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Culpa de Acidente

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    Culpa de Acidente

    No passado dia 17 de Fevereiro, estive envolvido num sinistro em Monte Redondo - Leiria.
    Eram cerca das 19h45 quando me deparo, numa via sem iluminação pública, um veículo imobilizado, sem luzes, piscas ou triângulo de sinalização, condutor dentro do carro, sem colete portanto, e sem outra hipótese, mesmo tentando travar, não consegui evitar o embate.
    Após colocar eu próprio o meu triângulo de sinalização, colete, me desloco ao outro veículo para verificar se estava tudo bem, não havia feridos nem nada, é que o condutor do outro veículo decide sair do mesmo.
    Tendo-me dito que sim, que estava parado há já algum tempo, na presença da GNR, afirma que afinal ia a circular devagar, mesmo assim, situação passível de multa, ao que perante o aviso do GNR, afirma que afinal ia a circular devagar pois o seu carro tinha uma "falha" (mudança de versão que a GNR confirma).
    No relatório de acidente da GNR está lá escrito que o veículo do outro condutor saiu sem apresentar nenhuma falha, e pela posição final dos veículos, verifica-se que ele estava não só parado, como travado, pois os carros ficaram "colados" um ao outro.
    Já na participação ao seguro, o individuo afirma outra versão, que ia a circular normalmente e que o meu carro o abalroou.

    A sua seguradora, Fidelidade,descartou logo qualquer culpa, sem me ouvir, nem efectuar nenhum processo de averiguação, apenas acreditando na palavra do seu segurado, que a alterou várias vezes ao longo do processo.

    Já a minha seguradora, Allianz, efectuou averiguação e decidiu não assumir a minha culpa.

    Agora segue-se o processo em tribunal.

    O que acham disto?

    #2
    Culpa de Acidente

    No passado dia 17 de Fevereiro, estive envolvido num sinistro em Monte Redondo - Leiria.
    Eram cerca das 19h45 quando me deparo, numa via sem iluminação pública, um veículo imobilizado, sem luzes, piscas ou triângulo de sinalização, condutor dentro do carro, sem colete portanto, e sem outra hipótese, mesmo tentando travar, não consegui evitar o embate.
    Após colocar eu próprio o meu triângulo de sinalização, colete, me desloco ao outro veículo para verificar se estava tudo bem, não havia feridos nem nada, é que o condutor do outro veículo decide sair do mesmo.
    Tendo-me dito que sim, que estava parado há já algum tempo, na presença da GNR, afirma que afinal ia a circular devagar, mesmo assim, situação passível de multa, ao que perante o aviso do GNR, afirma que afinal ia a circular devagar pois o seu carro tinha uma "falha" (mudança de versão que a GNR confirma).
    No relatório de acidente da GNR está lá escrito que o veículo do outro condutor saiu sem apresentar nenhuma falha, e pela posição final dos veículos, verifica-se que ele estava não só parado, como travado, pois os carros ficaram "colados" um ao outro.
    Já na participação ao seguro, o individuo afirma outra versão, que ia a circular normalmente e que o meu carro o abalroou.

    A sua seguradora, Fidelidade,descartou logo qualquer culpa, sem me ouvir, nem efectuar nenhum processo de averiguação, apenas acreditando na palavra do seu segurado, que a alterou várias vezes ao longo do processo.

    Já a minha seguradora, Allianz, efectuou averiguação e decidiu não assumir a minha culpa.

    Agora segue-se o processo em tribunal.

    O que acham disto?

    Comentário


      #3
      Acho que vai dar 50%-50%, responsabilidade objectiva, pois não se vai poder provar a medida da culpa de qualquer dos intervenientes.

      Artigo 506.º - (Colisão de veículos)



      1. Se da colisão entre dois veículos resultarem danos em relação aos dois ou em relação a um deles, e nenhum dos condutores tiver culpa no acidente, a responsabilidade é repartida na proporção em que o risco de cada um dos veículos houver contribuído para os danos; se os danos forem causados somente por um dos veículos, sem culpa de nenhum dos condutores, só a pessoa por eles responsável é obrigada a indemnizar.
      2. Em caso de dúvida, considera-se igual a medida da contribuição de cada um dos veículos para os danos, bem como a contribuição da culpa de cada um dos condutores.

      Comentário


        #4
        Afinal quem vai pagar o arranjo do seu carro?
        O relatório da GNR não tem peso na decisão das seguradoras?

        Comentário


          #5
          Vou para tribunal para ser a outra seguradora a pagar o arranjo do meu carro.
          Quanto ao relatório, devia ter, mas não sei. Sei que em tribunal, sim, e muito.

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            #6
            Em tribunal poderá tornar-se mais fácil provar que ele estava parado, nomeadamente recorrendo a softwares de impacto (a Allianz tem um acordo com o IST, mas normalmente só recorrem em casos mais graves).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por lrente Ver Post
              No passado dia 17 de Fevereiro, estive envolvido num sinistro em Monte Redondo - Leiria.
              Eram cerca das 19h45 quando me deparo, numa via sem iluminação pública, um veículo imobilizado, sem luzes, piscas ou triângulo de sinalização, condutor dentro do carro, sem colete portanto, e sem outra hipótese, mesmo tentando travar, não consegui evitar o embate.
              Após colocar eu próprio o meu triângulo de sinalização, colete, me desloco ao outro veículo para verificar se estava tudo bem, não havia feridos nem nada, é que o condutor do outro veículo decide sair do mesmo.
              Tendo-me dito que sim, que estava parado há já algum tempo, na presença da GNR, afirma que afinal ia a circular devagar, mesmo assim, situação passível de multa, ao que perante o aviso do GNR, afirma que afinal ia a circular devagar pois o seu carro tinha uma "falha" (mudança de versão que a GNR confirma).
              No relatório de acidente da GNR está lá escrito que o veículo do outro condutor saiu sem apresentar nenhuma falha, e pela posição final dos veículos, verifica-se que ele estava não só parado, como travado, pois os carros ficaram "colados" um ao outro.
              Já na participação ao seguro, o individuo afirma outra versão, que ia a circular normalmente e que o meu carro o abalroou.

              A sua seguradora, Fidelidade,descartou logo qualquer culpa, sem me ouvir, nem efectuar nenhum processo de averiguação, apenas acreditando na palavra do seu segurado, que a alterou várias vezes ao longo do processo.

              Já a minha seguradora, Allianz, efectuou averiguação e decidiu não assumir a minha culpa.

              Agora segue-se o processo em tribunal.

              O que acham disto?
              Sem presenciar os factos digo apenas isto,é a palavra de um contra o outro .
              Na presença da GNR , cada um elaborou a declaração manuscrita sobre as causas do acidente? Se sim, junte ao processo na sua seguradora , a participação da GNR com as declarações manuscritas de ambos. A atribuição da culpa , é da responsabilidade das seguradoras,e se se confirmar que o outro mente , decerto que a situação se vai resolver a seu favor, senão , terá de optar pela via judicial. Aconselho o CIMPAS .

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                #8
                Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                Afinal quem vai pagar o arranjo do seu carro?
                O relatório da GNR não tem peso na decisão das seguradoras?

                A participação da GNR/PSP apenas contém a narração de factos que, os agentes verificam apenas aquando a sua chegada ao local. As decisões são sempre das seguradoras. Em acidentes com danos, participados pela GNR/PSP, as seguradoras têm a papinha toda feita.

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                  #9
                  Apagado

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                    #10
                    O que fico sem perceber é o que é a peritagem determinou? Se se prova que o outro estava parado e travado, não vejo como a outra seguradora não assuma as culpas, especialmente quando a versão do condutor é diferente em 3 relatos que proporciona.

                    Comentário


                      #11
                      ...
                      Eram cerca das 19h45 quando me deparo, numa via sem iluminação pública, um veículo imobilizado, sem luzes, piscas ou triângulo de sinalização, condutor dentro do carro, sem colete portanto, e sem outra hipótese, mesmo tentando travar, não consegui evitar o embate.
                      ...
                      É normal que com esta descrição a outra companhia recuse qualquer responsabilidade.

                      A iluminação do teu veículo, médios ou máximos, não permitiu ver a viatura? Nem as luzes refletoras deram "sinal" da presença do outro?

                      Creio que a "tua versão" ainda é pior que a dele, em termos de atribuição de reponsabilidade...

                      50/50, como diz o Cuto, já vai ser muito bom com base na descrição (na minha opinião).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                        O que fico sem perceber é o que é a peritagem determinou? Se se prova que o outro estava parado e travado, não vejo como a outra seguradora não assuma as culpas, especialmente quando a versão do condutor é diferente em 3 relatos que proporciona.
                        A outra seguradora nem efectuou averiguação, apenas avaliação de danos, nem sequer ligou ao relatório da GNR...

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                          #13
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          A iluminação do teu veículo, médios ou máximos, não permitiu ver a viatura? Nem as luzes refletoras deram "sinal" da presença do outro?
                          Os condutores devem moderar a velocidade, em função de vários factores (incluido as condições da via), por forma a parar a viatura em segurança no espaço visivel e disponivel á sua frente.
                          Editado pela última vez por Portilho; 10 April 2013, 16:03.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Portilho Ver Post
                            Os condutores devem moderar a velocidade, em função de vários factores (incluido as condições da via), por forma a parar a viatura em segurança.
                            O outro veículo não possuía refletores também. E era preto, numa via sem iluminação pública.
                            Como o poderia ver a tempo de parar?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por lrente Ver Post
                              O outro veículo não possuía refletores também. E era preto, numa via sem iluminação pública.
                              Como o poderia ver a tempo de parar?
                              Não possuía como assim? Tinha os farois traseiros partidos, antes do acidente?

                              Comentário


                                #16
                                E se eu fosse a velocidade exagerada não tinha sobrevivido para contar a história...

                                Comentário


                                  #17
                                  Um veículo antigo, sem reflectores. E com as luzes desligadas ainda por cima.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por lrente Ver Post
                                    O outro veículo não possuía refletores também. E era preto, numa via sem iluminação pública.
                                    Como o poderia ver a tempo de parar?
                                    Se circulasse com uma velocidade moderada, conseguia parar... E se em vez de se um carro, fosse uma pessoa, embatia na mesma...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por lrente Ver Post
                                      Um veículo antigo, sem reflectores. E com as luzes desligadas ainda por cima.
                                      Marca e modelo, sff.
                                      O meu Corsa de 89 (e todos os Corsa A) tem refletores integrados no farolim traseiro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ford Focus 85

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por lrente Ver Post
                                          Ford Focus 85
                                          Ford Focus de 1985? Deve ser modelo único, por isso é que não tem refletores...

                                          EM 1985 não havia FORD FOCUS... O FORD FOCUS foi lançado em 1998...
                                          Editado pela última vez por Portilho; 10 April 2013, 16:15.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por lrente Ver Post
                                            A outra seguradora nem efectuou averiguação, apenas avaliação de danos, nem sequer ligou ao relatório da GNR...
                                            Não? Que estranho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              Não? Que estranho.
                                              Só a minha seguradora fez averiguação, em que eu fui chamado a prestar depoimento, observaram o relatório da GNR, tudo.

                                              Da Fidelidade, nem sequer me ouviram, nem olharam para o relatório.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu não sei se há reflectores no Ford (escort?) de 85, ou qualquer coisa, mas este veiculo não pode estar parado na via pública sem o triângulo sinalizador (já nem falo nos 4 piscas), logo alguma culpa terá que lhe ser imputada.

                                                Se havia velocidade excessiva para o caso, não sei. Se houve distração, também não sei. O que se depreende deste relato é que até o outro condutor, ao aperceber-se do que tinha feito, alterou a sua versão dos factos algumas vezes. Não percebo porque é que se está a "cair em cima" do user.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Via públical fora da localidade.
                                                  Ver artigo 49 do codigo da estrada,n.º 2,alinea c
                                                  fora das localidades é proibido parar na faixa de rodagem

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Podes correr e saltar. Neste momento há versões completamente contraditórias e não há provas. Vai existir uma repartição de responsabilidades... E a Fidelidade declina e muito bem. Certamente sabe da posição da tua companhia. É que, a não ser que um dos condutores conduza por conta de outrém, é aos lesados que incumbe fazer a prova da responsabilidade do outro interveniente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Uma peritagem consegue averiguar se o embate se deu com o carro parado e travado ou em andamento. Portanto, quando se diz que não há provas, só não as há, se não se quiser apurar a verdade dos factos. O que fica à especulação são as circunstâncias em que ocorreu o embate, ou seja, tudo o que se passou antes, mas o embate em si pode ser "desmontado".

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        arranja uma câmara de filmar como os russos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Eu não sei se há reflectores no Ford (escort?) de 85, ou qualquer coisa, mas este veiculo não pode estar parado na via pública sem o triângulo sinalizador (já nem falo nos 4 piscas), logo alguma culpa terá que lhe ser imputada.

                                                          ...
                                                          E se estava com um problema eletrico e não tinha sequer tempo para sair do carro, quando foi embatido?

                                                          A companhia vai sempre alegar que devia ter parado a viatura, antes de colidir e o Escort, quase de certeza que tem refletores traseiros, de qualquer forma, os nossos faróis devem iluminar a X distância e se o local é má visibilidade, deve ir de máximos e iluminar para o dobro...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            Uma peritagem consegue averiguar se o embate se deu com o carro parado e travado ou em andamento. Portanto, quando se diz que não há provas, só não as há, se não se quiser apurar a verdade dos factos. O que fica à especulação são as circunstâncias em que ocorreu o embate, ou seja, tudo o que se passou antes, mas o embate em si pode ser "desmontado".
                                                            Não tinha tanta certeza...deixa-os ir peritar os veículos agora.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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