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Longarina danificada (edit: e chatices com o seguro)

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    [Acidente] Longarina danificada (edit: e chatices com o seguro)

    Olá a todos,

    Um familiar meu teve um acidente onde lhe bateram na traseira do carro. Ele circulava em AE, faixa da direita, a 120 km/h e foi abalroado por um indivíduo que "mergulhou" para essa faixa a alta velocidade. Long history short, ninguém se aleijou seriamente (ao menos isso), a traseira do carro ficou toda desfeita, uma das peritagens está condicional (devido ao valor da reparação) e ainda falta o auto da GNR (para atribuição de culpa, que, espero eu, será óbvia). O valor da reparação é elevado (na ordem dos 10000€, mais € menos €; oficina da marca), mas ainda assim inferior ao valor do carro.

    Pergunta para quem realmente percebe do assunto: pelo menos uma das longarinas terá sido afectada pelo embate, logo o carro terá de ir ao "esticador" (provavelmente terá outro nome). O carro "volta a ser carro", ou nunca mais fica igual? É que toda a vida ouvi dizer que nunca mais fica a 100%.

    Obrigado pela ajuda.
    Editado pela última vez por Florestal; 02 June 2014, 18:25.

    #2
    Se o artista for bom, fica em termos de dimensões/proporção igual ao que estava antes....agora o material devido à deformação terá as propriedades alteradas.

    Para mim seria carro para despachar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Florestal Ver Post
      O carro "volta a ser carro", ou nunca mais fica igual? É que toda a vida ouvi dizer que nunca mais fica a 100%.
      Eu acho que nao fica porque o carro nao passa de lata soldada em pontos especificos, que no todo dao lugar ao chassi e carroceria.
      Num conserto há sempre peças a desempenar e outras em que se aplica "aparelho".

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
        Se o artista for bom, fica em termos de dimensões/proporção igual ao que estava antes....agora o material devido à deformação terá as propriedades alteradas.

        Para mim seria carro para despachar.
        É a minha opinião.
        Quando toca no chassi é para despachar.

        Comentário


          #5
          Neste fórum, qual é o salário médio anual?

          500K €

          Devem trabalhar todos no governo, ****ce....

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
            Neste fórum, qual é o salário médio anual?

            500K €

            Devem trabalhar todos no governo, ****ce....
            WTF?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              WTF?
              Diz lá o que não percebeste?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                WTF?
                Oh Lino

                Eu acho que ele tentou explicar a sugestão dos outros users em despachar o carro,ou do valor da reparação cerca de 10.000€,em comparação com o ordenado médio em PT,penso que seja isso.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  WTF?
                  Oh Lino

                  Eu acho que ele tentou explicar a sugestão dos outros users em despachar o carro,ou do valor da reparação cerca de 10.000€,em comparação com o ordenado médio em PT,penso que seja isso.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                    Oh Lino

                    Eu acho que ele tentou explicar a sugestão dos outros users em despachar o carro,ou do valor da reparação cerca de 10.000€,em comparação com o ordenado médio em PT,penso que seja isso.
                    Exactamente isto.
                    Aqui despacham-se carros com quem troca de meias.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                      Exactamente isto.
                      Aqui despacham-se carros com quem troca de meias.
                      Neste caso não sabemos o carro em questão,sabemos sim que o valor da reparação é maior que valor comercial do mesmo,por isso poderá ser plausível.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                        Exactamente isto.
                        Aqui despacham-se carros com quem troca de meias.
                        Por aqui responde-se com clareza e sem rodeios.

                        Se o carro fica igual dimensionalmente num bom bate chapas? Fica

                        Fica com as mesmas condições de segurança e quiça dinâmicas? Não

                        Ficaria com um carro assim? Não

                        E como bom e típico tuga com nítida falta de contexto, devolvo a pergunta. Qual é o teu salário médio? Não te chegam 10000€ para comprar um carro novo?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                          Neste caso não sabemos o carro em questão,sabemos sim que o valor da reparação é maior que valor comercial do mesmo,por isso poderá ser plausível.
                          O valor comercial é superior ao do orçamento da reparação.

                          O carro está avaliado em cerca de 14000€ (eurotax)

                          Comentário


                            #14
                            por aqui esse esticador chama-se mestra.

                            uma vez eu tive um toque a 30 ou 40km/h, à saía de um semáforo, meti a mala de um clio com 6 meses dentro. o meu carocha com 26 anos ou coisa parecida ficou com a mala a frente ao contrário e ficou bom de chapa, desamassou-se a mesma e só o friso central ficou com marcas. segundo caso, tive um pequeno acidente com esse carocha uma outra vez, teve que ir à mestra porque bati de esquina tentando evitar o acidente. ficou esticado, mas sempre que virava a direção ao máximo para um os lados, o carro parecia que subia qualquer coisa.

                            resumindo: mesmo ficando um bom trabalho, acho que nunca mais ficará o mesmo, nem que seja pelo que disseram acima, o material foi deformao e nunca será novamente igual a "novo/direito".

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                              Neste fórum, qual é o salário médio anual?

                              500K €

                              Devem trabalhar todos no governo, ****ce....
                              qual é a resposta socialmente aceite?

                              Comentário


                                #16
                                A resposta à pergunta depende essencialmente do tipo de dano na longarina e da qualidade de quem faz o trabalho.

                                pôr o carro com bom aspecto e dimensionalmente correcto, "qualquer um" faz.
                                Admito que a malta ache que "nunca volta ao mesmo" tenha como base reparações por sucateiros, que até podem ter a bata da marca vestida. são as mais frequentes...

                                Comentário


                                  #17
                                  Se o carro fica direito? Fica.

                                  Se a rigidez ira ficar igual? Depende.

                                  Depende de? Do sitio onde a longarina ficou danificada. Se foi em sitio onde tenha soldaduras de encaixe nao vai ficar igual.

                                  Se for em outro ponto, a rigidez mantem mas convem ser reforçada de qualquer forma para evitar o pior.

                                  Este tipo de trabalhos na marca, nem sempre sao a melhor soluçao. E preferivel falar com um chapeiro digno desse nome e de confiança que ele se estiver bem disposto faz o trabalho em condiçoes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Hoje em dia uma viatura indo a uma banca de bate-chapas, mestra, ..., fica dimensionalmente como de fabrica, não permite uma diferença de 1mm, a única questão é a qualidade da reparação especialmente a forma como são refeitas as uniões das diferentes peças.
                                    Se forem feitas por um chapeiro competente fica bom, se for feito por um desses pseudo-chapeiros que estão nos concessionarios que só sabem trocar peças novas que sejam aparafusadas ai o trabalho fica mal e depois de sair da banca vai sofrer ligeiras alterações.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                      Se o carro fica direito? Fica.

                                      Se a rigidez ira ficar igual? Depende.

                                      Depende de? Do sitio onde a longarina ficou danificada. Se foi em sitio onde tenha soldaduras de encaixe nao vai ficar igual.

                                      Se for em outro ponto, a rigidez mantem mas convem ser reforçada de qualquer forma para evitar o pior.

                                      Este tipo de trabalhos na marca, nem sempre sao a melhor soluçao. E preferivel falar com um chapeiro digno desse nome e de confiança que ele se estiver bem disposto faz o trabalho em condiçoes.
                                      O veículo em causa faz 4 anos de idade daqui a 3 meses, ficando pago nessa altura também. Como é óbvio, os tempos estão difíceis para (quase) todos, por isso trocar de carro agora (com novo crédito) está fora de questão. Até porque este era um carro para manter alguns anos. Já agora, porque não referi, é um Honda Civic 1.4. Se fosse uma perda total, e pagassem o valor eurotax, naturalmente que teria de se comprar outro carro, provavelmente do segmento abaixo, para evitar despesas adicionais. Eu percebo o comentário do CHB, do ponto de vista monetário é complicado "despachar" um carro nestas condições. Fica é sempre a dúvida se o carro ficou mesmo a 100%, o que, pelos vistos, é improvável.

                                      A reparação será ao abrigo do seguro e o carro já está desmontado numa oficina da marca, por isso agora só sai de lá arranjado (mas obrigado na mesma pela sugestão). Segundo informação da oficina, as longarinas não ficaram com problemas estruturais, apenas ficou danificada a zona de deformação programada das 2 longarinas (na traseira do carro). Existe um limite de "encolhimento" dessa zona, definido pela marca, para lá do qual a segurança futura fica afectada. Neste caso as longarinas portaram-se como programado e o limite não foi ultrapassado, portanto vai ao "esticador". Consoante o comportamento das mesmas no "esticador", poderão ou não ser substituídos componentes das longarinas (9000 a 11000€ de reparação, consoante tenham de substituir componentes...). Enfim, espero que fique o melhor possível e que não haja nenhum problema com a reparação.

                                      Obrigado pelo feedback.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Então não seria para despachar mas sim para destruir!
                                        Se não fica em condições para o actual proprietário não fica para mais ninguém.


                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                        P

                                        Fica com as mesmas condições de segurança e quiça dinâmicas? Não

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já disse isto em outro tópico,mas cá fica mais uma vez.
                                          Na minha opiniao fica igual,se nao se olharem a custos,e se acompanhar mos todo o processo.
                                          O meu 535d,teve um embate forte a uns anos,em que até uma roda lhe saiu(chassis afectado na frente do lado direito) e depois de reparado ficou a 100%.
                                          Nao tem qualquer vibração estranha e nao tem nenhum desvio na direcção,confio na reparação plenamente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                            Neste fórum, qual é o salário médio anual?

                                            500K €

                                            Devem trabalhar todos no governo, ****ce....
                                            O quê?!


                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            WTF?
                                            Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                            Oh Lino

                                            Eu acho que ele tentou explicar a sugestão dos outros users em despachar o carro,ou do valor da reparação cerca de 10.000€,em comparação com o ordenado médio em PT,penso que seja isso.
                                            E isso é importante (ou tem sequer algum sentido), porque?!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Florestal Ver Post
                                              Olá a todos,

                                              Um familiar meu teve um acidente onde lhe bateram na traseira do carro. Ele circulava em AE, faixa da direita, a 120 km/h e foi abalroado por um indivíduo que "mergulhou" para essa faixa a alta velocidade. Long history short, ninguém se aleijou seriamente (ao menos isso), a traseira do carro ficou toda desfeita, uma das peritagens está condicional (devido ao valor da reparação) e ainda falta o auto da GNR (para atribuição de culpa, que, espero eu, será óbvia). O valor da reparação é elevado (na ordem dos 10000€, mais € menos €; oficina da marca), mas ainda assim inferior ao valor do carro.

                                              Pergunta para quem realmente percebe do assunto: pelo menos uma das longarinas terá sido afectada pelo embate, logo o carro terá de ir ao "esticador" (provavelmente terá outro nome). O carro "volta a ser carro", ou nunca mais fica igual? É que toda a vida ouvi dizer que nunca mais fica a 100%.

                                              Obrigado pela ajuda.
                                              "Nunca" é muito tempo, mas, dificilmente, ficará igual!

                                              O Civic não tem longarinas, pois tem uma estrutura monobloco (como a maioria do carros actuais)!

                                              De qualquer modo, tendo sido o acidente na parte traseira do carro, mesmo que, com a reparação, não fique igual (o que vai ser difícil!), também não é tão grave como se fosse na frente (principalmente em termos de segurança)!

                                              De qualquer forma, se na oficina oficial da Honda, já fizeram um orçamento, e, se depois de avaliarem o carro acharem que são capazes de fazer a reparação de forma a ficar bom, não vejo porque não o fazer!
                                              Eu, provavelmente, iria para a reparação!


                                              Um vídeo muito interessante: http://www.youtube.com/watch?v=yjxM9chAe1k

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RicardoAlmeida Ver Post
                                                Já disse isto em outro tópico,mas cá fica mais uma vez.
                                                Na minha opiniao fica igual,se nao se olharem a custos,e se acompanhar mos todo o processo.
                                                O meu 535d,teve um embate forte a uns anos,em que até uma roda lhe saiu(chassis afectado na frente do lado direito) e depois de reparado ficou a 100%.
                                                Nao tem qualquer vibração estranha e nao tem nenhum desvio na direcção,confio na reparação plenamente.

                                                Cada caso é um caso, mas, 100%?! Duvido muito...
                                                Em caso de novo embate nesse sitio, será que as zonas de deformação se vão comportar como seria suposto?!

                                                Quando o chassi é afectado, principalmente das portas para frente do carro, é difícil que volte ao que era!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                  Se o artista for bom, fica em termos de dimensões/proporção igual ao que estava antes....agora o material devido à deformação terá as propriedades alteradas.

                                                  Para mim seria carro para despachar.
                                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                  É a minha opinião.
                                                  Quando toca no chassi é para despachar.
                                                  Para despachar?!
                                                  Então digam lá quanto dão pelo carro...
                                                  Certamente que não se importariam de comprar um carro assim, principalmente se fôr mal reparado (já que é para "despachar")...

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por RicardoAlmeida Ver Post
                                                    Já disse isto em outro tópico,mas cá fica mais uma vez.
                                                    Na minha opiniao fica igual,se nao se olharem a custos,e se acompanhar mos todo o processo.
                                                    O meu 535d,teve um embate forte a uns anos,em que até uma roda lhe saiu(chassis afectado na frente do lado direito) e depois de reparado ficou a 100%.
                                                    Nao tem qualquer vibração estranha e nao tem nenhum desvio na direcção,confio na reparação plenamente.
                                                    Espero que este video ajude

                                                    Fifth Gear - Used Car Repaired with Severe Economic Restraint in Crash Test - YouTube

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O tema do tópico é um embate na traseira mas já respondem com embates na frente, muito bom!

                                                      Todas as pessoas ligadas ao Mundo Automovel sabem que os automóveis têm uma estrutura de monobloco, quase todos desde os anos 70, mas na gíria das oficinas e stands de peças, a ponta do monobloco é apelidada de longarina, ponta de chassis, se for à frente e englobar a chapa por cima é apelidada de cave de roda, não é correcto mas não se pode chegar á secção de peças e pedir um monobloco/plataforma, as marcas não vendem a totalidade à excepção de casos pontuais como o Citroen 2CV.
                                                      Editado pela última vez por Rodal; 05 April 2014, 14:46.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                        O Civic não tem longarinas, pois tem uma estrutura monobloco (como a maioria do carros actuais)!
                                                        Ai não ?


                                                        Atente-se nesta foto:




                                                        e repare-se naquelas coisas que parecem que estão a apontar para fora (sendo que uma está empenada).

                                                        Como é que se chamam estas coisas ?

                                                        LONGARINAS !


                                                        Coisas que mesmo as estruturas monobloco também têem !

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RicardoAlmeida Ver Post
                                                          Já disse isto em outro tópico,mas cá fica mais uma vez.
                                                          Na minha opiniao fica igual,se nao se olharem a custos,e se acompanhar mos todo o processo.
                                                          O meu 535d,teve um embate forte a uns anos,em que até uma roda lhe saiu(chassis afectado na frente do lado direito) e depois de reparado ficou a 100%.
                                                          Nao tem qualquer vibração estranha e nao tem nenhum desvio na direcção,confio na reparação plenamente.
                                                          Amigo, o que interessa não é como ele fica por fora, é como ele fica por dentro onde tu não vês.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                                            Eu já tinha colocado esse vídeo, apenas dois post's antes!

                                                            Comentário

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