Pois, hoje posso agradecer ao ABS não ter "beijado" um rail na tal saída fatídica de quem sobe a Av. Dr. Alfredo Bensaúde e quer entrar na 2.ª Circular em direcção ao aeroporto.
Depois lembrei-me que já aqui têm falado por diversas vezes nesse ponto perigoso em que diversos users já sentiram os seus carros a fugir sem razão aparente, porque o próprio ângulo da curva "obriga" a que se venha devagar. Especula-se sempre nos mesmo motivos: pneus "chinocas", suspensão em mau estado, imperícia, excesso de velocidade, golpes repentinos no volante, desacelerações súbitas...
Pois hoje aconteceu a mim: vinha a descer a ca. de 40 km/h, com piso molhado, acelerador constante e sem travar, quando de repente o carro começa a fugir com a frente para a esquerda, em direcção ao rail, como se estivesse a pisar em manteiga. Primeiro mantive o acelerador constante e continuei a segurar o volante na direcção pretendida, mas o carro teimava em não voltar a "agarrar". Ao ver o rail aproximar-se, reagi então instintivamente: pé no travão! E eis que o ABS entra de imediato em acção, o carro estabiliza e pude voltar a colocá-lo "nos eixos" e seguir viagem. Sem ABS tinha-me "espetado" garantidamente!
Mas fiquei a pensar naquilo, e que não era normal. O meu carro não é um chasso, apesar de não ter os últimos "gritos" da tecnologia, tem pneus recentes e de uma marca insuspeita (Michelin), não fiz qualquer movimento brusco com volante ou pedais, então porquê aquele comportamento estranho? Não se pode justificar também com o habitual "óleo", pois como disse no início, já vários users ali apanharam sustos. Eu acredito que as pequenas lombas sucessivas que há lá provocam uma certa frequência de oscilações na suspensão que leva àquele fenómeno.
Tenho pena de não ter encontrado o(s) tópico(s) onde mais users falam desse local, mas se alguém se lembrar agradecia que me informasse para que se possa juntar a informação num só tópico para as pessoas estarem mais prevenidas.
Depois lembrei-me que já aqui têm falado por diversas vezes nesse ponto perigoso em que diversos users já sentiram os seus carros a fugir sem razão aparente, porque o próprio ângulo da curva "obriga" a que se venha devagar. Especula-se sempre nos mesmo motivos: pneus "chinocas", suspensão em mau estado, imperícia, excesso de velocidade, golpes repentinos no volante, desacelerações súbitas...
Pois hoje aconteceu a mim: vinha a descer a ca. de 40 km/h, com piso molhado, acelerador constante e sem travar, quando de repente o carro começa a fugir com a frente para a esquerda, em direcção ao rail, como se estivesse a pisar em manteiga. Primeiro mantive o acelerador constante e continuei a segurar o volante na direcção pretendida, mas o carro teimava em não voltar a "agarrar". Ao ver o rail aproximar-se, reagi então instintivamente: pé no travão! E eis que o ABS entra de imediato em acção, o carro estabiliza e pude voltar a colocá-lo "nos eixos" e seguir viagem. Sem ABS tinha-me "espetado" garantidamente!
Mas fiquei a pensar naquilo, e que não era normal. O meu carro não é um chasso, apesar de não ter os últimos "gritos" da tecnologia, tem pneus recentes e de uma marca insuspeita (Michelin), não fiz qualquer movimento brusco com volante ou pedais, então porquê aquele comportamento estranho? Não se pode justificar também com o habitual "óleo", pois como disse no início, já vários users ali apanharam sustos. Eu acredito que as pequenas lombas sucessivas que há lá provocam uma certa frequência de oscilações na suspensão que leva àquele fenómeno.
Tenho pena de não ter encontrado o(s) tópico(s) onde mais users falam desse local, mas se alguém se lembrar agradecia que me informasse para que se possa juntar a informação num só tópico para as pessoas estarem mais prevenidas.
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