Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estacionamento em frente a uma garagem

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estacionamento em frente a uma garagem

    Boas !

    Tenho uma dúvida a colocar-vos, a situação é a seguinte :

    Não tenho garagem privada mas recentemente a da casa do meu avô foi esvaziada pelo que agora posso estacionar lá dentro quando lá vou visitá-lo (é uma zona até relativamente tranquila no que a estacionamento diz respeito mas sem sombras, pelo que a garagem é preferível).

    Acontece que montes de gente estaciona à frente da garagem, paralelamente ao passeio da rua que, sendo apertado, até uma bicicleta é difícil tirar lá de dentro (nem o portão abre todo sem acertar no carro estacionado). É algo irritante pois têm lugares vagos 50 metros mais à frente...

    A questão aqui é que a garagem não tem qualquer tipo de sinalização, pelo que gostava de saber se é proíbido estacionar, haja ou não um sinal no portão. E já agora se um simples papel a pedir para não se estacionar terá algum valor junto das autoridades, pois os vizinhos do lado toda a vida tiveram uma chapa escrita à mão a pedir isso mesmo e nunca ninguém lá meteu as rodas à frente.


    Obrigado

    #2
    Nas precisas de qualquer sinal, está implícito na alínea c) do nº1 do artigo 50º do C.E..

    Comentário


      #3
      No dia em que chamares a polícia e os carros começarem a ser rebocados isso pára.

      Comentário


        #4
        Artigo 50.º
        Proibição de estacionamento
        1 É proibido o estacionamento:
        a) Nas vias em que impeça a formação de uma ou mais filas de trânsito,
        conforme este se faça num só ou nos dois sentidos;
        b) Nas faixas de rodagem, em segunda fila, e em todos os lugares em que
        impeça o acesso a veículos devidamente estacionados, a saída destes
        ou a ocupação de lugares vagos;
        c) Nos lugares por onde se faça o acesso de pessoas ou veículos a
        propriedades, a parques ou a lugares de estacionamento;
        d) A menos de 10 m para um e outro lado das passagens de nível;
        e) A menos de 5 m para um e outro lado dos postos de abastecimento de
        combustíveis;
        f) Nos locais reservados, mediante sinalização, ao estacionamento de
        determinados veículos;
        g) De veículos agrícolas, máquinas industriais, reboques ou semireboques quando não atrelados ao veículo tractor, salvo nos parques de
        estacionamento especialmente destinados a esse efeito;
        h) Nas zonas de estacionamento de duração limitada quando não for
        cumprido o respectivo regulamento.
        2 Fora das localidades, é ainda proibido o estacionamento:
        a) De noite, nas faixas de rodagem;
        b) Nas faixas de rodagem assinaladas com o sinal «via com prioridade».
        3 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
        30 a 150 euros, salvo se se tratar do disposto nas alíneas c) e f) do n.º 1 e b)
        do n.º 2, casos em que é sancionado com coima de 60 a 300 euros, ou na
        alínea a) do n.º 2, em que a coima é de 240 a 1 200 euros.

        Acho que isto responde à tua primeira dúvida. Mesmo sem sinalização esse tipo de estacionamento é proibido. Quanto à segunda, pelo que ouvi dizer o papelinho a dizer para não estacionar não tem qualquer valor legal junto da autoridade.

        Comentário


          #5
          Muito obrigado a todos pelas rápidas respostas.


          Fiquei esclarecido, a minha dúvida era se seria necessário um sinal de proibição pois há portões de garagem nos quais não passa um automóvel mas podem passar outras coisas que facilmente conseguem acesso através do passeio. Mas já percebi que não

          Já nem embirramos por estacionarem à porta de casa, uns 10 metros ao lado da garagem porque apesar de também ser o tal "acesso de pessoas a propriedades" também é preciso bom senso...se as pessoas conseguem entrar e sair sem problemas de casa não há necessidade de roubar um lugar de estacionamento.

          (E esse até nem é o caso do meu avô, que é uma pessoa de mobilidade limitada e portanto desloca-se numa cadeira de rodas, mas consegue-se entrar e sair facilmente e a travessia para outro passeio só se faz nas passadeiras.
          Mais chato é quando lá pára a ambulância para o levar ao hospital, tem de ser levado ao colo enquanto vamos contornar o automóvel que lá está à porta para o deixar na viatura de transporte de doentes... Mas como não é muito frequente, que estacionem...).


          A minha forma de acção neste caso será deixar um aviso no pára-brisas de quem lá tiver o carro...como vou algumas vezes lá a casa já vai dar para perceber se levam o pedido a sério ou não. São sempre os mesmos Audi A4 Avant e Passat que lá poisam as borrachas !

          Comentário


            #6
            Se a boa vizinhança não resultar, contactas a PSP ou GNR , conforme a zona em causa , para que seja removida a viatura em infracção( o sinal era do tempo do C.E. de 1954, acabou com a entrada do novo em 1994). Alguns, nem depois de irem visitar as instalações do parque de reboques , aprendem .

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
              Se a boa vizinhança não resultar, contactas a PSP ou GNR , conforme a zona em causa , para que seja removida a viatura em infracção( o sinal era do tempo do C.E. de 1954, acabou com a entrada do novo em 1994). Alguns, nem depois de irem visitar as instalações do parque de reboques , aprendem .

              Durante muitos anos aquela zona foi pouco movimentada de automóveis, e os que havia estacionavam onde lhes apetecia pois pertencia tudo aos vizinhos e toda a gente se conhecia. Só que as pessoas foram falencendo e a rua foi ficando deserta até ao dia em que a câmara fez umas obras que destruíram umas pequenas hortas das famílias e criaram um minúsculo parque ao ar livre. Com o parque vieram lugares de estacionamento e...carros. Só que parece que as pessoas preferem estacionar encostado ao passeio, à porta das casas, do que nos lugares apropriados !

              Não entendo...

              Comentário


                #8
                Vou desenterrar este tópico, pois tenho uma pergunta no mesmo tema.

                Recentemente pintaram lugares de garagem na rua onde vivo, passando a existir estacionamento dos 2 lados da rampa de garagem.

                Os limites dos lugares dos dois lados da rampa estão muito próximos da mesma. Isto faz com que, caso alguém estacione no limite da marcação, para entrar ou sair tenho de invadir a faixa contrária, pois não terei ângulo suficiente para entrar...

                A questão é a seguinte: existe alguma distância regulamentar que um lugar deverá ter de uma rampa de acesso a garagem? Já procurei e não encontrei nada...

                Comentário


                  #9
                  Se as marcações estão na rampa ou mesmo fora da rampa mas impedem o acesso fácil á garagem é falar com a camara ou emel, esses gajos só falta pintarem o céu para roubar ainda mais o povo, (chulos de m_erde...)

                  Comentário


                    #10
                    Estão fora da rampa (10 cms no máximo), mas ao sair para virar à direita, tenho de meter a frente no sentido oposto. Isto numa curva.

                    Ao entrar, tendo a rampa à minha direita o mesmo... Tenho de abrir a curva para não limpar a frente do carro estacionado.

                    Vou ver se consigo que a câmara perceba isto. Já agora, é a câmara que costuma colocar aqueles pilaretes flexíveis nos limites das rampas, para garantir que o pessoal não abusa, certo?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
                      Estão fora da rampa (10 cms no máximo), mas ao sair para virar à direita, tenho de meter a frente no sentido oposto. Isto numa curva.

                      Ao entrar, tendo a rampa à minha direita o mesmo... Tenho de abrir a curva para não limpar a frente do carro estacionado.

                      Vou ver se consigo que a câmara perceba isto. Já agora, é a câmara que costuma colocar aqueles pilaretes flexíveis nos limites das rampas, para garantir que o pessoal não abusa, certo?
                      exacto a camera é que tem de tratar disso, se não o fez correctamente segundo dizes só tens que lá ir reclamar para corrigir a situação...

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X