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Piso molhado - que cuidados ter?

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    Piso molhado - que cuidados ter?

    Boas,

    Já apanhei há uns tempos um "cagaço" com piso molhado. A sair da A41 para a A3, depois de passar os "pórticos", numa curva para a esquerda logo antes de entrar na A3, o meu carro fugiu de traseira e o carro só parou depois de ter dado meia volta (180º). Felizmente não bati em nada/ninguém.

    Desta vez foi a vez da minha namorada, em Braga, ter perdido o controlo do carro na Via Rápida (também fugiu de traseira) e, infelizmente, acabou por bater com a traseira do carro nos rails.

    Pergunto assim: que cuidados se devem ter em piso molhado, especialmente em curva? Alguma coisa "proibida"? Cuidados com os pedais/mudanças?

    Um abraço

    #2
    Analisa bem o estado da estrada,antes de cada curva tira o pé do acelerador e se necessário faz uma redução mas nada de reações bruscas.
    Andar devagar é essencial para melhor controle de qualquer veículo.

    Comentário


      #3
      Suavidade nos inputs que das ao carro e atençao redobrada.

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        #4
        Principalmente em curvas e piso molhado tem-se de reduzir caixa,nome tecnico "travar com o motor"

        Comentário


          #5
          Teres bons pneus, teres a suspensão num estado decente (amortecedores e afins), conduzires suavemente e, sobretudo, andar devagar.

          Comentário


            #6
            Reduzir a velocidade!
            Os limites de aderência são menores e a distância de travagem é superior.

            Conduzir de forma (ainda!) mais suave, sem fazer manobras bruscas.



            Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
            Analisa bem o estado da estrada,antes de cada curva tira o pé do acelerador e se necessário faz uma redução mas nada de reações bruscas.
            Andar devagar é essencial para melhor controle de qualquer veículo.
            Atenção a esse "levantar do pé".
            Em certos casos, pode provocar a fugida de traseira.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
              Teres bons pneus, teres a suspensão num estado decente (amortecedores e afins), conduzires suavemente e, sobretudo, andar devagar.
              Isto tudo e ter especial atenção há existência de gasóleo ou óleo no alcatrão, se for de dia dá para ter uma noção disso, vemos a estrada com um tipo de arco-iris muito esbatido, se for de noite é ir devagar mesmo.

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                #8
                Ora bem:

                - Muito importante, circular com a velocidade adequada as condições da via
                - Antecipar as curvas, reduzindo a velocidade e também metendo uma mudança abaixo em que o carro esteja em "força", as vezes mais vale entrar com menos velocidade e sair ileso
                - Ser bastante suave nos pedais e no volante, qualquer movimento repentino faz com que as massas sejam movidas rapidamente, o que é a causa de muitos despistes
                - Numa curva não trancar o volante (virar demasiado) e muito menos levantar o pé do acelerador ou até mesmo travar!

                E pronto, fora isso é impreterível ter os pneus em bom estado (com piso e sem estarem ressequidos) e a suspensão em dia!

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                  #9

                  Comentário


                    #10
                    Além do que foi dito, acrescento apenas a atenção ao estado e pressão dos pneus. Convém andar bem cheios (sem exagerar)

                    Comentário


                      #11
                      Bem, ontem estava a tentar entrar numa rotunda e como estavam sempre a aparecer carros resolvi acelerar um bocadito e arrancar mais depressa. As rodas rodaram sim , mas o carro não saiu do mesmo sitio.
                      Tive mesmo que esperar e entrar nas calminhas.

                      Comentário


                        #12
                        Grande parte dos acidentes em piso molhado são causados por pneus degradados e/ou de má qualidade. As pessoas não olham para os pneus e, quando os trocam, optam pelo mais barato, achando que são muito espertos e estão a fazer um grande negócio.

                        No entanto, mesmo com pneus de qualidade e em excelente estado, o piso molhado continua a ser muito perigoso. Como tal, é muito importante adaptarmos a condução a estas condições.

                        Começar por perceber que não se pode circular à mesma velocidade que se faz com piso seco. É preciso mais espaço para parar e as curvas não se conseguem fazer à mesma velocidade.

                        Depois, convém estar muito atento às reações do carro. Se a frente começa a alargar a trajetória, não se deve fechar o ângulo da direção e levantar o pé do acelerador de forma brusca. O que se deve fazer é alargar a trajetória de forma muito suave e aliviar o pé do acelerador de forma muito suave. Travar só quando não houver mais nada a fazer,

                        Quando está a chover é importante circular com os médios ligados, para sermos vistos.

                        Comentário


                          #13
                          A maior parte das situações em que os veículos fogem de traseira em piso molhado, deve-se a maus pneus no eixo traseiro. È essencial ter pneus com bom rasto, de preferência um bom pneu para chuva faz toda a diferença. Pneus carecas ou pouco piso, pneus duros, pneus de plástico chineses nem o melhor automóvel com a melhor suspensão se aguenta. Não basta ter um veiculo da Marca XPTO para mostrar aos amigos é preciso estar bem calçado, os pneus são o que agarra o veiculo à estrada infelizmente muitas pessoas esquecem isso.

                          Comentário


                            #14
                            Também depende do carro, se for um carro leve/pequeno, ou mesmo um comercial aconselho andar com ele sempre com tanque cheio ou com um peso extra na traseira. Noto que que faz toda diferença.
                            Outra coisas é por SEMPRE os pneus novos a trás quando se troca de pneus. E também muito importante a pressão correcta nos pneus.

                            O resto já disseram, atenção redobrada(condução defensiva), redução antecipada e com ajuda do motor. As vezes basta tirar o pé do acelerador e reduzindo ao poucos meia dúzia de metros da curva/cruzamento/etc para fazer toda diferença, não só tens mais segurança como diminuis o consumo e poupas nas pastilhas/discos.

                            Se a estrada tiver lençóis de água, atenção quadruplicada

                            Comentário


                              #15
                              Lembro-me de dois cuidados essenciais:
                              1) Todos e...
                              2 ) ...mais alguns

                              Comentário


                                #16
                                Andar devagar, andar com o carro sempre engatado, redobrar a atenção, verificar estado dos pneus (pressão, piso, se estão ou não vidrados...), aumentar distância de segurança para com os outros veículos, verificar estado da suspensão...

                                Edit: Como saber se os amortecedores do carro estão em bom estado | Amolgadelas parece-me útil!

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Manel57 Ver Post
                                  Bem, ontem estava a tentar entrar numa rotunda e como estavam sempre a aparecer carros resolvi acelerar um bocadito e arrancar mais depressa. As rodas rodaram sim , mas o carro não saiu do mesmo sitio.
                                  Tive mesmo que esperar e entrar nas calminhas.
                                  As rodas rodaram? Queres dizer, derraparam? se sim é "normal"... é dificuldade em aderir, varia com o estado do pneu. Mas se largares a embraiagem demasiado rápido/acelerares em demasia é quase certo que acontece, com o piso molhado.

                                  Ou isso ou tens a embraiagem a patinar, o que acho mais remoto.

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                                    #18
                                    Que cuidados ter? Bom senso!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bom senso... a gente sabe lá onde essa coisa começa ou acaba?

                                      Por várias experiências próprias e algumas bem caras... ter especial atenção ao estado dos 4 pneus mas sobretudo aos 2 traseiros porque são os primeiros a levantar vôo.

                                      Atenção aos movimentos rápidos de volante e pedais... portanto prever tudo com muita antecipação e, pensar sempre que aquele carro que segue lá mais à frente pode meter-se na nossa faixa a qualquer momento, mesmo que não precise de ultrapassar ninguém! Vi isto há 2 dias e fiquei incrédulo! Por muito pouco (foram cm senão mesmo mm!) não houve um acidente sem explicação nenhuma... para além de excesso de drogas ou álcool ou inexperiência total de condução.

                                      Em caso de dúvida... caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém e é melhor demorar mais 30 minutos na viagem do que perdê-los a chamar o reboque, quando estamos em condições de o fazer!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post
                                        As rodas rodaram? Queres dizer, derraparam? se sim é "normal"... é dificuldade em aderir, varia com o estado do pneu. Mas se largares a embraiagem demasiado rápido/acelerares em demasia é quase certo que acontece, com o piso molhado.

                                        Ou isso ou tens a embraiagem a patinar, o que acho mais remoto.
                                        Quando digo que não saí do mesmo sitio é porque os pneus simplesmente não aderiram. Porque rodar...eles rodaram. Até os ouvi...zzzssssszzz....
                                        Se calhar até foi o melhor. É que comprei o carro há pouco tempo e ainda não o conheço muito bem.
                                        Os pneus são Dunlop e têm 20.000Km, ainda estão como novos, mas não sei se são próprios para piso molhado. Quer dizer...não devem ser...

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                                          #21
                                          Umas aulas de física sobre atrito e bom senso

                                          Comentário


                                            #22
                                            Nada de anormal

                                            Aconselho-te a ir para um parque de estacionamento ou zona abandonada para ires experimentar o carro e algumas manhas que possa ter (pontos de embraiagem, ABS, ESP, etc).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se quiseres aprender: CR&M - Cursos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Dicas de 2 dos maiores fabricantes de pneus:

                                                Rain Driving Tips | Goodyear

                                                Tips for Driving In The Rain | Michelin Tires Canada

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por afccf Ver Post
                                                  Umas aulas de física sobre atrito e bom senso
                                                  Aulas de física tive muitas...agora de bom senso...o que é que recomendas???

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Manel57 Ver Post
                                                    Quando digo que não saí do mesmo sitio é porque os pneus simplesmente não aderiram. Porque rodar...eles rodaram. Até os ouvi...zzzssssszzz....
                                                    Se calhar até foi o melhor. É que comprei o carro há pouco tempo e ainda não o conheço muito bem.
                                                    Os pneus são Dunlop e têm 20.000Km, ainda estão como novos, mas não sei se são próprios para piso molhado. Quer dizer...não devem ser...
                                                    É o típico "arranque" ;) nada de anormal. Já me aconteceu não abusar do acelerador nem largar a embraiagem rápido e mesmo assim os pneus não aderiram :|| só à terceira vez.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Gosto da parte..têm 20.000km, coisa pouca, portanto ainda duram 3 ou 4 vezes mais (not).

                                                      Agora a parte da ironia: E só têm 8 anos, coisa pouca também (isto já sou eu a inventar), acho que ainda duram mais 20 anos.

                                                      Depois vemos tópicos como: Pneus da marca XPTO não prestam, o pneu rebentou depois de 80.000km percorridos e após 10 anos de uso!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pessoalmente, recomendo que "uses e abuses" do carro, onde puderes (descampados) e em vários tipos de piso, por forma a conheceres melhor os limites do carro com que circulas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pneus bem cheios, abrandar antes da curva (não travar!) e ir acelerando à medida que se faz a curva. Andar(principalmente nas curvas) com as rotações a meio do regime ou em altas (das vezes que estive para despistar, se não fosse a rotação já em alta, o carro não tinha ido ao sitio com o simples virar do volante e acelerador).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Automovel Ver Post
                                                            Pessoalmente, recomendo que "uses e abuses" do carro, onde puderes (descampados) e em vários tipos de piso, por forma a conheceres melhor os limites do carro com que circulas.
                                                            Sem duvida e devia fazer parte integrante das aulas de condução.

                                                            Além de um curso sobre os vários tipos de pneus.

                                                            Desde à alguns aninhos com a moda dos pneus eco que à chuva são quase como andar no gelo.

                                                            Ter noçar do estado dos pneus/carro é essencial, se não percebem nada da poda, é simplesmente andar bem mais devagar quando chove.

                                                            Quando dizem que não se deve travar, só podem estar a brincar.
                                                            Quando o carro entra em derrapagem e vêm que podem bater, podem e deve travar. Aliás, praticamente todos os carros já têm abs, por isso até aconselho a travar a fundo e largar logo que retomar a tragetoria.

                                                            Os que acham que não, ficam à espera do embate a rezar, é isso?

                                                            Comentário

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