Boa tarde, se já houver um tópico relacionado agradeço que me direccionem pois não o encontrei. É o seguinte, tenho dois veículos comerciais portugueses a circular em França e gostava de saber se há alguma alternativa a ter de os levar a Portugal de propósito só para fazer a IPO. Já li alguns casos de pessoal que fazia a IPO no país que circulavam, neste caso França, e podiam andar sem algum problema só tinham era de fazer em Portugal quando pisassem terra tuga. Alguém já passou por algo semelhante? E em relação ao seguro fica valido na mesma? Obrigado.
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IPO veiculo português no estrangeiro!!!
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Olha, já tentei saber isso e acho que não dá. Outro problema que deves considerar é, se esses veículos estão mais de 6 meses por ano em França, podes ser obrigado a trocar a matrícula portuguesa pela francesa. Aconselho-te vivamente a informares-te sobre isso em França para evitares dissabores legais complicados, especialmente se um desses veículos se envolver num acidente
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Originalmente Colocado por 407coupe Ver Poste não terá sido IPO tipo B para atribuíção de matrícula?
Este carro estava à minha frente na linha do Centro de IPO.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostNão vou ateimar, mas lembro-me de ver um Safrane de matrícula francesa a fazer a IPO num centro em PT. E a inspecção decorreu de forma normal...
Eu se tiver um centro de inspeções e me aparecer lá alguém a querer fazer uma inspeção, também não vou dizer que não.
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Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver PostOlha, já tentei saber isso e acho que não dá. Outro problema que deves considerar é, se esses veículos estão mais de 6 meses por ano em França, podes ser obrigado a trocar a matrícula portuguesa pela francesa. Aconselho-te vivamente a informares-te sobre isso em França para evitares dissabores legais complicados, especialmente se um desses veículos se envolver num acidente
Esta legal e mesmo assim tem de fazer a ipo em pt?
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Sem querer estar a ateimar, mas penso que é possivel o carro fazer a IPO em outro pais. Agora se a mesmo IPO é valida fora do pais onde foi feita nao sei dizer.
Mas o melhor mesmo é tentares te informar nos sitios certos em França. Ou entao legalizar o carro ai...... se compensar monetariamente é obvio.
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Originalmente Colocado por mcabral Ver PostE se ele estiver la a apenas dois meses?
Esta legal e mesmo assim tem de fazer a ipo em pt?
Não sei esses pormenores. Quanto ao estar legal, a polícia em França nunca vai saber se a tua IPO em Portugal não está em dia ou sequer se é obrigatória. Agora, se tiveres um acidente e a IPO estiver fora de prazo, é que és capaz de ter problemas com o seguro. Se uma IPO feita no estrangeiro serve para o seguro, eu não sei. A única coisa que sei é que, se fizeres a IPO no estrangeiro, a partir do instante que entras em Portugal de novo, podes ser multado por não teres a IPO em dia. E de Vilar Formoso até à Guarda ainda são uns km.
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Originalmente Colocado por ASAS Ver PostSó acredito, vendo!!!
E a folha, fica em português ou em francês?!
Isso não tem lógica nenhuma... até porque o carro não pode circular mais de 180 dias sem ter que voltar ao país de origem...
A folha deve ficar em PT.
Quanto a essa lei de o carro não poder estar cá mais de 180 dias, não passa de uma aberração como tantas outras.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostEu não percebo qual o problema. Os critérios de avaliação são, na sua generalidade, os mesmos e facilita bastante a vida a algumas pessoas.
A folha deve ficar em PT.
Quanto a essa lei de o carro não poder estar cá mais de 180 dias, não passa de uma aberração como tantas outras.
Os 180 dias não são cá (neste caso, até são lá - na França!), mas sim em toda a EU (e outros países, obviamente)!
Havia de ser bonito, andarem todos como querem, com matriculas de qualquer pais; ia ser um "paraíso" para carros roubados, etc, etc...
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Originalmente Colocado por ASAS Ver PostO sistema, nem deve dar para colocar a matricula francesa (ou outra que não a portuguesa)...
Os 180 dias não são cá (neste caso, até são lá - na França!), mas sim em toda a EU (e outros países, obviamente)!
Havia de ser bonito, andarem todos como querem, com matriculas de qualquer pais; ia ser um "paraíso" para carros roubados, etc, etc...
O paraíso para os carros roubados seria igual ao que é
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostNão sei se dá ou não, mas lá que estava um Safrane de matrícula francesa a fazer a IPO, lá isso estava .
O paraíso para os carros roubados seria igual ao que é
As autoridades locais (de cada país) não conseguem (por enquanto!), aceder às bases de dados das matriculas estrangeiras, e, isso é sempre complicado (principalmente, quando vêem algum carro suspeito e não conseguem ver os dados do mesmo); se não houvesse nenhum controlo nem regra, ainda seria bem pior...
Um amigo meu apanhou uma multa de 1500€ (e carro apreendido) por andar mais de 1 ano com o carro com matricula portuguesa em Tenerife!
Lá foi fácil de provar: os papeis do ferry mostraram que o carro já lá estava há mais de 180 dias...
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Originalmente Colocado por ASAS Ver PostAchas?!
As autoridades locais (de cada país) não conseguem (por enquanto!), aceder às bases de dados das matriculas estrangeiras, e, isso é sempre complicado (principalmente, quando vêem algum carro suspeito e não conseguem ver os dados do mesmo); se não houvesse nenhum controlo nem regra, ainda seria bem pior...
Um amigo meu apanhou uma multa de 1500€ (e carro apreendido) por andar mais de 1 ano com o carro com matricula portuguesa em Tenerife!
Lá foi fácil de provar: os papeis do ferry mostraram que o carro já lá estava há mais de 180 dias...
Bastaria a criação de uma base de dados comum para ultrapassar essa questão e abolir essa aberração.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostAcho que todos sabemos a razão pela qual essa regra existe, e nada tem a ver com prevenção de furtos.
Bastaria a criação de uma base de dados comum para ultrapassar essa questão e abolir essa aberração.
Já estão a criar uma base de dados interligada, com a rede europeia de radares (que ainda vai ser "pior" - mais controlo)!
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Originalmente Colocado por ASAS Ver PostPara que é, além do controlo?
Já estão a criar uma base de dados interligada, com a rede europeia de radares (que ainda vai ser "pior" - mais controlo)!
Quanto aos roubos, há tanta forma de matar pulgas que acredito que os verdadeiros profissionais não são apanhados. Documentos de carros estampados, documentos ficticios...
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostImpostos, dificultando a compra de carro noutro país e assim "fugir" aos impostos no país onde vivas. Em que é que a prova de que chegou há menos de 180 dias adianta numa suspeita de roubo?
Quanto aos roubos, há tanta forma de matar pulgas que acredito que os verdadeiros profissionais não são apanhados. Documentos de carros estampados, documentos ficticios...
Não adianta?
Pois, os verdadeiros profissionais, mas, sem qualquer controlo, se calhar, não era preciso ser profissional...
Já tenho visto por Portugal algumas viaturas com matriculas de leste muito suspeitas (Rússia, Ucrânia, Roménia, Moldávia, etc)...
Se não houvesse essa limitação, era uma festa...
Depois, também há os problemas dos seguros, (e da IPO!!), etc, etc!!
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Originalmente Colocado por ASAS Ver PostMas, na maioria dos países (principalmente os grandes fabricantes, como Alemanha, França, Itália, Espanha), não tem grandes impostos nos automóveis (além do IVA)!!
Não adianta?
Pois, os verdadeiros profissionais, mas, sem qualquer controlo, se calhar, não era preciso ser profissional...
Já tenho visto por Portugal algumas viaturas com matriculas de leste muito suspeitas (Rússia, Ucrânia, Roménia, Moldávia, etc)...
Se não houvesse essa limitação, era uma festa...
Depois, também há os problemas dos seguros, (e da IPO!!), etc, etc!!
acho que vês problemas onde eles não existem . Quanto aos seguros, é mais uma não questão e a da IPO então...
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Originalmente Colocado por revodka Ver Postquanto ao seguro tens d t informar, o meu seguro so é valido por 2 meses no estrangeiro.
quanto ao facto de não haver controlo nas fronteiras, deves poder andar o tempo q quiseres no estrangeiro sem problemas, a não ser q haja controlo nas fronteiras, ferries etc..
Afinal há regras, ou faz-se o que se quer?!
Já disse que são 180 dias!
Esses "maus" concelhos são muito bonitos, mas depois, quando as coisas dão para o torto, lamentam-se....
Há mais controlo do que alguns pensam... e, quando houver alguma fiscalização, o condutor tem de mostrar que na data x não estava naquele país... na primeira vez costumam tolerar, mas depois...Editado pela última vez por ASAS; 15 July 2013, 23:23.
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Originalmente Colocado por ASAS Ver PostE inspecções normais, é possível fazer?!
Em Portugal , um carro estrangeiro , pode fazer cá a inspecção normal e , a mesma é válida , nos termos da nossa legislação. Agora , lá fora , não sei como funciona, irá em princípoio depender da legislação de cada país.
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