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PRP defende aumento da Velocidade nas Autoestradas

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    PRP defende aumento da Velocidade nas Autoestradas

    Prevenção Rodoviária defende aumento da velocidade nas autoestradas

    No dia em que Espanha aprovou o aumento da velocidade máxima para os 130 kms/h, o presidente da Prevenção Rodoviária defende a aplicação da medida em Portugal.
    O presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) defende um aumento da velocidade máxima para os 130 km/h, em determinados troços das autoestradas, à imagem da medida que o Governo Espanhol aprovou hoje em Conselho de Ministros.

    "Existem nas autoestradas alguns troços que possibilitam velocidades superiores a 120 quilómetros por hora e outros em que a velocidade máxima deveria ser inferior, mas não é. Há troços onde está garantida a segurança a 130 km/h e outros onde isso não acontece", disse ao Expresso José Manuel Trigoso.
    "Atualmente, nas autoestradas portuguesas o controlo só é feito a partir dos 150 km/h (30 km/h acima do limite estabelecido), velocidade a partir da qual o condutor pratica uma infração grave, sendo punido com multa e inibição de conduzir", afirma o presidente da PRP.
    Para José Manuel Trigoso, "se um eventual aumento da velocidade máxima para os 130 km/h fizer com que esse controlo suba para os 160, é garantido que aumenta a a sinistralidade".
    Consumo de álcool punido a dobrar

    Entre as alterações ao Código da Estrada espanhol (Ley de Tráfico) hoje aprovadas pelo Governo de Mariano Rajoy e que seguem agora para o Parlamento, está também o agravamento em 100% da coima por condução sobre o efeito do álcool, passando dos 500 para os mil euros.
    Apesar de reconhecer que "a punição ajuda à prevenção", José Manuel Trigoso lembra que as coimas por consumo de álcool deviam estar indexadas ao rendimento do condutor, tal como acontece na Escandinávia.
    "Para algumas famílias uma multa de mil euros é uma catástrofe, uma barbaridade, e para outras é quase indiferente", disse ao Expresso. No entanto, em sua opinião "o montante da coima é apenas um dos instrumentos, mas não pode ser o único" numa estratégia de prevenção consumo de álcool ao volante.
    Para aqueles que bebem ocasionalmente, José Manuel Trigoso defende que importa aumentar a fiscalização, até porque "as pessoas acham que o risco de ser fiscalizado é muito pequeno".
    "E os alcoólicos vão deixar de conduzir?", questiona o presidente da PRP, para logo responder: "Acho que não". Trigoso defende a instalação de alcolocks nos veículos conduzidos por pessoas com problemas alcoólicos, que impedem o motor de trabalhar caso se registem no condutor valores de álcool superiores aos permitidos por lei.
    Segundo José Manuel Trigoso, 35 por cento dos condutores mortos em acidentes de viação apresentavam uma taxa de alcoolemia superior à permitida pela lei portuguesa, a saber, 0,5 gramas por litro de sangue.


    Capacete obrigatório para ciclistas

    Uma das alterações ao Código da Estrada espanhol que maior contestação está a suscitar é a utilização obrigatória de capacete para todos os ciclistas menores de 18 anos, independentemente da idade e da via por onde circulam. Até agora era obrigatório apenas para os maiores de 18 anos e fora das localidades.
    "Há uma pressão brutal do lóbi dos ciclistas para não ser assim. Dizem que, se for obrigatório usar capacete, muitas pessoas deixarão de andar de bicicleta", lembra o presidente da PRP.
    Em Espanha, "tratando-se de uma medida aplicada a todos os menores, é um primeiro passo importante" para sensibilizar as crianças para as questões da segurança rodoviária, remata José Manuel Trigoso.
    Em Portugal, os condutores de velocípedes sem motor não são obrigados a usar capacete.


    Ler mais: Prevenção Rodoviária defende aumento da velocidade nas autoestradas - Expresso.pt



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    #2
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      #3
      Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
      Prevenção Rodoviária defende aumento da velocidade nas autoestradas


      No dia em que Espanha aprovou o aumento da velocidade máxima para os 130 kms/h, o presidente da Prevenção Rodoviária defende a aplicação da medida em Portugal.
      O presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) defende um aumento da velocidade máxima para os 130 km/h, em determinados troços das autoestradas, à imagem da medida que o Governo Espanhol aprovou hoje em Conselho de Ministros.

      "Existem nas autoestradas alguns troços que possibilitam velocidades superiores a 120 quilómetros por hora e outros em que a velocidade máxima deveria ser inferior, mas não é. Há troços onde está garantida a segurança a 130 km/h e outros onde isso não acontece", disse ao Expresso José Manuel Trigoso.
      "Atualmente, nas autoestradas portuguesas o controlo só é feito a partir dos 150 km/h (30 km/h acima do limite estabelecido), velocidade a partir da qual o condutor pratica uma infração grave, sendo punido com multa e inibição de conduzir", afirma o presidente da PRP.
      Para José Manuel Trigoso, "se um eventual aumento da velocidade máxima para os 130 km/h fizer com que esse controlo suba para os 160, é garantido que aumenta a a sinistralidade".
      Consumo de álcool punido a dobrar


      Entre as alterações ao Código da Estrada espanhol (Ley de Tráfico) hoje aprovadas pelo Governo de Mariano Rajoy e que seguem agora para o Parlamento, está também o agravamento em 100% da coima por condução sobre o efeito do álcool, passando dos 500 para os mil euros.
      Apesar de reconhecer que "a punição ajuda à prevenção", José Manuel Trigoso lembra que as coimas por consumo de álcool deviam estar indexadas ao rendimento do condutor, tal como acontece na Escandinávia.
      "Para algumas famílias uma multa de mil euros é uma catástrofe, uma barbaridade, e para outras é quase indiferente", disse ao Expresso. No entanto, em sua opinião "o montante da coima é apenas um dos instrumentos, mas não pode ser o único" numa estratégia de prevenção consumo de álcool ao volante.
      Para aqueles que bebem ocasionalmente, José Manuel Trigoso defende que importa aumentar a fiscalização, até porque "as pessoas acham que o risco de ser fiscalizado é muito pequeno".
      "E os alcoólicos vão deixar de conduzir?", questiona o presidente da PRP, para logo responder: "Acho que não". Trigoso defende a instalação de alcolocks nos veículos conduzidos por pessoas com problemas alcoólicos, que impedem o motor de trabalhar caso se registem no condutor valores de álcool superiores aos permitidos por lei.
      Segundo José Manuel Trigoso, 35 por cento dos condutores mortos em acidentes de viação apresentavam uma taxa de alcoolemia superior à permitida pela lei portuguesa, a saber, 0,5 gramas por litro de sangue.


      Capacete obrigatório para ciclistas


      Uma das alterações ao Código da Estrada espanhol que maior contestação está a suscitar é a utilização obrigatória de capacete para todos os ciclistas menores de 18 anos, independentemente da idade e da via por onde circulam. Até agora era obrigatório apenas para os maiores de 18 anos e fora das localidades.
      "Há uma pressão brutal do lóbi dos ciclistas para não ser assim. Dizem que, se for obrigatório usar capacete, muitas pessoas deixarão de andar de bicicleta", lembra o presidente da PRP.
      Em Espanha, "tratando-se de uma medida aplicada a todos os menores, é um primeiro passo importante" para sensibilizar as crianças para as questões da segurança rodoviária, remata José Manuel Trigoso.
      Em Portugal, os condutores de velocípedes sem motor não são obrigados a usar capacete.


      Ler mais: Prevenção Rodoviária defende aumento da velocidade nas autoestradas - Expresso.pt



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      Medo!!!!

      65% iam sóbrios!!

      Quanto aos limites de velocidade, podiam subi-los até aos 140 km/h (ou ligeiramente mais) nalguns troços.

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        #4
        Estes gajos será que conduzem mesmo??? Mas vocês vêem alguém a andar a menos de 150 nas AE?



        Exceptuando os pesados de mercadorias que têm o limitador para os 100 km/h e então têm direito a pastelar durante 10 minutos na faixa da esqª enquanto ultrapassam o outro pesado que vai a 97,5 km/h e não facilita nem um bocadinho...
        Editado pela última vez por CL; 04 October 2013, 16:54.

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          #5
          Depende das auto estradas, mas aqui na A4 grande parte do pessoal circula entre os 100 e os 130.

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            #6
            Originalmente Colocado por CL Ver Post
            Estes gajos será que conduzem mesmo??? Mas vocês vêem alguém a andar a menos de 150 nas AE?
            Faz lá AE a 150 e diz quantos carros te ultrapassam...

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              #7
              Só isto: tempo é dinheiro

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                #8
                Esse José Manuel Trigoso não é aquele que foi uma vez apanhado a mais de 200km/h numa autoestrada e depois como justificação disse que era para não adormeçer?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                  Estes gajos será que conduzem mesmo??? Mas vocês vêem alguém a andar a menos de 150 nas AE?



                  Exceptuando os pesados de mercadorias que têm o limitador para os 100 km/h e então têm direito a pastelar durante 10 minutos na faixa da esqª enquanto ultrapassam o outro pesado que vai a 97,5 km/h e não facilita nem um bocadinho...
                  eu raramente passo dos 120

                  Comentário


                    #10
                    Por acaso tenho reparado que o normal condutor tende a andar cada vez mais devagar em AE. Mais do que fruto da prevenção rodoviária, acho que deve ser um reflexo da crise (e do aumento imparável do preço dos combustíveis).

                    Antigamente e quando se ia para o Algarve a cerca de 140/150, era-se passado pela esmagadora maioria dos condutores.

                    Os nuestros hermanos estão de parabéns. Bom senso e razoabilidade.

                    Há troços das nossas AE (por exemplo, a maioria da A2 a partir da Marateca para Sul, a A6 ou mesmo a A8 a partir da zona das Caldas), em que já se justifica um limite superior.

                    Talvez consigamos aplicar algo do género em Portugal, pois andar a 120 em zonas completamente abertas é especialmente idóneo a provocar sonolência.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CM Ver Post
                      Esse José Manuel Trigoso não é aquele que foi uma vez apanhado a mais de 200km/h numa autoestrada e depois como justificação disse que era para não adormeçer?
                      Acho que esse era um dos Vice-Directores da extinta DGV...e tenho ideia de ter sido apanhado a 170 na A1 na zona de Leiria.

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                        #12
                        por acaso essa notícia em Espanha preocupa-me......num país onde ainda há pouco tempo o limite era inferior a 120 cheira-me que este rebuçadinho venha envenenado com umas portagens nas autovias.......esperar para ver!
                        Editado pela última vez por luissousa6; 04 October 2013, 17:34.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                          Por acaso tenho reparado que o normal condutor tende a andar cada vez mais devagar em AE. Mais do que fruto da prevenção rodoviária, acho que deve ser um reflexo da crise (e do aumento imparável do preço dos combustíveis).

                          Antigamente e quando se ia para o Algarve a cerca de 140/150, era-se passado pela esmagadora maioria dos condutores.

                          Os nuestros hermanos estão de parabéns. Bom senso e razoabilidade.

                          Há troços das nossas AE (por exemplo, a maioria da A2 a partir da Marateca para Sul, a A6 ou mesmo a A8 a partir da zona das Caldas), em que já se justifica um limite superior.

                          Talvez consigamos aplicar algo do género em Portugal, pois andar a 120 em zonas completamente abertas é especialmente idóneo a provocar sonolência.
                          Verdade. Parte importante da A17 é igual.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                            Exceptuando os pesados de mercadorias que têm o limitador para os 100 km/h e então têm direito a pastelar durante 10 minutos na faixa da esqª enquanto ultrapassam o outro pesado que vai a 97,5 km/h e não facilita nem um bocadinho...
                            Pesados de mercadorias, teoricamente, limitados a 90 km/h.

                            Pesados de passageiros, teoricamente, limitados a 100 km/h.




                            PS: Mas conseguem dar mais.

                            Comentário


                              #15
                              A minha velocidade ideal para auto estrada é entre os 140 e os 160. Com tantos radares deixei praticamente de usar. Não vou pagar para ir a adormecer a 120/130, e ainda estar sujeito drenagens mal feitas, a obras constantes, e cortes de circulação quando existem acidentes mais graves.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                Estes gajos será que conduzem mesmo??? Mas vocês vêem alguém a andar a menos de 150 nas AE?



                                Exceptuando os pesados de mercadorias que têm o limitador para os 100 km/h e então têm direito a pastelar durante 10 minutos na faixa da esqª enquanto ultrapassam o outro pesado que vai a 97,5 km/h e não facilita nem um bocadinho...


                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Faz lá AE a 150 e diz quantos carros te ultrapassam...
                                  Isto. Salvo um ou outro carro, basta andar a 150-160km/h que raramente se é ultrapassado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Faz lá AE a 150 e diz quantos carros te ultrapassam...
                                    3 a 6 todos os dias... em 360 km

                                    Nem conto as 2 ou 3 motas!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas,

                                      Eu até acho que deveriam reduzir a velocidade em alguns troços de AE, por exemplo A1 desde Alverca/Lisboa, A5 Carcavelos
                                      /Lisboa, A2 Casal do Marco/Ponte 24/4 e muitos mais......e sempre que se justificasse pelo volume de tráfego/condições atmosféricas e outros.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                        Estes gajos será que conduzem mesmo??? Mas vocês vêem alguém a andar a menos de 150 nas AE?
                                        Eu, o carro não chega lá.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                          Estes gajos será que conduzem mesmo??? Mas vocês vêem alguém a andar a menos de 150 nas AE?
                                          Eu. Ainda muito recentemente fiz duas viagens de 400 km sem passar dos 100 numa e dos 120 na outra. Era isso ou atestar em todas as estações de serviço.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                            A minha velocidade ideal para auto estrada é entre os 140 e os 160. Com tantos radares deixei praticamente de usar. Não vou pagar para ir a adormecer a 120/130, e ainda estar sujeito drenagens mal feitas, a obras constantes, e cortes de circulação quando existem acidentes mais graves.
                                            Um dia que ela te doa, vais garantidamente mudar de opinião!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                              Eu, o carro não chega lá.
                                              X2.

                                              Concordo, não com um aumento cego em 10km/h em AE, mas adaptada, em algumas até podia ser um pouco mais, noutras descendo, como é referido.

                                              O caso do álcool e aumento para o dobro, o facto de para alguns ser catastrófico só vai ajudar a pensarem 2x, provavelmente até seria o ideal, mas lá ia ser apanhado o X no seu BM com o rendimento mínimo.

                                              Totalmente favorável à introdução da obrigação do uso do capacete nos velocípede, principalmente se circularem na faixa de rodagem. Esta medida devia ser a primeira a ser defendida pelos ciclistas e não, contra. (e escrevo contra mim que nunca usei quando andava).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Faixa da direita entre os 80 e os 110,para mim já chega.Poupo no pitrol poupo no desgaste da biatura e sempre tenho mais uns segunditos para reagir a qualquer coisa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Prevenção rodoviária isto e aquilo, mas no caso das AE continuam sem falar de fiscalizar distâncias de segurança, coisa que acontece muito mesmo abaixo do limite de velocidade.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                    por acaso essa notícia em Espanha preocupa-me......num país onde ainda há pouco tempo o limite era inferior a 120 cheira-me que este rebuçadinho venha envenenado com umas portagens nas autovias.......esperar para ver!
                                                    Isso é para desviar a atenção do caso Barcenas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                      Um dia que ela te doa, vais garantidamente mudar de opinião!
                                                      Que me doa o quê?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        por acaso vi ontem essa notícia na tv em rodapé, do aumento de velocidade e lembrei-me logo que daqui a uns meses estará por aqui. a mim não me aquece nem arrefece, já que raramente ando a mais de 130 na autoestrada. já em nacional às vezes vou a 90/100 à noite...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                          Que me doa o quê?
                                                          a multa...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ou os ossos, que os acidentes também acontecem.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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