Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda/Seguro/Peritagens.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Acidente] Ajuda/Seguro/Peritagens.

    Boa tarde,

    Abro este tópico no seguimento deste http://forum.autohoje.com/road-book/...-opinioes.html e abro apenas para ter mais visibilidade para que tenha ajuda.

    Como podem verificar no link a cima, tive um acidente do qual a responsabilidade caiu totalmente sobre a outra condutora, de todo o modo o processo tem sido tudo menos pacifico. Vou enumerar por tópicos para tentar ser o mais claro possível.

    Dia 5 de Julho - 1º Peritagem, o perito mencionou que as peças a arranjar seriam, parachoques, reparação de jante e alinhamento de direção. Prazo de reparação 1 dia e o carro pode circular normalmente. O carro foi de reboque, com as luzes do painel todas ligadas, ABS, ESP e Airbags e direção completamente desalinhada. Tive que contestar, o que demorou 48h até receber resposta fora a deslocação que tive que fazer até à oficina para pedir encarecidamente que pedissem aditamento ao orçamento.

    Dia 10 de Julho - 2º Peritagem, o perito voltou novamente à oficina e para além das peças já mencionadas na 1º peritagem, o carro tem que levar uma caixa de direção nova, que só chega na próxima quinta-feira ( dia18). Aguardar mais uns dias...

    Dia 22 de Julho - Ligo para a oficina para saber novidades e afinal são precisas mais peças!! O perito iria passar neste mesmo dia à tarde. As peças são travão disco, pastilhas, e rolamento/cubo. Já de tarde recebo um telefonema da parte da oficina a confirmar que a seguradora vai pagar tudo. Cito palavras da recepcinosta ( Ainda vai ser beneficiado já viu?! A seguradora vai pagar um par de discos e pastilhas novas) enfim...

    Dia 24 de Julho (Hoje) - Pensado eu ter o carro despachado esta 5f ou no máximo 6f, ligam-me da oficina que o perito tinha mudado de ideias e que eu teria que pagar 25% do disco e da pastilha do lado esquerdo..

    Pergunto eu..isto é normal? Estou demasiado chateado e aborrecido com esta situação toda e não vejo a hora de ter novamente o meu carro! Terei eu que pagar 25% de material que só se vende ao par? Que culpa tenho eu que o disco tenha empenado no acidente?

    A quem souber ou quem já passou por situação semelhante..espero feedback, um obrigado.

    Cumprimentos.

    #2
    Ninguém?

    Comentário


      #3
      Parece uma daquelas situações de ver o copo meio cheio/meio vazio.

      Tu vês a situação como teres que pagar 25%, provavelmente há quem veja como "ganhares" 75% do valor de uma peça, que ainda tem algum custo.

      O que é previsto legalmente é que o responsável reponha a situação anterior ao sinistro, reparando a viatura e colocando a mesma como estava. Teoricamente não deve haver uma perda/ganho para o lesado.

      Isto onde é mais comum é em pneus.
      No acidente rebenta o pneu direito, já com um desgaste acentuado. O responsável só pode substituir este, vai lá por um usado como mesmo desgaste? Ao colocar um novo, podemos ver como uma "melhoria". E o do outro lado, não pode ter perfil diferente e ainda para mais, muitas vezes já as marcas mudaram de rasto ou modelo...
      É quando aparecem este tipo de proposta, colocar dois pneus, novos, mas retirar uma percentagem face ao desgaste que o antigo apresentava.

      Parece-me mais "abusivo" apenas pretender assumir o pneu danificado.

      Preferias que comprasse o par mas só colocasse o danificado, "guardando" o outro?

      Comentário


        #4
        Valium obrigado pela tua resposta.

        De realçar que o perito mudou o aditamento. Quando tive conhecimento que 25% das peças estavam a meu cargo, já as peças estavam colocadas! A própria oficina na 2feira comunicou-me que o seguro responsabilizava-se totalmente pelas peças.

        Eu até compreendo o teu exemplo relativamente aos pneus, mas se não tenho qualquer tipo de responsabilidade no acidente porque haverei de estar encarregue de 25% das peças?!

        Eu não estou a ganhar nada com esta situação, não é por um disco e uma pastilha, mas sim pela atitude do perito/oficina. Até estou é a perder, várias deslocações à oficina, dezenas de telefonemas, tempo perdido, etc etc..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Brabus Ver Post
          ...
          De realçar que o perito mudou o aditamento. Quando tive conhecimento que 25% das peças estavam a meu cargo, já as peças estavam colocadas! A própria oficina na 2feira comunicou-me que o seguro responsabilizava-se totalmente pelas peças.

          ...

          Eu não estou a ganhar nada com esta situação, não é por um disco e uma pastilha, mas sim pela atitude do perito/oficina. Até estou é a perder, várias deslocações à oficina, dezenas de telefonemas, tempo perdido, etc etc..
          Obviamente que não estou a avaliar a atitude do perito/oficina.

          De todas as peças obviamente que não deves pagar, só estou a referir-me às que, supostamente, não seria necessário mexer, não fossem questões de segurança/técnicas, como é o caso dos pneus ou discos.

          Um deles estarias a receber "de borla".

          Tenta expor junto da companhia para ver se aceitam liquidar totalmente ou não. Sendo irredutíveis terás que recorrer para a via judicial/arbitral.
          Editado pela última vez por Valium; 25 July 2013, 14:05.

          Comentário


            #6
            As seguradoras não pagam a totalidade das peças de desgaste. Deduzem uma percentagem do valor da peça consoante o desgaste. Está no contracto que assinaste com eles!

            Consoante o perito/seguradora e a "arte" da oficina, consegue-se valorizar a troca dum amortecedor (por exemplo) para o valor que tu pagas pelo 2º não ser tão alto. Pode-se insistir para colocar um amortecedor de origem, e com esse valor consegue-se comprar 2 de qualidade equivalente, isto se tu autorizares. o perito pode aceitar ou não. Fora isso, a oficina não pode fazer nada.

            Portanto, agora podes pedir os varios relatorios de peritagem à oficina (é um direito teu), verificas a qualidade do material pago vs material colocado, e insistes junto da seguradora para anularem o ultimo relatório, porque te informaram que não terias nada a pagar e tens os relatorios a confirmar isso mesmo.
            A oficina naturalmente não te vai deixar levar o carro sem pagar o valor em falta. Ou consegues que a seguradora anule o ultimo relatorio rápidamente, ou então estás sujeito a ficar sem carro mais tempo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
              As seguradoras não pagam a totalidade das peças de desgaste. Deduzem uma percentagem do valor da peça consoante o desgaste. Está no contracto que assinaste com eles!

              ...
              Estamos a falar em termos de responsabilidade de terceiros e não, de seguros próprios.
              E a dedução também depende um pouco do segurador e do tipo de peça.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                As seguradoras não pagam a totalidade das peças de desgaste. Deduzem uma percentagem do valor da peça consoante o desgaste. Está no contracto que assinaste com eles!

                Consoante o perito/seguradora e a "arte" da oficina, consegue-se valorizar a troca dum amortecedor (por exemplo) para o valor que tu pagas pelo 2º não ser tão alto. Pode-se insistir para colocar um amortecedor de origem, e com esse valor consegue-se comprar 2 de qualidade equivalente, isto se tu autorizares. o perito pode aceitar ou não. Fora isso, a oficina não pode fazer nada.

                Portanto, agora podes pedir os varios relatorios de peritagem à oficina (é um direito teu), verificas a qualidade do material pago vs material colocado, e insistes junto da seguradora para anularem o ultimo relatório, porque te informaram que não terias nada a pagar e tens os relatorios a confirmar isso mesmo.
                A oficina naturalmente não te vai deixar levar o carro sem pagar o valor em falta. Ou consegues que a seguradora anule o ultimo relatorio rápidamente, ou então estás sujeito a ficar sem carro mais tempo.
                Obrigado pelo esclarecimento Eliselotus

                Entretanto a situação já foi actualizada...para pior! Parece que o perito anda a brincar e mandou a oficina debitar-me totalmente o encargo com as pastilhas de travão e apenas 20% nos discos!

                De realçar que eu não dei qualquer tipo de autorização para que fossem colocadas qualquer tipo de peças a meu encargo.

                Eles tem autoridade suficiente para não me deixarem levantar o carro? Os recepcionistas sabem perfeitamente aquilo que falaram comigo ao telefone e pessoalmente, ou seja, que a seguradora se responsabilizava totalmente pelas peças da 3ºperitagem. Sou completamente alheio a toda essa situação e nem pretendo pagar valor algum, seja ele 10€ ou 20€ .
                Editado pela última vez por Brabus; 26 July 2013, 13:51.

                Comentário


                  #9
                  Fiquei um pouco confuso com isto, as peças que o "perito" "mandou" a oficina debitar-te foram colocadas por iniciativa de quem e com autorização de quem?

                  Essas peças foram danificadas pelo acidente? O carro circulava sem problemas antes do acidente com as outras que lá estavam?

                  Acho um bocado abusivo, para não dizer outra coisa, que o dito perito decida e autorize a montagem de peças e depois mande a oficina debitar-te. No meio disto tudo ainda estás com sorte, podia mandar pintar o carro todo, trocar os 4 pneus, fazer um upgrade de motor e mandar-te a conta

                  Acho que não perdes nada se fizeres uma exposição para aqui ISP - Apoio ao Consumidor

                  Se te dirigires aqui CIMPAS - Centro de Informao, Mediao, Provedoria e Arbitragem de Seguros também normalmente te dão andamento à questão.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Brabus Ver Post
                    Obrigado pelo esclarecimento Eliselotus

                    Entretanto a situação já foi actualizada...para pior! Parece que o perito anda a brincar e mandou a oficina debitar-me totalmente o encargo com as pastilhas de travão e apenas 20% nos discos!

                    De realçar que eu não dei qualquer tipo de autorização para que fossem colocadas qualquer tipo de peças a meu encargo.

                    Eles tem autoridade suficiente para não me deixarem levantar o carro? Os recepcionistas sabem perfeitamente aquilo que falaram comigo ao telefone e pessoalmente, ou seja, que a seguradora se responsabilizava totalmente pelas peças da 3ºperitagem. Sou completamente alheio a toda essa situação e nem pretendo pagar valor algum, seja ele 10€ ou 20€ .
                    Imagina que a conta total são 1000€, dos quais o perito disse que a seguradora paga 800€. Enquanto tu não pagares os 200€ que faltam, eles têm autoridade para não te deixarem levantar o carro. Aliás, um rececionista de oficina que faça isso, vê o patrão debitar-lhe os 200€ diretamente do ordenado!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                      Imagina que a conta total são 1000€, dos quais o perito disse que a seguradora paga 800€. Enquanto tu não pagares os 200€ que faltam, eles têm autoridade para não te deixarem levantar o carro. Aliás, um rececionista de oficina que faça isso, vê o patrão debitar-lhe os 200€ diretamente do ordenado!
                      Tinha ideia que não podiam reter o carro, podem declarar-te devedor mas não te podem "apreender" o carro...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                        Imagina que a conta total são 1000€, dos quais o perito disse que a seguradora paga 800€. Enquanto tu não pagares os 200€ que faltam, eles têm autoridade para não te deixarem levantar o carro. Aliás, um rececionista de oficina que faça isso, vê o patrão debitar-lhe os 200€ diretamente do ordenado!
                        Originalmente Colocado por xiko Ver Post
                        Tinha ideia que não podiam reter o carro, podem declarar-te devedor mas não te podem "apreender" o carro...
                        Aqui já entramos num outro plano, estando a oficina a utilizar um direito que é o direito de retenção.
                        Teoricamente os requisitos estão lá todos (dúvida para o valor do bem vs valor em dívida).

                        O que eu faria:
                        - informava a companhia que não concordava com este débitos;
                        - porque a viatura é necessaria ira proceder ao levantamento da mesma;
                        - no levantamento por norma é dado um papel para assinar, fazia essa ressalva nesse papel;
                        - com a fatura reclamava junto do segurador;
                        - Ativar cobertura "ajuda juridica" ou analisar ida para o CIMPAS.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por xiko Ver Post
                          Fiquei um pouco confuso com isto, as peças que o "perito" "mandou" a oficina debitar-te foram colocadas por iniciativa de quem e com autorização de quem?

                          Essas peças foram danificadas pelo acidente? O carro circulava sem problemas antes do acidente com as outras que lá estavam?

                          Acho um bocado abusivo, para não dizer outra coisa, que o dito perito decida e autorize a montagem de peças e depois mande a oficina debitar-te. No meio disto tudo ainda estás com sorte, podia mandar pintar o carro todo, trocar os 4 pneus, fazer um upgrade de motor e mandar-te a conta

                          Acho que não perdes nada se fizeres uma exposição para aqui ISP - Apoio ao Consumidor

                          Se te dirigires aqui CIMPAS - Centro de Informao, Mediao, Provedoria e Arbitragem de Seguros também normalmente te dão andamento à questão.
                          O perito deu o sim em como a seguradora seria a responsável por todos as peças a 100% e a oficina por sua vez comunicou-me essa decisão.

                          As peças que estão a querer cobrar ( Par de discos e par de pastilhas) são vendidas aos pares como é normal, mas apenas um disco sofreu empeno devido ao acidente.

                          Obrigado, irei concerteza fazer uma exposição do que se passou.

                          Cumprimentos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            Aqui já entramos num outro plano, estando a oficina a utilizar um direito que é o direito de retenção.
                            Teoricamente os requisitos estão lá todos (dúvida para o valor do bem vs valor em dívida).

                            O que eu faria:
                            - informava a companhia que não concordava com este débitos;
                            - porque a viatura é necessaria ira proceder ao levantamento da mesma;

                            - no levantamento por norma é dado um papel para assinar, fazia essa ressalva nesse papel;
                            - com a fatura reclamava junto do segurador;
                            - Ativar cobertura "ajuda juridica" ou analisar ida para o CIMPAS.

                            Já tratei dos pontos a blod.

                            Na segunda-feira irei levantar o carro ou não De qualquer modo irei fazer uma exposição do que se passou.

                            Mais uma vez obrigado Valium

                            Comentário


                              #15
                              Com tanta troca de relatórios, eu suspeito que alguem te está a tentar dar a volta.

                              Não acredito que o perito tenha ido 2x extra (nem conto com o aditamento inicial) à oficina para tratar de tostões! Muito estranho mesmo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                Com tanta troca de relatórios, eu suspeito que alguem te está a tentar dar a volta.

                                Não acredito que o perito tenha ido 2x extra (nem conto com o aditamento inicial) à oficina para tratar de tostões! Muito estranho mesmo
                                É realmente muito estranho. Já fiz 2 reclamações para a seguradora que por sua vez encaminharam para a empresa de peritagens..resta-me aguardar.

                                Todas as pessoas na oficina sabem perfeitamente aquilo que me comunicaram..de realçar que é uma oficina de marca conceituada, mas que deixam imenso a desejar.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X