam-se comentários menos precisos.

                              Em relação ao distico do seguro( vulgo selo) a obrigação de estar aposto no vidro encontra-a aqui :Dec-Lei 291/2007 :

                              Artigo 30.º
                              Dístico

                              1 — Nos veículos cuja utilização esteja sujeita ao
                              seguro e com estacionamento habitual em Portugal, com
                              excepção dos motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos
                              e máquinas industriais deve ser aposto um dístico,
                              em local bem visível do exterior, que identifique, nomeadamente,
                              a empresa de seguros, o número da apólice, a
                              matrícula do veículo e a validade do seguro.

                              .................................................. ...

                              A base de dados a que se refere é a SEGURNET e tem a mesma fiabilidade que as previsões do Gaspar . Lá encontra-se de tudo , desde seguros em vigor que não estão, seguros anulados que estão em vigor noutra companhia, dados nenhuns de carro segurado tendo o condutor o papel do seguro nas mãos, etc .....

                              Comentário


                                #16
                                Já agora Rucsantos, aproveito para te colocar uma questão.
                                Em que local do para-brisas da frente se deve colocar o "selo" do seguro/inspecção? Já ouvi dizer no canto inferior direito mas vejo muitos carros, inclusive o meu com o selo no canto superior. Há algum problema?

                                Comentário


                                  #17
                                  Também já ouvi falar que o local correcto para os dísticos é no canto inferior direito.

                                  Nos meus carros estão em cima (até fica melhor) e, em 3 operações stop, não me disseram nada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                    Já agora Rucsantos, aproveito para te colocar uma questão.
                                    Em que local do para-brisas da frente se deve colocar o "selo" do seguro/inspecção? Já ouvi dizer no canto inferior direito mas vejo muitos carros, inclusive o meu com o selo no canto superior. Há algum problema?

                                    Em relação ao seguro está no post abaixo , em local visível .
                                    Há uma portaria de 25 Jan95, portaria 56/95 que indica que o local é no canto inferior direito do para brisas mas, esta portaria estava ligada à anterior legislação do seguro ( dec.-lei 522/85)
                                    Coma actual é de 2007 ( dec.-lei 291/2007 e nada vem referido na mesma especificamente , ou seja , remete para uma portaria a publicar pelo MAI e pelo m.Finanças , coisa que até hoje não foi publicada.

                                    Em relação à inspecção , nada consta na lei em vigor sobre essa matéria.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                      Em relação ao seguro está no post abaixo , em local visível .
                                      Há uma portaria de 25 Jan95, portaria 56/95 que indica que o local é no canto inferior direito do para brisas mas, esta portaria estava ligada à anterior legislação do seguro ( dec.-lei 522/85)
                                      Coma actual é de 2007 ( dec.-lei 291/2007 e nada vem referido na mesma especificamente , ou seja , remete para uma portaria a publicar pelo MAI e pelo m.Finanças , coisa que até hoje não foi publicada.

                                      Em relação à inspecção , nada consta na lei em vigor sobre essa matéria.
                                      O meu avô na Hiace tem lá mais de 15 disticos(sem exagero) no para brisas acho que ele gosta mesmo é de não ter trabalho a tirar e pôr todos os anos e gosta de meter os antigos colegas á procura do selo certo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                        Também já ouvi falar que o local correcto para os dísticos é no canto inferior direito.

                                        Nos meus carros estão em cima (até fica melhor) e, em 3 operações stop, não me disseram nada.
                                        O local correcto é no canto superior direito.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                          Acho uma piada a estas multas... se o carro está seguro porque é que leva multa por não ter o papel do selo no vidro?

                                          A policia não tem acesso a uma BD dos seguros dos carros? Então que confirme lá! Essa mania dos selos dos vidros parte-me todo, se tenho os documentos no porta luvas e mos vão pedir porque é que tenha que andar com selos nos vidros?!
                                          Piada?
                                          E como é que um carro parado, abandonado, estacionado é fiscalizado?
                                          Faz todo o sentido, menos para quem acha piada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ruben7 Ver Post
                                            O único problema é que foi o próprio agente da GNR a dizer que tinha que pagar 500 euros...
                                            Devias considerar a mais que certa hipótese de tu teres percebido mal. Quando fores apresentar os documentos pagas uma multa de 30€. Também já me aconteceu.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                              Piada?
                                              E como é que um carro parado, abandonado, estacionado é fiscalizado?
                                              Faz todo o sentido, menos para quem acha piada.
                                              O meu carro pode estar estacionado no mesmo local, desde que não apresente sinais evidentes de abandono, durante 30 dias.

                                              Durante esses 30 dias o seguro caducou, eu paguei, mas como ainda não o conduzi ou nem sequer estou no país/cidade/o que seja, o selo está desactualizado. Vou ser multado por isso?

                                              Há coisas que até podem fazer sentido, mas multar alguém porque tem o carro parado sem as vinhetas actualizadas é ridiculo porque simplesmente não podem confirmar se aquilo está certo ou não, nem qual o motivo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                                Fazendo fé que no momento da fiscalização te passaram um aviso para apresentação de documentos em falta e, tendo o faltoso na sua posse e me dia, desloca-se ao posto designado no aviso e efectua a paresentação dos mesmos. Se os apresentar no prazo dos oito dias seguidos que constam no aviso , é elaborado auto de contra-ordenação no valor de 30€, se deixar passar os oito dias , o valor passa para 60€. Base legal, artigo 85º do C.E.
                                                Os 500€ de que fala só seriam aplicados caso não fosse possuidor de certificado válido à data da fiscalização.Base legal Decreto-Lei 291/2007.
                                                São 30 € por CADA documento em falta, ou não ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                  São 30 € por CADA documento em falta, ou não ?

                                                  São 30€ por um ou por todos .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                                    Também acho piada a este tipo de comentários por alguém que não se dá ao trabalho de pesquisar as coisas. Desta forma evitam-se comentários menos precisos.

                                                    Em relação ao distico do seguro( vulgo selo) a obrigação de estar aposto no vidro encontra-a aqui :Dec-Lei 291/2007 :

                                                    Artigo 30.º
                                                    Dístico

                                                    1 — Nos veículos cuja utilização esteja sujeita ao
                                                    seguro e com estacionamento habitual em Portugal, com
                                                    excepção dos motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos
                                                    e máquinas industriais deve ser aposto um dístico,
                                                    em local bem visível do exterior, que identifique, nomeadamente,
                                                    a empresa de seguros, o número da apólice, a
                                                    matrícula do veículo e a validade do seguro.

                                                    .................................................. ...

                                                    A base de dados a que se refere é a SEGURNET e tem a mesma fiabilidade que as previsões do Gaspar . Lá encontra-se de tudo , desde seguros em vigor que não estão, seguros anulados que estão em vigor noutra companhia, dados nenhuns de carro segurado tendo o condutor o papel do seguro nas mãos, etc .....

                                                    Pois mas eu penso como o Scutar. é completa estupidez essa dos selos no para brisas. Só mesmo em portugal.Aqui na Alemanha nao existe essa mania e nao e por isso que a policia deixa de conseguir controlar se o carro tem seguro ou nao
                                                    Mas em Portugal já se sabe, tudo e feito já a pensar numa maneira de sacar mais alguns trocos ao zé povinho

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por existenz Ver Post
                                                      Pois mas eu penso como o Scutar. é completa estupidez essa dos selos no para brisas. Só mesmo em portugal.Aqui na Alemanha nao existe essa mania e nao e por isso que a policia deixa de conseguir controlar se o carro tem seguro ou nao
                                                      Mas em Portugal já se sabe, tudo e feito já a pensar numa maneira de sacar mais alguns trocos ao zé povinho
                                                      Mas na Alemanha, segundo um tio meu que é Alemão, as matriculas dos carros estão registadas de acordo com a zona de residência. Se viveres em Berlim a matricula é algo do género BE ou algo do género. Isto torna a fiscalização mais fácil e a base de dados mais pequena.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                                        Mas na Alemanha, segundo um tio meu que é Alemão, as matriculas dos carros estão registadas de acordo com a zona de residência. Se viveres em Berlim a matricula é algo do género BE ou algo do género. Isto torna a fiscalização mais fácil e a base de dados mais pequena.

                                                        Lá está teem mais organizacao de forma a melhorar os sistemas e a nao arranjar problemas extras.Se Portugal fosse um país mais organizado evitava-se muitas dores de cabeca As matriculas aqui nao teem a ver com o local de residencia mas sim com as regioes ou seja com os distritos como se diz em portugal.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por existenz Ver Post
                                                          Pois mas eu penso como o Scutar. é completa estupidez essa dos selos no para brisas. Só mesmo em portugal.Aqui na Alemanha nao existe essa mania e nao e por isso que a policia deixa de conseguir controlar se o carro tem seguro ou nao
                                                          Mas em Portugal já se sabe, tudo e feito já a pensar numa maneira de sacar mais alguns trocos ao zé povinho

                                                          Se é estupidez ou não a mim, não me chateia nada ter lá os dísticos. A lei que obriga não é de agora e nem daqui a muitos anos estaremos em pé de igualdade com a Alemanha ou qualquer outro país mais evoluido que o nosso.
                                                          Se o tuga se preocupasse em saber um pouco da legislação rodovoária em vigor ,e não apenas estar interessado em pagar uma carta de condução, talvez as contribuições extraordinárias diminuissem. Eu pelo menos assim o faço, deste modo , não contribuo para engordar os cofres do estado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já agora, sendo um pouco off-topic:

                                                            Recebi uma multinha de velocidade. CO Grave, 120 euros, e pronto...Fui apanhado a 79 km/h num local de 50 km/h, que correspondeu a 74 km/h.

                                                            A minha questão é: Como é a primeira multa que levo, a minha carta já tem mais de 3 anos, a sanção acessória será suspensa?
                                                            É uma azia descomunal ser multado por uma infracção, quando quem multa também está em infracção (carro estacionado em cima do passeio)...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X