Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cintos de segurança teriam evitado tragédia com autocarro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cintos de segurança teriam evitado tragédia com autocarro

    O autocarro de matrícula espanhola que este domingo se despistou no IC8, na zona da Sertã, causando 11 mortos e 33 feridos, só tinha cintos de segurança nos dois bancos da frente. A tragédia foi, por isso, maior.

    No autocarro viajavam 44 pessoas, que tinham saído de Portalegre cerca das 6.15 horas para rumarem a S. Paio de Oleiros, Santa Maria da Feira. Duas horas depois, no nó do Carvalhal (Sertã), no IC8, a viagem de lazer terminaria abruptamente em tragédia. O condutor perdeu o controlo do veículo que, já em despiste, destruiu o separador lateral, acabando por cair a pique numa ravina com cerca de 10 metros de altura.
    Contam os sobreviventes que muitos dos ocupantes foram projetados. "Os dois primeiros bancos da frente tinham cinto. Como é um autocarro espanhol, não tinha nos outros. A minha salvação, da minha filha e das pessoas que iam ao meu lado foi essa, porque não fomos projetados", garantiu Ana Paula Milho, mulher do motorista, Marco Correia, que trabalha na empresa espanhola Rabazo Autocares (de Badajoz) há cerca de seis anos.

    Noticia completa aqui:

    Cintos de segurança teriam evitado tragédia com autocarro - JN

    #2
    Talvez tivessem e isso nunca se vai saber, eu nunca o ponho e a razão é apenas uma, vi uma pessoa morrer afogada por ter caido num pequeno riacho quando a viatura galgou um muro de 50cm numa dessas pontes romanas.
    Sei que a percentagem de vidas salvas é superior às que morrem por causa do cinto, mas está cá gravada.

    Comentário


      #3
      Lol.

      Já abri um tópico sobre isso à umas semanas sobre o ninguém colocar cinto nos autocarros e agora neste iam colocar?

      Tretas, a maioria nem sequer.pela falta dos cintos deve ter dado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Bombardier Ver Post
        Talvez tivessem e isso nunca se vai saber, eu nunca o ponho e a razão é apenas uma, vi uma pessoa morrer afogada por ter caido num pequeno riacho quando a viatura galgou um muro de 50cm numa dessas pontes romanas.
        Sei que a percentagem de vidas salvas é superior às que morrem por causa do cinto, mas está cá gravada.
        Quando andas de carro também não pões o cinto?

        Comentário


          #5
          Quando ando de autocarro reparo que sou o único a pôr cinto.

          Ninguém põe cinto nos autocarros, infelizmente...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
            Lol.

            Já abri um tópico sobre isso à umas semanas sobre o ninguém colocar cinto nos autocarros e agora neste iam colocar?

            Tretas, a maioria nem sequer.pela falta dos cintos deve ter dado.
            Essa é que é a realidade.
            Mesmo que os tivessem, praticamente ninguem os iria colocar.
            Quem já viajou em serviços de aluguer sabe como é, a malta põe-se a pé no corredor, saltitam para um lado e para o outro, vão agora colocar o cinto de segurança....
            Só nos transportes com crianças é que as vejo todas sentadinhas com os cintos colocados, de resto é o que nós sabemos, por isso não adianta a comunicação social e o MAI virem com histórias em relação ao autocarro com 12 anos sem cintos, pois por cá andamos muitas vezes com coisa muito pior.

            Comentário


              #7
              eles tinham como destino a freguesia ao lado da minha... deviam ir ver o presépio das malas cavalinho, digo eu. ou então a uma qualquer fábrica de cortiça. é mesmo de lamentar estas mortes.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rjrg Ver Post
                Quando ando de autocarro reparo que sou o único a pôr cinto.

                Ninguém põe cinto nos autocarros, infelizmente...
                Faço parte deste grupo.

                Só vi alguns Senhores e Senhoras de idade a colocar o cinto, e eu ando regularmente de Expresso.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  eles tinham como destino a freguesia ao lado da minha... deviam ir ver o presépio das malas cavalinho, digo eu. ou então a uma qualquer fábrica de cortiça. é mesmo de lamentar estas mortes.
                  Iam mesmo ver o presépio da Cavalinho. Eu estive lá ontem e associei ao ver uma coroa de flores numa cena do presépio dedicada "Às vítimas que nos vinham visitar".

                  Entretanto, também no facebook da Cavalinho: Fotos da cronologia | Facebook

                  Comentário


                    #10
                    Ainda ninguém se perguntou se o autocarro tivesse ido em AE se a tragédia teria acontecido......porque razões escolheram aquele percurso?????

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                      Ainda ninguém se perguntou se o autocarro tivesse ido em AE se a tragédia teria acontecido......porque razões escolheram aquele percurso?????
                      Fizeram o percurso mais curto (e poupa-se nos trocos) ... IC8 até Coimbra, e A1 até S.M.Feira

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                        Fizeram o percurso mais curto (e poupa-se nos trocos) ... IC8 até Coimbra, e A1 até S.M.Feira
                        Pois, muito se falou dos cintos, da segurança do autocarro mas pouca gente fala da culpa da Ascendi, do governo mais a sua ideia peregrina de postagens nas SCUT......e por aí adiante!

                        Comentário


                          #13
                          Fiz uns projectos para uma empresa ali em vila franca que oferecia transporte (autocarro) e eu para aproveitar ia de boleia com eles, tambem reparei que era o unico a meter cinto, o motorista ate comentava isso com os outros funcionarios que deviam todos seguir o meu exemplo que nunca se sabia o que podia acontecer, a resposta da maioria foi "ah que se lixe isso nao acontece nada", não percebo mesmo a mania das pessoas nao colocarem cinto nos autocarros.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vatrier Ver Post
                            Fiz uns projectos para uma empresa ali em vila franca que oferecia transporte (autocarro) e eu para aproveitar ia de boleia com eles, tambem reparei que era o unico a meter cinto, o motorista ate comentava isso com os outros funcionarios que deviam todos seguir o meu exemplo que nunca se sabia o que podia acontecer, a resposta da maioria foi "ah que se lixe isso nao acontece nada", não percebo mesmo a mania das pessoas nao colocarem cinto nos autocarros.
                            São tugas .

                            Comentário


                              #15
                              Já em 2008 em Londres num autocarro do aeroporto de Lutton para o centro da capital inglesa, o motorista obrigou todos os passageiros a colocar o cinto de segurança.

                              Neste caso, pelos vistos e infelizmente o autocarro não dispunha de cintos, pois também estou em crer que se os tivessem colocados poder-se-ia ter evitado perdas de vidas humanas. Condolências às famílias.

                              Comentário


                                #16
                                Sinais da crise:
                                -Escolha um autocarro espanhol em vez de português
                                -Escolha de um percurso alternativo, que em anos anteriores teria sido a AE.

                                Enfim, que pensei bem estes Sr governantes pois a culpa não foi dos cintos

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vatrier Ver Post
                                  Fiz uns projectos para uma empresa ali em vila franca que oferecia transporte (autocarro) e eu para aproveitar ia de boleia com eles, tambem reparei que era o unico a meter cinto, o motorista ate comentava isso com os outros funcionarios que deviam todos seguir o meu exemplo que nunca se sabia o que podia acontecer, a resposta da maioria foi "ah que se lixe isso nao acontece nada", não percebo mesmo a mania das pessoas nao colocarem cinto nos autocarros.
                                  Selecção natural. As pessoas sujeitam-se, e claro, depois do acidente acontecer todas as desculpas são boas. Falta de cinto, escolha de estradas fracas, a estrada com mau piso, mau tempo. Quando tudo se conjuga...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Dukco Ver Post
                                    Selecção natural. As pessoas sujeitam-se, e claro, depois do acidente acontecer todas as desculpas são boas. Falta de cinto, escolha de estradas fracas, a estrada com mau piso, mau tempo. Quando tudo se conjuga...
                                    A segurança do uso do cinto não está em causa, mas não foi certamente a falta dele que causou o acidente, ou foi?????

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isto também explica muita coisa:


                                      Troço do IC8 em obras finalmente sinalizado - País - Notícias - RTP

                                      Comentário


                                        #20
                                        E as opiniões contrárias também vão surgindo:
                                        Técnicos da EP vistoriaram durante a manhã troço do IC8 - Portugal - DN

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já se sabe a causa do acidente? Eu nas imagens reparei que o autocarro estava completamente colado ao chão e ao ouvir os relatos dos passageiros fiquei a pensar que tivesse acontecido algo na suspensão ou nos eixos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Neste troço, na semana anterior ocorreram 3 acidentes.....coincidência!!!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Freddy Ver Post
                                              Já se sabe a causa do acidente? Eu nas imagens reparei que o autocarro estava completamente colado ao chão e ao ouvir os relatos dos passageiros fiquei a pensar que tivesse acontecido algo na suspensão ou nos eixos...
                                              pensei o mesmo!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Temos aqui uma situação com pano para mangas, e como é habito nestas situações dispara-se em todas as direcções para tentar apurar culpados: estado do autocarro e o seu proprietário, sinalização das obras, comportamento dos passageiros, condução do motorista...

                                                Se isto acontecia com um autocarro tipo I onde são permitidos viajar passageiros em pé, e não existem cintos nos bancos, como era?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                  pensei o mesmo!
                                                  A suspensão é pneumática, depois de levar tanta porrada os foles pneumáticos estouram e perder o ar ficando o autocarro sem "molas", não é de admirar ver colado o peso do carro em cima dos eixos; mas é melhor não entrar em suposições e deixar para os peritos as averiguações e posteriores conclusões.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Na minha opinião de leigo, penso que tenha acontecido uma coisa muito simples: devido à lomba motivada pelas obras e ao facto de ser numa curva, acredito que a suspensão do autocarro tenha começado a "bambolear". Isto aliado ao facto de ele ir em carga e de o piso estar molhado facilmente levou à perda de direccionalidade do autocarro e daí ao despiste foi "um segundo".

                                                    Gostaria de ver aqui os anti-ESP a dar a sua opinião, quando entidades de países com climas mais chuvosos, como a alemã DEKRA, há décadas que fazem testes com ESP para pesados e comprovadamente evitam-se muitos acidentes com esta tecnologia. Se vai passar a ser obrigatório para os ligeiros, deverá sê-lo também para os pesados, pois apesar de estatisticamente se envolverem em menos acidentes, quando acontece as consequências são muito piores.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Dukco Ver Post
                                                      Selecção natural. As pessoas sujeitam-se, e claro, depois do acidente acontecer todas as desculpas são boas. Falta de cinto, escolha de estradas fracas, a estrada com mau piso, mau tempo. Quando tudo se conjuga...
                                                      Não é bem seleção natural.

                                                      Tu vais com o cinto no autocarro, e quem vai ao teu lado não vai. Em caso de acidente com capotamento, esse alguém transforma-se num "peso-morto" (Sem segundas intenções) a ser projetado de um lado para o outro, que pode muito bem causar-te lesões graves, ou mesmo a morte, caso de acerte.

                                                      O pessoal é que não se lembra disso!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        Na minha opinião de leigo, penso que tenha acontecido uma coisa muito simples: devido à lomba motivada pelas obras e ao facto de ser numa curva, acredito que a suspensão do autocarro tenha começado a "bambolear". Isto aliado ao facto de ele ir em carga e de o piso estar molhado facilmente levou à perda de direccionalidade do autocarro e daí ao despiste foi "um segundo".

                                                        Gostaria de ver aqui os anti-ESP a dar a sua opinião, quando entidades de países com climas mais chuvosos, como a alemã DEKRA, há décadas que fazem testes com ESP para pesados e comprovadamente evitam-se muitos acidentes com esta tecnologia. Se vai passar a ser obrigatório para os ligeiros, deverá sê-lo também para os pesados, pois apesar de estatisticamente se envolverem em menos acidentes, quando acontece as consequências são muito piores.

                                                        Concordo que o ressalto no piso foi uma causa essencial para que o acidente se tenha dado, porque conheço bem esse troço perigoso.

                                                        Em relação ao ESP vale todo o dinheiro que custa, já me livrei de um acidente iminente por causa dele! Abençoado ESP (quando comprei o carro era um extra, mas vale todos os euros que custa).


                                                        .

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                          Pois, muito se falou dos cintos, da segurança do autocarro mas pouca gente fala da culpa da Ascendi, do governo mais a sua ideia peregrina de postagens nas SCUT......e por aí adiante!
                                                          Anda, é a que faltava ler. Agora o Governo tambem é culpado pelo acidente, como se antes nunca tivesse havido acidentes com autocarros.

                                                          Já agora pergunto: Há alguma SECUT directa entre Portalegre e Coimbra?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O único transporte que andava sem cinto era o comboio, mas a partir de agora já nem nesse vou facilitar...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X