Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mandado de Apreensão de Docs. (help)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mandado de Apreensão de Docs. (help)

    Boas pessoal, é o seguinte:
    à cerca de uma ano e meio adquiri um carro com o propósito de fazer dele um projecto asério, ou seja, mal o comprei o carro foi logo para a garagem, e assim tem andado até agora, entre garagem de casa e oficina... Tirando isso pouco mais anda, nem 2000km's lhe fiz neste tempo todo! Só que como eu sou um gajo muuuito despistado, nunca mais me lembrei de passar o carro para meu nome embora tenha tudo o necessário para o fazer (declaração de venda e formulário assinado pelo vendedor e fotocópia dos docs do vendedor). Acontece que recentemente fui levar o carro para passar na Inspecção Periódica, e mal entreguei o Documento Único à senhora, ela introduziu os dados no PC e disse: "ah... este carro tem um mandado de apreensão de documentos!!", eu fiquei de pedra... Levei logo o carro para casa e tenho andado a tentar informar-me desde então, mas tenho ouvido todo o tipo de versões, desde: "...isso é fácil, vais ao IMTT com os formulários assinados e as copias dos docs do antigo dono, passas o carro para teu nome e já está!" até: "esquece, nunca mais vais ter os papéis do carro"...

    Ou seja, não sei em que acreditar, e sinceramente ainda não tive tempo para ir perguntar ao IMTT, pfv pessoal se me puderem ajudar agradecia imenso!

    Cumps

    #2
    compraste o carro a quem?

    ao stand ou ao proprietario?

    Comentário


      #3
      Comprei ao proprietário!!

      Comentário


        #4
        Basicamente se tens os documentos apreendidos administrativamente, ou seja, alguém mandou apreender o carro porque andava a pagar IUC e tu com o carro na tua posse.

        O que acontece é que há uma multa a pagar nestes casos, tinhas 60 dias a contar da data da venda para mudar o veiculo de nome.

        Dependendo de há quanto tempo o antigo dono fez o pedido de apreensão e assim como a informação que dispunha, a matricula poderá eventualmente já estar cancelada, sendo que, neste caso, vais ter um trabalhão de tal forma que é melhor esquecer. Basicamente se o antigo dono tiver feito o pedido de apreensão há mais de 6 meses e se tiver deslocado a um posto da PSP/GNR pedir a declaração e consequentemente ter ido ao IMTT tratar do cancelamento de matricula, o assunto morreu para ele aqui.

        Caso a matricula não esteja cancelada, ainda poderás fazer o registo correctamente em teu nome, no entanto, terás a coima por não regularização de propriedade e consequente apreensão administrativa de veiculo e ainda pagarás o valor de registo de propriedade que já não será os 65€.

        PS: Não consigo confirmar se tem multa ou qual o valor da mesma quanto à apreensão, no entanto, quanto à transferência de propriedade, após os 60 dias o valor passa de 65€ para 130€ salvo erro. Passa a tratar-se de uma transferência de propriedade com multa.
        Editado pela última vez por OFFICER; 11 December 2013, 11:27.

        Comentário


          #5
          menos mal...entao se compraste ao "dono" do carro e como as guias ja devem ter caducado pois axo que tem 90 dias para meter o carro em teu nome, tens que falar com o dono do carro e se ele tiver boa vontade voltar a preencher novos documentos de venda...pois só ele é que podia mandar apreender o carro...se calhar ja pagou algum imposto de selo que devias ser tu a pagar e dai ter mandado apreende o carro..que ainda está em nome dele...percebeste?? quando se compra um carro a primeira coisa a fazer é fazer o registo automovel...se matas alguem que se lixa é ele que tambem vai a tribunal, assim como as multas é ele que recebe...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
            Dependendo de há quanto tempo o antigo dono fez o pedido de apreensão e assim como a informação que dispunha, a matricula poderá eventualmente já estar cancelada, sendo que, neste caso, vais ter um trabalhão de tal forma que é melhor esquecer. Basicamente se o antigo dono tiver feito o pedido de apreensão há mais de 6 meses e se tiver deslocado a um posto da PSP/GNR pedir a declaração e consequentemente ter ido ao IMTT tratar do cancelamento de matricula, o assunto morreu para ele aqui.
            Asério?? E se o caso for mesmo esse? Não há maneira nenhuma mesmo?

            Comentário


              #7
              se cancelou a matricula esquece o carro...axo que isso nao tem soluçao...pelo menos que eu conheça...

              Comentário


                #8
                Atençao que as guias não tem a data preenchida, ele apenas me assinou aquilo e deu a cópia dos seus documentos...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Xikoe30 Ver Post
                  Asério?? E se o caso for mesmo esse? Não há maneira nenhuma mesmo?
                  Se o caso for mesmo o de a matricula já estar cancelada, terás que ver no IMTT o que se pode fazer.

                  De qualquer forma vê no site abaixo se a tua matricula está cancelada ou não:

                  Instituto da Mobilidade e  dos Transportes Terrestres

                  Se estiver...vai ao IMTT, se não estiver, vai tratar da mudança de nome o quanto antes.

                  Comentário


                    #10
                    pois... parece mesmo que está! Ajudem-me pfv, há maneira de regularizar isto??

                    Comentário


                      #11
                      E tentar falar com o antigo dono? Só naquela de lhe explicar que és distraído (diria muuuuuuiiiiito distraído) e para te "ajudar" a resolver esta embrulhada, pagando-lhe tudo a que tem direito (IUCs, questões administrativas, multas, etc) pela tua enooooooooorrrrrrrme distracção?

                      Quem é que andava a pagar os IUC destes anos?

                      Comentário


                        #12
                        O melhor é falares com quem te vendeu o carro e resolver isso, porque deve andar a pagar IUC em atraso mais todas a dores de cabeça que isso implica.

                        Só uma coisa que me deixa de pé atrás é dizeres que és muito despistado, tão despistado ao ponto de nem reparares que ias à IPO com um carro que não és proprietário. Espero que consigas resolver o imbróglio e aprendas a lição ;)

                        Comentário


                          #13
                          Pois, eu não fui... lol ng deve ter pago... O problema agora é encontrar o sr. só sei que é de chaves,e sei o nome dele... mais nada!! Mas ele pode resolver isso? Ou posso eu? visto ter na minha posse um formulario de venda assinado por ele!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Xikoe30 Ver Post
                            Pois, eu não fui... lol ng deve ter pago...
                            Também não achaste estranho andar a circular sem pagar IUC...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                              O melhor é falares com quem te vendeu o carro e resolver isso, porque deve andar a pagar IUC em atraso mais todas a dores de cabeça que isso implica.

                              Só uma coisa que me deixa de pé atrás é dizeres que és muito despistado, tão despistado ao ponto de nem reparares que ias à IPO com um carro que não és proprietário. Espero que consigas resolver o imbróglio e aprendas a lição ;)
                              lol eu sabia que o carro não estava em meu nome, só que deixei andar feito burro, precisamente ia fazer a IPO e depois ia ao registo, mas com esta embrulhada toda tou tramado completamente...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Xikoe30 Ver Post
                                lol eu sabia que o carro não estava em meu nome, só que deixei andar feito burro, precisamente ia fazer a IPO e depois ia ao registo, mas com esta embrulhada toda tou tramado completamente...
                                Imagina os custos e dores de cabeça do outro lado. Tu andaste "relax" até agora.

                                Comentário


                                  #17
                                  Alguns users falaram que se tive a matrícula tiver cancelada já não há nada a fazer....mas tenho ideia de que existe a hipótese de regularizar a situação , têm-se que fazer uma inspecção extraordinária , a tal de 98 euros. Mas de qualquer forma , acho que o contacto com o dono anterior é inevitável. Mas isso é o que acho, sem certezas

                                  Comentário


                                    #18
                                    tens o nome do antigo proprietário e a morada, pela morada podes tentar saber o telefone. entretanto falas com ele e dizes que lhe pagas as contas dele e prontificas-te a ir com ele a um notário mudar logo o registo caso a matricula nao esteja cancelada. se estiver terás que as recuperar. vai ao imtt com as perguntas todas a fazer e a partir daí resolves ao certo. prepara-te para gastares umas centenas ainda...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ao que ele indicou a matricula já está cancelada, nesse caso o processo vai ser muito mais complicado.

                                      Envolverá IPO B e seus custos assim como outras burocracias complicadas que terás pela frente ou...o mais fácil é mandar o carro para o ferro velho.

                                      De qualquer forma, para ter nova matricula é um processo algo longo.

                                      Sei que a matricula cancelada por falta de IPO pode ser reposta indo a uma IPO B. No teu caso não sei se será muito diferente, o único problema grave é que o carro continua a não estar em teu nome. O melhor que tens a fazer é questionar o IMTT como podes proceder para resolver a situação.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ja agora e por curiosidade, uma matricula nova (visto que a dele foi abatida) iria implicar o carro pagar IUC actual, ou seja, à data de matricula certo? Esquece lá isso rapaz, podes ser distraido mas ja tendo passado por uma situação de venda de um carro a uma pessoa "esquecida" como tu, e todas as dores de cabeça que eu e a minha familia teve para resolver com o IMTT, finanças e policia acho que é bem o que mereces. Como é que alguem se esquece de mudar o carro de nome? Durante 2 anos? Epah eu tenho é pena do outro homem não de ti.

                                        Comentário


                                          #21
                                          eu tive sorte com o meu atual 2º carro, mas foi uma situaçao algo parecida. estava tudo pago, com selos e recibos, mas o dono anterior a mim "esqueceu-se" de mudar o registo durante... 8 anos! um tipo da afurada deu-o à troca a um stand da ford da zona, que, presumo, o deve ter despachado para um stand de beira da estrada. entretanto foi parar a chaves e o senhor mais tarde deu-o ao filho para ir para a univ em vila real. depois lá vi, ao ir buscá-lo, essa situaçao.

                                          como o carro me fora dado lá me resolvi a tratar das coisas, mas só por causa de ter tudo pago até à data. 2 viagens ao porto, pois o senhor é emigrante e resolveu-se o assunto na hora com o senhor a ir comigo à loja do cidadao. antes de ir com ele fui lá da 1ª vez e queriam 130€. tinha mudado o valor há nem 1 mes e se fossem os 90€ nem me tinha preocupado mais. o que vale é que última morada era a 2kms da loja do cidadao. esperei um mes para o senhor regressar e fomos lá. certificado de venda com data de 2004 e a fotocópia do BI e contriuinte ainda estavam válidas após os 8 anos e inclusive o senhor ainda possuía o BI e nao o novo cartao de cidadao. preenchemos nova declaraçao fazendo de conta que nao existiu mais ninguém e no final ainda lhe dei a fotocópia do BI que ele nem ma pediu...

                                          por isso muito cuidado no que vos meteis. fica o aviso!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Desculpa a frontalidade mas é bem feito!

                                            Nem sequer te "lembraste" que havia um IUC para pagar e que se não o fizesses quem o teria de fazer seria o "dono"? Sem falar em possíveis acidentes, multas, etc que seriam sempre responsabilidade do outro...

                                            Aqui há uns anos dei um carro ao meu pai. Passado uns tempos resoveu vendê-lo... Por sorte, o carro já estava em nome dele pois mteu-se numa embrulhada "engraçada":

                                            Começou a receber IUCs para pagar, multas de estacionamento e até cartas registadas de postos de abastecimento recebeu (por abastecimento e fuga).

                                            Acabou por ter de mandar apreender o carro, pagar 2 multas anteriores a esse acto e um abastecimento para evitar mais problemas.

                                            Gastou ainda mais dinheiro em documentação e deslocações...

                                            É que nem fazia ideia de quem tinha o carro, só sabia que andava por Loures e quem o conduzia era um black.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O iuc em falta é apenas 1! Ou seja pouco mais de 30e, sim é dinheiro mas nao é nenhuma fortuna, calma pessoal, eu como referi acima o carro praticamente nao circulou na estrada... por isso eu deixei andar entendem? Mandar o carro para o ferro velho nao é solução até porque já gastei algum dinheiro nele, sim eu sei, sou um burro... obrigado pela ajuda, vou tentar solucionar da melhor maneira...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tens aqui a resposta: Cancelamento da Matrícula

                                                Tem é de ser o proprietário a faze-lo e tem de fazer a IPO extraordinária. E não, não fica com matrícula nova, pelo que suponho que continua a pagar o IUC correspondente à data original da mesma.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Xikoe30 Ver Post
                                                  lol eu sabia que o carro não estava em meu nome, só que deixei andar feito burro, precisamente ia fazer a IPO e depois ia ao registo, mas com esta embrulhada toda tou tramado completamente...
                                                  Tás mesmo é o que dá se XiKoesperto

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Xikoe30 Ver Post
                                                    O iuc em falta é apenas 1! Ou seja pouco mais de 30e, sim é dinheiro mas nao é nenhuma fortuna, calma pessoal, eu como referi acima o carro praticamente nao circulou na estrada... por isso eu deixei andar entendem? Mandar o carro para o ferro velho nao é solução até porque já gastei algum dinheiro nele, sim eu sei, sou um burro... obrigado pela ajuda, vou tentar solucionar da melhor maneira...
                                                    Desculpa, mas tal como muitos users comentaram, também acho que não fizeste nada bem em deixar a situação andar. 30 euros pode se pouco para ti mas independentemente do valor imagina a incerteza do outro lado de ter iuc por pagar e sem saber se há multas ou outras coisas relacionadas com carro?

                                                    além disso iuc é um imposto fiscal. imposto fiscal esse que não sendo pago dá lugar a um processo de execução fiscal. a tua "sorte" é que o primeiro bem a ser executado para pagamento do imposto em falta (o mesmo para portagens electrónicas não pagas) é o próprio veículo. mas finanças não são simpáticas. penhoram o carro, vendem em hasta pública e usam dinheiro para pagar a multa e imposto. o que sobra não te dão.. lol. eu perante esta perspectiva (a do dono anterior) teria feito exactamente o mesmo..

                                                    não sei como o vais convencer a resolver a situação, imagino que em multas e inspecções e nova matrícula vais gastar bastante mais do que provavelmente o carro vale se o venderes em peças...

                                                    mas boa sorte!

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X