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Quem controla a actividade dos centros de Inspecção Periódica Obrigatória (IPO)?

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    Quem controla a actividade dos centros de Inspecção Periódica Obrigatória (IPO)?

    Tendo em vista a obtenção de respostas o mais objectivas possível, passo a enquadrar o problema.

    Imaginem que têm um carro em perfeitas condições, que inclusive faz pré-inspecção em que são verificados todos os pontos (luzes, alinhamento de direcção, folgas de suspensão, etc) e no centro IPO insistem em chumbá-lo porque têm problemas pessoais com vocês.

    O que fazer?

    Bem sei que a solução mais fácil será ir a outro centro IPO. Mas como não sou pessoa de fugir aos problemas e porque sinto que não devo compactuar com este tipo de corrupção, quais as outras soluções?

    O mesmo centro IPO que chumba carros em perfeito estado de conservação e que não apresentam um único problema, é o mesmo centro IPO que passa carros que são autênticas sucatas sobre rodas, outros que estão alterados ilegalmente a nível mecânico e a ficha verde aparece sempre.

    A que organismos recorrer?

    Que tipo de provas reunir?

    Outro assunto que me assola é, quem controla a precisão das máquinas por exemplo do alinhamento de direcção?

    É que me parece ser aquela máquina em que entra a subjectividade do Inspector. Até que ponto passar rápido ou com o volante ligeiramente rodado não pode influenciar os resultados?

    E quando um carro que segundo 4 oficinas de pneus está alinhado e só no centro de IPO dizem que não está?

    Preciso de umas luzes nesta matéria pois não queria ter que estudar do zero, pretendo agir extra judicialmente junto dos organismos competentes e mais tarde agir judicialmente para ser ressarcido das despesas decorrentes de inspecções realizadas de forma parcial e errónea.
    Editado pela última vez por MarcoSPinto; 06 September 2013, 13:24.

    #2
    Xiiiiiiii complicado quando isso acontece.

    Por acaso focaste um ponto que tambem tenho curiosidade em saber, que é o sistema de alinhamento da direçao realizado por eles......

    Vou andar atento a este topico.

    Boa sorte para ti.

    Comentário


      #3
      O IMTT é a entidade que fiscaliza os centros de IPO.

      Comentário


        #4
        isso reporta ao imtt e segundo creio também ao instituto português de acreditação (ipac)

        Comentário


          #5
          Obrigado pelas vossas respostas, vamos aguardar mais esclarecimentos.

          Edit: Entretanto encontrei a associação nacional responsável pelos centros:

          http://www.aneia.pt/contactos.html

          Vou ligar para lá e expor a situação de forma abstrata a ver o que dizem.
          Editado pela última vez por MarcoSPinto; 06 September 2013, 11:19.

          Comentário


            #6
            Se quiseres uma leitura mais aprofundada :

            http://dre.pt/pdf1sdip/2010/05/09100/0162801636.pdf


            Fiscalização
            1 — A fiscalização do cumprimento das obrigações
            no âmbito da actividade de inspecções de veículos, de
            acordo com o disposto no presente decreto -lei, na regulamentação complementar e no contrato de gestão, cabe
            ao IMTT, I. P.
            2 — As entidades gestoras, através dos seus representantes, dos directores técnicos dos centros de inspecção, dos
            inspectores e demais pessoal, devem prestar aos técnicos do
            IMTT, I. P., em funções de fiscalização, o apoio necessário
            ao exercício das suas funções e todas as informações por
            estes solicitadas para o efeito, facultando -lhes, ainda, o
            livre acesso às instalações, os equipamentos e aos respectivos procedimentos.
            3 — No âmbito da fiscalização a que se referem os nú-
            meros anteriores, pode ser repetida a inspecção a qualquer
            veículo, ficando o proprietário do veículo inspeccionado
            obrigado à nova apresentação.
            4 — O resultado da repetição da inspecção a um veículo
            integrada numa acção de fiscalização prevalece sobre o
            resultado das observações e das verificações anteriormente
            feitas.
            5 — Para a realização das suas competências, o IMTT, I. P.,
            fica autorizado a recorrer à colaboração de outras entidades
            públicas, nos termos legais.



            Sobre o IPAC , encontrei isto :

            http://www.ipac.pt/docs/publicdocs/regras/OEC016.pdf

            Comentário


              #7
              Já agora:

              Centros de inspecção automóvel reprovados em exame da DECO - JN

              Parece-me que vou iniciar uma luta inglória mas pode ser que alguma coisa mude.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post

                Parece-me que vou iniciar uma luta inglória.
                Verdade.

                Mas realmente levantas uma questão pertinente. Quem controla, testa e analisa as máquinas utilizadas nos centros de IPO..

                E também importante de x em x tempo é que é feito essa analise.

                Comentário


                  #9
                  Então mas o que é que se passou?

                  Aqui em casa o que já aconteceu uma vez foi ter de ir desalinhar a direcção para passar na inspecção

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                    Então mas o que é que se passou?

                    Aqui em casa o que já aconteceu uma vez foi ter de ir desalinhar a direcção para passar na inspecção
                    O que se passou e passa é exactamente a questão abordada no post inicial.

                    Diferentes carros que chumbam na IPO por motivos pessoais. Alinhados e bem alinhados pelos melhores profissionais da área (testado em vários locais, várias oficinas inclusive de diferentes cidades) e chumbam por implicância e subjectividade do inspector.

                    Não tendo outros parâmetros com que implicar, a máquina da conformidade do alinhamento da direcção é (ou pelo menos parece-me) infalível quando se pretende passar ou chumbar um automóvel.

                    Agora, para além dos organismos a que devo recorrer, queria (tecnicamente) aferir se a minha desconfiança quando aos truques (virar ligeiramente o volante ou passar rápido pelos sensores) ao passar pela máquina, fazem ou não sentido.
                    Editado pela última vez por MarcoSPinto; 06 September 2013, 13:25.

                    Comentário


                      #11
                      Como é que numa IPO validam os valores de alinhamento?

                      Não bastava levares a folha da empresa onde te alinharam a direção para comprovares que o carro está alinhado como deve de ser?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                        Como é que numa IPO validam os valores de alinhamento?

                        Não bastava levares a folha da empresa onde te alinharam a direção para comprovares que o carro está alinhado como deve de ser?
                        Claro que levei as folhas, aliás faço-o sempre. Mas dizem sempre que as máquinas dos outros está errada e a deles é que está certa. Comprovam passando por uma máquina que emite uns feixes de luz e consegue aferir o alinhamento. Penso que é assim que funciona. Queria exactamente abordar essa questão técnica para me defender melhor.

                        Comentário


                          #13
                          Atenção que os valores de alinhamento nos centros de inspeção sao diferentes das casas de pneus, ou seja, vais a uma casa de pneus mandas alinhar a direcção está tudo certinho e direitinho vais a inspeção e chumbas pq dizem que não... Já assiti a um caso destes tanto que geralmente qd vais a uma casa alinhar perguntam "É para ir à inspeção?" se sim alinham com os valores de inspeção e após 1000km deves então alinhar com os valores "corretos".
                          Por exemplo na norauto à uns tempos atrás ouvi uma conversa entre um cliente e um funcionario em que alinhamento de inspeção 10€ e alinhamento "normal" 15€, na altura isto para mim já não era novidade.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por mokadimoka Ver Post
                            Atenção que os valores de alinhamento nos centros de inspeção sao diferentes das casas de pneus, ou seja, vais a uma casa de pneus mandas alinhar a direcção está tudo certinho e direitinho vais a inspeção e chumbas pq dizem que não... Já assiti a um caso destes tanto que geralmente qd vais a uma casa alinhar perguntam "É para ir à inspeção?" se sim alinham com os valores de inspeção e após 1000km deves então alinhar com os valores "corretos".
                            Por exemplo na norauto à uns tempos atrás ouvi uma conversa entre um cliente e um funcionario em que alinhamento de inspeção 10€ e alinhamento "normal" 15€, na altura isto para mim já não era novidade.
                            Certo, essa questão também foi tida em consideração. Alinhamento propositado para a IPO, alinhamento normal, tudo foi testado.

                            O que pretendo saber é se no fundo a máquina que testa o alinhamento da direcção nos centros IPO abre ou não o caminho para a discricionariedade.

                            Comentário


                              #15
                              Aqui em casa quando se teve de alinhar a direcção para passar na inspecção não foi preciso máquina nenhuma, nem feixes luminosos, aquilo foi desalinhado a olho

                              Assim como ia desalinhando aquilo, o homem tirava o carro para fora do elevador para o testar, ou seja, passava o carro por cima de uma ripa que eles lá tinham. Quando a agulha não saiu o sitio (sinal que o camber está a 0?) estava bom, foi à inspecção e passou .

                              Depois lá foi alinhar a direcção em condições e ai já se usou a maquinaria toda. Felizmente só cobraram o valor uma vez.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                Então mas o que é que se passou?

                                Aqui em casa o que já aconteceu uma vez foi ter de ir desalinhar a direcção para passar na inspecção
                                é um Mercedes, só pode

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por oldsmobile Ver Post
                                  é um Mercedes, só pode
                                  Mas isso nos mercedes é mais que normal devido à afinação do camber das rodas da frente. O que também não deixa de ser irónico visto terem propositadamente camber positivo para possibilitar à roda quase que tombar para facilitar manobras.

                                  Mas claro, o pessoal das IPO é que está certo, o construtor não percebe nada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por oldsmobile Ver Post
                                    é um Mercedes, só pode
                                    O meu pai tem um Ford Escort que teve que levar a direcçao "desalinhada" para passar na inspecçao Portanto acho que o problema nao é dos carros, mas sim das maquinas dos centros de inspecçao.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                      O meu pai tem um Ford Escort que teve que levar a direcçao "desalinhada" para passar na inspecçao Portanto acho que o problema nao é dos carros, mas sim das maquinas dos centros de inspecçao.
                                      em alguns casos, nem sabes como tens razão
                                      segundo me disseram, já há sítios onde a nota azul já não chega
                                      as IPO são quase um mundo á parte como o futebol



                                      comentário dum inspector

                                      "estou a ver que você é mais amigo dos mecânicos"

                                      o 106 da minha mulher, estava rigorosamente impec., como de costume

                                      Comentário


                                        #20
                                        O Marco levanta pelo duas questões pertinentes, é que eles podem reprovar ou passar o mesmo carro de acordo com o seu julgamento. Portanto poderão reprovar se não gostarem da cara de pessoa, por algum motivo, ou ignorar esse dado (ou repeti-lo 2-3 vezes).

                                        Nem vou referir favores a algumas pessoas mais do ramo porque nem quero crer que isso aconteça... mas que há casos estranhos a verem a folha verde nas IPO... parece que é do conhecimento geral. Como isso acontece, eu já não sei... nunca vi nada, não sei nada, não sou polícia nem do IMMT ou do IMTT, como é que é que se chama mesmo esse organismo que era suposto fiscalizar estas coisas das inspecções periódicas?

                                        Quem fala no ripómetro fala nos outros testes todos... em que o mais difícil de ludibriar será o das emissões.


                                        Posto isto... nunca fui chumbado injustamente, nem passado injustamente! Já chumbei e já passei à 1ª!

                                        Já chumbei com lâmpada fundida, com pára-brisas partido (justo! eram quase 2 vidros no espaço de um...), já levei anotações por ter rosinha na matrícula em vez de amarelo e já nem me lembro de outras mas certamente terão havido mais (uma vez nem tinha água no mija-mija, tal é a minha preparação para as IPO!).

                                        Mas nunca houve anotação nenhuma por causa da direcção e algumas vezes tiveram de repetir o teste e uma ou outra vez disseram que não estava alinhado. Perguntei se queriam ver o papel do alinhamento feito poucos dias antes e que estava de acordo com os dados de fábrica. Nunca quiseram ver... e o carro seguiu para o teste seguinte.

                                        Aliás... só tive pegas com eles quando lá ia com um carro de 1993 com carburador e catalisador mas, obviamente, sem sonda lambda... até que os Centros todos tivessem recebido a folha de conformidade de veículo em fim de série... foram uns anos de luta, até que nos últimos anos eu já nem estava para isso e punha o CO a 0,0% (o lambda é que subia para 1,3... ). Claro que o carro só andava assim durante esse dia...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                          Quem fala no ripómetro fala nos outros testes todos... em que o mais difícil de ludibriar será o das emissões.


                                          Posto isto... nunca fui chumbado injustamente, nem passado injustamente! Já chumbei e já passei à 1ª!


                                          Ate aqui se consegue enganar a maquina

                                          Este mesmo Ford, aqui a uns largos anos atras, tinha problemas de emissoes de gases e chumbou na inspeçao. Coisa normal portanto.

                                          O mesmo carro sem ter sequer pisado nenhuma oficina e em outro centro de inspeçoes, nas minhas maos, passou e nao meti nota nenhuma escondida em lado algum. Como o Marco diz e bem, hoje em dia se nao vao com a cara da pessoa esta tudo lixado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tens que falar com o dono

                                            Ele vai gostar de saber que tem um funcionário a lixar-lhe o negocio

                                            Comentário


                                              #23
                                              Carta de reclamação, e vais fazer a inspeção em outro centro

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                Ate aqui se consegue enganar a maquina

                                                Este mesmo Ford, aqui a uns largos anos atras, tinha problemas de emissoes de gases e chumbou na inspeçao. Coisa normal portanto.

                                                O mesmo carro sem ter sequer pisado nenhuma oficina e em outro centro de inspeçoes, nas minhas maos, passou e nao meti nota nenhuma escondida em lado algum. Como o Marco diz e bem, hoje em dia se nao vao com a cara da pessoa esta tudo lixado.

                                                Foste dar-lhe umas gazadas! Mas isso era o que eu fazia no caminho entre casa e o Centro! Até dava uma volta maior para ele desenvolver mais à-vontade...


                                                Tal como nuns sítios passam cheios de ferrugem e noutros chumbam por muito menos... Pá... é a avaliação humana! Uns dias estamos mais bem dispostos do que noutros... já nem falo nas notas de 50€!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SB Ver Post
                                                  Tens que falar com o dono

                                                  Ele vai gostar de saber que tem um funcionário a lixar-lhe o negocio
                                                  O problema é com o dono.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                                                    Carta de reclamação, e vais fazer a inspeção em outro centro
                                                    Reclamação a quem? No livro do centro? E vou fazer acusações sem provas? O problema é esse.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                      Tendo em vista a obtenção de respostas o mais objectivas possível, passo a enquadrar o problema.

                                                      Imaginem que têm um carro em perfeitas condições, que inclusive faz pré-inspecção em que são verificados todos os pontos (luzes, alinhamento de direcção, folgas de suspensão, etc) e no centro IPO insistem em chumbá-lo porque têm problemas pessoais com vocês.

                                                      O que fazer?

                                                      Bem sei que a solução mais fácil será ir a outro centro IPO. Mas como não sou pessoa de fugir aos problemas e porque sinto que não devo compactuar com este tipo de corrupção, quais as outras soluções?

                                                      O mesmo centro IPO que chumba carros em perfeito estado de conservação e que não apresentam um único problema, é o mesmo centro IPO que passa carros que são autênticas sucatas sobre rodas, outros que estão alterados ilegalmente a nível mecânico e a ficha verde aparece sempre.

                                                      A que organismos recorrer?

                                                      Que tipo de provas reunir?

                                                      Outro assunto que me assola é, quem controla a precisão das máquinas por exemplo do alinhamento de direcção?

                                                      É que me parece ser aquela máquina em que entra a subjectividade do Inspector. Até que ponto passar rápido ou com o volante ligeiramente rodado não pode influenciar os resultados?

                                                      E quando um carro que segundo 4 oficinas de pneus está alinhado e só no centro de IPO dizem que não está?

                                                      Preciso de umas luzes nesta matéria pois não queria ter que estudar do zero, pretendo agir extra judicialmente junto dos organismos competentes e mais tarde agir judicialmente para ser ressarcido das despesas decorrentes de inspecções realizadas de forma parcial e errónea.


                                                      Se o problema é com um funcionário do centro, fala com o chefe e pede para fazeres a inspecção com outro funcionário.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por CL Ver Post

                                                        ... já nem falo nas notas de 50€!
                                                        Por esse valor aqui na zona só lá vai os documentos...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por danielcosta Ver Post
                                                          Por esse valor aqui na zona só lá vai os documentos...
                                                          Mais que sabido. 50€ só documentos, 25€ tem que ir o carro.

                                                          Toda a gente sabe mas ninguém faz nada.

                                                          PS: Curiosamente quando houve um projecto para instalar câmaras de vigilância nos centros tendo em vista a diminuição de actos de suborno, foi veemente rejeitado quer pelos centros quer pela ANEIA. Porque será?
                                                          Editado pela última vez por MarcoSPinto; 07 September 2013, 09:01.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                            Reclamação a quem? No livro do centro? E vou fazer acusações sem provas? O problema é esse.
                                                            Informa-te bem primeiro e reclama depois, se tiveres razão.
                                                            A questão do alinhamento da direcção esquece.
                                                            A máquina do centro é tão boa como as outras e é aferida como manda a lei.
                                                            A diferença é que nos IPO a direcção tem de ir "a zeros" e nas casas de alinhamento alinham de acordo com as tolerâncias do fabricante.
                                                            Nas casas de alinhamento as máquinas pedem logo ao início para indicar marca, modelo, versão, etc.
                                                            Nos IPO é igual para todos.
                                                            A tolerância de metros de desvio nos IPO é menor que a tolerância de algumas marcas nos alinhamentos.
                                                            O teu carro deve ser de uma dessas marcas.
                                                            Por exemplo os 2 carros que tenho (renault clio de 96 e kia ceed scoupe 2009) passam sempre alinhados pelos parâmetros da marca.
                                                            Já os mondeo's que tive tinha de ir primeiro ao meu sogro alinhar com menos tolerância e depois de fazer a inspecção voltava a meter os parâmetros da ford.

                                                            Além do mais, tu quando trazes a ficha vermelha não trazes mais nenhum papel, mas a ficha que fica no centro IPO tem agrafada a folha de todas as máquinas.
                                                            No caso de lâmpada fundida não tem, mas alinhamentos, suspensões, travões, emissões, todas elas emitem um papel com os dados.

                                                            Quanto ás verificações das máquinas, todas têm que ter um selo em como foram verificadas na data XX e que têm de ser verificadas novamente até XX.
                                                            Se estiver fora do prazo e chumbar reclamas e vão fazer o teste em outra máquina que esteja dentro da validade.

                                                            Eu preferia mudar de sítio que entrar nessas guerras.

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