Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Salvo pelo ABS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Estradas] Salvo pelo ABS

    Pois, hoje posso agradecer ao ABS não ter "beijado" um rail na tal saída fatídica de quem sobe a Av. Dr. Alfredo Bensaúde e quer entrar na 2.ª Circular em direcção ao aeroporto.

    Depois lembrei-me que já aqui têm falado por diversas vezes nesse ponto perigoso em que diversos users já sentiram os seus carros a fugir sem razão aparente, porque o próprio ângulo da curva "obriga" a que se venha devagar. Especula-se sempre nos mesmo motivos: pneus "chinocas", suspensão em mau estado, imperícia, excesso de velocidade, golpes repentinos no volante, desacelerações súbitas...

    Pois hoje aconteceu a mim: vinha a descer a ca. de 40 km/h, com piso molhado, acelerador constante e sem travar, quando de repente o carro começa a fugir com a frente para a esquerda, em direcção ao rail, como se estivesse a pisar em manteiga. Primeiro mantive o acelerador constante e continuei a segurar o volante na direcção pretendida, mas o carro teimava em não voltar a "agarrar". Ao ver o rail aproximar-se, reagi então instintivamente: pé no travão! E eis que o ABS entra de imediato em acção, o carro estabiliza e pude voltar a colocá-lo "nos eixos" e seguir viagem. Sem ABS tinha-me "espetado" garantidamente!

    Mas fiquei a pensar naquilo, e que não era normal. O meu carro não é um chasso, apesar de não ter os últimos "gritos" da tecnologia, tem pneus recentes e de uma marca insuspeita (Michelin), não fiz qualquer movimento brusco com volante ou pedais, então porquê aquele comportamento estranho? Não se pode justificar também com o habitual "óleo", pois como disse no início, já vários users ali apanharam sustos. Eu acredito que as pequenas lombas sucessivas que há lá provocam uma certa frequência de oscilações na suspensão que leva àquele fenómeno.

    Tenho pena de não ter encontrado o(s) tópico(s) onde mais users falam desse local, mas se alguém se lembrar agradecia que me informasse para que se possa juntar a informação num só tópico para as pessoas estarem mais prevenidas.

    #2
    Com o piso molhado como estava hoje é normal isso acontecer em curvas acentuadas em carros sem ESP e afins (não sei se é o caso). Há muito detrito solto nesses sítios muitas vezes (pedrinhas, óleo, etc). Já me aconteceu algumas vezes.

    Acho que não devias ter continuado a acelerar, devias ter largado o acelerador que quase de certeza o carro agarrava e depois seguias viagem. Nesses casos travar costuma ser muito pior, o carro tende a derrapar em subviragem até ao 'muro'.

    De qualquer maneira um gajo tem de ter muito cuidado a fazer curvas com piso molhado, especialmente se for a uma velocidade excessiva. Há que adequar a condução ao estado do piso e ao tipo de veículo que usamos. Às vezes apanhasse uns sustos, não gosto nada de conduzir à chuva no meu chaço.

    Comentário


      #3
      Essa curva de entrada para a 2.ª Circular com piso "seco" já é considerada perigosa, com o piso molhado deve ser uma festa. Nesse caso deves ir muito mais devagar, não só pelas condições da estrada mas também porque, por ser uma curva perigosa e com pouca visibilidade é muito comum encontrar carros imobilizados mesmo antes de entrar na Circular, e se fores depressa não tens tempo de parar

      Comentário


        #4
        No meu entender essa curva está mal desenhada/construída

        Comentário


          #5
          ainda bem que não bateste. já me aconteceu uma assim na maia quando o carro era recente, ia a 140, aparece-me um bocado de via rápida cortada e só quando vi o sinal - ia de noite - é que me dei conta e só deu pra guinar e voltar a endireitar o carro. simplesmente cortavam a via e eu ia distraído...

          já agora, foi em lisboa? como falas no aeroporto não deve ser em leiria. é que nem toda a gente é de lisboa ou maia pra saber as ruas...

          Comentário


            #6
            Sem conhecer o lugar vou avançar uma hipótese: a curva deve ser num plano inclinado, não será assim? Além disso as escorrências devem dirigir-se precisamente para o local onde as rodas de apoio passam, tendo em consideração que essas mesmas escorrências arrastam detritos, está explicado!

            Comentário


              #7
              É desta curva que falas, certo?

              Ficheiros anexados

              Comentário


                #8
                Moral da história: há condições e locais em que 40 km/h é demasiado depressa. Esse é um caso! Já lá vi carros batidos.

                Comentário


                  #9
                  Jossy: já me "ensinaram" e a experiênia comprovou que tirar o pé do acelerador quando o carro está "descompensado" é pior, pois isso tem o efeito de "soltar a traseira", e aí era atravessadela garantida. E foi precisamente o facto de travar com ABS que evitou bater nos rails.


                  JGTB, penso que sim, embora essa foto não me dê certezas absolutas. Vou tentar encontrar uma melhor.

                  Comentário


                    #10
                    Há um acesso em Guimarães à via rápida, acima da estação, que me arrepia sempre.



                    Desculpem o off topic.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                      É desta curva que falas, certo?


                      É essa

                      Comentário


                        #12
                        Há dois tipos de estrada molhada!

                        A acabada de molhar e a continuadamente molhada.

                        Uma curva acabada de molhar, ou seja, aos primeiros pingos de chuva, não está lavada. Todos os detritos (sólidos e líquidos) que se encontram no alcatrão acabam por voltar ao cimo do alcatrão, dissolvidos pela água e espalham-se. Até os gases dos escapes libertam partículas que ficam depositadas no chão e depois são dissolvidas pela água e tornam a estrada um perigo. Este é o pior tipo de estrada molhada que se pode encontrar.

                        Depois há a estrada que está já a ser precipitada pela chuva em regime continuado. Aqui existe escorrência da água e dos detritos e o único problema é o menor atrito provocado pela própria acumulação de água. É francamente melhor do que a anterior.

                        Deves ter apanhado o primeiro tipo de estrada molhada. Ainda para mais isso deve ter muito movimento, logo ocorre acumulação de detritos muito rapidamente. Às primeiras chuvadas é mesmo perigoso.

                        Não sei até que ponto não possas também ter problemas na suspensão, nomeadamente os amortecedores.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          JGTB, penso que sim, embora essa foto não me dê certezas absolutas. Vou tentar encontrar uma melhor.
                          Se a curva for essa, conheço bastante bem, pois passo lá com muita frequência. Ainda ontem, por volta das 15 horas, estavam lá dois carros enfiados no rail.

                          A curva é bastante complicada por várias razões. O primeiro é o facto de começar com duas faixas e acabar apenas numa, o que leva muitos condutores a adoptar uma trajetória completamente errada. Depois, a curva nao é de raio constante, pois fecha bastante no final, precisamente na zona onde estão irregularidades de elevada frequência, que levam o carro a perder a compostura. Tudo junto, adicionando piso molhado, temos um cocktail explosivo, pronto a dar molho. Aliás, mesmo com piso seco é perigosa, pois o piso está bastante polido, o que torna imprevisíveis as reações do veículo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                            Se a curva for essa, conheço bastante bem, pois passo lá com muita frequência. Ainda ontem, por volta das 15 horas, estavam lá dois carros enfiados no rail.

                            A curva é bastante complicada por várias razões. O primeiro é o facto de começar com duas faixas e acabar apenas numa, o que leva muitos condutores a adoptar uma trajetória completamente errada. Depois, a curva nao é de raio constante, pois fecha bastante no final, precisamente na zona onde estão irregularidades de elevada frequência, que levam o carro a perder a compostura. Tudo junto, adicionando piso molhado, temos um cocktail explosivo, pronto a dar molho. Aliás, mesmo com piso seco é perigosa, pois o piso está bastante polido, o que torna imprevisíveis as reações do veículo.
                            Pois, então pode-se explicar por aí. Na altura eu vinha sozinho e comecei a abordar a curva por dentro - talvez isso também me tenha valido. Respondendo ao dx20, a estrada já estava bem molhada e "lavada", pois foi por volta das 13h00 de ontem e tinha estado a chover bem a manhã toda.

                            Analisando esses dados todos, talvez então possa dizer que me safei de boa e que o carro até nem se portou mal, afinal!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Pois, então pode-se explicar por aí. Na altura eu vinha sozinho e comecei a abordar a curva por dentro - talvez isso também me tenha valido. Respondendo ao dx20, a estrada já estava bem molhada e "lavada", pois foi por volta das 13h00 de ontem e tinha estado a chover bem a manhã toda.

                              Analisando esses dados todos, talvez então possa dizer que me safei de boa e que o carro até nem se portou mal, afinal!

                              Completa estupidez o facto das faixas suprimidas serem sempre as da direita, obrigando quem está a circular correctamente a trocar...



                              EDIT: estava a ver o local e o teu "abordar por dentro" é pela direita, ou seja, já estavas na faixa correcta...
                              Editado pela última vez por BEF1FAN; 05 March 2013, 16:59.

                              Comentário


                                #16
                                ainda ontem quando saí da 2ª circular, em direcção a sacavem, depois da bomba da galp (repsol? nunca sei)... nessa curva a esquerda (ponte), estava um gajo espetado no rail, ainda tava a sair do carro, nao o apanhei a bater por pouco

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                  Há um acesso à via rápida em Guimarães, acima da estação, que me arrepia sempre.


                                  Desculpem o off topic.
                                  abaixo da estação conheço, acima não...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                    Há um acesso em Guimarães à via rápida, acima da estação, que me arrepia sempre.



                                    Desculpem o off topic.
                                    É um "terror" sempre que chove... O "iluminado" que concebeu esse acesso é que devia lá bater com os c*rnos no passeio todos os dias. Aliás, essa via-rápida está mal concebida de uma ponta à outra...
                                    Editado pela última vez por Atadinho; 05 March 2013, 16:49.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Lino, já me aconteceu aí com a 308, ia para aí a 40, e foi o ESP que a endireitou e o piso estava seco.

                                      Farto-me de lá passar com o Saxo, ainda há pouco lá passei, e nunca me aconteceu.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                        Lino, já me aconteceu aí com a 308, ia para aí a 40, e foi o ESP que a endireitou e o piso estava seco.

                                        Farto-me de lá passar com o Saxo, ainda há pouco lá passei, e nunca me aconteceu.
                                        Mas isso tem uma explicação....o saxo é uma máquina infernal!

                                        P.S.- não estou a brincar, tive um sei bem do que são capazes!

                                        Comentário


                                          #21
                                          É que muito possivelmente com o Saxo passas lá a 30, enquanto na 308 vais a 40... são mais 33% de velocidade!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            É que muito possivelmente com o Saxo passas lá a 30, enquanto na 308 vais a 40... são mais 33% de velocidade!
                                            Era isso mesmo que vinha dizer. Nos carros mais recentes a perceção de velocidade é muito menor face aos carros antigos. Andamos sempre mais depressa, ainda que pareça que andamos da mesma forma.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                              Lino, já me aconteceu aí com a 308, ia para aí a 40, e foi o ESP que a endireitou e o piso estava seco.

                                              Farto-me de lá passar com o Saxo, ainda há pouco lá passei, e nunca me aconteceu.
                                              Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                              Mas isso tem uma explicação....o saxo é uma máquina infernal!

                                              P.S.- não estou a brincar, tive um sei bem do que são capazes!
                                              Vocês os dois não estão, sequer a sugerir que o Saxo tem melhor comportamento do que um 308? Pois não?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                É que muito possivelmente com o Saxo passas lá a 30, enquanto na 308 vais a 40... são mais 33% de velocidade!
                                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                Era isso mesmo que vinha dizer. Nos carros mais recentes a perceção de velocidade é muito menor face aos carros antigos. Andamos sempre mais depressa, ainda que pareça que andamos da mesma forma.
                                                Não sei se a diferença de velocidade terá sido assim tão significativa, pois como conheço a zona, passo lá sempre devagar, seja com que carro for.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por dx20 Ver Post
                                                  Vocês os dois não estão, sequer a sugerir que o Saxo tem melhor comportamento do que um 308? Pois não?
                                                  Tu é que fizeste essa leitura.

                                                  E é ''uma'' e não ''um.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por dx20 Ver Post
                                                    Vocês os dois não estão, sequer a sugerir que o Saxo tem melhor comportamento do que um 308? Pois não?

                                                    Claro que não, até porque um saxo não curva....roda sobre si mesmo.

                                                    P.S.- quem teve/tem um sabe do que falo!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                      Tu é que fizeste essa leitura.

                                                      E é ''uma'' e não ''um.
                                                      Eu fiz uma pergunta, foi o que fiz. Não conclui nada, para isso estou a perguntar-vos. Respondes ou não?

                                                      Para mim é um! E agora?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ainda ontem, na rotunda da parte de cima do IKEA Alfragide, cerca das 17:40 vi um M3 (muito recente) quase a fazer meio pião mesmo à minha frente, com o condutor com uma carinha de pânico...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                          Claro que não, até porque um saxo não curva....roda sobre si mesmo.

                                                          P.S.- quem teve/tem um sabe do que falo!
                                                          Já tive sim.
                                                          Assim sendo estamos de acordo!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por dx20 Ver Post
                                                            Eu fiz uma pergunta, foi o que fiz. Não conclui nada, para isso estou a perguntar-vos. Respondes ou não?

                                                            Para mim é um! E agora?
                                                            E volto a dizer que a 308 já me fugiu e o Saxo nunca fugiu, não estou a concluir que o Saxo tem melhor comportamento que a 308.

                                                            E volto a dizer que é ''uma'' e não ''um'', e que isso pode ter influência.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X