Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Acidente] Como contestar decisão de responsabilidades?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Acidente] Como contestar decisão de responsabilidades?

    Boas,

    Tive um acidente na semana passada que consiste basicamente no seguinte:


    Preenchi a DAA, tirei fotos e ainda juntei imagens do google maps do local e anexei um carta em que exponha a situação detalhadamente e defendi que, segundo o Art 14º número 2, tomei a via de trânsito mais adequeada ao meu destino (pois ia ficar na faixa mais à esquerda depois de virar, pois mais à frente ia virar para uma rua à esquerda), que não existe sinalização na estrada ou vertical a impossibilitar o uso da faixa do meio para virar à direita e que a via onde se encontrava o veículo A não servia para virar à esquerda (infelizmente não me justifiquei muito aqui, assumi que as fotografias e imagens do google maps seria suficientes).

    Contudo quando fui entregar à minha seguradora MAPFRE, disseram que no meu caso e pelo que eu dizia na carta, não me era vantajoso activar a convenção IDS e que devia reclamar junto da seguradora do veículo A (Liberty Seguros). Activei os meus danos próprios para por o carro a arranjar e fui reclamar junto da Liberty Seguros com os mesmo elementos.

    Passado 1 semana, recebo hoje uma carta da minha seguradora a dizer que dadas as "versões divergentes dos intervenientes, somos do parecer que a responsabilidade deve ser atribuída a ambos os condutores em igual proporção tendo por base, o nº2 do artº 18 do c. Estrada". Fui ver o referido artigo e fiquei estupefacta:
    "O condutor de um veículo em marcha deve manter a distância lateral suficiente para evitar acidentes entre o seu veículo e veículos que transitam na mesma faixa de rodagem, no mesmo sentido ou em sentidos opostos"

    Mas o que tem a distância lateral haver com o facto de A ter invadido a minha faixa de rodagem. De notar que para virar à esquerda ali é impossível não invadir a via de trânsito do meio além de que, observando a posição do meu veículo, eu ainda não tinha abandonado a minha faixa pois tinha de avançar um pouco para a frente para ficar na faixa mais à esquerda quando virasse.

    Pretendo reclamar mas só tenho até sexta-feira e não sei bem como fazer pois quase me dá a impressão que nem olharam para as fotografias. Alguém me pode ajudar com dicas? Pretendo fazer um documento pdf com as fotos lá mas quando eles imprimirem não vão conseguir ver muito...
    Pretendo argumentar que pelo art 14, nº2 podia ir na faixa da esquerda, que o condutor de A não tomou precaução na manobra (excesso de velocidade, usando fotos da posição final do veiculo) segundo art X, não se encontrava na faixa adequada para fazer a manobra segundo art Y e que era impossível não invadir a minha via de trânsito dado o local (usando as fotos originais e outras editadas com linhas desenhadas para verem que se ele tentasse virar à esquerda fazendo um angulo recto que ou batia no passeio ou tinha mesmo de invadir a minha faixa).

    Obrigada.

    #2
    Porque dizes que a via do veículo A não serve para virar à esquerda?

    Comentário


      #3
      Tanto tu como o outro fizeram borrada.

      Tu devias tar na faixa dele(mais á direita se a tua intenção era virar á direita)e ele devia estar na tua faixa ou na mais á esquerda.
      Porque se tu recuares a imagem irás reparar que estão 3 carros(1 á esquerda,1 direita e 1 no meio)(parece a pole position)

      Comentário


        #4
        andrepinto, segundo o artº 14 nº2 eu podia estar na do meio para virar à direita pois é a mais adequada ao meu destino (queria ficar na faixa mais à esquerda depois de virar pois ia virar para uma rua). Não há qualquer sinalização a proibir virar à direita ou esquerda a partir da faixa do meio (alias, não há sinalização ponto.).

        MetalKing, pois segundo o C Estrada deves estar na faixa mais à esquerda ou na que mais adequada ao destino, contudo pelo local é impossível virar à esquerda ali sem invadir a faixa do meio pois não há espaço para fazer a manobra correctamente (existe um passeio a impedir o carro de ir mais para a frente para fazer a manobra correctamente de forma a ficar na faixa mais à direita quando se vira à esquerda).

        Basicamente, no meu entender:
        as 2 faixas mais à esquerda só permitem virar para as 2 faixas mais à esquerda à esquerda (de 3 possiveis)
        as 2 faixas mais à direita só permitem virar para as 2 faixas mais à esquerda à direita (neste caso são as únicas possiveis)

        Quem conhece aquela zona sabe que é assim, pelo menos nunca vi ninguém dizer o contrário ou fazer a manobra que o outro fez. Eu passo ali todos os dias, o outro condutor? Nem sequer é de Lisboa e estava com carro da empresa atrasado para uma consulta para a mulher no Hospital da Luz (ia com a mulher grávida ao lado). Claro que isto não é argumento, just saying.

        Comentário


          #5
          tens que fundamentar melhor com outros elementos de prova e testemunhas...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por lgl Ver Post
            andrepinto, segundo o artº 14 nº2 eu podia estar na do meio para virar à direita pois é a mais adequada ao meu destino (queria ficar na faixa mais à esquerda depois de virar pois ia virar para uma rua). Não há qualquer sinalização a proibir virar à direita ou esquerda a partir da faixa do meio (alias, não há sinalização ponto.).

            Aqui dizes tudo.


            MetalKing, pois segundo o C Estrada deves estar na faixa mais à esquerda ou na que mais adequada ao destino, contudo pelo local é impossível virar à esquerda ali sem invadir a faixa do meio pois não há espaço para fazer a manobra correctamente (existe um passeio a impedir o carro de ir mais para a frente para fazer a manobra correctamente de forma a ficar na faixa mais à direita quando se vira à esquerda).

            Basicamente, no meu entender:
            as 2 faixas mais à esquerda só permitem virar para as 2 faixas mais à esquerda à esquerda (de 3 possiveis)
            as 2 faixas mais à direita só permitem virar para as 2 faixas mais à esquerda à direita (neste caso são as únicas possiveis)

            Conheces o local, e dizes que existem 4 vias de trânsito?

            Onde te baseias para dizer que as vias permitem...?

            Existem marcas rodoviárias M15?


            Quem conhece aquela zona sabe que é assim, pelo menos nunca vi ninguém dizer o contrário ou fazer a manobra que o outro fez. Eu passo ali todos os dias, o outro condutor? Nem sequer é de Lisboa e estava com carro da empresa atrasado para uma consulta para a mulher no Hospital da Luz (ia com a mulher grávida ao lado). Claro que isto não é argumento, just saying.
            A bold.

            Comentário


              #7
              MetalKing, conheço o local e são 3 vias de trânsito (não sei onde leste 4, o que quis transmitir é que a do meio dá para ambos os sentidos).
              De facto não há sinalização, marcas M15 só há atrás a indicar para seguir em frente e depois deixa de haver marcas. Baseio-me assim no senso comum de não se usar a faixa mais à direita para virar à esquerda nem usar a mais à esquerda para virar à direita POIS a do meio permite virar para AMBOS os sentidos (logo se estiveres numa extremidade para virar para outro lado vais CHOCAR com quem vier na faixa do meio). Isso e o C Estrada dizer para se usar a faixa mais à direita/esquerda excepto se for mais adequado usar outra mas esse "adequado" deve pressupor o bom senso, o que não foi o caso do veículo A (no meu caso fazia sentido pois não havia risco de chocar ao virar à direita se quem tivesse na faixa mais à direita virasse à direita, como seria natural).

              Percebo que esta questão seja difícil de argumentar mas parece-me que é bom senso que eu podia estar ali e o veículo A não podia estar onde estava. Again, quem conhece a zona deve perceber isto.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por lgl Ver Post
                as 2 faixas mais à esquerda só permitem virar para as 2 faixas mais à esquerda à esquerda (de 3 possiveis)
                as 2 faixas mais à direita só permitem virar para as 2 faixas mais à esquerda à direita (neste caso são as únicas possiveis)
                Matemática não é o meu forte, mas 2+2=4.

                O que correctamente deverias ter dito, sendo 3 ''faixas'', seria:
                - A ''faixa'' da esquerda só permite virar à esquerda;
                - A ''faixa'' central permite virar à esquerda e à direita;
                - A ''faixa'' da direita permite virar à direta.

                Não havendo marcas M15, não vejo que tenhas grande hipótese de contestação.

                Comentário


                  #9
                  Quando se diz X mais à esquerda e Y mais à direita não se está a dizer que existem X+Y faixas...daí o "mais à" senão teria dito X faixas à esquerda e Y à direita.
                  É uma questão de semântica mas adiante... porque é que não haver marcas M15 implica que eu também tenho culpa? O veículo A não devia de estar naquela faixa, com ou sem marcas, mas a estar ele devia ter tido cuidados redobrados. O que, aliás, pela posição final do veículo A se vê que ia com excesso de velocidade caso contrário os carro teriam só roçando um pouco e ficado logo imobilizados e os danos seriam menores.

                  A mim o que me dá ideia é que nem sequer olharam e analisaram as imagens além de ser estranho ter sido a minha seguradora (onde só activei Danos Próprios) a apurar responsabilidades e a comunicar-me quando a participação do acidente fiz à outra seguradora.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por lgl Ver Post
                    Quando se diz X mais à esquerda e Y mais à direita não se está a dizer que existem X+Y faixas...daí o "mais à" senão teria dito X faixas à esquerda e Y à direita.
                    É uma questão de semântica mas adiante... porque é que não haver marcas M15 implica que eu também tenho culpa? O veículo A não devia de estar naquela faixa, com ou sem marcas, mas a estar ele devia ter tido cuidados redobrados. O que, aliás, pela posição final do veículo A se vê que ia com excesso de velocidade caso contrário os carro teriam só roçando um pouco e ficado logo imobilizados e os danos seriam menores.

                    A mim o que me dá ideia é que nem sequer olharam e analisaram as imagens além de ser estranho ter sido a minha seguradora (onde só activei Danos Próprios) a apurar responsabilidades e a comunicar-me quando a participação do acidente fiz à outra seguradora.
                    Então, no 1º post, dizes que A e B arrancam do semáforo, e agora o A já vai em excesso de velocidade?

                    Era um Ferrari?

                    Comentário


                      #11
                      Viste as fotos ou só estás a querer implicar? Eu para virar à direita e ficar na faixa mais à esquerda tenho de andar ainda um pouco em frente, para me posicionar correctamente antes de virar.
                      Além disso não é preciso ser um génio para perceber que se 2 carros chocam durante uma manobra de virar, se fossem ambos devagar, iriam ficar ali parados juntos (mesmo que um raspasse um pouco mais e ficasse um pouco mais adiante). Agora se um deles só consegue parar uns metros mais à frente (e com isto partir um farol, pex) é porque não ia assim tão devagar. O problema desta argumentação é que não existem pericias porque não foi chamada a PSP.
                      O excesso de velocidade não é ir a 100Km/h, é ir acima do exigido para a manobra em questão (que é dificil de provar legalmente, mas com bom senso penso que não seria assim tanto).

                      Comentário


                        #12
                        Eu não estou a implicar, estou a tentar fazer-te ver, que dificilmente conseguirás '''melhor'' do que te foi já dito.

                        E também, porque te estás a contradizer, pois no 1º post, dizes que arrancam ao semáforo, para depois alegares excesso de velocidade do outro interveniente.
                        Quando muito velocidade excessiva, nunca excesso de velocidade, mas alegar isso ao arrancar de um semáforo, e após terem percorrido para aí uns 5 metros, não me parece.

                        Podes alegar o artigo 14º, mas não havendo marcas rodoviárias M15, duvido que tenhas sorte.

                        Comentário


                          #13
                          Já percebi o que queres dizer, concordo que velocidade excessiva é mais correcto que excesso de velocidade. Obrigada pelo esclarecimento.
                          Em todo o caso vou tentar, a melhor maneira de o fazer é com carta registada ou um email (como usado até agora) é suficiente? O meu problema com a carta registada são os anexos (não tenho como imprimir as fotografias). Caso não dê em nada posso ainda tentar a CIMPAS, correcto?

                          Comentário


                            #14
                            Mas o que queres contestar? Se estavas na faixa á esquerda, nunca podias virar á direita, mesmo que na proxima rua, quisesses virar á esquerda.
                            Por essa ordem de ideias, tu numa rotunda, fazias sempre por fora, porque é o que está mais proximo da saida o que é errado.
                            Tanto tu como a outra pessoa, têm culpa, e é normal esta tomada de decisão.

                            Não percebo a parte do excesso de velocidade, mas se nem houve um relatorio da policia, isso vale zero. A manobra foi mal feita por ambos e não se deveu ao excesso de velocidade mas sim de completa falta da atenção.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                              Matemática não é o meu forte, mas 2+2=4.

                              O que correctamente deverias ter dito, sendo 3 ''faixas'', seria:
                              - A ''faixa'' da esquerda só permite virar à esquerda;
                              - A ''faixa'' central permite virar à esquerda e à direita;
                              - A ''faixa'' da direita permite virar à direta.

                              Não havendo marcas M15, não vejo que tenhas grande hipótese de contestação.
                              E interpretação?...
                              - Das 3 faixas do local, as 2 mais à direita permitem virar à direita.
                              - Das 3 faixas do local, as 2 mais à esquerda permitem virar à esquerda.
                              É exactamente o mesmo que:
                              - Das 3 faixas, a da direita apenas permite virar à direita
                              - Das 3 faixas, a do meio permite virar à direita e à esquerda
                              - Das 3 faixas, a da esquerda apenas permite virar à esquerda

                              No primeiro post refere-se logo no início que são 3 faixas.
                              Em 3 faixas, existem duas mais à direita (sobra uma à esquerda), e duas
                              mais à esquerda (sobra uma à direita).
                              Ou não?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                                Mas o que queres contestar? Se estavas na faixa á esquerda, nunca podias virar á direita, mesmo que na proxima rua, quisesses virar á esquerda.
                                Por essa ordem de ideias, tu numa rotunda, fazias sempre por fora, porque é o que está mais proximo da saida o que é errado.
                                Tanto tu como a outra pessoa, têm culpa, e é normal esta tomada de decisão.

                                Não percebo a parte do excesso de velocidade, mas se nem houve um relatorio da policia, isso vale zero. A manobra foi mal feita por ambos e não se deveu ao excesso de velocidade mas sim de completa falta da atenção.
                                Claramente muita gente desconhece o artigo 14º, nº2 (pluralidade de vias de trânsito). Estamos a falar de circulação dentro de uma localidade... mais não digo, já disse tudo para quem quiser ler com calma e atenção.
                                Vou contestar e logo se verá, se não der em nada ainda activo a protecção jurídica e vou para a CIMPAS. Quem não deve, não teme e estou bem certa que não tive culpa alguma (agora se consigo provar já é outra história).
                                Com este tópico não pretendo saber se tenho ou não razão (há-de existir sempre alguém que acha que não) mas sim obter dicas de como fazer uma contestação eficaz a uma decisão da seguradora sobre responsabilidades.
                                Obrigada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                                  Mas o que queres contestar? Se estavas na faixa á esquerda, nunca podias virar á direita, mesmo que na proxima rua, quisesses virar á esquerda.
                                  Por essa ordem de ideias, tu numa rotunda, fazias sempre por fora, porque é o que está mais proximo da saida o que é errado.
                                  Tanto tu como a outra pessoa, têm culpa, e é normal esta tomada de decisão.

                                  Não percebo a parte do excesso de velocidade, mas se nem houve um relatorio da policia, isso vale zero. A manobra foi mal feita por ambos e não se deveu ao excesso de velocidade mas sim de completa falta da atenção.
                                  Lê o primeiro post com atenção. Faixa do MEIO!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por lgl Ver Post
                                    Já percebi o que queres dizer, concordo que velocidade excessiva é mais correcto que excesso de velocidade. Obrigada pelo esclarecimento.
                                    Em todo o caso vou tentar, a melhor maneira de o fazer é com carta registada ou um email (como usado até agora) é suficiente? O meu problema com a carta registada são os anexos (não tenho como imprimir as fotografias). Caso não dê em nada posso ainda tentar a CIMPAS, correcto?
                                    Sim podes recorrer ao CIMPAS, mas não vejo que adiante muito, 50/50 já tu tens, e por norma, é esta a ''chapa'' do dito.

                                    Uma última achega, e como referes, o outro interveniente não é de Lisboa, e portanto, não é conhecedor da zona, ora, por essa perspesctiva, e não havendo sinalização, este cumpria o que diz o C.E., ou seja, circulava na via mais à direita.

                                    Para finalizar, e sendo conhecedor do local, moralmente a responsabilidade é do outro, agora, legalmente, duvido que consigas mais do que já foi opinado pela seguradora.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Só te safas se existir sinalização (horizontal ou vertical) que obrigue a quem está na faixa
                                      da direita a virar à direita.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                        E interpretação?...
                                        - Das 3 faixas do local, as 2 mais à direita permitem virar à direita.
                                        - Das 3 faixas do local, as 2 mais à esquerda permitem virar à esquerda.
                                        É exactamente o mesmo que:
                                        - Das 3 faixas, a da direita apenas permite virar à direita
                                        - Das 3 faixas, a do meio permite virar à direita e à esquerda
                                        - Das 3 faixas, a da esquerda apenas permite virar à esquerda

                                        No primeiro post refere-se logo no início que são 3 faixas.
                                        Em 3 faixas, existem duas mais à direita (sobra uma à esquerda), e duas
                                        mais à esquerda (sobra uma à direita).
                                        Ou não?
                                        Por acaso era bom a português.

                                        Não me apercebi que no 1º post tinha sido referido três ''faixas'', mas no post que fiz referências, da maneira que foi expresso, dava a entender que eram 4.

                                        E as ''faixas'' designam-se por vias de trânsito, faixa é toda a via transitável.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                          Por acaso era bom a português.

                                          Não me apercebi que no 1º post tinha sido referido três ''faixas'', mas no post que fiz referências, da maneira que foi expresso, dava a entender que eram 4.

                                          E as ''faixas'' designam-se por vias de trânsito, faixa é toda a via transitável.

                                          São 3 vias de transito,o que a do meio dá para virar para esquerda ou para direita.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                            Lê o primeiro post com atenção. Faixa do MEIO!
                                            Eu li bem. Mas é a faixa á esquerda do condutor do outro veiculo. Como já foi dito, a unica hipotese de virar á direita era estar na faixa direita, senão corta a passagem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uma pergunta, nas saidas obrigatórias, tinham quantas vias cada? Nas fotos não dá para perceber bem, mas parece duas.
                                              Importas-te de fazer um sketch?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                Lê o primeiro post com atenção. Faixa do MEIO!
                                                Vê as imagens do Google Maps do local: nao existem vias demarcadas pelo que ela nunca podia estar na via do meio ja que a mesma nao existe.

                                                Este caso parece-me bem claro: nao existe demarcaçao das vias, logo ninguem pode proibir tanto a user como o outro veiculo de estarem nas vias escolhidas, logo nao se pode apontar um culpado, ja que no fundo têm os 2 culpa. O nexo de causalidade diz-me que se o veiculo A nao tivesse posicionado daquela maneira na via nao havia acidente, e se o veiculo B nao tivesse posicionado daquela maneira na via... nao tinha havido acidente.

                                                Para alem disso, nesse local, parece-me que o bom senso é usar o lado mais à esquerda para virar à esquerda e o lado mais à direita para virar à direita. Havendo demarcaçao das vias, nao se conseguia colocar ali 3 vias, basta estar um camiao mais à direita para impossibilitar tal acontecimento. E, como as imagens do Google Maps provam, se quero virar á esquerda e tomar a via da esquerda, posso fazer isso estando no semaforo colocado na via mais á esquerda e o mesmo aplica-se para virar à direita, ha mais que espaço para tomar logo a via, depois do semaforo, mais indicada ao nosso destino.

                                                Resumindo: dificilmente se consegue alterar os 50/50.


                                                Quanto à reclamaçao, a mesma deve ser feita à seguradora, bem elaborada com os artigos que se ache necessario, atraves de carta registada. Para seguir para o CIMPAS, é tambem contactar a seguradora para activar a protecçao juridica.

                                                Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                                                Uma pergunta, nas saidas obrigatórias, tinham quantas vias cada? Nas fotos não dá para perceber bem, mas parece duas.
                                                Importas-te de fazer um sketch?
                                                Nos semaforos nao ha qualquer demarcaçao de via. Depois de passar o semaforo, e visto que so se pode virar para a esquerda ou direita, ha 2 vias para os 2 lados.
                                                Editado pela última vez por Drifter; 22 January 2014, 23:12.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pelas fotos postadas parece que não houve danos nas viaturas

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                    Vê as imagens do Google Maps do local: nao existem vias demarcadas pelo que ela nunca podia estar na via do meio ja que a mesma nao existe.

                                                    Este caso parece-me bem claro: nao existe demarcaçao das vias, logo ninguem pode proibir tanto a user como o outro veiculo de estarem nas vias escolhidas, logo nao se pode apontar um culpado, ja que no fundo têm os 2 culpa. O nexo de causalidade diz-me que se o veiculo A nao tivesse posicionado daquela maneira na via nao havia acidente, e se o veiculo B nao tivesse posicionado daquela maneira na via... nao tinha havido acidente.

                                                    Para alem disso, nesse local, parece-me que o bom senso é usar o lado mais à esquerda para virar à esquerda e o lado mais à direita para virar à direita. Havendo demarcaçao das vias, nao se conseguia colocar ali 3 vias, basta estar um camiao mais à direita para impossibilitar tal acontecimento. E, como as imagens do Google Maps provam, se quero virar á esquerda e tomar a via da esquerda, posso fazer isso estando no semaforo colocado na via mais á esquerda e o mesmo aplica-se para virar à direita, ha mais que espaço para tomar logo a via, depois do semaforo, mais indicada ao nosso destino.

                                                    Resumindo: dificilmente se consegue alterar os 50/50.


                                                    Quanto à reclamaçao, a mesma deve ser feita à seguradora, bem elaborada com os artigos que se ache necessario, atraves de carta registada. Para seguir para o CIMPAS, é tambem contactar a seguradora para activar a protecçao juridica.



                                                    Nos semaforos nao ha qualquer demarcaçao de via. Depois de passar o semaforo, e visto que so se pode virar para a esquerda ou direita, ha 2 vias para os 2 lados.
                                                    Infelizmente em Lisboa não é a questão de haver vias demarcadas ou não... elas estão demarcadas, a questão é que as demarcações estarem todas apagadas com o desgaste.
                                                    Para alguém que não está habituado a conduzir na zona, conduzir em Lisboa é um perigo, por este e por outros aspectos! As estradas estão todas descuidadas, é uma vergonha...

                                                    Se olhares bem vês que vêm duas faixas de um lado e uma de outro, agora se duas se juntam ou não, não dá para perceber! Mas a impressão que fico é que há de facto 3 faixas.

                                                    http://s30.postimg.org/75u046mht/image.png
                                                    Editado pela última vez por dm222; 03 February 2014, 00:14.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      São 3 as filas de trânsito no local. As 2 do lado direito/central são as que vêem da 2ª Circular , a do lado esquerdo , vem da praça Cosme Damião .

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X