Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problemas com a seguradora

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Acidente] Problemas com a seguradora

    Boa tarde a todos,

    no dia 1 de março tive um acidente. O carro que seguia à minha frente ficou imobilizado na estrada repentinamente porque bateu no que seguia à sua frente, eu não consegui parar e bati nele, sem provocar qualquer outro embate no carro da frente. Na altura foram preenchidas 2 declarações amigáveis, uma vez que os danos dos acidentes tinham sido independentes. Uma entre o carro da frente e o do meio e outra entre o do meio e mim.

    Acontece que tenho seguro de danos próprios, e tendo já sido feitas 2 peritagens (uma delas final, segundo o portal da seguradora) ao meu carro, a seguradora nunca mais dá ordem de reparação. A justificação é que está condicional por haver um terceiro veículo envolvido. Já me fartei de reclamar para me comporem o carro dado o seguro ser de danos próprios, a oficina já me telefonou a dizer que vai começar a cobrar parqueamento e entretanto nem sei que mais fazer.

    Certamente vou mudar de seguradora no fim disto tudo.

    Alguém me consegue dar uma ajuda para fazer andar isto mais depressa?
    Cumprimentos

    #2
    Deste-te como culpado?

    Comentário


      #3
      Ajuda não te consigo dar, mas informa qual é a seguradora , para não cairmos no mesmo logro.

      Comentário


        #4
        O mais estranho é teres seguro contra todos e ainda não terem dado ordem de reparação. Não te consigo ajudar, mas há por aqui pessoal dessa área.

        Comentário


          #5
          @elbmurcs220:
          Não me dei como culpado, nem culpei ninguém. Simplesmente preenchi a declaração amigável a descrever os factos.
          A seguradora devia dar ordem de reparação, porque das duas uma:
          - eu sou o culpado do acidente com o carro imediatamente à minha frente (mais provável) e como tenho seguro de danos próprios a seguradora assume e eu pago a franquia.
          - o culpado é o 1º carro (pelos vistos fez uma mudança de faixa indevida que eu não vi nem descrevi, soube mais tarde pela condutora do carro do meio) e a seguradora manda reparar e pede contas à seguradora do outro carro.

          É que já vão mais de 3 semanas sem carro e a situação não se resolve, as respostas são sempre "nims" por parte da seguradora e estou a ficar farto. Uma pessoa paga um seguro mais caro para evitar chatices e depois é tratada assim. Enfim...

          Comentário


            #6
            Bem, primeiro acidentes que envolvem mais que um carro, são um bicho de 7 cabeças para as seguradoras, depois tendo seguro de danos próprios não tens direito a carro de substituição? Ou tinhas que pagar extra para teres direito a carro de substituição? Quanto à taxa de parqueamento diz ao Sr. para começar a faturar o que tiver que faturar e no fim a seguradora tem que pagar, tanto isso como qualquer deslocação que tenhas que fazer (em táxi,camionetas, comboio, etc) por teres o carro "bloqueado". Pelo menos o meu seguro funciona assim

            Comentário


              #7
              O problema é que eles vieram com a cantiga que tinha que contratar o complemento de privação de uso para ter direito a carro porque a culpa foi minha. Só tinha direito se fosse culpa de um terceiro.

              Ora aqui entram as contradições. Se está condicional para averiguação de culpado, não me dão carro de substituição por ser culpado, mas não mandam reparar porque não há culpado.

              Açoreana nunca mais...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PhoenixPT Ver Post
                O problema é que eles vieram com a cantiga que tinha que contratar o complemento de privação de uso para ter direito a carro porque a culpa foi minha. Só tinha direito se fosse culpa de um terceiro.Ora aqui entram as contradições. Se está condicional para averiguação de culpado, não me dão carro de substituição por ser culpado, mas não mandam reparar porque não há culpado. Açoreana nunca mais...
                Açoreana?!?!? A minha também é essa mas vem lá descrito carro de substituição no tempo em que o carro estiver imobilizado... Nunca precisei de nada felizmente mas se um dia precisar espero não ter que me chatear, aliás o mediado é um grande amigo meu como tal acho que não terei problemas, aliás o meu pai já precisou e não teve razão de queixa

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                  Deste-te como culpado?
                  Haveria outra opção que não essa?

                  Comentário


                    #10
                    O facto de ter cobertura de "Choque, colisão ou capotamento" não significa que se tenha a cobertura de "veículo se substituição", depende do que se contratou.

                    Quanto ao sinistro, a companhia terá 17 dias úteis, após a participação, para decidir já que aplicam-se os mesmos prazos.
                    Nestes casos, com ativação da Cobertura de CCC, não vejo qual o motivo para tanta complicação... paga, desconta a franquia e se puder, logo reclama a quem quiser.

                    A única forma de apressar isso é reclamar, no ISP (se já estiver ultrapassado o prazo).

                    Edit: A ativação dos "danos próprios" não é automática. Ou seja, não é tens o acidente e se for culpado a companhia usa essa cobertura, tens que ser tu a dizer que queres acionar os "danos próprios" (fiquei com dúvidas se pediste, face a um comentário).
                    Editado pela última vez por Valium; 25 March 2013, 19:35.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      Edit: A ativação dos "danos próprios" não é automática. Ou seja, não é tens o acidente e se for culpado a companhia usa essa cobertura, tens que ser tu a dizer que queres acionar os "danos próprios" (fiquei com dúvidas se pediste, face a um comentário).
                      Exacto.

                      Comentário


                        #12
                        Eu já disse à seguradora que quero accionar os danos próprios tanta vez que já perdi a conta.

                        O problema do veículo de substituição é que na altura em que o seguro foi feito era suposto ter e agora afinal não tinha . Eu preferia ter pago mais qualquer coisa e ter direito, não era por aí. É mesmo porque uma pessoa pensa que tem e quem fez asneira foi o mediador, que só agora se apercebeu que só se a culpa for de terceiros é que tenho direito à substituição.

                        O mediador por sua vez também parece andar a brincar com a situação, porque eu sei mais informação através da oficina do que através dele...

                        Comentário


                          #13
                          Gente incompetente... Tens é que reclamar do mediador

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PhoenixPT Ver Post
                            Eu já disse à seguradora que quero accionar os danos próprios tanta vez que já perdi a conta.

                            (...)
                            Disséste falado, ou por escrito?

                            Ou seja, tens alguma prova de que eles foram informados da tua vontade, e de que não estão a fazer?

                            Comentário


                              #15
                              Bem, hoje desenrolou-se mais um capítulo nesta saga.
                              Pelos vistos a razão da demora revelou-se muito mais grave e complexa do que seria de prever.

                              A seguradora estava a tentar arranjar maneira de considerar perda total do carro, porque havia alguém interessado em ficar com ele!
                              Claro que não tenho provas, dado que tudo o que soube foi a falar com várias pessoas ligadas ao processo, mas a marosca seria mais ou menos esta.

                              O carro é um Peugeot 308 Sport 1.6HDI cinzento shark com os extras praticamente todos excepto estofos em pele e gps, com 2 anos e 3 meses (37000km). O valor da reparação será de 6600€ por: parachoques dianteiro, ópticas, sensores estacionamento, capot, radiador e sistema de refrigeração. 4x menos o valor do carro em novo! Houve então alguém (não consegui saber quem) que gostou do carro e queria ficar com ele, tendo para isso a seguradora de o considerar como perda total.

                              Caso não fosse estar em cima do processo tinha sido burlado!! Hoje já consegui que dessem ordem de reparação que estava suspensa desde 20/3 para tentar mudar de perda parcial para perda total!

                              Caso consiga obter provas (emails ou outras formas de comunicação) sobre o que se passou alguém vai ser entalado em tribunal!!

                              Conclusão:
                              Além de perder o seguro do meu carro, no mínimo a seguradora vai perder o seguro de mais 5 carros da minha família.

                              Comentário


                                #16
                                Essa questão é irreal fogo... Bem as maroscas que se vem hoje em dia já nem digo nada

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PhoenixPT Ver Post
                                  ...

                                  A seguradora estava a tentar arranjar maneira de considerar perda total do carro, porque havia alguém interessado em ficar com ele!
                                  Claro que não tenho provas, dado que tudo o que soube foi a falar com várias pessoas ligadas ao processo, mas a marosca seria mais ou menos esta.

                                  O carro é um Peugeot 308 Sport 1.6HDI cinzento shark com os extras praticamente todos excepto estofos em pele e gps, com 2 anos e 3 meses (37000km). O valor da reparação será de 6600€ por: parachoques dianteiro, ópticas, sensores estacionamento, capot, radiador e sistema de refrigeração. 4x menos o valor do carro em novo! Houve então alguém (não consegui saber quem) que gostou do carro e queria ficar com ele, tendo para isso a seguradora de o considerar como perda total.

                                  Caso não fosse estar em cima do processo tinha sido burlado!! Hoje já consegui que dessem ordem de reparação que estava suspensa desde 20/3 para tentar mudar de perda parcial para perda total!

                                  Caso consiga obter provas (emails ou outras formas de comunicação) sobre o que se passou alguém vai ser entalado em tribunal!!

                                  Conclusão:
                                  Além de perder o seguro do meu carro, no mínimo a seguradora vai perder o seguro de mais 5 carros da minha família.
                                  Como é que chegaste a essa conclusão? Alguém da teu seguro? Só veem o teu carro por fotos, quem vai à oficina será um perito (externo).

                                  Qual é o valor seguro? Só se tiveres o carro seguro por um valor muito (muito) baixo, essa reparação poderia ser uma perda total ou lá perto...
                                  O burlado é relativo, poderias - dependendo do seguro - até receberes mais que o valor atual do carro. Há quem os mande de ravinas para receber o valor...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Há aí ''qualquer coisa'' que não bate certo, esse carro, nunca poderia ser perda total, a não ser que o valor seguro fosse para aí uns € 5000/6000.

                                    Assim por alto, no mínimo, esse carro deverá estar segurado por uns € 15.000.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                      Como é que chegaste a essa conclusão? Alguém da teu seguro? Só veem o teu carro por fotos, quem vai à oficina será um perito (externo).

                                      Qual é o valor seguro? Só se tiveres o carro seguro por um valor muito (muito) baixo, essa reparação poderia ser uma perda total ou lá perto...
                                      O burlado é relativo, poderias - dependendo do seguro - até receberes mais que o valor atual do carro. Há quem os mande de ravinas para receber o valor...
                                      Não duvido nadinha que tenha acontecido isto ao PhoenixPT porque suspeito que me aconteceu o mesmo...Um Ford Focus com 2 anos, em que deram perda total e me ofereciam 1400€ pelo salvado e muito generosamente alguém da companhia me ligou a dizer que sabia que o salvado tinha sido avaliado muito baixo mas que ela oferecia mais...Vendi o salvado a outra pessoa que o arranjou por 6mil euros com material de origem e ficou com um carro que na altura valia bem à vontade 12/13mil...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Soube por alguém da seguradora sim. Pelas razões que dizes é que estava a demorar a arranjar maneira de ser perda total. O valor seguro são 27.000€, logo se me dessem o valor actual do carro eu iria ficar a perder e muito. Não conheço a tabela de desvalorização mas não me deviam dar mais de 20.000€. Fica fora de questão comprar um usado por esse preço por várias razões: teria que encontrar um com a mesma idade, mesmo nível de equipamento, mesma cor, mesma quilometragem.... É um tiro no escuro. Caso quisesse um carro semelhante ou ficava com o salvado e pagava a reparação do meu bolso ou teria que comprar um novo e repor a diferença. Se isto não era burla então não sei...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já agora, pelo que percebi a tua seguradora é a Açoreana. Certo?

                                          Comentário


                                            #22
                                            O ideal é enviar uma carta registada com aviso de recepção quer para a seguradora quer para o ISP.

                                            É por essas e por outras que para mim seguradoras "tradicionais" nunca mais, as online não têm um mediador fisicamente presente mas na prática quando precisamos delas são todas mais ou menos a mesma coisa. No 1º ano tinha na Zurich pagava 830€ anuais, no 2º ano mudei para a Nseguros e começei nos 530€ anuais e agora vou nos 450 (seguro danos próprios com todas as coberturas possíveis onde se inclui privação de uso). Só mudo para outra que for mais barata!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                              ... Só mudo para outra que for mais barata!
                                              Na minha terra costuma-se dizer que "o barato sai caro", e nisto dos seguros tenho visto muita coisa ultimamente que me leva a concluir que o barato não é assim tão bom, quando há problemas a sério. E claro, depois vêm as queixas.

                                              Mas cada um é como cada qual...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                O ideal é enviar uma carta registada com aviso de recepção quer para a seguradora quer para o ISP.
                                                Não vou fazer nenhuma reclamação porque não tenho como provar os factos. Também admito que me podem estar a dizer falsidades e que podia ter acontecido com outra seguradora qualquer (maus profissionais há em todo o lado assim como bons profissionais).
                                                Tudo o que vou fazer é tirar os seguros da Açoreana e passar para a companhia onde tenho o meu seguro de responsabilidade civil profissional e o da minha esposa, que também têm uns preços jeitosos e até agora não tenho queixas.

                                                Já não andava contente com a intervenção do mediador no caso (que não está relacionado com a tramoia), mas agora se isto da seguradora é verdade menos vontade tenho de continuar a dar-lhes dinheiro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PhoenixPT Ver Post
                                                  Não vou fazer nenhuma reclamação porque não tenho como provar os factos.
                                                  Tu não tens factos, quanto mais provas...

                                                  A julgar pelo que dizes, há algo de muito (muitíssimo) mal contado na tua história!

                                                  Gostava de saber como se tenta puxar o valor de uma reparação de 6000€ até aos 18.900€ para a seguradora pagar 27.000€ e alguém comprar o teu carro salvado...porque "gostou muito do carro".

                                                  Adiante...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Também acho que os valores são desproporcionais

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                      Tu não tens factos, quanto mais provas...

                                                      A julgar pelo que dizes, há algo de muito (muitíssimo) mal contado na tua história!

                                                      Gostava de saber como se tenta puxar o valor de uma reparação de 6000€ até aos 18.900€ para a seguradora pagar 27.000€ e alguém comprar o teu carro salvado...porque "gostou muito do carro".

                                                      Adiante...
                                                      Realmente tudo isso está muito muito estranho.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Acreditem que estou a contar o que me foi dito por alguém da seguradora.
                                                        Eu só quero que me componham o carro e mais nada. Não pedi a ninguém para ter o acidente, nem para ficar com o carro parado por tanto tempo.
                                                        Fiquei tão cético como vocês quando me disseram que estavam a tentar dar o carro como perda total, confrontando com o valor de reparação que consta no relatório de peritagem.

                                                        Alguém que esteja ligado ao ramo dos seguros me sabe dizer se com activação dos danos próprios e com o relatório final de dia 20/3 em que já consta a ordem de reparação, é normal a oficina ainda não ter recebido qualquer contacto da seguradora nesse sentido? Há algum prazo legal após as peritagens?
                                                        Já falaram em 17 dias úteis mas pelo que percebi não está relacionado com as peritagens e a ordem de reparação mas sim a atribuição de culpa.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Os 17 dias que mencionei é para a atribuição de responsabilidades, que por sua vez, diz quem paga o que.
                                                          O DL 291/07 ao aplicar os mesmos prazos aos danos próprios, eu diria que no limite, seria esse o prazo para dizerem alguma coisa.

                                                          Já agora:
                                                          Artigo 92.º
                                                          Danos próprios
                                                          O regime previsto nos artigos 32.º, 33.º, 35.º a 40.º,43.º a 46.º e 86.º a 89.º aplica -se aos contratos de seguro
                                                          automóvel que incluam coberturas facultativas relativas aos danos próprios sofridos pelos veículos seguros, desde
                                                          que os sinistros tenham ocorrido em virtude de choque, colisão ou capotamento.
                                                          E

                                                          Artigo 36.º
                                                          Diligência e prontidão da empresa de seguros
                                                          1 — Sempre que lhe seja comunicada pelo tomador do seguro, pelo segurado ou pelo terceiro lesado a ocorrência
                                                          de um sinistro automóvel coberto por um contrato de seguro, a empresa de seguros deve:
                                                          a) Proceder ao primeiro contacto com o tomador do seguro, com o segurado ou com o terceiro lesado no prazo
                                                          de dois dias úteis, marcando as peritagens que devam ter lugar
                                                          ;
                                                          ...
                                                          e) Comunicar a assunção, ou a não assunção, da responsabilidade no prazo de 30 dias úteis, a contar do termo
                                                          do prazo fixado na alínea a),
                                                          informando desse facto o tomador do seguro ou o segurado e o terceiro lesado, por
                                                          escrito ou por documento electrónico;
                                                          ...
                                                          6 — Os prazos referidos nas alíneas b) a e) do n.º 1:
                                                          a) São reduzidos a metade havendo declaração amigável de acidente automóvel;

                                                          ...
                                                          8 — Os prazos previstos no presente artigo suspendem-se nas situações em que a empresa de seguros se encontre
                                                          a levar a cabo uma investigação por suspeita fundamentada de fraude.
                                                          A ordem de reparação é SEMPRE do proprietário, pode aguardar é o termo de responsabilidade pelo pagamento.
                                                          Que ordem de reparação é essa que falas? A peritagem ou fica condicional ou definitiva.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PhoenixPT Ver Post
                                                            Acreditem que estou a contar o que me foi dito por alguém da seguradora.
                                                            Eu só quero que me componham o carro e mais nada. Não pedi a ninguém para ter o acidente, nem para ficar com o carro parado por tanto tempo.
                                                            Fiquei tão cético como vocês quando me disseram que estavam a tentar dar o carro como perda total, confrontando com o valor de reparação que consta no relatório de peritagem.

                                                            Alguém que esteja ligado ao ramo dos seguros me sabe dizer se com activação dos danos próprios e com o relatório final de dia 20/3 em que já consta a ordem de reparação, é normal a oficina ainda não ter recebido qualquer contacto da seguradora nesse sentido? Há algum prazo legal após as peritagens?
                                                            Já falaram em 17 dias úteis mas pelo que percebi não está relacionado com as peritagens e a ordem de reparação mas sim a atribuição de culpa.

                                                            Quanto ao prazo legal das peritagens alguém te pode explicar melhor mas se não estou enganado, pois tive um acidente há 2 semanas e foi o que me contaram, são 5 dias úteis desde a peritagem até a companhia ter que dar resposta. Eu sei que há 5 dias para uma coisa desse género, no meio de tanta coisa admito que possa ter percebido mal e ser o prazo de outra coisa depois da peritagem.

                                                            Quanto à oficina não ter recebido liga para a seguradora e confirma, isto passou-se comigo esta semana que passou, o perito foi ver o veiculo a uma quinta, sexta feira saiu a ordem de reparação da seguradora, no fim da semana seguinte ligo para a oficina eles dizem-me que não sabiam de nada da seguradora estavam a aguardar, enquanto não tivessem a ordem não podiam seguir com a encomenda das peças, ligo para a seguradora e indicam-me que estava tudo tratado e na sexta feira anterior a ordem tinha sido dada e que a oficina desde esse dia devia lá ter essa ordem. Em resumo, na seguradora o sistema dizia que estava tudo concluido mas ninguém tinha mandado coisa nenhuma para a oficina e se eu não ligasse bem que passavam mais umas semanas porque ninguém dava por erro nenhum

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X