Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente com mota, condutor do carro sem culpa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente com mota, condutor do carro sem culpa

    Ora bem caros,

    Venho relatar uma situação que se passou há uns tempos com a minha senhora mas que se tem vindo a arrastar.
    Ora ela estava parada no trânsito como quem vem da Pça de Espanha para o cruzamento à porta da Univ Católica (não me lembro do nome do cruzamento). Ela ia na faixa da direita e estava PARADA atrás de outros carros. Atrás dela e à direita há um acesso que ali vai desaguar que vem de entrecampos. De repente aparece um tipo vindo desse acesso, num motociclo, em despiste e vem embater no carro. Limpou-lhe a lateral direita toda (riscos e algumas amolgadelas) e foi-se estatelar no chão mais à frente. Ora chamou-se polícia, houve medições e preencheu-se um auto. Estupidamente o guarda indicou que se devia meter feridos porque o rapaz que lhe bateu ficou com uma escoriação feia no torso. Isto mais tarde veio a revelar-se problemático. Prosseguindo, o rapaz acabou por dizer que sim que bateu contra ela mas alegou que haveria um terceiro carro que lhe tinha dado um toque que o fez entrar em despiste. Na DA a minha senhora não assinalou nenhum 3º carro, meteu apenas o dela e a mota já que ela n viu coisa alguma. E no auto da polícia apesar de se falar no terceiro carro, ele não consta do "desenho".

    Ora preencheram-se os papeis e ela entregou na seguradora dela a DA. Passadas cerca de 2 semanas ligam-lhe da seguradora dela e dizem que não têm responsabilidades nenhumas e que não iriam reparar nada (obviamente). Esperou-se mais uma semana e nada da seguradora do outro. Ela resolveu ir até à seguradora do outro apresentar queixa. Chegou lá e o tipo nem tinha entregue papeis nenhuns. Pediram-lhe desculpa, guardaram a declaração dela e iam começar as averiguações. O "expert" que lá estava olhou para a DA e disse logo "isto à partida é tudo certinho direitinho, é clara de quem é a culpa. pode é levar mais tempo por causa do auto e do facto de ter havido um ferido (que nem teve tratamento hospitalar mas enfim...). 24h depois ligaram-lhe a dizer que já tinham contactado o rapaz e que ele admitiu o acidente e que iam averiguar melhor o que se passava. 48h depois liga-lhe um perito. O perito disse que gostaria de falar com ela para apurar "os factos" do acidente e para saber se as histórias coincidiam. Ora ela combinou um encontro com ele e contou-lhe a história toda. Ele ouviu e viu o carro e disse "ok. à partida não há problema, ainda esta semana devemos ligar-lhe a marcar a peritagem do veículo". Ora hoje recebemos uma carta em casa, da seguradora do outro, a informar que as diligencias foram efectuadas e não se consegue apurar a culpa, tendo sido atribuída 50/50.
    O carro em causa é um C1, com 25k km, de 2009. Estava impec sem um único risco (super estimado como o meu).

    O orçamento na citroen (é um C1) ronda cerca de 1000€ (bate chapas+pinturas+frisos+farol+tampão+possíveis apoios de pára-choques à frente e atrás pois ficaram ligeiramente desalinhados).

    Agora a questão é, o que é podemos fazer perante isto? É que é claro que os gajos se estão descartar apesar de ser bastante evidente toda a situação. Só o facto de ela estar imobilizada, quietinha, devia prevalecer.
    Pegamos fogo primeiro ao perito e depois à seguradora ou pela ordem inversa?

    Peço algum aconselhamento de como proceder nesta situação já que ligar ao perito que foi falar com ela não me parece que vá resolver alguma coisa...

    #2
    Esquece o perito.

    Já viste o que está no Auto da polícia? se calhar começar por aí.
    Não ficaram com os contactos de nenhum dos condutores das outras viaturas paradas? Não terem mencionado as outras viaturas paradas, foi um erro.

    O que tem que fazer é reclamar alegando que estavam parados quando a mota foi embater (convem ver o que ficou escrito, para levantar essas dúvidas).

    Comentário


      #3
      Se eles não conseguem apurar a culpa, pergunta-lhes se precisam de ajuda. Podes usar situações análogas para perceberem melhor. Os tipos dos seguros gostam de desenhos.

      Comentário


        #4
        Basicamente deves contestar a decisão e no limiar da coisa, levar a outra companhia a tribunal pedindo apoio juridico à tua. Alias, deves desde já contactar a tua seguradora e contestar esta decisão activando o apoio juridico (se o tiveres...........)

        De qualquer forma há algo que não me bate certo também a mim, ela estava parada num cruzamento onde existe um acesso? Ou seja, estava a impedir a passagem? Se sim, aqui a coisa pode complicar para o lado dela, apesar de não haver aquele "quadrado amarelo" que impede estar lá parado, não deixa de poder ser considerado CO e embaraço do trânsito, digo eu....

        Mas é como te digo, pede justificação da atribuição de responsabilidades e contesta.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
          Basicamente deves contestar a decisão e no limiar da coisa, levar a outra companhia a tribunal pedindo apoio juridico à tua. Alias, deves desde já contactar a tua seguradora e contestar esta decisão activando o apoio juridico (se o tiveres...........)

          De qualquer forma há algo que não me bate certo também a mim, ela estava parada num cruzamento onde existe um acesso? Ou seja, estava a impedir a passagem? Se sim, aqui a coisa pode complicar para o lado dela, apesar de não haver aquele "quadrado amarelo" que impede estar lá parado, não deixa de poder ser considerado CO e embaraço do trânsito, digo eu....

          Mas é como te digo, pede justificação da atribuição de responsabilidades e contesta.
          Não. Supostamente o outro até estava a entrar na via, pelo que também nem teria prioridade e ali não há nenhuma zona de embaraço de transito (digo eu...).
          A seguinte imagem mostra o que se passou:



          Sendo que ela é o ponto rosa e o tipo da mota vinha daquela entrada (triângulo azul) tendo ficado estatelado no chão na zona do último triângulo.

          Comentário


            #6
            Ah já vi, e tive a tentar ver a zona com streetview mas não dá visto que na altura essa estrada de onde veio a mota não existia

            Ele ai deveria ter uma cedência certo? De qualquer forma ele foi embater num carro parado, tens que te bater com a seguradora.

            Comentário


              #7
              Como contas não consigo perceber o porquê dos 50/50. Tenta primeiro contestar a decisão da seguradora, e depois, se insistirem, se fosse eu, partiria para outras instâncias.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                Como contas não consigo perceber o porquê dos 50/50. Tenta primeiro contestar a decisão da seguradora, e depois, se insistirem, se fosse eu, partiria para outras instâncias.
                Nem nós. Segunda-feira vamos passar na seguradora...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                  Nem nós. Segunda-feira vamos passar na seguradora...
                  Aperta com eles...a tua seguradora também te pode ajudar a proteger o seu segurado.

                  Comentário


                    #10
                    Eu nem insistia muito com o facto de o teu carro estar parado. Então a mota vem da esquerda, com cedência, e é 50/50?

                    Eu resolvia essa situação e no minuto a seguir mudava de seguro.

                    Boa sorte!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      Eu nem insistia muito com o facto de o teu carro estar parado. Então a mota vem da esquerda, com cedência, e é 50/50?

                      Eu resolvia essa situação e no minuto a seguir mudava de seguro.

                      Boa sorte!
                      A mota apresenta-se pela direita e podia ou não ter lá uma cedência, de qualquer forma, ao que parece a zona de embate a mulher do TommyPT nunca teria que ceder passagem já que estava bem mais à frente.

                      Comentário


                        #12
                        A hipótese dos 50/50 num panorama tão óbvio é simplesmente absurdo. Realmente hoje em dia não se pode andar descansado com nada. Mesmo tendo a razão do nosso lado, é incrível como ainda sobra para nós (em todos os sentidos)...
                        De qualquer modo, e como já aqui foi dito, contesta a decisão e aperta com eles!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                          Nem nós. Segunda-feira vamos passar na seguradora...
                          A questão é que tal como tu contas uma história, o condutor da mota terá contado outra que, levantará dúvidas (p.e a condutora do carro efetuar uma mudança de via, ou outra situação do género) e nesse caso, não havendo elementos que permitam concluir por qual a versão correcta, caí no artigo 506º 2 do Código Civil, que distribui a responsabilidade.
                          Mesmo em tribunal isto pode suceder (e sucede muito).

                          Por isso o importante é saber que elementos tens que comprovem a tua versão e, se ainda não sabes, ver o que ficou no auto, pois se não há nada mais, será dos poucos elementos existentes.
                          (não tiraram fotografias com o telemóvel com a posição dos carros?)

                          Como já disseram deves ter uma cobertura de "qualquer coisa Jurídica" que poderá ativar para auxiliar, quer a reclamar, quer com pagamentos se avançar para outras vias.
                          Editado pela última vez por Valium; 31 January 2014, 13:18.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
                            A hipótese dos 50/50 num panorama tão óbvio é simplesmente absurdo. Realmente hoje em dia não se pode andar descansado com nada. Mesmo tendo a razão do nosso lado, é incrível como ainda sobra para nós (em todos os sentidos)...
                            De qualquer modo, e como já aqui foi dito, contesta a decisão e aperta com eles!
                            Ou isso ou uma estória mal contada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                              A mota apresenta-se pela direita e podia ou não ter lá uma cedência, de qualquer forma, ao que parece a zona de embate a mulher do TommyPT nunca teria que ceder passagem já que estava bem mais à frente.
                              Tens razão...estava em modo "conduzir pela esquerda" Parece-me não fazer muito sentido não existir cedência, mas não conheço a zona.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                Ou isso ou uma estória mal contada.
                                Estou a partir do princípio que o acidente se deu assim

                                Comentário


                                  #17


                                  Pela descrição inicial pareceu-me mais o local 2 do que o 1. Tens a certeza que foi no 1?
                                  Digo isto porque no 2 é bem claro o sinal de cedência (para quem vem das forças armadas).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por sadner Ver Post


                                    Pela descrição inicial pareceu-me mais o local 2 do que o 1. Tens a certeza que foi no 1?
                                    Digo isto porque no 2 é bem claro o sinal de cedência (para quem vem das forças armadas).
                                    Penso que foi no que indiquei, foi mesmo em frente à Embaixada dos US. O gajo d amota até disse que ia tentar obter as gravações de eventuais camaras que a embaixada tivesse para encontrar o 3º veículo. Na prática o que ficou no auto foi o que se sucedeu, que ela estava parada e que levou com a mota. Ou seja nós temos queixa contra o rapaz da mota e o rapaz diz que ia fazer queixa contra uma terceira identidade desconhecida. Sim o acidente sucedeu-se tal e qual como relatei. Ela estava imobilizada, não ia mudar de faixa nem nada. Por acaso fotos não tirámos, já que era só o carro dela e quando cheguei ao local já a mota estava "em pé" encostada na berma à espera do reboque. O rapaz deu-se como culpado à frente da polícia de ter embatido contra o carro dela. Mas não se quis dar como responsável do seu próprio despiste. Como é normal todas as testemunhas deram à soleta na hora...

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X