Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viagem Portugal - Suíça -> Cuidados a ter (ex.: radares?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Viagem Portugal - Suíça -> Cuidados a ter (ex.: radares?

    Caros colegas de fórum,

    Daqui a pouco mais de duas semanas farei uma viagem entre a minha cidade, no Norte de Portugal, e a Suíça.

    O que eu gostaria de saber, é quais os cuidados a ter nesta viagem, particularmente em relação aos radares. A viagem é para ser feita em dois dias mas mesmo assim não me apetecia muito circular apenas a 120 km/h, sob pena de adormecer ao volante. Poderei descarregar alguma aplicação para smartphone com os radares? Sendo certo que apenas abrangeria os fixos, por isso tenho de contar também com os móveis. Qual será a margem de tolerância dos radares em Espanha / França? Na Suíça penso que esta tolerância inexista.

    Quanto à manutenção, já fiz a mudança de óleo e dos filtros de ar, óleo, combustível e habitáculo. Será que me aconselham a levar também uma cabeça de motor?
    O meu 2.0 TDi até à presente data tem sido fiável

    Obrigado a todos.

    #2
    Por experiência própria aconselho-te mesmo a obedecer os limites de velocidade, principalmente em Espanha e França.

    Se as portagens já são caras, as multas são mesmo a DOER. Na Suíça nem é preciso avisar, pois a tolerância é zero mesmo

    Vais reparar que na Espanha e França, nas AE´s anda tudo a 120/130km/h

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
      Caros colegas de fórum,

      Daqui a pouco mais de duas semanas farei uma viagem entre a minha cidade, no Norte de Portugal, e a Suíça.

      O que eu gostaria de saber, é quais os cuidados a ter nesta viagem, particularmente em relação aos radares. A viagem é para ser feita em dois dias mas mesmo assim não me apetecia muito circular apenas a 120 km/h, sob pena de adormecer ao volante. Poderei descarregar alguma aplicação para smartphone com os radares? Sendo certo que apenas abrangeria os fixos, por isso tenho de contar também com os móveis. Qual será a margem de tolerância dos radares em Espanha / França? Na Suíça penso que esta tolerância inexista.

      Quanto à manutenção, já fiz a mudança de óleo e dos filtros de ar, óleo, combustível e habitáculo. Será que me aconselham a levar também uma cabeça de motor?
      O meu 2.0 TDi até à presente data tem sido fiável

      Obrigado a todos.
      Quem adormece ao volante a 120km/h, não reúne as aptidões minimas para conduzir. O melhor é entregar o volante a outro, ou usar um meio de transporte público.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
        Quem adormece ao volante a 120km/h, não reúne as aptidões minimas para conduzir. O melhor é entregar o volante a outro, ou usar um meio de transporte público.
        Muito bem.
        Uma verdade simples e directa...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Kasinski Ver Post
          Por experiência própria aconselho-te mesmo a obedecer os limites de velocidade, principalmente em Espanha e França.

          Se as portagens já são caras, as multas são mesmo a DOER. Na Suíça nem é preciso avisar, pois a tolerância é zero mesmo

          Vais reparar que na Espanha e França, nas AE´s anda tudo a 120/130km/h
          Segundo sei, na França a velocidade máxima permitida é de 130km/h. A minha dúvida era se havia qualquer tipo de tolerância, visto que já ouvi pessoas a dizer que iam a 170/180 de noite por aí fora e nunca foram multadas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
            Quem adormece ao volante a 120km/h, não reúne as aptidões minimas para conduzir. O melhor é entregar o volante a outro, ou usar um meio de transporte público.
            Acho que a tua resposta foi um pouco desnecessária. O "adormecer" foi simplesmente uma força de expressão. Já percorri centenas de milhar de quilómetros e nunca adormeci ao volante. O que eu queria dizer era que se fosse sempre a 120km/h parecia que nunca lá chegava, pelo que gostaria de saber se seria viável ultrapassar um bocado esse limite.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
              Segundo sei, na França a velocidade máxima permitida é de 130km/h. A minha dúvida era se havia qualquer tipo de tolerância, visto que já ouvi pessoas a dizer que iam a 170/180 de noite por aí fora e nunca foram multadas.
              Em França a velocidade maxima permitida varia entre os 110 e os 130. Os radares fixos estao bem sinalizados. Os moveis ja se sabe...... ninguem sabe onde estao, mas por norma se nao excederes os 150 nao teras grandes problemas. No entanto nunca faças confiança a 100% no que te digo porque se quiserem pegar contigo....... pegam de qualquer forma.....

              Assim que entrares em solo helvetico, esquece os excessos de velocidade seja onde for. Aqui a tolerancia é Zero o ano todo e as multas sao a doer Ah.... outra coisa, na fronteira França-Suiça, para e compra a vinheta para a AE na Suiça, custa 35€ e podes andar o ano todo. Se fores apanhado sem a vinheta pagas 100CHF de multa e es obrigado a comprar na mesma.

              De resto, faz boa viagem e nao exites a parar sempre que o cansaço aperte Sao cerca de 2000kms de alcatrao a frente e apartir dos 1000 pra cima custa pra caraças

              Comentário


                #8
                Já fiz esse percurso 2 vezes.

                As minhas dicas seriam: actualmente cuidado com os controlos de velocidade, tanto em Espanha como em França.

                Dica à chico-esperto: não tens portagens na auto-estrada na Suiça. Tens a chamada vinheta de circulação. Se vais apenas utilizar a auto-estrada na ida e no regresso... a probabilidade de seres apanhado é reduzida

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                  Caros colegas de fórum,

                  Daqui a pouco mais de duas semanas farei uma viagem entre a minha cidade, no Norte de Portugal, e a Suíça.

                  O que eu gostaria de saber, é quais os cuidados a ter nesta viagem, particularmente em relação aos radares. A viagem é para ser feita em dois dias mas mesmo assim não me apetecia muito circular apenas a 120 km/h, sob pena de adormecer ao volante. Poderei descarregar alguma aplicação para smartphone com os radares? Sendo certo que apenas abrangeria os fixos, por isso tenho de contar também com os móveis. Qual será a margem de tolerância dos radares em Espanha / França? Na Suíça penso que esta tolerância inexista.

                  Quanto à manutenção, já fiz a mudança de óleo e dos filtros de ar, óleo, combustível e habitáculo. Será que me aconselham a levar também uma cabeça de motor?
                  O meu 2.0 TDi até à presente data tem sido fiável

                  Obrigado a todos.
                  Leva uma latinha de agua destilada, ou G12.

                  Qd chegares a portugal passa por um elefante azul ou parecido, para tirar a mosquitada da parte da frente do carro do radiador e do condensador do ar condicionado.

                  Além disso é uma boa altura para meter um depósito de gasóleo XPTO

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                    Em França a velocidade maxima permitida varia entre os 110 e os 130. Os radares fixos estao bem sinalizados. Os moveis ja se sabe...... ninguem sabe onde estao, mas por norma se nao excederes os 150 nao teras grandes problemas. No entanto nunca faças confiança a 100% no que te digo porque se quiserem pegar contigo....... pegam de qualquer forma.....

                    Assim que entrares em solo helvetico, esquece os excessos de velocidade seja onde for. Aqui a tolerancia é Zero o ano todo e as multas sao a doer Ah.... outra coisa, na fronteira França-Suiça, para e compra a vinheta para a AE na Suiça, custa 35€ e podes andar o ano todo. Se fores apanhado sem a vinheta pagas 100CHF de multa e es obrigado a comprar na mesma.

                    De resto, faz boa viagem e nao exites a parar sempre que o cansaço aperte Sao cerca de 2000kms de alcatrao a frente e apartir dos 1000 pra cima custa pra caraças
                    Quanto ao cansaço, estou a pensar parar para pernoitar aos 1000 quilómetros, porque senão começa a ser pesado
                    Pois, tolerância na Suíça já estava a contar que fosse zero mesmo... é verdade, a vinheta, se a comprar por estes dias, dura até quando?

                    Na Espanha estão sinalizados os radares fixos também?
                    Obrigado

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                      Já fiz esse percurso 2 vezes.

                      As minhas dicas seriam: actualmente cuidado com os controlos de velocidade, tanto em Espanha como em França.

                      Dica à chico-esperto: não tens portagens na auto-estrada na Suiça. Tens a chamada vinheta de circulação. Se vais apenas utilizar a auto-estrada na ida e no regresso... a probabilidade de seres apanhado é reduzida
                      Começo a chegar à conclusão que vou ter mesmo de ir a 120km/h o caminho todo

                      Obrigado pela dica, mas vou mesmo comprar a vinheta pois ficarei pela Suíça durante uns tempos

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                        Quanto ao cansaço, estou a pensar parar para pernoitar aos 1000 quilómetros, porque senão começa a ser pesado
                        Pois, tolerância na Suíça já estava a contar que fosse zero mesmo... é verdade, a vinheta, se a comprar por estes dias, dura até quando?

                        Na Espanha estão sinalizados os radares fixos também?
                        Obrigado


                        A vinheta é até final do ano.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                          Leva uma latinha de agua destilada, ou G12.

                          Qd chegares a portugal passa por um elefante azul ou parecido, para tirar a mosquitada da parte da frente do carro do radiador e do condensador do ar condicionado.

                          Além disso é uma boa altura para meter um depósito de gasóleo XPTO
                          Já estava a pensar levar o G12, pelo sim pelo não.

                          Meter gasóleo XPTO porquê? Lá fora o gasóleo é fraco?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            A vinheta é até final do ano.
                            Que chatice, mas pronto. O que vale é que também é barata. Aqui, se queremos ir até ao Algarve já pagamos mais do que o dinheiro da vinheta. Mas nós somos um país rico, é diferente

                            Comentário


                              #15
                              Circular a velocidades elevadas em viagens de longa distância é uma ilusão. O cansaço acumula-se com a necessidade de estar super-vigilante e ao fim de algum tempo tem de se parar com muita frequência ou fazer paragens muito prolongadas. Se se circular na ordem dos 120, segue-se o fluxo normal do trânsito e basta uma paragem de 10-15minutos de 2 em 2 horas e, depois de 1.000kms estamos frescos que nem uma alface.
                              Por vezes em viagens de férias pela europa, reparo em carros que passam por mim 4 e 5 vezes, ou seja, deslocam-se mais rápido mas a velocidade média acaba por ser a mesma. Nos últimos anos vejo isso muito raramente, ou seja, parece que o pessoal cumpre cada vez mais os limites de velocidade. Eu costumo circular à velocidade máxima permitida e mesmo assim, o ano passado em França, vi uma flashada de frente, mas, como ia a ser ultrapassado por uma mota fiquei sem saber se era para mim ou para a mota, ia a 110 mas pode ter havido algum sinal que me escapou.
                              Por isso, muito cuidado, cumpre os limites de velocidade, faz umas paragens de 2 em 2 horas para beber uns cafézitos para acordar e, se gostas de conduzir vais ver que até é agradável. Não te esqueças de um bom GPS. Fala a voz da experiência, já percorri toda a europa, desde a Noruega até à Grécia e até hoje só fui multado uma vez (e não paguei), em Lérida num estacionamento que eu pensava que era gratuito ao sábado.
                              O meu post anterior foi uma terapia de choque, para avisar que não se pode brincar, senão, a brincadeira pode ter graves consequências.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                Circular a velocidades elevadas em viagens de longa distância é uma ilusão. O cansaço acumula-se com a necessidade de estar super-vigilante e ao fim de algum tempo tem de se parar com muita frequência ou fazer paragens muito prolongadas. Se se circular na ordem dos 120, segue-se o fluxo normal do trânsito e basta uma paragem de 10-15minutos de 2 em 2 horas e, depois de 1.000kms estamos frescos que nem uma alface.
                                Por vezes em viagens de férias pela europa, reparo em carros que passam por mim 4 e 5 vezes, ou seja, deslocam-se mais rápido mas a velocidade média acaba por ser a mesma. Nos últimos anos vejo isso muito raramente, ou seja, parece que o pessoal cumpre cada vez mais os limites de velocidade. Eu costumo circular à velocidade máxima permitida e mesmo assim, o ano passado em França, vi uma flashada de frente, mas, como ia a ser ultrapassado por uma mota fiquei sem saber se era para mim ou para a mota, ia a 110 mas pode ter havido algum sinal que me escapou.
                                Por isso, muito cuidado, cumpre os limites de velocidade, faz umas paragens de 2 em 2 horas para beber uns cafézitos para acordar e, se gostas de conduzir vais ver que até é agradável. Não te esqueças de um bom GPS. Fala a voz da experiência, já percorri toda a europa, desde a Noruega até à Grécia e até hoje só fui multado uma vez (e não paguei), em Lérida num estacionamento que eu pensava que era gratuito ao sábado.
                                O meu post anterior foi uma terapia de choque, para avisar que não se pode brincar, senão, a brincadeira pode ter graves consequências.
                                Ao contrário do teu anterior post, gostei imenso deste, obrigado pela ajuda

                                De facto, o tu dizes faz todo o sentido, andar a maior velocidade requer muito mais atenção o que irá acarretar mais cansaço.
                                Felizmente o meu carro tem cruise-control, o que sempre ajudará numa viagem mais longa, porque ir sempre ali com o pé certinho no acelerador cansa um bocado.
                                A minha ideia nunca seria circular a 180km/h, até porque quero fazer uma boa média de consumo. A ideia seria fixar o cruise-control nos 130/140km/h a ver se seria seguro não ser apanhado nos radares.

                                Quanto ao gps, tenho um tom-tom go 910. Já tem uns anitos mas é jeitosinho o equipamento.

                                Comentário


                                  #17
                                  Os radares fixos em Espanha estão assinalados (normalmente estão em pórticos) e em França também mas em câmaras na berma.

                                  Espanha


                                  França

                                  Se vires estas placas tens radar fixo à frente.

                                  Leva muita água para beber em garrafas de máximo 0,5 l. São mais fáceis de manusear quande se vai a conduzir. Para a cada 2 ou 3 horas para a mija.

                                  Quando começares a viagem tenta não passar dos 110 na primeira hora (depois quando fores a 120 vai-te parecer que vais bem depressa.

                                  Os limites em França são 110 a chover e 130 com bom tempo. Alguns troços são 110.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                    Os radares fixos em Espanha estão assinalados (normalmente estão em pórticos) e em França também mas em câmaras na berma.


                                    Se vires estas placas tens radar fixo à frente.

                                    Leva muita água para beber em garrafas de máximo 0,5 l. São mais fáceis de manusear quande se vai a conduzir. Para a cada 2 ou 3 horas para a mija.

                                    Quando começares a viagem tenta não passar dos 110 na primeira hora (depois quando fores a 120 vai-te parecer que vais bem depressa.

                                    Os limites em França são 110 a chover e 130 com bom tempo. Alguns troços são 110.
                                    Não sabia que assinalavam os radares fixos com pórtico Vendo esse pórtico, espera-se um radar dentro de 5 km's, não?

                                    Existe um limite de velocidade diferenciado entre à chuva e com bom tempo em França? Que esquisito. Tenho de ver se chove ou não quando eu for

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                      Não sabia que assinalavam os radares fixos com pórtico Vendo esse pórtico, espera-se um radar dentro de 5 km's, não?

                                      Existe um limite de velocidade diferenciado entre à chuva e com bom tempo em França? Que esquisito. Tenho de ver se chove ou não quando eu for
                                      Sim, estes são assinalados e bem assinalados, por isso só "cai" quem quer. Por norma estão no raio de 1 km após o aviso.

                                      O problema são os radares móveis, que nunca sabes onde estão.

                                      Basicamente é o que foi dito: vais ver que anda tudo a 120-130 kmh e isso obviamente tem os seus motivos, o pessoal já sabe que a andar bem és multado.

                                      Claro que se não tem problemas com multas ou queres arriscar és livre para o fazer

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Kasinski Ver Post
                                        Sim, estes são assinalados e bem assinalados, por isso só "cai" quem quer. Por norma estão no raio de 1 km após o aviso.

                                        O problema são os radares móveis, que nunca sabes onde estão.

                                        Basicamente é o que foi dito: vais ver que anda tudo a 120-130 kmh e isso obviamente tem os seus motivos, o pessoal já sabe que a andar bem és multado.

                                        Claro que se não tem problemas com multas ou queres arriscar és livre para o fazer
                                        Problemas tenho, pois não quero apanhar com multas

                                        Mas acho que deve haver qualquer margem de tolerância para velocidades, mesmo em Espanha. Após uma pequena busca no fórum encontrei um tópico que dizia isto: "Tráfico comienza a multar en autopista a los coches que circulen a más de 133 km por hora"

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                          Problemas tenho, pois não quero apanhar com multas

                                          Mas acho que deve haver qualquer margem de tolerância para velocidades, mesmo em Espanha. Após uma pequena busca no fórum encontrei um tópico que dizia isto: "Tráfico comienza a multar en autopista a los coches que circulen a más de 133 km por hora"
                                          Sim, margem de tolerância sempre há, e obviamente podes sempre arriscar um pouco.

                                          O que costumo fazer, em Espanha é ir atrás de um carro local que esteja a andar bem e mantenho-me ali a alguma distância. Por vezes consigo ir a andar bem mesmo durante umas boas dezenas de kms.

                                          França e Suíça nunca arrisco mesmo. Em França já bastam as portagens caríssimas

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tabela de multas em França

                                            Classe Tarif minoré Tarif normal Tarif majoré Tarif maximal Infraction
                                            1re classe - 11 € 33 € 38 € - Non présentation des papiers obligatoires
                                            - À noter, le montant des contraventions de 1ère classe relatives au non respect des règles de stationnement est de17 €
                                            2e classe 22 € 35 € 75 € 150 € - Circulation sur la bande d'arrêt d'urgence
                                            - Changement de direction sans clignotant
                                            - Non paiement d'un péage routier
                                            - Utilisation abusive du klaxon
                                            - Circulation dans une voie de bus
                                            - Absence de la vignette d'assurance
                                            3e classe 45 € 68 € 180 € 450 € - Excès de vitesse inférieur à 20 km/h
                                            si la vitesse maximum autorisée est supérieure
                                            à 50 km/h
                                            - Conduite avec des freins non conformes
                                            4e classe 90 € 135 € 375 € 750 € - Excès de vitesse inférieur à 50 km/h
                                            - Usage d'un téléphone en conduisant
                                            - Conduite en état d’ivresse avérée (entre 0,5
                                            et 0,79 g par litre de sang) ou manifeste
                                            - Non port de la ceinture de sécurité
                                            - Non port d'un casque de sécurité homologué
                                            - Refus de priorité
                                            - Non respect d’un feu ou d’un stop
                                            - Non respect d’une ligne continue
                                            - Circulation en sens interdit
                                            - Arrêt ou stationnement dangereux
                                            - Défaut de visite technique
                                            - Non respect des distances de sécurité
                                            - Dépassement dangereux
                                            - Chevauchement ou franchissement de la ligne continue
                                            - Circulation sans éclairage la nuit ou
                                            par visibilité insuffisante
                                            5e classe - - - 1500 €
                                            3000 € si récidive
                                            - Excès de vitesse supérieur à 50 km/h
                                            - Accident involontaire causant à autrui une
                                            incapacité de travail de moins de 3 mois
                                            - Usage ou détention d'un détecteur de radar
                                            - Défaut d'assurance

                                            Para o pagamento imediato é considerado o valor mais baixo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Kasinski Ver Post
                                              Sim, margem de tolerância sempre há, e obviamente podes sempre arriscar um pouco.

                                              O que costumo fazer, em Espanha é ir atrás de um carro local que esteja a andar bem e mantenho-me ali a alguma distância. Por vezes consigo ir a andar bem mesmo durante umas boas dezenas de kms.

                                              França e Suíça nunca arrisco mesmo. Em França já bastam as portagens caríssimas
                                              Isso é uma boa tática
                                              Vou ver se me aguento nos 130km/h (de ponteiro).. acho que a essa velocidade não me vão multar, mal corre, bolas.

                                              No que toca ao kit de luzes, faz mesmo falta, ou eles não perdoam a um carro português?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                                Tabela de multas em França

                                                Classe Tarif minoré Tarif normal Tarif majoré Tarif maximal Infraction
                                                1re classe - 11 € 33 € 38 € - Non présentation des papiers obligatoires
                                                - À noter, le montant des contraventions de 1ère classe relatives au non respect des règles de stationnement est de17 €
                                                2e classe 22 € 35 € 75 € 150 € - Circulation sur la bande d'arrêt d'urgence
                                                - Changement de direction sans clignotant
                                                - Non paiement d'un péage routier
                                                - Utilisation abusive du klaxon
                                                - Circulation dans une voie de bus
                                                - Absence de la vignette d'assurance
                                                3e classe 45 € 68 € 180 € 450 € - Excès de vitesse inférieur à 20 km/h
                                                si la vitesse maximum autorisée est supérieure
                                                à 50 km/h
                                                - Conduite avec des freins non conformes
                                                4e classe 90 € 135 € 375 € 750 € - Excès de vitesse inférieur à 50 km/h
                                                - Usage d'un téléphone en conduisant
                                                - Conduite en état d’ivresse avérée (entre 0,5
                                                et 0,79 g par litre de sang) ou manifeste
                                                - Non port de la ceinture de sécurité
                                                - Non port d'un casque de sécurité homologué
                                                - Refus de priorité
                                                - Non respect d’un feu ou d’un stop
                                                - Non respect d’une ligne continue
                                                - Circulation en sens interdit
                                                - Arrêt ou stationnement dangereux
                                                - Défaut de visite technique
                                                - Non respect des distances de sécurité
                                                - Dépassement dangereux
                                                - Chevauchement ou franchissement de la ligne continue
                                                - Circulation sans éclairage la nuit ou
                                                par visibilité insuffisante
                                                5e classe - - - 1500 €
                                                3000 € si récidive
                                                - Excès de vitesse supérieur à 50 km/h
                                                - Accident involontaire causant à autrui une
                                                incapacité de travail de moins de 3 mois
                                                - Usage ou détention d'un détecteur de radar
                                                - Défaut d'assurance

                                                Para o pagamento imediato é considerado o valor mais baixo
                                                Obrigado pela tabela

                                                90€ não me parece muito para uma multa a circular a menos de 50km/h acima do limite de velocidade. Para o que eles ganham, nós pagamos bem mais proporcionalmente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                                  Isso é uma boa tática
                                                  Vou ver se me aguento nos 130km/h (de ponteiro).. acho que a essa velocidade não me vão multar, mal corre, bolas.

                                                  No que toca ao kit de luzes, faz mesmo falta, ou eles não perdoam a um carro português?
                                                  Nunca pediram-me(porque nunca fui parado), mas é obrigatório, assim como também comprei os testes de alcoolemia para a França(que entretanto nao sei se ainda são obrigatórios).

                                                  Mais vale estar prevenido do que levar com multas!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                                    Isso é uma boa tática
                                                    Vou ver se me aguento nos 130km/h (de ponteiro).. acho que a essa velocidade não me vão multar, mal corre, bolas.

                                                    No que toca ao kit de luzes, faz mesmo falta, ou eles não perdoam a um carro português?
                                                    Qual kit de luzes?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                                      Obrigado pela tabela

                                                      90€ não me parece muito para uma multa a circular a menos de 50km/h acima do limite de velocidade. Para o que eles ganham, nós pagamos bem mais proporcionalmente.
                                                      Mas são logo 4 pontos da carta que vão à vida (em 12)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Kasinski Ver Post
                                                        Nunca pediram-me(porque nunca fui parado), mas é obrigatório, assim como também comprei os testes de alcoolemia para a França(que entretanto nao sei se ainda são obrigatórios).

                                                        Mais vale estar prevenido do que levar com multas!
                                                        Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                        Qual kit de luzes?
                                                        Dizem que em Espanha é obrigatório um kit de luzes. Nunca percebi porquê, porque a maioria das pessoas é incapaz de as mudar sem ir a um mecânico.

                                                        Eu também nem sei quanto custa um kit de luzes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                                          Mas são logo 4 pontos da carta que vão à vida (em 12)
                                                          4 pontos em 12? E ao fim dos 12 ficas sem carta?

                                                          Sabes se em Espanha sempre existe a tal tolerância de 133km/h?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                                            4 pontos em 12? E ao fim dos 12 ficas sem carta?

                                                            Sabes se em Espanha sempre existe a tal tolerância de 133km/h?


                                                            Sim, para quem tem carta francesa, ficando sem pontos, fica sem carta.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X