Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Direito a peças da marca ou não?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Acidente] Direito a peças da marca ou não?!

    Boas pessoal
    Eu ontem tive um acidente, o outro condutor assumiu a culpa por completo através da participação amigável, visto que bateu contra o meu carro na minha faixa, ou seja, ele ocupou a minha faixa.
    O carro ficou bastante danificado na frente, farol de nevoeiro, pisca e farol frontal (do lado esquerdo), para-choques da frente, lip, grelha frontal, capô vincado e no compartimento do motor acho que tem alguma coisa estragada, pelo menos algo relacionado com o ar condicionado, porque largou "ar parecido com nevoeiro...".

    Estou agora há espera da peritagem mas já sei onde vou reparar o carro, numa oficina perto de casa em que tenho 200% de confiança.
    O que queria saber era se o meu mecânico pode exigir a reparação apenas com peças novas e originais da marca do carro (neste caso, um golf 3 de 1996), de acordo com a lei claro.
    Tenho esta dúvida como o carro já se pode considerar "velho" eles podem não querer pagar peças novas...
    Porque comprar peças da concorrência ou na sucata, é uma valente porcaria visto que o carro está muito bem estimado mesmo tendo 18 anos...
    Nem todas as peças são de origem da marca mas as que são de origem eles pagam igual?
    Se alguém me souber responder a estas questões agradecia imenso.

    Abraço,
    Carlos

    #2
    Desde que o valor da reparação não exceda o valor comercial do carro, podes exigir as peças que quiseres, marca ou concorrência...

    Comentário


      #3
      E sabes mais ou menos o valor comercial de um golf 3 gt tdi 110 cv de 1996 com 314 mil kilometros?
      Ou a seguradora em si é que dá esse valor?

      Comentário


        #4
        Faz pesquisas pelos sites de usados e vê modelos equivalentes aos teus. Vê por que valores são transaccionados. Ficas com uma ideia do valor do teu.

        Comentário


          #5
          Eu acho que por lei podes recusar a reparação com peças usadas, no entanto, com tanto estrago, se vais exigir peças originais VW, essa reparação poderá dar perda total certamente devido ao valor elevado da reparação.

          Comentário


            #6
            Acho que vais ter uma má notícia:

            A reparação com "tudo como deve ser" é bem capaz de ser superior ao valor venal da viatura. Não é só peças, há mais pintura e mão de obra e talvez até alguma surpresa no compartimento motor!

            De qualquer modo, não terás que esperar muito pelo relatório do perito que eles costumam ser rápidos. Quanto ao valor da tua viatura não sei, mas duvido que vá muito além dos 2.000 Euros, mais ainda porque no ano seguinte surgiu novo modelo, mas espero estar enganado...

            Comentário


              #7
              A moderação pode também incluir os posts a partir do #163?

              http://forum.autohoje.com/road-book/...oficina-6.html

              Comentário


                #8
                A oficina/seguradora é obrigada a repôr o estado do carro antes do acidente, o que implica sempre o uso de peças de boa qualidade (certificadas) mas não obriga que sejam originais. A oficina/seguradora só pode usar peças usadas se tu autorizares, é diferente ;)

                Se queres que usem peças originais, tens que ser tu a informar a oficina disso para eles darem essa indicação ao perito. O perito depois lá terá as ordens dele, mas normalmente, se as peças antigas forem originais (às vezes há surpresas!!) e o valor total não ultrapassa o valor do carro, não há problema.

                Por experiência propria, dificilmente notas se puserem chapa da concorrência de qualidade. Já no que toca aos farois, há muita coisa por ai, boa e má. Se o carro fosse meu, pedia farois de origem ou Bosch/Valeo só para garantir que são mesmo iguais. Tendo em conta os danos que falas, se vais pedir mesmo tudo de origem, ainda ficas sem carro! cuidado

                Comentário


                  #9
                  Se tecnicamente for possivel a reparação, tens direito a peças originais novas e o carro reposto como estava antes do acidente.

                  Deixem de ser "anjinhos" e papar o que as seguradoras dizem.
                  Ah e tal o seu carro só vale 1000€ a reparação é 2000€.

                  Tome lá 1000€ e mais 5€ para o café e desculpe lá qualquer coisinha.



                  Abram os olhos.

                  É como a treta de estragarem um pneu e quererem que seja o lesado a pagar do bolso dele o outro.

                  Comentário


                    #10
                    Tens que ter em conta a tabela de desvalorização da eurotax, sendo que a este valor há sempre retirada a parte do "desgaste" ou seja, km's do veiculo e valor comercial. Estive a tentar ver qual a avaliação por alto de um golf 3 de 1996 e não sabendo a motorização, fui ver de vários e deu o seguinte:

                    Golf 3 1.4: 795€
                    Golf 3 1.6 90cv: 955€
                    Golf 3 1.6 101cv: 1115€
                    Golf 3 2.0 GTI: 1044€
                    Golf 3 1.9D: 1839€
                    Golf 3 1.9TDI: 2273€
                    Golf 3 1.9TD: 2128€

                    Depois varia consoante a versão, no entanto, se for a gasolina dá para ver que podes contar com uns 1000€ de valor e se for diesel com uns 2000€ de valor.

                    Com o arranjo todo que tens para fazer e colocando peças novas da marca, o mais certo será ficar como perda total.

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado pelas vossas respostas.
                      O meu mecânico vai fazer o melhor que puder, já me disse foi que peças originais novas dificilmente as vou buscar porque devem ser de custo elevado, depois ainda implica a pintura o que vai acrescer mais dinheiro ao orçamento.
                      Devem ligar para marcar a peritagem hoje ou amanhã, penso eu...
                      Vamos ver no que dá... Já vi que isto ainda vai dar que falar, porque quem vai ficar a perder sou eu que tive o acidente... (mesmo não sendo culpado)

                      Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                      (...)
                      Golf 3 1.4: 795€
                      Golf 3 1.6 90cv: 955€
                      Golf 3 1.6 101cv: 1115€
                      Golf 3 2.0 GTI: 1044€
                      Golf 3 1.9D: 1839€
                      Golf 3 1.9TDI: 2273€
                      Golf 3 1.9TD: 2128€

                      Depois varia consoante a versão, no entanto, se for a gasolina dá para ver que podes contar com uns 1000€ de valor e se for diesel com uns 2000€ de valor.

                      Com o arranjo todo que tens para fazer e colocando peças novas da marca, o mais certo será ficar como perda total.
                      É um Golf 3 GT TDI 110cv (motor afn) de 1996.

                      Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                      Se tecnicamente for possivel a reparação, tens direito a peças originais novas e o carro reposto como estava antes do acidente.

                      Deixem de ser "anjinhos" e papar o que as seguradoras dizem.
                      Ah e tal o seu carro só vale 1000€ a reparação é 2000€.

                      Tome lá 1000€ e mais 5€ para o café e desculpe lá qualquer coisinha.



                      Abram os olhos.

                      É como a treta de estragarem um pneu e quererem que seja o lesado a pagar do bolso dele o outro.
                      Eu também sou dessa opinião, mas pela lei (penso eu de que...) a reparação não pode ser superior ao valor de mercado do carro, se não, eles dão o carro como perda total...
                      Mas não tem lógica nenhuma quando o condutor que não teve culpa nenhuma no acidente, tem que ficar com o carro com menos qualidade, porque tinha algumas peças de marca e agora tem que pôr da concorrência para não ser "muito caro" basicamente...
                      Editado pela última vez por CMPC; 15 May 2014, 16:07.

                      Comentário


                        #12
                        ......
                        Editado pela última vez por CMPC; 15 May 2014, 16:08.

                        Comentário


                          #13
                          (criei dois posts sem querer)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                            Se tecnicamente for possivel a reparação, tens direito a peças originais novas e o carro reposto como estava antes do acidente.

                            Deixem de ser "anjinhos" e papar o que as seguradoras dizem.
                            Ah e tal o seu carro só vale 1000€ a reparação é 2000€.

                            Tome lá 1000€ e mais 5€ para o café e desculpe lá qualquer coisinha.



                            Abram os olhos.

                            É como a treta de estragarem um pneu e quererem que seja o lesado a pagar do bolso dele o outro.
                            Tratando-se dum Golf3, a probabilidade da VW dizer "não temos" a alguma peça é grande. Quero ver como resolves essa situação... lol

                            Então na VW, onde cumprem os 10 anos "de lei" à risca!
                            Já fiquei "agarrado" com um carro de 2002, imagino num Golf3..

                            Ter o carro bem reparado é um direito de qualquer um. Agora cada um depois decide se quer o carro bem reparado, se quer um carro novo, e se lhe compensa mesmo esperar uns valentes anos SEM CARRO até o caso ficar resolvido...que pode ser ou não a seu favor.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CMPC Ver Post
                              Eu também sou dessa opinião, mas pela lei (penso eu de que...) a reparação não pode ser superior ao valor de mercado do carro, se não, eles dão o carro como perda total...
                              Mas não tem lógica nenhuma quando o condutor que não teve culpa nenhuma no acidente, tem que ficar com o carro com menos qualidade, porque tinha algumas peças de marca e agora tem que pôr da concorrência para não ser "muito caro" basicamente...
                              Isso é bastante relativo, a VW nao faz os farois, sao marcas como Valeo e Hella, nao faz radiadores, nao faz compressores de AC e por ai fora.

                              Muitas vezes compram-se na marca, peças que a diferença ca para fora é que na marca vêm numa caixa a dizer VW, porque de resto, sao basicamente peças feitas por fornecedores, que se arranjam ca fora, e muitas vezes (90%) mais baratas. Por isso, acho relativo quer peças da marca, acho mais importante quer peças de uma marca boa, vir na caixa da VW ou da Valeo, é o mesmo no final do dia.

                              Eu se fosse a ti, tinha mais atençao à qualidade das peças que vao meter e como vao meter, que é isso que distingue um bom de um mau reparo, nao é as peças virem da marca, se ela for mau montado, nada de adianta ser da marca. E vendo a idade do carro, quer so peças da marca, é quer uma perca total, que nao acho que seja essa a intenção. E como ja foi dito, a disponibilidade de algumas peças na marca.

                              Se fosse a ti, ate fazia outra coisa, metia peças reutilizadas (de sucata). Ficavas com um orçamento final mais barato, e com uma peça da marca, onde a montagem é mais facilitada.

                              Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                              Se tecnicamente for possivel a reparação, tens direito a peças originais novas e o carro reposto como estava antes do acidente.

                              Deixem de ser "anjinhos" e papar o que as seguradoras dizem.
                              Ah e tal o seu carro só vale 1000€ a reparação é 2000€.

                              Tome lá 1000€ e mais 5€ para o café e desculpe lá qualquer coisinha.



                              Abram os olhos.

                              É como a treta de estragarem um pneu e quererem que seja o lesado a pagar do bolso dele o outro.
                              Parece-me normal que se o carro vale x, a seguradora so dê x. A seguradora é uma empresa, nao pode estar a levar em conta a questao emocional, por muitas pessoas um Punto mk1 valia 200.000€ so porque é de estimaçao. Desde que o valor pelo carro seja justo (e aqui compreendo a critica, porque maior parte das vezes, nao é), nao vejo como a seguradora esteja a proceder mal.

                              Quanto ao pneu, a seguradora paga e nao tenho conhecimento de nenhum caso que tenha sido realmente negado um pneu. Contudo, hoje em dia, aplicam desvalorizaçao consoante o desgaste.
                              Editado pela última vez por Drifter; 16 May 2014, 01:07.

                              Comentário


                                #16
                                Como referido e a nível de legislação, as companhias irão se agarrar pelo valor venal e afins.

                                Claro que, quem não concordar e caso haja uma perca total, pode socorrer-se das instâncias jurídicas, invocando a reposição do bem antes do sinistro... e independentemente do ganho de causa ou não, tem é de se lembrar que se seguir este meio, a resolução da questão poderá levar mais algum tempo (inclusive anos).

                                Comentário


                                  #17
                                  Na verdade, e por lei, a seguradora tem de te colocar exactamente na mesma posição em que estavas se o acidente não tivesse ocorrido. Há jurisprudência do STJ relativamente a essa matéria.


                                  E isto significa exactamente o que estás a perceber: a seguradora tem a obrigação de te colocar o carro no estado mais próximo possível ao que ele se encontrava em momento anterior ao acidente. Os custos são um problema deles. Os meios existem, logo, é outro problema deles.

                                  Acontece que é uma jurisprudência que saiu muito cara ás seguradoras, e dá-lhes mais lucro suportar os percentualmente diminutos números de ações judiciais que costumam dar entrada nestes contenciosos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por galvao99 Ver Post
                                    Na verdade, e por lei, a seguradora tem de te colocar exactamente na mesma posição em que estavas se o acidente não tivesse ocorrido. Há jurisprudência do STJ relativamente a essa matéria.


                                    E isto significa exactamente o que estás a perceber: a seguradora tem a obrigação de te colocar o carro no estado mais próximo possível ao que ele se encontrava em momento anterior ao acidente. Os custos são um problema deles. Os meios existem, logo, é outro problema deles.

                                    Acontece que é uma jurisprudência que saiu muito cara ás seguradoras, e dá-lhes mais lucro suportar os percentualmente diminutos números de ações judiciais que costumam dar entrada nestes contenciosos.
                                    Ate ao momento que se entra em perda total.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                      A oficina/seguradora é obrigada a repôr o estado do carro antes do acidente, o que implica sempre o uso de peças de boa qualidade (certificadas) mas não obriga que sejam originais. A oficina/seguradora só pode usar peças usadas se tu autorizares, é diferente ;)

                                      ...
                                      Inclusive a legislação europeia veio no sentido de - mesmo em garantia - não ser obrigatório o recurso à marca ou exclusivamente a peças de marca.
                                      Principalmente em peças mecânicas muitas delas nem são "da marca" mas de fabricantes que fornecem as marcas, sendo a diferença entre "a peça com marca" e diretamente do fabricante por vezes substancial.

                                      O importante é serem peças certificadas e homologadas de acordo com os requisitos da fabricante, na minha opinião.

                                      A não ser que a oficina venha dizer que as peças não "são iguais" ou "não consegue garantir" a qualidade - afinamento dos painéis etc.


                                      Agora num outro plano, numa viatura de 1996 e todo o desgaste associado, um peça nova mesmo que "branca" não estará melhor que a estava no carro? O carro fica pior com a peça marca branca do que com a peça original que lá estava?

                                      Se eu ando à cata de peças marca branca para o meu carro, porque é que num sinistro com 3º já não servem?

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X