Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Via verde. Mudança de classe. Impossivel?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Via verde. Mudança de classe. Impossivel?!

    Boa tarde a todos.

    Tenho um identificador de Via verde associado a um carro classe 1.
    Quero associar a uma mota (classe 5).

    Após contactar a Via verde vem a resposta inesperada: Não é possível mudar a classe do identificador e tenho de comprar um novo! WTF?!
    Aquilo não é um dispositivo electrónico?! Não basta alterar a classe no sistema central?!

    Agora não tenho outro carro para meter aquele identificador e o remédio que tenho é deitá-lo fora e comprar um novo!

    Já vos aconteceu?

    O fórum é frequentado por alguém da brisa que possa explicar isto?

    Isto não faz qualquer sentido.

    #2
    Fazer sentido não faz...mas que é assim que funciona, é!!!

    Comentário


      #3
      Já ouvi dizer que com o novo identificador, era possível. Com os antigos, nada feito. Sempre foi assim...

      Deve ser uma coisa muito difícil, ter uma drop-down box onde se coloca a classe que se quiser, associada a uma chave matrícula-id do identificador.

      Comentário


        #4
        Nem sabia que era assim!

        Comentário


          #5
          Acho que era ao contrário. Com os identificadores antigos era possivel essa troca, com os novos, não...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Real Ver Post
            Deve ser uma coisa muito difícil, ter uma drop-down box onde se coloca a classe que se quiser, associada a uma chave matrícula-id do identificador.
            A questão não é a dificuldade mas a rentabilidade!

            Comentário


              #7
              É mesmo assim, eu foi mais ao contrário o que é ainda mais inexplicável que a tua situação que até tem explicação.

              Ora bem, eu tinha uma via verde de motociclo (classe 5) e quando vendi a moto tentei mudar para classe 1 e colocar no meu carro. Disseram que não dava. Até hoje tenho lá a via verde, um dia que tenha outra mota lá colocarei lol

              Agora vou explicar o porquê de no teu caso até ter explicação, o dispositivo é igual realmente, no entanto, as vias verdes para motociclo trazem uma bolsa para colocar no braço e é estanque. As de carro não trazem isso.

              De qualquer forma isto é tudo uma maneira de eles te sacarem mais 25 ou 27 euros do bolso

              Comentário


                #8
                Há melhor ainda. Tinhas um monovolume abrangido pelas "excepções" que pagava Classe 1, e mudas de carro para um ligeiro Classe 1.
                Dizem-te que o identificador (ainda dos antigos) não serve porque é Classe 2 e é impossível mudar de Classe 2 para Classe 1.



                Mais 25 Euros!


                Outra "cómica" é os veículos Classe 2 com reboque passarem a Classe 3 ou 4, enquanto os Classe 1 ficam sempre Classe 1.

                Exemplo (exagerado):

                Um Bentley é Classe 1. Um Bentley com um reboque (mesmo de 2 eixos) que tenha um Bugatti em cima é classe 1.

                Uma Transit é Classe 2. Uma Transit com um atrelado de levar cães (um eixo) passa a Classe 3. Se o atrelado for de dois eixos (como alguns de levar carga ou animais) passa a Classe 4.


                Comentário


                  #9
                  Tanto disparate que se lé por aqui

                  A classe do identificador está num chip dentro do identificador, ou seja, os identificadores já são programdos de fábrica classe 1, 2, 3 etc... ou seja quando vos dão um na loja eles são escolhidos pela classe que estão a aderir.

                  Os antigos LDR não podem ser reprogramados, não suportam essa operação nem existem máquinas disponíveis para tal ao contrário dos novos MDR que podem ser reprogramados em qualquer loja.

                  Basta pensarem que se pegarem num identificador classe 2 e usarem numa viatura classe 1 automaticamente vão levar com um aviso na passagem e o sistema central não é contactado, é simplesmente comparada a classe que é lida do identificador com o número de eixos de tectado.

                  Não existe qualquer má fé por parte da VVP, na altura da criação da mesma a tecnologia disponível era aquela, agora é mais evoluída e permite mais operações.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                    Tanto disparate que se lé por aqui

                    A classe do identificador está num chip dentro do identificador, ou seja, os identificadores já são programdos de fábrica classe 1, 2, 3 etc... ou seja quando vos dão um na loja eles são escolhidos pela classe que estão a aderir.

                    Os antigos LDR não podem ser reprogramados, não suportam essa operação nem existem máquinas disponíveis para tal ao contrário dos novos MDR que podem ser reprogramados em qualquer loja.

                    Não existe qualquer má fé por parte da VVP, na altura da criação da mesma a tecnologia disponível era aquela, agora é mais evoluída e permite mais operações.
                    Se não houvesse má fé os que não fossem programáveis eram trocados sem custos ao invés de impingir outro...
                    Se não houvesse má fé os novos eram reprogramados porque pelo que dizes é possível ao invés de impingir outro...
                    Não lhe chamo propriamente má fé mas parece-me mais um exemplo clássico da estratégia portuguesa de lucro fácil, rápido e muito...

                    Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                    Basta pensarem que se pegarem num identificador classe 2 e usarem numa viatura classe 1 automaticamente vão levar com um aviso na passagem e o sistema central não é contactado, é simplesmente comparada a classe que é lida do identificador com o número de eixos de tectado.
                    A diferença entre classe 1 e 2 nada tem a ver com o número de eixos mas sim com a altura do carro no 1º eixo, na portagem o equipamento consegue fazer essa leitura?! Não me parece porque assim aqueles casos de carros que são 2 quase 1, quando tivesse muito peso se calhar davam erro!

                    Comentário


                      #11
                      Por acaso aqui há uns tempos tínhamos um carro de classe 1 e chegámos a usar essa via verde num jipe de classe 2, obviamente ao passarmos deu um sinal laranja e no fim do mês a factura era de classe 2 . Portanto a via verde detecta de facto a classe do veículo que lá passa!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                        Tanto disparate que se lé por aqui

                        A classe do identificador está num chip dentro do identificador, ou seja, os identificadores já são programdos de fábrica classe 1, 2, 3 etc... ou seja quando vos dão um na loja eles são escolhidos pela classe que estão a aderir.

                        Os antigos LDR não podem ser reprogramados, não suportam essa operação nem existem máquinas disponíveis para tal ao contrário dos novos MDR que podem ser reprogramados em qualquer loja.

                        Basta pensarem que se pegarem num identificador classe 2 e usarem numa viatura classe 1 automaticamente vão levar com um aviso na passagem e o sistema central não é contactado, é simplesmente comparada a classe que é lida do identificador com o número de eixos de tectado.

                        Não existe qualquer má fé por parte da VVP, na altura da criação da mesma a tecnologia disponível era aquela, agora é mais evoluída e permite mais operações.
                        Então ajuda-me lá com o meu caso, porque tenho um identificador dos novos de classe 5 e disseram-me ser impossível passar para classe 1.

                        Actualmente faço uso dele, mas quando questionei a VV disseram que nada havia a fazer a não ser comprar um novo!!!

                        Comentário


                          #13
                          Não sei se percebi bem a confusão mas eu tenho um carro com identificador classe 2 ao qual é cobrado classe 1.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                            Não sei se percebi bem a confusão mas eu tenho um carro com identificador classe 2 ao qual é cobrado classe 1.
                            A tua viatura está ao abrigo de um decreto lei que considera monovolume, por isso, a leitura indica classe 2 e o identificador indica classe 2, logo não dá luz laranja. Posteriormente no tratamento do custo é detectado que é equiparado a monovolume e é cobrado classe 1.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                              Se não houvesse má fé os que não fossem programáveis eram trocados sem custos ao invés de impingir outro...
                              Se não houvesse má fé os novos eram reprogramados porque pelo que dizes é possível ao invés de impingir outro...
                              Não lhe chamo propriamente má fé mas parece-me mais um exemplo clássico da estratégia portuguesa de lucro fácil, rápido e muito...
                              Não percebo a tua lógica, vai à samsung dizer que compraste um tv à 2 anos, mas que agora as tv são 3d por isso queres que te troquem sem custo...

                              Se compraste um identificador que agora está obsolete vives com ele ou compras um atual. Não percebo porque achas que uma empresa tem que te oferecer algo porque a tecnologia evoluiu.

                              Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                              A diferença entre classe 1 e 2 nada tem a ver com o número de eixos mas sim com a altura do carro no 1º eixo, na portagem o equipamento consegue fazer essa leitura?! Não me parece porque assim aqueles casos de carros que são 2 quase 1, quando tivesse muito peso se calhar davam erro!
                              Nas portagens é detectado o nº de eixos e a altura ao solo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                                Então ajuda-me lá com o meu caso, porque tenho um identificador dos novos de classe 5 e disseram-me ser impossível passar para classe 1.

                                Actualmente faço uso dele, mas quando questionei a VV disseram que nada havia a fazer a não ser comprar um novo!!!
                                Tens a certeza que é dos novos? Onde te disseram isso?

                                Comentário


                                  #17
                                  Então, segundo o que diz o andantedodia, os identificadores têm "gravados" de origem a classe do veículo. E nos antigos não é possível mudar isso, mas nos novos pode-se mudar...
                                  No entanto, como o próprio admite, nas portagens é detectado o número de eixos e a altura ao solo, e se isso não estiver certo o sistema "ajusta". Portanto, não se pode mudar, mas é mudado! Certo?

                                  Sobre identificadores obsoletos, isso não existe. Até os mais antigos continuam a funcionar, e não têm o "barulho" dos novos. Diz-se obsoleta de uma coisa que deixou de funcionar ou não tem funcionalidades de outra mais recente. O que é que um identificador dos novos faz que um antigo não faça? Apitar? E isso vale os 25 euros?

                                  Uma televisão mais recente consome menos, é capaz de ter uma imagem melhor, uma maior resolução, mais entradas digitais (HDMI) e custa menos. Portanto existe uma diferença significativa para quem compra.
                                  A comparação está um bocadinho infeliz...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                    Tens a certeza que é dos novos? Onde te disseram isso?
                                    Epah... LOL à primeira pergunta.

                                    Na loja das Laranjeiras, na da ponte 25 de Abril e por email.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Basicamente, querem que o tuga pague e não bufe. Por isso é que continuo a dar trabalho aos portageiros

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por sker Ver Post
                                        Então, segundo o que diz o andantedodia, os identificadores têm "gravados" de origem a classe do veículo. E nos antigos não é possível mudar isso, mas nos novos pode-se mudar...
                                        No entanto, como o próprio admite, nas portagens é detectado o número de eixos e a altura ao solo, e se isso não estiver certo o sistema "ajusta". Portanto, não se pode mudar, mas é mudado! Certo?
                                        O sistema não ajusta nada, o sistema dá sinal laranja, tira foto e é enviada notificação caso a leitura seja diferente da classe do identificador.

                                        Os novos identificadores são reprogramáveis de uma maneira bastante simples e rápida os antigos é impossível.


                                        Originalmente Colocado por sker Ver Post
                                        Sobre identificadores obsoletos, isso não existe. Até os mais antigos continuam a funcionar, e não têm o "barulho" dos novos. Diz-se obsoleta de uma coisa que deixou de funcionar ou não tem funcionalidades de outra mais recente. O que é que um identificador dos novos faz que um antigo não faça? Apitar? E isso vale os 25 euros?
                                        Uma televisão mais recente consome menos, é capaz de ter uma imagem melhor, uma maior resolução, mais entradas digitais (HDMI) e custa menos. Portanto existe uma diferença significativa para quem compra.
                                        A comparação está um bocadinho infeliz...
                                        Recentemente saíu uma norma europeia que regula a tecnologia dos identificadores com o objectivo de garantir interoperabilidade. Neste momento em vários locais de espanha já podes usar um identificador dos novos para efectuar pagamentos. Esta possibilidade vai-se estender ao resto da Europa assim que toda a gente usar a mesma tecnologia.

                                        Resumindo, as vantagens dos novos identificadores são:
                                        - Não existe necessidade de trocar a pilha.
                                        - A classe é reprogramável
                                        - Podem ser usados noutros países
                                        - Dimensões mais reduzidas

                                        A VVP não aconselha as pessoas a trocarem os identificadores, quem compra novo recebe um recente, quem tem dos antigos compra um novo se precisar, se não precisar ninguém aconselha a troca.

                                        Eu uso um dos antigos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                                          Epah... LOL à primeira pergunta.

                                          Na loja das Laranjeiras, na da ponte 25 de Abril e por email.
                                          Assumindo que estamos a falar de um identificador dos mais recentes (MDR) e que não me estás a dar tanga, não existe nenhuma razão técnica para não reprogramarem de classe 5 para outra classe qualquer.

                                          Portanto ou alguém se enganou (se quiseres faz-me forward do email) ou então existe alguma razão de outro tipo, ou é um identificador de uma empresa, ou é de aluguer ou é um contrato com uma promoção específica e nestes casos pode existir alguma cláusula específica que eu não tenha conhecimento.

                                          Terás algum aviso/multa/diferendo com a vvp? No portal de clientes aparece-te alguma coisa?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                            Assumindo que estamos a falar de um identificador dos mais recentes (MDR) e que não me estás a dar tanga, não existe nenhuma razão técnica para não reprogramarem de classe 5 para outra classe qualquer.

                                            Portanto ou alguém se enganou (se quiseres faz-me forward do email) ou então existe alguma razão de outro tipo, ou é um identificador de uma empresa, ou é de aluguer ou é um contrato com uma promoção específica e nestes casos pode existir alguma cláusula específica que eu não tenha conhecimento.

                                            Terás algum aviso/multa/diferendo com a vvp? No portal de clientes aparece-te alguma coisa?

                                            Estás com muitas suposições.
                                            Sou um cliente particular, não tenho multas ou avisos com esta instituição ou outra qualquer. Na minha zona de cliente não aparece nada, a não ser o extrato das passagens dos meus dois veículos.

                                            Não é de aluguer, nem de promoções, foi pago e bem pago.

                                            Vou deixar uma foto do identificador ao pé da mota para veres que não te estou a dar tanga...
                                            E vou vasculhar a caixa de entrada a fim de encontrar o mail.
                                            No entanto como disse, agora faço uso dele como classe 5.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                              Não percebo a tua lógica, vai à samsung dizer que compraste um tv à 2 anos, mas que agora as tv são 3d por isso queres que te troquem sem custo...

                                              Se compraste um identificador que agora está obsolete vives com ele ou compras um atual. Não percebo porque achas que uma empresa tem que te oferecer algo porque a tecnologia evoluiu.
                                              Então esquece a primeira frase e responde lá à 2ª, os que tu dizes que dão porque não o fazem?

                                              Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                              Nas portagens é detectado o nº de eixos e a altura ao solo.
                                              Detetam a altura? Então se o carro for cheio e altura baixar? Dá erro?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                                                Estás com muitas suposições.
                                                Sou um cliente particular, não tenho multas ou avisos com esta instituição ou outra qualquer. Na minha zona de cliente não aparece nada, a não ser o extrato das passagens dos meus dois veículos.

                                                Não é de aluguer, nem de promoções, foi pago e bem pago.

                                                Vou deixar uma foto do identificador ao pé da mota para veres que não te estou a dar tanga...
                                                E vou vasculhar a caixa de entrada a fim de encontrar o mail.
                                                No entanto como disse, agora faço uso dele como classe 5.
                                                Então alguém não sabia ou enganou-se. Podes efectivamente mudar de classe 5 num mdr para outra classe qualquer numa loja Via Verde. Não existe qualquer distinção.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  s dos novos identificadores são:
                                                  - Não existe necessidade de trocar a pilha.
                                                  - A classe é reprogramável
                                                  - Podem ser usados noutros países
                                                  - Dimensões mais reduzidas

                                                  A VVP não aconselha as pessoas a trocarem os identificadores, quem compra novo recebe um recente, quem tem dos antigos compra um novo se precisar, se não precisar ninguém aconselha a troca.

                                                  Eu uso um dos antigos.
                                                  Não sabia que não precisavam de trocar de pilha. Consegues explicar porquê?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                                    Então esquece a primeira frase e responde lá à 2ª, os que tu dizes que dão porque não o fazem?


                                                    Detetam a altura? Então se o carro for cheio e altura baixar? Dá erro?
                                                    Como já disse anteriormente qualquer mdr pode ser reprogramado.

                                                    Relativamente à medição não conheço os pormenores técnicos do sensor mas posso garantir-te que a leitura é feita na vertical na direção da roda... posso supor que haverá uma margem mas não sei exactamente, mas não te preocupes que em qualquer caso de dúvida (luz amarela) a foto é vista e é tudo confirmado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                      Não sabia que não precisavam de trocar de pilha. Consegues explicar porquê?
                                                      Se não me engano o consumo é bastante menor e a pilha melhor, ou seja, é considerado que a pilha vai durar mais que a vida útil do identificador.

                                                      Para além da melhoria de hardware diria que existe uam melhor optimização no modo standby do identificador. O mesmo está sempre ativo em low power state e reage quando encontra um campo emitido por uma portagem ou dispositivo de leitura e acorda, diria que este low power state também foi melhorado de modo a ficar mais eficaz.

                                                      Um identificador dos antigos mesmo que pouco usado mas que passe mtas x's por leitores vai gastar mta pilha na mesma.

                                                      Mas na parte técnica não te consigo dar mtas certezas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                                        Se não me engano o consumo é bastante menor e a pilha melhor, ou seja, é considerado que a pilha vai durar mais que a vida útil do identificador.

                                                        Para além da melhoria de hardware diria que existe uam melhor optimização no modo standby do identificador. O mesmo está sempre ativo em low power state e reage quando encontra um campo emitido por uma portagem ou dispositivo de leitura e acorda, diria que este low power state também foi melhorado de modo a ficar mais eficaz.

                                                        Um identificador dos antigos mesmo que pouco usado mas que passe mtas x's por leitores vai gastar mta pilha na mesma.

                                                        Mas na parte técnica não te consigo dar mtas certezas
                                                        Ouvi eu na loja do cidadão há uns meses enquanto esperava para trocar a pilha ao identificador, que os novos tem uma pilha de longa duração com previsão que dure 7 a 8 anos. Quando acaba a pilha é comprar um novo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                          Ouvi eu na loja do cidadão há uns meses enquanto esperava para trocar a pilha ao identificador, que os novos tem uma pilha de longa duração com previsão que dure 7 a 8 anos. Quando acaba a pilha é comprar um novo.
                                                          Mesmo que só dure 7 a 8 anos (vai depender da utilização) é bastante mais vantajoso que um dos antigos que troque de pilha de 2 em 2 anos por exemplo.

                                                          Nesse intervalo sai-te a 3.5€/ano.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                                            Mesmo que só dure 7 a 8 anos (vai depender da utilização) é bastante mais vantajoso que um dos antigos que troque de pilha de 2 em 2 anos por exemplo.

                                                            Nesse intervalo sai-te a 3.5€/ano.
                                                            A média do daqui tem sido 4 anos. Aqui compensa este.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X